rede ex aequo

Olá Visitante23.jan.2023, 05:29:57

Sondagem

Quando era criança era maria-rapaz/manuel-menina?

Sim, era maria-rapaz
238 (38.4%)
Um pouco maria-rapaz
133 (21.5%)
Não era maria-rapaz
37 (6%)
Não sei se era maria-rapaz
12 (1.9%)
Sim, era manuel-menina
30 (4.8%)
Um pouco manuel-menina
95 (15.3%)
Não era manuel-menina
54 (8.7%)
Não sei se era manuel-menina
20 (3.2%)

Votos totais: 422

Autor Tópico: Quando era criança era maria-rapaz/manuel-menina?  (Lida 140833 vezes)

 
Quando era criança era maria-rapaz/manuel-menina?
#0

Offline bluejazz

  • *****
  • Associad@ Honorári@
  • Membro Vintage
  • Género: Feminino
    • Homofobia
Olá,

Coloco esta pergunta porque há esse esteriótipo de "maria-rapaz" associado a lésbica e o rapaz que gostava de brincar às bonecas, etc., ao homem homossexual (aqui denominado de "manuel-menina")... como foi a vossa experiência? Que pensam sobre o assunto?

Eu conheço pelo menos uma maria-rapaz em criança que não é lésbica ou bissexual. Se nem todas as maria-rapazes são lésbicas ou bissexuais, todas as lésbicas e bissexuais foram necessariamente maria-rapazes? ;)

Digam da vossa justiça! ;D
    "I cannot be, as Bourdieu suggests, a fish in water that 'does not feel the weight of the water, and takes the world about itself for granted'" - Felly Simmonds

    Quando era criança era maria-rapaz
    #1

    Offline abreasasas

    • *****
    • Membro Ultra
    por acaso acho que agora sou mais do que era em pequena
      todos compreendem a utilidade do que é útil.
      ninguém compreende a utilidade do que é inútil
      chuang tse em "capítulos interiores"

      Quando era criança era maria-rapaz
      #2

      ana

      • Visitante
      Tenho vergonha de comentar esse tópico ....  :-X lol

        Quando era criança era maria-rapaz
        #3

        Offline cacao

        • *****
        • Associad@ Honorári@
        • Membro Vintage
        • Género: Feminino
        • "There´s no sin, but stupidity" Oscar Wilde
          • Mais sobre mim...
        Blau,

        fui bastante Maria Rapaz em pequena e sempre achei imensa piada ver as miúdas pequenas manifestarem comportamentos que não são ditos de rapariga... Mas afinal que treta é essa de ser MARIA-RAPAZ?!!!...

        Maria rapaz são raparigas que adoptam comportamentos, valores, crenças, etc, consideradas pela norma da Sociedade como sendo varonís, isto é, do sexo masculino. Mas isto não se correlaciona com a orientação sexual porque conheço lésbicas femininas e hetero masculinas e tampouco acho que marias-rapazes sejam futuras lésbicas... podem ser que o sejam mas tb pode ser que não! :P

        Além do mais espero que no futuro as diferenças sexuais convirgam para um meio termo comum a todos os gostos  ;)
          Another one will bite the dust...

          "Se não houvesse nem mar nem amor, ninguém escreveria livros." -  Duras

          "A felicidade é o livre uso das nossas capacidades". - V. Woolf

          Quando era criança era maria-rapaz
          #4

          Offline bluejazz

          • *****
          • Associad@ Honorári@
          • Membro Vintage
          • Género: Feminino
            • Homofobia
          cacao,

          Pois hoje também lia os estudos feitos em raparigas CAH (bebés que enquanto se encontravam na barriga da mãe receberam doses ligeiramente excessivas de androgénios e desenvolveram orgãos sexuais "masculinizados") e lá diziam que queriam ligar a questão das hormonas ao facto de todas as raparigas CAH dos estudos serem maria-rapazes ("tomboy" em inglês), mas:

          Because the alleged tomboyism of CAH girls is not unique to them but shared by many young women without demonstrated hormonal irregularities, the difference between the CAH girls and the control group is as likely a function of environment or self-determination as a direct product of their hormonal states

          Longino, Helen and Ruth Doell, "Body, Bias, and Behavior: A Comparative Analysis of Reasoning in Two Areas of Biological Science" in Harding, Sandra, and Jean F. O'Barr, eds.  SEX AND SCIENTIFIC INQUIRY.  Chicago: University of Chicago Press, 1987. p.181.
            "I cannot be, as Bourdieu suggests, a fish in water that 'does not feel the weight of the water, and takes the world about itself for granted'" - Felly Simmonds

            Quando era criança era maria-rapaz
            #5

            Offline cacao

            • *****
            • Associad@ Honorári@
            • Membro Vintage
            • Género: Feminino
            • "There´s no sin, but stupidity" Oscar Wilde
              • Mais sobre mim...
            I just knew it somehow...  lol ;)
              Another one will bite the dust...

              "Se não houvesse nem mar nem amor, ninguém escreveria livros." -  Duras

              "A felicidade é o livre uso das nossas capacidades". - V. Woolf

              Quando era criança era maria-rapaz
              #6

              Offline bluejazz

              • *****
              • Associad@ Honorári@
              • Membro Vintage
              • Género: Feminino
                • Homofobia
              Talvez porque estavas ao meu lado quando li isto?... :P ;) :-* (blb...)
                "I cannot be, as Bourdieu suggests, a fish in water that 'does not feel the weight of the water, and takes the world about itself for granted'" - Felly Simmonds

                Quando era criança era maria-rapaz
                #7

                Offline cacao

                • *****
                • Associad@ Honorári@
                • Membro Vintage
                • Género: Feminino
                • "There´s no sin, but stupidity" Oscar Wilde
                  • Mais sobre mim...
                Oh!! Não era para dizeres isso aqui... tssk tssk Tiraste-me o momento de glória...  lol ;)
                  Another one will bite the dust...

                  "Se não houvesse nem mar nem amor, ninguém escreveria livros." -  Duras

                  "A felicidade é o livre uso das nossas capacidades". - V. Woolf

                  Quando era criança era maria-rapaz
                  #8

                  ana

                  • Visitante
                  prometo que não "ouvi" nada.  ;) :-X

                    Quando era criança era maria-rapaz
                    #9

                    blue_shore

                    • Visitante
                    Respondi um pouco.. talvez as lésbicas tenham sido marias-rapaz, mas não creio que o inverso seja igual.. tipo.. todas as que foram mais arrapazadas sejam hoje lésbicas.

                    Anyway.. tinha brincadeiras muito à menina, como saltar à corda, saltar ao elástico, brincar aos pais e  mães (Sim, era a mãe..  vezes a filha  :P) e depois também me apetecia tirar a bata do colégio (de freiras.. terá alguma relação?  :P) e trepar  árvores e a tudo aquilo que não devia porque depois me sujava sempre.

                    Ah... e quando me caiu um dente uma vez, os meus pais deram-me um carrinho como prenda daquela tanguinha da fada dos dentes.. por isso também brincava com carros e isso foi culpa deles  :P :P e com berlindes que roubava ao meu irmão.

                      Quando era criança era maria-rapaz
                      #10

                      Offline mega

                      • *****
                      • Associad@ Honorári@
                      • Membro Sénior
                      Eu era e nunca me passou pela cabeça isso de ser ou não lésbica... nem ainda hoje acho que faz qualquer sentido essa associação!

                      Enfim...

                      Bjs,
                      Cristina
                        "Grief is the price we have to pay for Love, it is the cost of Commitment"

                        Quando era criança era maria-rapaz
                        #11

                        Offline Magia

                        • *****
                        • Membro Ultra
                        • Género: Feminino
                        • É preciso luz... senão a escuridão não descansa!
                          • A minha galeria
                        era e sou maria rapaz! so k agora da-me ainda mais gosto, pk me apercebo do preconceito: ah, rapariga com roupa de rapaz? ah, nina com gravata é lesbica! e eu aí sp tenho pretexto de começar a refutar e iniciar um big debate! lol mato-os todos!  :P
                        mas é um facto, sp andei com os ninos, me vesti km eles e a maior parte das coisas pensava e agia como eles!  :devil
                        se isso faz de mim maria-rapaz.. ataum pontux!  :P :blush
                          Podem fazer-me de tudo que eu perdoo, desde que não me mintam.

                          Quando era criança era maria-rapaz
                          #12

                          Offline cacao

                          • *****
                          • Associad@ Honorári@
                          • Membro Vintage
                          • Género: Feminino
                          • "There´s no sin, but stupidity" Oscar Wilde
                            • Mais sobre mim...
                          Agora pregunto porque carga de água é que nós mulheres por adoptarmos comportamentos & Cia ditos do sexo masculino temos que nos chamar de «maria-rapazes»?!!... Os comportamentos não deveriam ter sexo... As pessoas seriam muito mais felizes e sofreriam menos estigmas sociais  >:(

                          Conheço vários meninos que gostam de brincar com bonecas... Não lhes chamaria afemininados senão afectuosos!!!
                            Another one will bite the dust...

                            "Se não houvesse nem mar nem amor, ninguém escreveria livros." -  Duras

                            "A felicidade é o livre uso das nossas capacidades". - V. Woolf

                            Quando era criança era maria-rapaz
                            #13

                            Offline Dolfinne

                            • *
                            • Novo Membro
                            • Género: Feminino
                            Boas tardes!

                            Eu era uma "maria-rapaz" dos diabos!
                            Andava de cabelo curto, sempre com berlindes e com um pião, e andava à porrada todos os dias!!! Eh Eh Eh Era um autêntico terror! :devil As notas eram altas mas o comportamento, bem, era do pior (para uma menina)! :P
                            Também tinha brincadeiras, dita de menina, mas só em casa.... na rua sentia-me bem com os rapazes.  8)


                              A impossibilidade do amor é um desbaratar de vagos afectos...

                              Quando era criança era maria-rapaz
                              #14

                              Offline Videl

                              • *****
                              • Membro Ultra
                              • Género: Feminino
                              • Some place where no-1 calls it wrong
                                • Blog
                              Eu sempre adorei vestir vestidos em miuda(talvez influencias da minha avó materna, lol), mas tb adorava calças e calçoes, axo k a nivel de roupa sempre fui mt versátil :D!sempre usei o cabelo comprido, mas axo k isso nao tem nada a ver com ser ou não maria rapaz...simplesmente me sentia melhor de cabelo comprido... e adorava brincar com bonecas, mas era apenas kuando estava sozinha, nunca gostei de brincar com bonecas com as minhas amigas...na escola preferia andar com os rapazes e normalmente fazia sempre akelas coisas k eles faziam e as meninas nunca faziam (tipo entrar em casas abandonadas com cadaveres de gatos à entrada, e embrenhar-me por um jardim xeio de plantas com espinhos ficando toda arranhada soh para ir buscar a bola k eles tinham mandado para lah lol)... e nunca tive akelas manias das minhas colegas de NUNCA repetir a mesma camisola na mesma semana, lol! aliás, eu odiava isso...o meu melhor amigo costumava dizer k eu era a unica rapariga k ele conhecia k não era "beta" lol!
                              mas nao axo k haja relaçao entre ser maria rapaz e ser lésbica...
                                "-Lesbian?? You think I´m a lesbian? (...)
                                - Well, u´re a girl in love with a girl, aren´t u?
                                - No! I´m Paulie, in love with Tory!!!Remember?And Tory is, she IS in love with me, because I´m hers, and she´s mine,and neither of us are lesbians!!" - Lost and Delirious

                                Quando era criança era maria-rapaz
                                #15

                                blue_shore

                                • Visitante
                                Dolfinne,

                                Isso das notas vs comportamento é-me familiar. ::) Estava sempre na rua e com castigo... variados.. os colégios são muitos versáteis nos castigos aplicados.  :wor

                                  Quando era criança era maria-rapaz
                                  #16

                                  Offline kalypigirl

                                  • ****
                                  • Membro Sénior
                                  • Género: Feminino
                                  • wazza!?
                                  uhm.. maria rapaz.. hell yeah.. that's me alright..  :devil :devil :devil kdo era pekenina tb andava sp em cima dos telhados e das arvores.. dp aparecia toda esfarrapada.. mas era tao fixe... ainda bem k tenhu 1irmao k puxa por mim.. e eu por ele :D mas aconteceram-m algumas coisas lixadas: 1x cai dum telhado de costas, magoei-me no coccix e fikei 1semana sem andar; doutra x resolvi armar-m em super-heroi[na] e saltei dum primeiro andar, fikei a rasca dos pés... doeu :'(, ah bem pouco tempo parti a cabeça... a jogar foot, gawd... kumek eh possivel.. tava tao concentrada na bola de n vi uma arvore mmo a minha frente :o foi tao giro... tive k levar pontos e passado 1hr tava a jogar basket em EF... e os pontos abriram... e o meu pai fikou todo lixado cmg.. sweet  ::) e mais... mto mais... maiiissss..  ;D e valeu td a pena

                                  o detail das roupas... interessante... n consigo andar c nada apertado... gosto mt mais d roupas largas e leves... thailand... aweee

                                  quando era pekena sp me dei mto melhor com rapazes... achava k eles eram menos 'limitados'.. ou pk, la estah, puxavam mais por mim... mas nunka gostei de brinkar c bonekas nem c carros... do k eu gostava mmo era de liberdade.. still do :blush

                                  mas o termo maria rapaz... realmente... percebo o significado mas soa tao... a rotulo :inq

                                  behave :up
                                    An It Harme None, Do As Ye Will.

                                    "My mother always used to warn me about men but she didn't say anything about women.." - Tallulah Bankhead

                                    Quando era criança era maria-rapaz
                                    #17

                                    Offline bluejazz

                                    • *****
                                    • Associad@ Honorári@
                                    • Membro Vintage
                                    • Género: Feminino
                                      • Homofobia
                                    Se o rótulo de "maria-rapaz" define aquilo que aqui temos falado, fui de facto um pouco em criança.

                                    O meu melhor amigo até aos 9 anos foi um rapaz. Tinha a tendência para ter mais amigos rapazes do que raparigas, mas em suma a maior parte do tempo era só mesmo o Miguel e eu. Viviamos no nosso mundo. :) Muita gente gozava connosco dizendo que eramos namorados, ao que nós coravamos que nem tomates. lol

                                    A partir da 4ª classe comecei a dar-me mais com raparigas e até participava com muito gozo nos desfiles de moda em que tinhamos de fazer o "proibido", que era tirar as batas e vesti-las de um modo original (as freiras lá de vez em quando vinham resmungar para vestimo-las!)... ;) Ah, usava saias sem problemas, mas lembro-me que a partir dos 12 anos (em que comecei a escolher sempre o que vestia) comecei a usá-las muito pouco... até hoje. lol Continuo a não ter problemas em usá-las, mas acho-as em geral pouco confortáveis, comparadas as calças. ;)

                                    Gostava pouco de brincar com bonecas: só me lembro de adorar as minhas barriguitas e de só brincar com o chorão da minha irmã quando as minhas primas lá iam a casa. Sei que brinquei com carros com o meu irmão, playmobiles com amigos, etc, mas de resto não me lembro de mais nada...

                                    Também tinha a mania das aventuras, mas moderadamente (bastante), e fazia parte da classe de raparigas que não se assustava facilmente. ;D Quando era para pôr as raparigas aos gritos com animais viscosos ou pouco atractivos já nem vinham a mim porque diziam que eu não tinha medo e por isso não tinha piada... :P

                                    Ah, e adorava jogar futebol (ainda adoro!)... também tive uma fase de achar os rapazes mais interessantes porque as raparigas me pareciam demasiado histéricas ou fúteis... :-X lol Mas isso depressa passou depois dos 10 anos e quem passei a achar umas pessoas "sem ponta por onde pegar" foram os rapazes que achava extremamente infantis... nobody is perfect. :P lol Aos 16 anos voltei a fazer amizades muito boas com rapazes (aos quais também toda a gente me queria "acasamentar" :-/). Digamos que nessa altura voltei ao equilibrio (ou algo do género!)... ;D Pode ter sido coincidência também de por azar entretanto não ter conhecido rapazes por quem sentisse verdadeira afinidade (não era que não me desse com eles, mas simplesmente não eram grandes amigos!)

                                    Hoje em dia, se vamos usar rótulos, em geral acho-me mais feminina do que masculina, mas tenho plena consciência que conjugo em mim boas doses de ambas as "ditas" cartacterísticas. ;)

                                    É de pensar se somos só a excepção ou se as outras pessoas é que são muito condicionadas nos comportamentos...  ;) :P

                                    PS. Na última vez que vi a minha professora da primária (devia ter 17 anos, acho), lembro-me que se virou: "Tu eras muito maria-rapaz"... e eu "gulp"... lol A minha amiga Cristina veio logo dizer "ah mas ela agora é muito feminina"... e eu só ria-me e assobiava por dentro. ;) ;D
                                      "I cannot be, as Bourdieu suggests, a fish in water that 'does not feel the weight of the water, and takes the world about itself for granted'" - Felly Simmonds

                                      Quando era criança era maria-rapaz
                                      #18

                                      ana

                                      • Visitante
                                      :curtain
                                      :)

                                        Quando era criança era maria-rapaz
                                        #19

                                        Offline bluejazz

                                        • *****
                                        • Associad@ Honorári@
                                        • Membro Vintage
                                        • Género: Feminino
                                          • Homofobia
                                        Será que a Ana está a tentar ganhar coragem para dizer algo?... :P ;) :-*
                                          "I cannot be, as Bourdieu suggests, a fish in water that 'does not feel the weight of the water, and takes the world about itself for granted'" - Felly Simmonds

                                           

                                          Tópicos relacionados

                                            Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                          481 Respostas
                                          77466 Visualizações
                                          Última mensagem 8 de Maio de 2016
                                          por ÉssePê
                                          222 Respostas
                                          41787 Visualizações
                                          Última mensagem 8 de Julho de 2015
                                          por Odra
                                          32 Respostas
                                          13998 Visualizações
                                          Última mensagem 6 de Junho de 2008
                                          por Hitsugaya
                                          21 Respostas
                                          5322 Visualizações
                                          Última mensagem 17 de Janeiro de 2015
                                          por indecisiveness
                                          3 Respostas
                                          1588 Visualizações
                                          Última mensagem 1 de Outubro de 2015
                                          por T-Rex