rede ex aequo

Olá Visitante05.dez.2020, 02:22:35

Sondagem

O que te leva a não assumir a tua homossexualidade...

A família
41 (20.2%)
Os amigos
8 (3.9%)
A sociedade
25 (12.3%)
A família e a sociedade
37 (18.2%)
Os três
34 (16.7%)
Já me assumi
58 (28.6%)

Votos totais: 128

Autor Tópico: Assumir a homossexualidade  (Lida 30971 vezes)

Assumir a homossexualidade

Rogue

• Visitante
Eu acho cada vez mais desnecessário assumirmo-nos. Para quê? Ninguém vem ter connosco e nos diz: "ah, eu sou hetero, sabias?". Não é por sermos uma minoria que temos que avisar a maioria que somos diferentes. Eu apenas vou contar às pessoas MUITO chegadas, e é porque cada vez me sinto pior com o facto de não poder agir naturalmente, mas de resto não estou preocupada em dizer aos outros... e acho que há pouquíssimas pessoas que merecem a minha confiança.
Subscrevo inteiramente as tuas palavras.  :)

;)

Concordo plenamente!
No entanto quer queiramos quer não, a maior parte das pessoas que nos rodeiam não conhecem a realidade que muitos de nos vivemos, para não falar que muitos dos nossoa amigos foram educados para uma sociedade maioritariamente heterossexual, se que que lhes deram a conhecer que existe homo/bissexualidade!

Eu não sinto necessidade de estar a dizer a toda a gente que sou bissexual, alias até para mim não sinto essa necessidade! mas a sosiedade exige alguns rótulos...é cruel...

Offline Blackdi

• Membro Vintage
    • Género: Feminino
    • "Na vida nada acontece por acaso."
      • Criatura da Noite
    Eu acho cada vez mais desnecessário assumirmo-nos. Para quê? Ninguém vem ter connosco e nos diz: "ah, eu sou hetero, sabias?". Não é por sermos uma minoria que temos que avisar a maioria que somos diferentes. Eu apenas vou contar às pessoas MUITO chegadas, e é porque cada vez me sinto pior com o facto de não poder agir naturalmente, mas de resto não estou preocupada em dizer aos outros... e acho que há pouquíssimas pessoas que merecem a minha confiança.

;)

Concordo plenamente!
    No entanto quer queiramos quer não, a maior parte das pessoas que nos rodeiam não conhecem a realidade que muitos de nos vivemos, para não falar que muitos dos nossoa amigos foram educados para uma sociedade maioritariamente heterossexual, se que que lhes deram a conhecer que existe homo/bissexualidade!

Eu não sinto necessidade de estar a dizer a toda a gente que sou bissexual, alias até para mim não sinto essa necessidade! mas a sosiedade exige alguns rótulos...é cruel...
    ...muitos dos nossos amigos e de nós mesmos fomos educados para uma sociedade onde a norma é ser-se heterossexual.

Moose

• Visitante
    Num curto espaço de tempo assumi a minha homossexualidade a duas colegas e a reacção foi extremamente porreira :) "Ah, não tenhas problemas!" e "Não gosto menos de ti por isso!" Caramba, fiquei feliz! :) No entanto, ouvi um comentário muito chato da minha mãe e não me sai da cabeça :(
    « Última modificação: 5 de Dezembro de 2006 por Moose »

Before the Dawn

• Visitante
      Lol, também me assumi a 2 amigos ontem. É giro ver as reacções...Mas antes de as ver, é assustador o suspense de saber cm vao reagir lol

Offline Gharam

• Membro Elite
        • Closets are for clothes.
          • A minha página no Deviantart
        Eu gostava de perguntar às pessoas que são assumidas se, o seu dia-a-dia normal, ou seja, se vivem com o namorad@, se andam de mãos dadas ou têm outro qualquer tipo de carinho comum nos casais em público ou no emprego, se essa situação é muito dificil? Ou seja, se ouvem muitos comentarios discriminatorios, se já foram vítimas de agressões ou outro qualquer acto discrimnatório por causa de viverem como qualquer casal normal?  :-\
          "Quem nos deu asas para andar de rastos? Quem nos deu olhos para ver os astros - Sem nos dar braços para os alcançar?!... " - Florbela Espanca

"Gostaria muito de quebrar certas ideias à martelada. Infelizmente nenhuma das ideias que me incomodam foi moldada em cerâmica"

(\ /)
          ( . .) c(")(")

cristina

• Visitante
          ás vezes penso que nem é assim tão importante assumirmo-nos perante os outros, é mais importante perante nós mesmos. quando me assumir será à minha família, mas provavelmente só os meus pais o saberão, quanto aos amigos/as ainda não sei bem, talvez direi só aos mais chegados. tenho amigos/as, mais concretamente da minha turma, que já conheço à algum tempo e são pessoal muito fixe, mas eles/as conhecem outras pessoas de quem eu tenho um ódio, por isso não sei até que ponto não iriam 'espalhar' a minha confissão.

Offline Franco_Baresi

• Membro Total
            • Género: Masculino
            • To the lighthouse my friend...
            com certeza k o passo primordial e o mais importante é a auto aceitação, mas posteriormente vamos kerer que as pessoas mais chegadas(familia/ amigos) tenham conhecimento desta parte tão importante de nós próprios, porque passar a vida a mentir e omitir não deve gerar muita saúde mental....penso eu..
              é triste e deprimente que uma simples caracteristica inerente á pessoa venha a desqualificá-la  e desumanizá-la....cruel vida...

Offline Topolino

• Membro Elite
              • Knowledge is the antidote to fear. Ralph Emerson
                • rede ex aequo
              Imaginem que a vida é uma grande recta.
              E que o seu percurso é dividido por etapas.
              Cada etapa simboliza o virar de mais um capítulo na nossa vida.
              Mas, no passar de cada etapa existe um buraco profundo e escuro.
              Buracos esses que simbolizam os nossos medos.
              No fundo sabemos, que para continuar o percurso e virar mais um capítulo na nossa vida,
              há que ultrapassar cada buraco mas, neles vivem os nossos medos e, estes podem retrair ou até mesmo travar, este nosso percurso no caminho da vida.
              É necessário algo que nos faça mover, algo que nos faça dar este pequeno passo e, transpor assim, todo e qualquer buraco, todo e qualquer medo.
              À medida que crescemos são nos oferecidas virtudes, virtudes essas, que nos caractrizam e influenciamas nossas decisões.
              Dessas virtudes, a mais admirada é a Coragem.
              Apenas ela, nos pode ajudar a ultrapassar todo e qualquer medo.
              Por vezes, transpor os nossos medos está à curta distância de um pequeno passo..........a um pequeno passo de coragem.
              A quem não faltar Coragem, existirá sempre um caminho.
                Combater a desinformação é conquistar a liberdade.

Quatroemeio

• Visitante

Pois eu dessubscrevo completamente as vossas palavras. Estou na universidade e claro que na àrea de engenharia como impera a homofobia, tenho que lidar com ela constantemente dia-a-dia e pior que tudo em Lisboa que é altamente indescritivel. Isto é demais! Não comigo directamente, mas vou dar um exemplo do porquê não contar, nos torna vulneráveis. Onde estudo actualmente temos colegas que trabalham pagar ter alguns trocos, na secretaria, pedagógico, e outros cargos de papelada. Nunca na minha vida ia esperar este tipo venenoso de atitudes que alguns destes colegas praticam.  Hoje soube que tenho um colega que toda a gente desconfia que é homosexual (por acaso até é giro...), mas ele nunca o assumiu. Pelo contrário, diz que procura a rapariga ideal para ele. Ao que parece ele não é muito entendido na matéria de raparigas ou de o amor pelo sexo oposto e isto conjuntamente com o tipo de olhar que ele lança para outros rapazes, faz-me crer que ele é um homosexual com problemas de aceitação. Isto para mim é normal, porque nem todos temos a felicidade de ter uma família que nos aceite e nos abrace, ou que dê luta, mas que no final nos aceite e nos abrace mesmo que sejamos homosexuais e isso não correspondesse às espectativas deles. Hoje em conversas soube que esse rapaz é alvo de chacota dos mais "machos", inclusivé de um diabozinho pequenito, que tenta fazer-se de grande a meter-se com um rapaz destes.  Histórias de "mete aqui a azeitona", de "qual é o r*** que preferes", de "é mesmo maricas f*d*ss", etc etc, encheram-me o saco hoje. Incrível e isto vindo de um rapaz que trabalha num destes cargos dentro da universidade. A tenacidade, voracidade e a forma altamente destrutiva como falaram deste alegado "homosexual" não tem descrição possível. As palavras que este agressorzito juntamente com outros colegas (que sorte a minha...) são tão nojentas que nem dá para repetir metade delas. Quase que fiquei incrédulo. E isto é Lisboa. Este pessoal nem pensa que um homosexual que quer esconder a homosexualidade pode simplesmente ter a pior das famílias. Pode até ter uma família que mata se o filho ou familiar for homosexuall. Se este rapaz for mesmo uma pessoa com um destes azares, imaginem a dor que ele está a passar. Ja viram? Ele sofre porque não se pode assumir e depois porque se quer proteger, fica desarmado pelos colegas e é alvo de uma impiedosa chacota diariamente! É muito díficil nós nos defendermos se tivermos algo a esconder e por este motivo não concordo com o esconder a homosexualidade. No caso deste rapaz acho uma infelicidade o que está a se passar com ele, mas eu de facto não posso fazer nada e incomoda-me muito e entristece-me e muito o facto de realmente ver uma pessoa a passar por isto à minha frente e vê-la infeliz sistematicamente todos os dias. Entristece-me também em particular por que eu sei que inferno é esse, porque eu o passei na primeira pessoa, mas felizmente consegui dar a volta e esta volta foi muito díficil de dar.

Offline Ana Rodrigues

• *
                  • Novo Membro
                  Assumo-me dia-a-dia, muito subtilmente. Não disfarço, nem engano... mas também não confirmo se não mo perguntarem. As pessoas que sabem da minha orientação sexual pelo facto de lhes ter contado, são pessoas com quem desabafo e é só por isso que o sabem. São Amigos, pessoas com quem eu partilho partes de mim e com quem eu converso sobre os meus sentimentos, as minhas emoções e as minhas angustias. Daí ser só este grupo restrito de pessoas - tia e irmã incluídas :) - que sabem de tal coisa, pois seguiram todo este processo de forma gradual.

Às outras pessoas, reajo naturalmente:

Ao resto da família - nos jantares, nos encontros, ou numa outra oportunidade, poderei eventualmente ir acompanhada e aí poderão tirar as suas próprias conclusões, sem eu ter de assumir nada a ninguém. Sem ter propriamente de lhes evidenciar que de facto sou homossexual. Se houverem desconfianças, que me perguntem. E aí conformar-lhas-ei.
                  Ou então - dependendo da situção - apresento a pessoa que me acompanha como minha companheira, como "se fosse" - porque é - algo de natural.
                  (Mas é preciso que seja uma pessoa muito especial, para que me acompanhe e para que a apresente à família... não é qualquer pessoa lol :P :P)

Aos colegas e conhecidos - Há vezes em que certas conversas surgem e que se começa a falar de relacionamentos, de pessoas, e se, por ventura, deixo escapar alguma coisa que me denuncia, deixo passar. Às vezes há espantos, outras vezes indiferença... As coisas são aceites, e ponto final. Continua-se a conversa.

À sociedade - Não nego manifestações de carinho em público, não excedendo, claro está. Um olhar, um sorriso, um andar de mãos dadas e um beijo aqui e ali... não incomodariam as pessoas se eu fosse heterossexual, por isso também nao têm de as incomodar só porque estou com uma pessoa do mesmo sexo. E se houverem comentários menos próprios, há risos da minha parte... A falta de nível e de consciência combate-se com um pouco de desprezo e de humor ;) ... Há coisas que, de tão absurdas que são, nos dão vontade de rir lol

Tenho sorte por estar rodeada de pessoas que me apoiam... e se não o fazem, ao menos compreendem e respeitam.

- Embora a minha mãe continue a dizer que a descoberta da homossexualidade no fim da adolescência é uma fase passageira, que as pessoas não podem mudar assim, que são pessoas confusas que nutrem um sentimento maior por uma amiga/o especial... patati-patatá... enfim, é uma fase realmente... demasiado grande para acabar!!! lol :devil :P -

Cya :-*,

A.

Offline MeninO do MaR

• Associad@
                    • Membro Elite
                    • where the hell is my chiffon?
                      • ex aequo aveiro
                    Ando um tanto ao quanto confuso, ms se gostar bastante  de alguem do mm sexo é ser-se homossexual, e se eu pra dixer k amo alguem, primeiro tenho de dixer k sou homossexual, entao esse dia estará mto proximo.
                      Estava num daqueles dias em que necessitava do sabor a mudança. Há que saber a definição de aproveitar, saborear e, sobretudo, viver. "Luta por uma vida. Luta por seres feliz. Não se muda do dia para a noite, mas muda-se de dia para dia." Sou o Raimundo-mau-feitio e o meu segredo... é ser assim!

Medo de serem "dscobertos"

Offline Tchuka

• *
                      • Novo Membro
                      • Just Smile :P
                        • Hi5
                      Hey   :curtain primeiro q td, peço dsclpa se ja existe um topico igual ou parecido
                      de certo q nem todos aqui sao cmpletamente assumidos.. A familia, amgs, ha smpre alguem q ainda n sabe...
                      Bem, a prgnta e' a seguinte: Nao tem um certo "medo"  de serem descobertos por alguem conhecido, ou q more na msma terra,...? Msm aqi no forum, um receio de se "cruzarem" cm alguem da vossa cidade?
                      Bem, espero pelas vossas respostas. ::) Beijo pa tds :P

Medo de serem "dscobertos"

Offline Luis_19

• *
                        • Novo Membro
                        Eu não tenho medo....pk apenas o meu melhor amigo (que também é bi) o sabe, e um outro rapaz que é gay que conheci na internet. Mais ninguem sabe e ninguem vai saber, isto pk eu vou tenho 2 personalidades:

1ª para famila e amigos hetero
                        2ª para amigos gays bisexuais

E não penso contar a ninguem....apenas digo a pessoas que também o sejam....

Offline Chuva de Verão

• Membro Total
                            • Caminho de papel
                          Que triste que é sermos forçados a assumir quase uma dupla personalidade...  :-\
                          Custa e dói. Já não estou lá, felizmente, e admiro quem o consiga fazer sem por isso ser consumido. Não penso que seja muita gente, porém...
                            Mordidela de Vampiro:  http://world7.monstersgame.com.pt/?ac=vid&vid=55143171

Chocolate não engorda, quem engorda é você

Assumir a Homossexualidade

Offline FalsoDeus

• Membro Vintage
                            • Banido
                            Eu não tenho medo....pk apenas o meu melhor amigo (que também é bi) o sabe, e um outro rapaz que é gay que conheci na internet. Mais ninguem sabe e ninguem vai saber, isto pk eu vou tenho 2 personalidades:

1ª para famila e amigos hetero
                            2ª para amigos gays bisexuais

E não penso contar a ninguem....apenas digo a pessoas que também o sejam....

achas bom ter duas personalidades? :-\

pessoalmente, não conseguiria dividir-me assim
                            « Última modificação: 27 de Dezembro de 2007 por FalsoDeus »

True_King

• Visitante
                              Nunca gostei do termo "assumir"! Assumir significa dizer obrigatoriamente, como quando faço asneira e alguém diz: assume o que fizeste! Ora, quanto à minha homossexualidade não fiz nada de mal por isso não tenho que me assumir. Acho a homossexualidade uma coisa normal, não tenho que assumir nada!
                              Já contei acerca da minha homossexualidade talvez a uns 15 amigos, mas não lhe chamo assumir, partilhei esse pequeno facto que faz parte do meu todo. Para quê? Sinto-me livre quando estou com eles, posso nem falar sobre isso mas só o facto de pensar que posso ser eu quando quiser faz-me feliz!
                              Agora não concordo nada com o termo "assumir", partilha-se, conta-se. Concordo muito menos com o relatar (diferente de contar) da homossexualidade a toda a gente (publicamente), do género: reunião de familia, festa de anos: pessoal tenho uma coisa para vos contar, eu sou gay!
                              Tacharan, acho isso horrível, a homossexualidade partilha-se conforme necessário ou desejado, dependendo das situações que nos aparecem pela frente, fazer da tua sexualidade um estandarte não é bonito e quer concordes comigo ou não eu penso que é parte de uma auto discriminação!
                              Tenho dito!
                              « Última modificação: 27 de Dezembro de 2007 por True_King »

Offline bluejazz

• Associad@ Honorári@
                                • Membro Vintage
                                  • Homofobia
                                São tão poucas as pessoas que fazem da sua homossexualidade "estandarte"... não percebo essa fixação com este assunto.

Quanto a decidir assumir gradualmente ou em reunião de família, acho tão válido uma como a outra. Depende de cada um. Posso preferir a primeira, mas não me incomoda a segunda. É uma forma como outra qualquer, até porque esta é uma característica que queremos "normalizada", mas não é ainda e daí algumas pessoas necessitem de fazer uma declaração como: "sou gay".

O que é bom ou serve para mim não é necessariamente bom ou o que serve para os outros.
                                  "I cannot be, as Bourdieu suggests, a fish in water that 'does not feel the weight of the water, and takes the world about itself for granted'" - Felly Simmonds

True_King

• Visitante

O que é bom ou serve para mim não é necessariamente bom ou o que serve para os outros.

Exactamente, exprimi o meu estar e pensar pessoal! Cada um é livre de fazer o que quer!

Offline tinat

• Membro Sénior
                                    Não me assumi e nem sei quando vai acontecer!
                                    Pq? Por tudo, familia, trabalho e sociedade!! :-X :-[
                                      =) A vida é um bem precioso muito curto, por isso acorda para a vida e sê feliz!... ;)

doorbell

• Visitante
                                      já me assumi perante os meus pais. mas ainda tenho aquele receio de quando vou na rua e encontro alguém conhecido...e é sempre aquela coisa 'o que é que vão dizer?'; 'como vai ser, eles sabendo?', e estou a falar de conhecidos porque amigos já sabem. até é um bocado estúpido ter esse receio porque afinal são conhecidos...mas fazem parte da minha turma. e pois, considero conhecidos e não colegas. mas isso já é outra história.

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                        7 Respostas
                                        8115 Visualizações
                                        Última mensagem 2 de Abril de 2012
                                        por Holiday
                                        13 Respostas
                                        4408 Visualizações
                                        Última mensagem 9 de Setembro de 2009
                                        por Trabz
                                        8 Respostas
                                        2445 Visualizações
                                        Última mensagem 7 de Junho de 2010
                                        por SoulTiger