rede ex aequo

Olá Visitante24.fev.2020, 20:07:00

Autor Tópico: Intersexualidade  (Lida 960 vezes)

 
Intersexualidade
#0

Offline Miguel★

  • *****
  • Membro Elite
  • Género: Masculino
  • Sonhador apaixonado
    • A Minha Intensa Paixão
Intersexualidade é um termo utilizado para designar pessoas nascidas com características sexuais secundárias que fogem dos padrões socialmente determinados para os sexos masculino ou feminino, tendo parcial ou completamente desenvolvidos ambos os órgãos sexuais, ou um predominando sobre o outro. No entanto, a ambiguidade física das pessoas intersexuais pode não se ficar pelo aspecto visual dos genitais.

Um em cada cem nascimentos acontece com heterogeneidade na diferenciação sexual, e num em cada 2.000 nascimentos essa heterogeneidade é tal que levanta dúvidas sobre o género da criança. A heterogeneidade diz respeito ao facto de não existir, numa mesma pessoa/bebé, uma alinhamento de todas as características sexuais por um só género, ou seja, não são todas tradicionalmente femininas, nem são todas tradicionalmente masculinas. Que características sexuais são essas? Cariótipo: organização dos cromossomas sexuais; diferença gonádica (ex: ovários, testículos); morfologia genital (ex: lábios, clítoris, pénis; configuração dos órgãos reprodutores internos; características sexuais pubertárias.
Na medicina, há a diferenciação entre intersexual falso e verdadeiro. A verdadeira intersexualidade (que é uma condição muito rara) é quando os dois órgãos sexuais são igualmente bem desenvolvidos, produzindo hormónios sexuais masculinos e femininos. Já na falsa intersexualidade, um dos órgãos tem maior grau de desenvolvimento sobre o outro, sendo predominante. Estas classificações, no entanto, correspondem a uma definição muito restrita e simplesmente estética da intersexualidade.

Intersexualidade, enquanto transgeneridade, é uma condição e não uma orientação sexual. Portanto, as pessoas que se autodenominam intersexuais podem se identificar como homossexuais, heterossexuais, bissexuais ou assexuais. Enquanto condição de nascença pode ser mantida ou alterada.

A palavra intersexual é preferível ao termo hermafrodita, já bastante estigmatizado, precisamente porque hermafrodita abarcava apenas a questão dos genitais visíveis. Os intersexuais são tidos como transgéneros.

 

Tópicos relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
14 Respostas
9732 Visualizações
Última mensagem 9 de Outubro de 2009
por Azula