Um tema tão actual, tão estudado , mas que ao mesmo tempo está tão descontextualizado....
Por motivos profissionais, mais que pessoais, contacto com pessoas idosas todos os dias, ora sãos ora doentes, ora "sós" ora com família e nunca vi uma heterogeneidade tão abismal e com contrastes gignatescos entre casos similares que se tornam de todos desiguais. Poderei dar minha opinião sobre um ou outro aspecto como:
- Solidão vs idade : ter mais idade em nada significa que se está mais só! há idosos que se sentem muito bem, partilham dia a dia com amigos e não se sentem sós, mesmo morando sós, pois o viver sozinho em nada é indicador de estar só! As pessoas ocupam seu tempo, participam em inúmeras actividades que lhes são propostas! mas há claro excepções à regra e outros refugiam-se em si mesmos, quer por ser da sua personalidade, quer por limitações físico-psicológicas!
- idade vs família: falar em família e idosos é mexer numa faca de dois gumes; a familia deve ser a base primordial de apoio e acompanhamento, mas ao mesmo tempo temos que ver que a família também ganhou em certo ponto a sua individualidade, independência e ter ao encargo alguém idoso, muitas das vezes dependente, é um grande factor de desestruturação. Aí há a escolha da institucionalização em lares, casas de repouso como fuga e fuga essa que nem sempre deve ser considerada como negativa, pois há idosos muito melhor tratados nesses locais, do que nas famílias que muitas vezes só querem as reformas que vão chegando e nem nada dignificam o idoso! E também há famílias que escolhem os lares, mas que são presença constante em visitas e só os mantém lá por impossibilidade de disponibilidade a 100% para essa pessoa!
Penso que os jovens, por exemplo, podiam investir mais em voluntariados, em visitas a idosos, que mesmo não sendo o "tratamento" para este problema social seria a abertura de muitos caminhos e ao mesmo tempo o sarar de muitas feridas! as famílias deviam ser mais incentivadas ao cuidar dos seus ascendentes (mesmo em termos políticos as ajudas nao chegam!) , mas também deviam ser entendidas aquando impossibilidade de o fazer como deveria ser feito!Muitas vezes não é por falta de amor, mas sim de tempo,de dinheiro!
O outro lado dos cuidadores serem maus tratadores, é uma consntante diária que por mais que custe dizer isto, não pode ser travada do dia para a noite, pois não se pode mudar personalidades, quando essas pessoas têm formações para o cuidar! Mas maus tratos ora há me casa com os mais chegados e em outros lugares com os cuidadores informais, dái para mim partir da educação de cada um, da sua consciencialização para a vida dos idosos e o seu papel activo nessa fase!
bem, penso ter -me alongado um pouco....

kisses
nics