rede ex aequo

Olá Visitante25.jan.2020, 13:25:50

Sondagem

De onde és?

Águeda
1 (2.6%)
Albergaria-a-Velha
1 (2.6%)
Anadia
0 (0%)
Arouca
0 (0%)
Aveiro
14 (36.8%)
Castelo de Paiva
0 (0%)
Espinho
2 (5.3%)
Estarreja
1 (2.6%)
Ílhavo
0 (0%)
Mealhada
1 (2.6%)
Murtosa
0 (0%)
Oliveira de Azeméis
1 (2.6%)
Oliveira do Bairro
1 (2.6%)
Ovar
5 (13.2%)
Santa Maria da Feira
1 (2.6%)
São João da Madeira
1 (2.6%)
Sever do Vouga
0 (0%)
Vagos
0 (0%)
Vale de Cambra
0 (0%)
Pertenço a outro distrito
9 (23.7%)

Votos totais: 25

Autor Tópico: A região de Aveiro  (Lida 24108 vezes)

A região de Aveiro

Lipe22

• Visitante
Ai aveiro k tantos momentos bons me recordas! [smiley=amor.gif] [smiley=amor.gif] [smiley=amor.gif] [smiley=amor.gif] [smiley=amor.gif] [smiley=amor.gif] [smiley=enamorado.gif] [smiley=enamorado.gif] [smiley=enamorado.gif] [smiley=enamorado.gif]

lol lol lol Tambem me recordo de alguns... são essa coisas q nos fazem viver... :D

A região de Aveiro

Maniuk

• Visitante

Ovar tb é um bom local para namorar! Principalmente para namorar!

:heart [smiley=enamorado.gif] [smiley=amor.gif]

A região de Aveiro

Maniuk

• Visitante
      :. Ovos Moles de Aveiro

REGIÃO: Beira Litoral.

DENOMINAÇÃO: Ovos Moles de Aveiro.

PARTICULARIDADES: A massa do doce de ovos usada, embora consistente, é muito cremosa e obtida exclusivamente através de açúcar em ponto e gemas de ovos muito frescos,  na sua confecção, não deve ser mexida em círculo (para não ficar estriada), mas aproximando e afastando a colher do operador.

DESCRIÇÃO: A «massa de doce de ovos» é comercializada em barricas de madeira pintadas exteriormente com barcos moliceiros e outros motivos da Ria de Aveiro. Também se apresenta em tacinhas de cerâmica e ainda envolvida em hóstia (massa especial de farinha de trigo), moldada nas mais diversas formas de elementos marinhos, como amêijoas, peixes, bateiras, conchas e búzios, que são passados por uma calda de açúcar para os tornar opacos a dar mais consistência.

HISTÓRIA: Doce Regional, tradicional da pastelaria aveirense, cuja fórmula e método de produção original se deve às freiras dos vários conventos aqui existentes até ao século XIX - dominicanas, franciscanas a carmelitas. Extintos os conventos, o fabrico dos ovos moles manteve-se, graças a senhoras educadas pelas referidas freiras.

Desde o início da linha de caminho de ferro Porto-Lisboa que é tradicional a sua venda na paragem dos comboios da estação de Aveiro, feita por mulheres usando trajes regionais.

USO: Como sobremesa ou guloseima ou mesmo como lembrança de visitantes para os seus familiares e amigos.

SABER FAZER: As gemas de ovos, depois de cuidadosamente desclaradas e misturadas, junta-se cerca de metade do peso de açúcar em ponto, de «estrada» a «bola rija», já frio. Mexendo sempre para o mesmo lado com a colher de pau, evitando os círculos, leva-se ao lume até se ver o fundo da caçarola de cobre.

CLASSIFICAÇÃO GENÉRICA: Doce Regional.

in "Ovos Moles de Aveiro"
      da Confraria Gastronómica
      de S. Gonçalo de Aveiro

A região de Aveiro

Maniuk

• Visitante
        História de Aveiro

A Origem

A situação geográfica da região terá estado na origem da fixação de uma colónia de pescadores, tal como em diversos outros locais ao longo da costa. Um desses núcleos terá estado na origem da povoação de Aveiro.
           Foi a indústria do sal, aliada às pescas e ao comércio marítimo, que fez desenvolver a região de Aveiro, já antes da época romana.
        A condessa Mumadona Dias fez doação testamentária das marinhas de sal desta região ao Mosteiro de Guimarães, em 26 de Janeiro de 959, por um documento onde consta a referência a "Suis terras in Alavario et Salinas". É esta (Alavario) a designação mais antiga que se conhece do topónimo Aveiro.
           D. Sancho I fez doação de Aveiro a sua irmã D. Urraca Afonso, em 1177. Esta deixou às suas filhas, D. Aldara e D. Abril, do qual dois terços foram atribuídos ao mosteiro de S. João de Tarouca. O restante terço, deixado a D. Sancha, a terceira filha de D. Urraca, foi vendido à infanta D. Sancha, filha de D. Sancho I, e depois doado por esta ao mosteiro de Celas, em Coimbra.
           Foi elevada a vila no séc. XIII. A povoação desenvolveu-se à volta da Igreja Matriz, dedicada a S. Miguel. Esta igreja, demolida em 1835, estava onde é hoje a Praça da República.

Criação do Concelho

Foi criado o concelho de Aveiro no séc. XIII.
           Estas terras foram de novo incluídas na pertença da coroa por D. Dinis. Este rei ordenou que fosse feito o recenseamento de todas as igrejas de Portugal e do respectivo valor. A igreja de S. Miguel, matriz de Aveiro, foi dotada em 660 libras. Este valor era muito alto para a época, o que demonstra a importância de Aveiro.
        Aveiro estava já representada nas cortes reunidas por D. Pedro I em Elvas, em 1361.
           D. Fernando fez doação da vila a D. Leonor Teles, pela mesma carta em que este publica o seu casamento com D. Leonor, em 5 de Janeiro de 1372.
           Novamente há uma doação de Aveiro, desta vez por D. João I, em 13 de Abril de 1384, a João Rodrigues Pereira, que o tinha auxiliado no cerco de Chaves. Apesar desta doação, o mesmo rei atribui a seu filho D. Pedro o título de Senhor de Aveiro. Esta doação é confirmada por D. Duarte e depois por D. Afonso V em 12 de Julho de 1448.

A Construção das Muralhas

Foi ainda o rei D. João I que fez rodear a povoação de muralhas em 1418, a conselho de seu filho D. Pedro, quando já era donatário de Aveiro. Estas muralhas, restauradas por D. Manuel I e por D. João V, foram demolidas em Abril de 1802, sendo as pedras das muralhas empregadas na construção da barra do porto.
           Em 1434, D. Duarte concedeu o privilégio de realizar uma feira franca anual. Esta feira ainda se realiza actualmente, conhecida actualmente por Feira de Março.

Santa Joana Princesa

D. Afonso V doou Aveiro ao conde de Odemira, D. Sancho de Noronha, em 13 de Junho de 1449. Por este ter conspirado contra D. João II, o título foi-lhe retirado, sendo Aveiro atribuída à infanta D. Joana, filha de Afonso V e irmã de D. João II, em 19 de Agosto de 1485.
           A infanta D. Joana faleceu em 12 de Maio de 1490, no Convento de Jesus para onde tinha entrado em 1472, o que ficou a ser recordado como feriado municipal. Foi beatificada em 1693. Em 5 de Janeiro de 1965 o papa Paulo VI proclamou Santa Joana Princesa padroeira de Aveiro. A estadia da Infanta em Aveiro fez chamar a atenção para a mesma, ajudando no seu desenvolvimento.
           Após a morte de D. Joana, Aveiro foi atribuída a D. Jorge, filho ilegítimo de D. João II, em 24 de Setembro de 1495, confirmado por D. Manuel em 1500.
           D. Manuel I atribuiu foral a Aveiro em 4 de Agosto de 1515.
        Em 13 de Maio de 1581 D. Filipe I de Portugal atribuiu a Aveiro o título de vila notável.
           Um dos descendentes de D. Jorge, D. José de Mascarenhas, por ter conspirado contra D. José I em 1758, perdeu o título de donatário de Aveiro, que voltou definitivamente para a coroa.

Séc. XVI - A Desertificação

No final do séc. XVI o canal que separa a ria do mar foi fechado pela força das marés e dos ventos. Tal facto impediu a utilização do porto, além de provocar a estagnação da água na ria, transformando-a em pântano. De imediato a população se viu atacada de febres palustres, o que provocou o afastamento de muita da povoação para outros pontos da costa portuguesa. A economia do concelho ressentiu-se, provocando uma verdadeira crise económica e social. Só em 1758 foram nomeados engenheiros para executarem as obras necessárias para corrigir a situação. Por diversas dificuldades observadas, só no início do século seguinte começaram as obras, orientadas pelo Engenheiro francês Reinaldo Oudinot e pelo engenheiro português Luís Gomes de Carvalho. Os trabalhos demoraram pouco mais de 2 meses. Em 3 de Abril de 1808 estava a Barra Nova aberta, recomeçando a utilização do porto e melhorando as condições sanitárias. Tinha renascido uma nova Aveiro.

Aveiro elevada a Cidade

D. José I elevou Aveiro a cidade por alvará de 11 de Abril de 1759, por razões sobretudo de ordem política e pela população residente. Em 12 de Abril de 1774 foi criada a diocese de Aveiro, conseguida pelo rei D. José I junto do papa Clemente XIV. Esta diocese foi extinta em 30 de Setembro de 1881 pelo papa Leão XIII, e restaurada em 24 de Agosto de 1938 pelo papa Pio XI…
           A construção da linha de caminho de ferro Lisboa - Porto, no século passado, contribuiu para o grande desenvolvimento da cidade.

O Século XX

Em 7 de Dezembro de 1921 foi criada a Junta Autónoma da Ria e Barra de Aveiro, que melhorou a barra de Aveiro, construiu diques para protecção do porto e da cidade.
           A cidade de Aveiro foi classificada como Estância de Turismo em 19 de Outubro de 1929.
        Ao longo do século corrente, o concelho de Aveiro vem registando um crescimento regular da população. Tem actualmente indústrias diversas, principalmente metalomecânica e metalurgia, cerâmica, papel, agro-alimentar e de madeira.
           O porto de Aveiro foi criado administrativamente em 1957, mas só na última década obteve um grande desenvolvimento e funcionalidade.
           Em 19 de Fevereiro de 1972 foi criada a Universidade de Aveiro, que pode atingir até 10 mil inscrições em cursos de licenciatura, bacharelato e pós-graduação. Ali se destacam os cursos de Engenharia do Ambiente ou Cerâmica, Electrónica, Telecomunicações, Línguas e Educação.
           Em 1999, as Câmaras ribeirinhas decidem investir na construção de novas embarcações e atribuem subsídios para conservação dos exemplares mais antigos. O turismo vem assim salvar os barcos moliceiros, que estavam em vias de desaparecimento.

A região de Aveiro

Maniuk

• Visitante
          Entao pessoal ja ninguem fala das suas terrinhas? lol

Temos de reunir as pessoas d todos os concelhos! E claro de outros distritos: Né NiceGuy, Timon e GoodVibes ;D

A região de Aveiro

Offline Frapp_girl

• Membro Ultra
            • Género: Feminino
            • Utopia is always somewhere out there...!
            Vais fazer um debate inter-regional??  ;)

A região de Aveiro

Maniuk

• Visitante
              Hummm nao!

Convivio apenas ;D

A região de Aveiro

Offline lost_head

• Membro Elite
                • Egasssssssssssss:)
                De que zona é o pessoal k vem ao fórum local de Aveiro?
                Falem da vossa zona..sitios fixes para visitar..etc...fica ao vosso critério... ;)

A região de Aveiro

So_luna

• Visitante
                  ok,tá bem...mas incluíst um tópico já abordado...
                  Não sou de aveiro mas estou a morar em aveiro...serve?? ;D
                  TOLA!

A região de Aveiro

Offline lost_head

• Membro Elite
                    • Egasssssssssssss:)
                    TOLA!

já abordado?aki na zona de avr? passou-se..
                    eu sou d norte de avr mas tb tou aki..na cidade mais linda do mundo e arredores ;)

A região de Aveiro

Offline Kernel

• Membro Ultra
                      • Género: Masculino
                      • Just Be Yourself
                      TOLA!

eu sou d norte de avr mas tb tou aki..na cidade mais linda do mundo e arredores ;)

é verdade sim senhor :D cidade mais linda do mundo e arredores  ;D

Aveiro Olé olé  :D [smiley=sim.gif] :up [smiley=martelo.gif]

A região de Aveiro

Offline gajuh_maluko

• Membro Elite
                        • "what is essential is invisible to the eyes.."
                          • o curral da mula...
                        TOLA!

é verdade sim senhor :D cidade mais linda do mundo e arredores  ;D

Aveiro Olé olé  :D [smiley=sim.gif] :up [smiley=martelo.gif]

AVEIRO!!!! [smiley=sim.gif] [smiley=sim.gif] [smiley=sim.gif] [smiley=sim.gif] [smiley=sim.gif] [smiley=sim.gif] [smiley=sim.gif] :up :up :up :up :up :up :up :up :up
                          ≈  gајυн_маιυĸо  ≈

A região de Aveiro

pharaoh

• Visitante
                          Olá a todos...chamo-me Pedro e tenho 17 anos, venho de Maceda - Ovar(não sei se conhessem). Considero-me bissexual, descobri que o era à três anos. Pensei muito antes de me inscrever aqui neste fórum...mas lá me inscrevi e espero adorar isto. É bom que existam fóruns destes para pessoas como eu se possam abrir ::). espero encontrar respostas e principalmente colegas e/ou amigos que compreendam aquilo porque eu estou a passar. bjs e abraços a tod@s   :-* ;)

Bem vindo vizinho!  :P

Spoiler (clica para mostrar/esconder)

A região de Aveiro

Offline [D.] Balla

• Membro Total
                            • W&B? no! TEH life must be colorfull!
                            VIZINHO ENTÃO CM ANDAS, é bom saber k ha pessoal aki perto... ja me andava a questionar onde andavam as  ;Dbixas ;D :devil :devil :devil :devil aki de TUGAL

a serio e mesmo bom saber ;)
                              Encontra o teu espaço, se feliz e faz os outros felizes. Eu sou feliz, queres ser feliz comigo?

A região de Aveiro

Offline Topolino

• Membro Elite
                              • Knowledge is the antidote to fear. Ralph Emerson
                                • rede ex aequo
                              Também sou vizinho lol
                                Combater a desinformação é conquistar a liberdade.

A região de Aveiro

Offline [D.] Balla

• Membro Total
                                Também sou vizinho lol

es Vizinho até que ponto?    :P :P :P kero saber....

sou msm cusco, á kem me xame beato.... lol lol lol lol
                                  Encontra o teu espaço, se feliz e faz os outros felizes. Eu sou feliz, queres ser feliz comigo?

A região de Aveiro

pharaoh

• Visitante
                                  Nem imaginas a quantidade de LGB's que existe em Ovar!  :devil

A região de Aveiro

Offline [D.] Balla

• Membro Total
                                    Nem imaginas a quantidade de LGB's que existe em Ovar!  :devil

sao assim tantos...fg, e k eu nao conheco ng, literalmente ng LGB's em ovar...
                                    tou a fikar triste... :'( :'( :'(

A região de Aveiro

Offline Grafs

• Membro Sénior
                                      • Inventa o teu próprio espaço de felicidade!
                                      Esmoriz a concelho! :P lol

A região de Aveiro

Offline Topolino

• Membro Elite
                                        • Knowledge is the antidote to fear. Ralph Emerson
                                          • rede ex aequo
                                        Esmoriz a concelho! :P lol

lol querias lol
                                          Combater a desinformação é conquistar a liberdade.

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                          Praias de Aveiro

Iniciado por indigo « 1 2 ... 5 6 » Aveiro

112 Respostas
                                          37864 Visualizações
                                          Última mensagem 16 de Junho de 2016
                                          por FredFerr
                                          Locais Românticos de Aveiro

Iniciado por migdacot « 1 2 ... 8 9 » Aveiro

175 Respostas
                                          63044 Visualizações
                                          Última mensagem 14 de Setembro de 2013
                                          por Spektrum
                                          27 Respostas
                                          9980 Visualizações
                                          Última mensagem 13 de Setembro de 2013
                                          por mau_feitio
                                          0 Respostas
                                          2018 Visualizações
                                          Última mensagem 1 de Março de 2013
                                          por piri
                                          7 Respostas
                                          3954 Visualizações
                                          Última mensagem 13 de Agosto de 2014
                                          por Tommy