rede ex aequo

Olá Visitante09.dez.2019, 13:12:19

Sondagem

De onde és?

Águeda
1 (2.6%)
Albergaria-a-Velha
1 (2.6%)
Anadia
0 (0%)
Arouca
0 (0%)
Aveiro
14 (36.8%)
Castelo de Paiva
0 (0%)
Espinho
2 (5.3%)
Estarreja
1 (2.6%)
Ílhavo
0 (0%)
Mealhada
1 (2.6%)
Murtosa
0 (0%)
Oliveira de Azeméis
1 (2.6%)
Oliveira do Bairro
1 (2.6%)
Ovar
5 (13.2%)
Santa Maria da Feira
1 (2.6%)
São João da Madeira
1 (2.6%)
Sever do Vouga
0 (0%)
Vagos
0 (0%)
Vale de Cambra
0 (0%)
Pertenço a outro distrito
9 (23.7%)

Votos totais: 25

Autor Tópico: A região de Aveiro  (Lida 23917 vezes)

 
A região de Aveiro
#0

Offline SNiKeRs

  • *****
  • Membro Ultra
  • Género: Feminino
Um pouco de historia .....
« Última modificação: 21 de Março de 2005 por bITaS »

    A região de Aveiro
    #1

    Offline SNiKeRs

    • *****
    • Membro Ultra
    • Género: Feminino
    "No documento de doação testamentária efectuada pela condessa Mumadona Dias, ao mosteiro de Guimarães em 26 de Janeiro de 959, consta a referência a
     

    "Suis terras in Alauario et Salinas", sendo esta a mais antiga forma que se conhece do topónimo Aveiro.

    No século XIII, Aveiro foi elevada à categoria de vila, desenvolvendo-se a povoação à volta da igreja principal, consagrada a S. Miguel e situada onde é, hoje, a Praça da República, vindo esse templo a ser demolido em 1835.

    Mais tarde, D. João I, a conselho de seu filho, Infante D. Pedro, que, na altura, era donatário de Aveiro, mandou rodeá-la de muralhas que, já no século XIX, foram demolidas, sendo parte das pedras utilizada na construçào dos molhes da barra nova.

    Em 1434, D. Duarte concedeu à vila privilégio de realizar uma feira franca anual que chegou aos nossos dias e é conhecida por Feira de Março.

    Em 1472, a filha de Afonso V, Infanta D. Joana, entrou no Convento de Jesus, onde viria a falecer, em 12 de Maio de 1490, efeméride recordada actualmente, no feriado municipal. A estada da filha do Rei teve importantes repercussões para Aveiro, chamando a atenção para a vila e favorecendo o seu desenvolvimento.

    O primeiro foral conhecido de Aveiro é manuelino e data de 4 de Agosto de 1515, constando do Livro de Leituras Novas de Forais da Estremadura.

    A magnífica situação geográfica propiciou, desde muito cedo, a fixação da população, sendo a salinagem, as pescas e o comércio marítimo factores determinantes de desenvolvimento.

    Em finais do século XVI, princípios do XVII, a instabilidade da vital comunicação entre a Ria e o mar levou ao fecho do canal, impedindo a utilização do porto e criando condições de insalubridade, provocadas pela estagnação das águas da laguna, causas estas que provocaram uma grande diminuição do número de habitantes - muitos dos quais emigraram, criando póvoas piscatórias ao longo da costa portuguesa - e, consequentemente, estiveram na base de uma grande crise económica e social. Foi, porém e curiosamente, nesta fase de recessão que se construiu, em plena dominação filípina, um dos mais notáveis templos aveirenses: a igreja da Misericórdia.

    Em 1759, D. José I elevou Aveiro a cidade, poucos meses depois de ter condenado, ao cadafalso, o seu último duque, título criado, em 1547, por D. João III.

    Em 1774, a pedido de D. José, o papa Clemente XIV instituiu uma nova diocese, com sede em Aveiro.

    No século XIX, destaca-se a activa participação de aveirenses nas Lutas Liberais e a personalidade de José Estêvão Coelho de Magalhães, parlamentar que desempenhou um papel determinante no que respeita à fixação da actual barra e no desenvolvimento dos transportes, muito especialmente, a passagem da linha de caminho de ferro Lisboa-Porto, obras estas de capital importância para o desenvolvimento da cidade, permitindo-lhe ocupar, hoje em dia lugar de topo no contexto económico nacional."


      A região de Aveiro
      #2

      Offline SNiKeRs

      • *****
      • Membro Ultra
      • Género: Feminino
      GASTRONOMIA

      Para os apreciadores da boa mesa, Aveiro é uma tentação.

      Comida regional
      Nos diversos restaurantes especializados em cozinha regional é possível apreciar os tradicionais e bem apaladados pratos de pescadores, tais como enguias de caldeirada, enguias de escabeche, espetadas de mexilhão e caldeiradas de vários peixes da Ria e do mar. Pode também optar por um tenro carneiro assado na caçoila de barro preto, ou ainda, por um estaladiço leitão assado. Acompanhe sempre com um dos famosos vinhos da região.

      Comida internacional
      A oferta gastronómica da cidade não desilude os paladares mais diversificados, encontrando em Aveiro as principais cadeias internacionais de comida rápida e restaurantes com sabores de outras paragens (comida africana, brasileira, chinesa, israelita e do Médio Oriente, italiana, mexicana e venezuelana).

      Sobremesas
      Na doçaria seguem-se religiosamente as receitas dos antigos conventos da região. As especialidades são os ovos moles, sobremesa das sobremesas, que em linguagem doceira é sinónimo de Aveiro. Depois, para os menos gulosos, a cidade oferece as saborosas raivas, ovos em fio, simples ou a servir de enfeite, castanhas de ovos, bolos de vinte e quatro horas e muito mais.

      COMPRAS

      O Bairro da Beira Mar é uma das poucas zonas da cidade onde a marca do tempo pouco se fez sentir. É aqui que podemos encontrar uma grande diversidade de espaços comerciais, onde as pequenas lojas de comércio tradicional pontuam as ruas estreitas e sinuosas deste antigo bairro piscatório.

      Centros Comerciais
      Na cidade existem vários centros comerciais, três hipermercados e diversas médias superfícies. Em pleno coração de Aveiro fica um centro comercial diferente, um moderno fórum sobranceiro à Ria com galerias ao ar livre e um jardim na cobertura. É o sítio indicado para comprar, passear e descontrair onde é possível encontrar um complexo de sete salas de cinema e dezenas de lojas, incluindo muitos restaurantes e algumas das principais marcas mundiais de roupa.

      Produtos típicos
      Mesmo com a modernização dos espaços comerciais, Aveiro mantém vivas as mais antigas tradições como o famoso artesanato, em barro preto e vermelho. Na baixa da cidade podemos encontrar pontos de venda desta arte tradicional representativa de Aveiro, sendo que às mais variadas peças de cerâmica se juntam outros produtos artesanais, caso da latoaria, madeira, trapos, ferro forjado, cestaria, rendas e bordados.

      Lojas de artesanato
      Na zona das Arcadas, perto do Edifício do Turismo da Rota da Luz, está a Barrica, uma cooperativa de artesãos a abarrotar de artesanato. A loja dá grande destaque às cerâmicas que se recuperam, aos moliceiros, às salinas e às imagens da cidade.

      Ovos Moles
      Os ovos moles de Aveiro tornaram-se símbolo da cidade por excelência. As formas são várias: peixes, búzios, berbigões ou conchas. A mistura é sempre igual: ovos, água e açúcar. Os melhores ovos moles trazem a recomendação da APOMA – Associação de Produtores dos Ovos Moles de Aveiro e podem ser encontrados nas pastelarias da cidade. No entanto, se sentir curiosidade em conhecer uma verdadeira artesã deste doce conventual, há uma pequena casa na Rua D. Jorge Lencastre, onde Silvina Raimundo, herdeira da receita secular, se dedica ao fabrico da afamada guloseima, guardando segredos e histórias deste doce regional.

      ANIMAÇÃO NOCTURNA

      Para a noite, Aveiro também reserva surpresas. Depois de algumas compras na Baixa da cidade, faz-se o convite para jantar num dos restaurantes típicos e aguça-se o apetite para espreitar a animação nocturna com um «copo» nos bares da Beira Mar ou um pé de dança em algumas das discotecas mais badaladas da região.

      Praça do Peixe
      A Praça do Peixe é, por excelência, o espaço de animação e convívio, congregando um leque variado de restaurantes e bares, onde se pode desfrutar de boa música e bom ambiente, sendo por isso um ponto de paragem obrigatória para os que procuram passar uma noite divertida.

       

        A região de Aveiro
        #3

        Offline bITaS

        • *****
        • Associad@ Honorári@
        • Membro Vintage
        • e puff! fez-se chocapic...
          • ex aequo aveiro
        aveiro é uma zona linda  :up

        gosto mto de viver aqui  :D

          A região de Aveiro
          #4

          Offline the end

          • *****
          • Membro Ultra
          • Género: Masculino
          aii korror eu detesto aveiro é mt podre......  :o :o :o
            Yes I can!

            A região de Aveiro
            #5

            Offline bITaS

            • *****
            • Associad@ Honorári@
            • Membro Vintage
            • e puff! fez-se chocapic...
              • ex aequo aveiro
            eu n... gosto mto... se pudesse escolher um sítio qq de PT onde viver era aqui mm :)

              A região de Aveiro
              #6

              jazzmim

              • Visitante
              Apesar de não ser de Aveiro nem nunca aí ter morado devo dizer q Aveiro está no meu coração desde o 1º dia em que a visitei.

              Sempre que posso vou a Aveiro passear ou fazer compras... comer os famosos cartuchos de Aveiro... ai os kilitos que ganho em Aveiro...  :-\ :-\ :-\

              Ainda ontem aí estive a trabalhar, no Centro Comercial Glicinias e adorei. O ppl é mt simpático!

              Para tod@s @s aveirenses   :-* :-* :-*

                A região de Aveiro
                #7

                Offline bITaS

                • *****
                • Associad@ Honorári@
                • Membro Vintage
                • e puff! fez-se chocapic...
                  • ex aequo aveiro
                e se tb quiseres aparecer a uma actividade teremos todo o prazer em receber-te! :)

                  A região de Aveiro
                  #8

                  jazzmim

                  • Visitante
                  e se tb quiseres aparecer a uma actividade teremos todo o prazer em receber-te! :)



                  se a msg acima citada for para mim, terei todo o prazer. Combinarei com a Snikers.

                  e vcs podem vir ao Porto! Temos de combinar uma reunião conjunta!

                    A região de Aveiro
                    #9

                    Offline bITaS

                    • *****
                    • Associad@ Honorári@
                    • Membro Vintage
                    • e puff! fez-se chocapic...
                      • ex aequo aveiro
                    yep yep, era sim :)

                      A região de Aveiro
                      #10

                      Offline SNiKeRs

                      • *****
                      • Membro Ultra
                      • Género: Feminino
                      Jasminn .. temos de combinar isso entao :)


                      nos levamos te uns ovinhos moles :P

                        A região de Aveiro
                        #11

                        Offline Emanem

                        • *****
                        • Membro Elite
                        • Género: Feminino
                        • Será loucura? Não... é paixão!


                        Quero dar os parabéns à Snik, pela ideia de criar este tópico!  :D Boa Snik!!  :D :-*

                        Quando arranjar alguma informação útil colocarei aqui!  :)
                          Abraça a vida com paixão, vence com ousadia, pensa com classe! Ri, chora, ama! Melhor que tudo é viver cada segundo sem medo! O que importa mesmo é sermos felizes! :)

                          A região de Aveiro
                          #12

                          FeNiXx

                          • Visitante
                          Me too.

                            A região de Aveiro
                            #13

                            Offline SNiKeRs

                            • *****
                            • Membro Ultra
                            • Género: Feminino
                            Ovos Moles de Aveiro



                             PARTICULARIDADES: A massa do doce de ovos usada, embora consistente, é muito cremosa e obtida exclusivamente através de açúcar em ponto e gemas de ovos muito frescos,  na sua confecção, não deve ser mexida em círculo (para não ficar estriada), mas aproximando e afastando a colher do operador.

                             DESCRIÇÃO: A «massa de doce de ovos» é comercializada em barricas de madeira pintadas exteriormente com barcos moliceiros e outros motivos da Ria de Aveiro. Também se apresenta em tacinhas de cerâmica e ainda envolvida em hóstia (massa especial de farinha de trigo), moldada nas mais diversas formas de elementos marinhos, como amêijoas, peixes, bateiras, conchas e búzios, que são passados por uma calda de açúcar para os tornar opacos a dar mais consistência.

                             HISTÓRIA: Doce Regional, tradicional da pastelaria aveirense, cuja fórmula e método de produção original se deve às freiras dos vários conventos aqui existentes até ao século XIX - dominicanas, franciscanas a carmelitas. Extintos os conventos, o fabrico dos ovos moles manteve-se, graças a senhoras educadas pelas referidas freiras.

                             Desde o início da linha de caminho de ferro Porto-Lisboa que é tradicional a sua venda na paragem dos comboios da estação de Aveiro, feita por mulheres usando trajes regionais.

                             USO: Como sobremesa ou guloseima ou mesmo como lembrança de visitantes para os seus familiares e amigos.

                             SABER FAZER: As gemas de ovos, depois de cuidadosamente desclaradas e misturadas, junta-se cerca de metade do peso de açúcar em ponto, de «estrada» a «bola rija», já frio. Mexendo sempre para o mesmo lado com a colher de pau, evitando os círculos, leva-se ao lume até se ver o fundo da caçarola de cobre.


                              A região de Aveiro
                              #14

                              FeNiXx

                              • Visitante
                              Eu vi num livro de receitas tradicionais uma vez e nao era assim... levava um ingrediente estranho... arroz. Mas eu vou ler a receita e depois escrevo aqui essa que eu li.

                                A região de Aveiro
                                #15

                                Offline SNiKeRs

                                • *****
                                • Membro Ultra
                                • Género: Feminino
                                em todas as receitas k li .. estao como esta.....

                                  A região de Aveiro
                                  #16

                                  Maniuk

                                  • Visitante
                                  Olá :curtain

                                  Vamos falar das nossas terrinhas? Aquela k nós conhecemos bem e sabemos os seus segredos e recantos com a historia mais parva ou romantica que alguma vez se viu! Partilhem aqui como veêm a vossa cidade! ;D

                                    A região de Aveiro
                                    #17

                                    Maniuk

                                    • Visitante
                                    Eu sou de Ovar!

                                    Uma terra pequena onde quase se conhece toda a gente, pelo menos falo por mim!

                                    Fui viver para lá com 4 anos! Conheci muita gente de personalidades variadas como deve acontecer em todas as cidades! No entanto esta cidade tem algo de especial!

                                    Tem em cada canto, em cada esquina uma historia para contar! Locais por onde passo e começo a rir, ou começo a chorar talvez por ter-se ali vivido más experiencias ou por mera saudade!

                                    Tantas experiencias que lá vivi e nunca esquecerei! :'(

                                    De criança passei a adulto nesta cidade! Obrigado Ovar


                                    Ovar dá nome ao Concelho e à sua sede, que é cidade.
                                    Há notícias documentais do povoamento desta região desde a Idade Média. Ovar tem história.
                                    As suas gentes são dignas, acolhedoras, obreiras e dinâmicas que honram o passado e garantem o futuro. O território, com área de 150 Km2, é ocupado por mais de 55.000 habitantes / residentes distribuídos por oito Freguesias: Válega, Ovar, S. Vicente de Pereira, S. João, Arada, Maceda, Cortegaça e Esmoriz. No Verão, a população ascende a 75.000 habitantes. O Oceano Atlântico banha cerca de 15 Km de costa e tempera o clima que é ameno e proporciona magníficas praias de areias brancas e finas. A Norte, o Concelho está delimitado pela Barrinha de Esmoriz e a sul pela Ria de Aveiro. Ovar, sede do Concelho, é aproximadamente equidistante das cidades do Porto e de Aveiro, das quais dista apenas meia hora por auto-estrada.
                                    Tem uma localização privilegiada e boas acessibilidades, incluindo o caminho-de-ferro. As pessoas desta terra são comunicativas e alegres e estão prontas a recebê-lo.
                                    Venha a Ovar. Visite e descubra o Concelho de Ovar.


                                    Resenha Histórica

                                    Pensa-se que a região que, hoje, faz parte integrante do concelho de Ovar terá sido habitada desde a Pré-História, uma vez que apresentava condições favoráveis ao estabelecimento das primitivas comunidades humanas.
                                    Uma linha de costa muito diferente da actual, uma zona lagunar propícia à caça e à pesca, solos leves e fáceis de trabalhar, deve, ter constituído, ao longo dos séculos factores de atracção e de fixação de habitantes...
                                    Desse passado longínquo não restou, no entanto, qualquer vestígio conhecido. Só temos notícias das populações da zona de Ovar, já em tempos históricos, a partir do século XI.

                                    Tanto quanto sabemos, o aglomerado de Ovar terá surgido da fusão de uma série de aldeias próximas, sendo as mais importantes Ovar e Cabanões.

                                    Terra de lavradores, pescadores, comerciantes de sal e artesãos. Ovar foi crescendo e ganhando importância, tendo recebido foral dado por D, Manuel I, em 10 de Fevereiro de 1415. O grande impulso ao crescimento demográfico da zona verificou-se a partir do século XVIII, facto a que não é alheia a introdução de novas técnicas de pesca (as Artes Grandes ou Xávega) e de salga e conservação do pescado.

                                    As dificuldades sentidas pelos habitantes de Ovar, na sua luta pelo pão de cada dia, levaram muitos a calcorrear os caminhos do Mundo. Os pescadores vareiros espalharam-se pelos vários portos da costa portuguesa (até ao Algarve), os mercantéis de Ovar percorreram os difíceis e tortuosos caminhos das Beiras e de Trás-os-Montes. Os mais aventureiros atravessaram o Atlântico e tentaram a sorte nas Terras de Santa Cruz.

                                    O secular quadro rural e piscatório foi profundamente subvertido, no século XX, com a industrialização que, acelarara sobretudo a partir das décadas de 50 e 60, transformou Ovar num concelho totalmente diferente, onde mais de metade da população activa se emprega no sector secundário.

                                    Actualmente, Ovar é um concelho industrial com um leque muito variado de actividades que vão de têxtil e vestuário à metalúrgica e produtos metálicos, da produção de rações à cordoaria, do material eléctrico à montagem de automóveis ou ao fabrico de componentes.

                                    Apesar do desenvolvimento industrial e da consequente urbanização, Ovar apresenta, ainda, vastas áreas propícias ao mais diversificado tipo de actividades turísticas: quilómetros de praias enquadradas por pinhal e a beleza ímpar da Ria de Aveiro.


                                    Actualmente, em Ovar, procura-se obter um desenvolvimento equilibrado, com um consequente crescimento do sector do comércio e dos serviços que assegure um crescente bem-estar à população. Esse desenvolvimento equilibrado, conjugado com as preocupações de preservação do meio ambiente e de desenvolvimento urbanístico, será, certamente, um dos factores que vai tornar Ovar um concelho cada vez mais atractivo e virado para o futuro.[/i]
                                     

                                      A região de Aveiro
                                      #18

                                      Offline DeViL

                                      • **
                                      • Membro Júnior
                                      • Género: Masculino
                                      • Can´t hold us Down....!!!
                                      oix!!!!!
                                      Tou em todo o lado  ;D ;D ;D....
                                      Bem sou passei para te dixer k fixes-te um trabalho espetacular, sobre a cidade em que "de criança passas-te a adulto", penso que sentis-te cada palavra k escreveste e ixo refecte-se no teu texto... :-\, tá mto bom, tomara eu gostar de lx como tu de ovar ;D
                                        When you are sad and helpless, a ligth will guide u..... just believe it... ;-)

                                        A região de Aveiro
                                        #19

                                        Calina

                                        • Visitante
                                        Vejo Aveiro como uma cidade linda (mas ponham LINDA nisso!!! :up)
                                        E agora com + espaços verdes então... ;)
                                        A zona da Forca (Loja do Cidadão) tá fantástica! Assim como a zona em frente ao Centro de Congressos. Tb dá p namorar.  :blush
                                        É uma cidade fantástica e q "enche o olho do turista".  [smiley=orgulhoso.gif]

                                           

                                          Tópicos relacionados

                                            Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                          Praias de Aveiro

                                          Iniciado por indigo « 1 2 ... 5 6 » Aveiro

                                          112 Respostas
                                          37418 Visualizações
                                          Última mensagem 16 de Junho de 2016
                                          por FredFerr
                                          Locais Românticos de Aveiro

                                          Iniciado por migdacot « 1 2 ... 8 9 » Aveiro

                                          175 Respostas
                                          62372 Visualizações
                                          Última mensagem 14 de Setembro de 2013
                                          por Spektrum
                                          27 Respostas
                                          9830 Visualizações
                                          Última mensagem 13 de Setembro de 2013
                                          por mau_feitio
                                          0 Respostas
                                          1969 Visualizações
                                          Última mensagem 1 de Março de 2013
                                          por piri
                                          7 Respostas
                                          3844 Visualizações
                                          Última mensagem 13 de Agosto de 2014
                                          por Tommy