rede ex aequo

Olá Visitante30.mai.2023, 11:47:45

Autor Tópico: Psicodrama e Outras Terapias  (Lida 8114 vezes)

Psicodrama e Outras Terapias

EYre

• Visitante
Já alguém aqui fez psicodrama? Sabem o que é? Para quem fez, como é que foi a experiência?

E outras terapias, já alguém fez?
« Última modificação: 28 de Março de 2006 por EYre »

Psicodrama

Offline Arms

• Membro Vintage
    • Género: Masculino
      • Reflection

Já alguém aqui fez psicodrama? Sabem o que é? Para quem fez, como é que foi a experiência?

???
    O que é um Psicodrama???
      Se dependes unicamente dos outros para seres feliz prepara-te para ficares desiludido.
      Instead of telling people to plan ahead, we should tell them to plan to be surprised.

EYre

• Visitante
      O psicodrama é uma psicoterapia dinâmica que consiste em dramatizar (e não representar, como alguns dizem)situações e onde o médico psiquiatra é o mentor, digamos assim, a quem cabe puxar pelas pessoas que estão em terrapia e dirigir a cena, sugerindo situações. Muitas vezes as situações dramatizadas são situações que causam ansiedade, outras são situações do passado ou que é mais difícil lidar.

Enfim, o psicodrama é uma terapia de grupo onde se começa por falar e a certa altura se passa à dramatização, havendo no final um comentário sobre a mesma. Quando passamos á dramatização é porque o médico chama um de nós ao palco para dramatizar algo sobre a sua vida. entretanto essa pessoa vai chamando os colegas, sendo que estes vão encarnar o papel das pessoas que a pessoa focada gostaria de ver no palco.

« Última modificação: 28 de Março de 2006 por EYre »

Offline Kyren

• Membro Total
        • Não sou provocante, sou é facilmente provocavel..!
        Ja fiz psicoterapia, e sinceramente até nem foi tão dificil como eu tava a pensar! Foi super facil, a cada consulta que eu ia nunca me faziam muitas perguntas, podiam fazer simplesmente uma, mas não sei se é por eu falar pelos cotovelos, ou por o assunto dar panos p'ra mangas, que eu falava ali cerca de uma hora.
        Acho que me ajudou bastante mesmo! ;)

Offline bfly

• Membro Total
          • Género: Feminino
          Eu nunca fiz mas, deixo aqui a página da socidade portuguesa de psicodrama,  que smp tem alguma informação (ao menos sobre onde se faz etc).

Offline Holly Golightly

• Membro Total
            • Género: Feminino
            • φιλοσομαθος
              • Evidentemente, o absurdo.
            O meu professor de Teoria do Drama e do Espectáculo pôs-nos a fazer isso outro dia.
            Pedia a uma pessoa que escolhesse um grupo que representasse a sua família e que depois os dispusesse na sala de acordo com os papéis representavam. Depois fazíamos uma descrição meramente objectiva das posições que cada 'membro' daquela 'família' ocupava e em seguida uma interpretação dos seus eventuais significados e da maneira como aquela pessoa encarava cada parente seu e o seu próprio lugar dentro da família.

Desconhecia este método, mas pareceu-me muito interessante esta ideia do espectáculo como recriação do jogo de interacção social que nunca deixa de ser dramático, já que as nossas identidades se definem na articulação e desdobramento de papéis.
              Lilac Wine, it's sweet and heady (like my love)

Offline Topolino

• Membro Elite
              • Knowledge is the antidote to fear. Ralph Emerson
                • rede ex aequo
              Eu fiz psicodrama quando estagiei em psiquiatria. Foi uma excelente experiência onde percebi o seu objectivo e poder de ajuda.
                Combater a desinformação é conquistar a liberdade.

Offline Thumbnail

• Membro Vintage
                • Ecce Somnium!
                  • Bravis esse laboro, obscuro fio
                Creio que os artistas são todos eles uns psicodramáticos. A diferença é que o fazem não só enquanto eu-personagem mas sobretudo num personagem-mundo, onde, claro, também estão incluídos. :)

Agora a sério:

Essa é das mais valias de toda a área psíquica. Faz-nos jogar connosco, com o espaço, com o tempo, com o mundo e com o inimaginável. É isso que aprecio no centro do teatro que não é, de todo, o mesmo mas que o encaro, de mim para mim, assim. Porque não sou actor de palco, mas sou actor da vida, bem haja a esses senhores que nos libertam assim. Afinal, é esse todo que nos encontra deixando-nos ser nós mesmo no complexo do ser e não ser.
                  Pertence ao fenómeno universal da natureza humana que o tétrico, o medonho e até o horrível brotem com irresistível beleza (Schiller)

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                  515 Respostas
                  89342 Visualizações
                  Última mensagem 24 de Abril de 2014
                  por Endovélico
                  3 Respostas
                  4351 Visualizações
                  Última mensagem 1 de Fevereiro de 2007
                  por Scorpio_Angel
                  6 Respostas
                  21035 Visualizações