rede ex aequo

Olá Visitante17.jan.2021, 00:35:58

Autor Tópico: Sentimentos  (Lida 1247 vezes)

Sentimentos

Offline dmc

• *
  • Novo Membro
  • Género: Masculino
É possivel distorcer sentimentos por medo de algo?  :-\

Sentimentos

Lucas Vaz

• Visitante
    Pergunta interessante, mas a resposta é: depende! (mas na maior parte dos casos: sim!)

O medo está relacionado com a nossa sobrevivência. Nós temos medo de algo, pois temos a noção que essa coisa pode trazer-nos algo de negativo, por exemplo,  as pessoas têm medo de estar em mar aberto, pois têm medo de morrer afogadas, ou seja, estão preocupadas com a sua sobrevivência. Num caso especifico LGBT: as pessoas têm medo de "sair do armário", pois têm medo da reacção da pessoas, mais concretamente têm medo que estas as possam "abandonar", e como nós somos seres sociais, devido à necessidade de nos defendermos de em grupo, pensar que podemos ficar sozinhos, ou seja, indefesos é algo bastante assustador (Nota: é por isso que somos a comunidade LGBT, nós unimos-nos num grupo de forma a defendermos-nos de ameaças exteriores, um local onde nos sentimentos seguros e ligados a todas as outras pessoas, pessoas que nos compreendem, que nos defendem e que nos ajudam...)
    Assim o medo é uma emoção muito forte e poderosa, pois para o nosso cérebro existe só um grande objectivo, sobreviver, e é por isso que temos medo de alguma coisa pois essa coisa pode prejudicar a nossa sobrevivência. (Nem todos os medos são racionais e às vezes é necessário perceber que não é preciso ter medo de algo, pois não vai por em causa a nossa sobrevivência.

Mas existe uma emoção muito mais forte que o medo, e como é de esperar, o amor, mas este não pode ser algo recente, têm que ser uma grande ligação, onde nós colocamos a vida de alguém perante a nossa, como se a nossa sobrevivência dependesse dessa pessoa, um grande exemplo é a ligação pai/mãe - filho/a, especialmente bebés (os com mais necessidade de serem protegidos, e que são o nosso futuro), pois nessa altura para o cérebro é muito mais importante manter a nossa descendência, para que no fim a raça humana sobreviva, claro que isto não é controlável, ou seja, é irracional. Também pode existir num casal pois nesse caso o parceiro/a dessa pessoa é necessário para essa pessoa sobreviver, ou seja, numa parte mais irracional "reproduzir-se".

Spoiler (clica para mostrar/esconder)

Se não existir uma dessas grandes ligações, e se o medo for muito superior ao sentimento que existe, que é o provável, vai acabar por triunfar e assim distorcer o sentimento existente até transforma-lo totalmente num sentimento de medo/receio/ansiedade/stress (sentimentos negativos que tentamos evitar).

Assim depois deste "testamento" (sorry) o meu conselho é: Tentar perceber o medo e enfrenta-lo, no sentido de percebermos se ele é racional, e em muito casos não o é, e assim usar essa parte para combater o medo, ou seja, usar a racionalidade para combater o instinto.

Sentimentos

Offline dmc

• *
      • Novo Membro
      • Género: Masculino
      É que eu tou mt confuso.
      Antes de dizer a mim mesmo que era gay,nao sentia nada por raparigas.Mas agora, como tenho medo que seja uma fase e que me possa estar a enganar começo a distorcer as coisas todas.
      Eu até podia ser bi, mas se fosse o caso sempre terias sentido por ambos os sexos, e não foi isso que aconteceu.
       [smiley=confuso.gif]

Sentimentos

Lucas Vaz

• Visitante
        Então é um caso diferente de medo/receio...

O que me parece é que estás a passar pela fase de descobrires a tua orientação sexual, a minha pergunta é: Porquê tanto desespero para te identificares com uma orientação sexual?
        Mais: Porque é que achas que é uma fase?
                E se for uma fase? E se não for? Qual é o problema de ser ou não ser?

Acho que deves ser paciente, tentar perceber sem pressas o que realmente sentes, como disse: tenta descobrir quais são os teus medos e perceber se são assim tão horríveis quanto parecem, ou se são coisas da tua cabeça, ou seja, medos irracionais.

Spoiler (clica para mostrar/esconder)

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
          221 Respostas
          37915 Visualizações
          Última mensagem 1 de Setembro de 2018
          por Sekh
          1 Respostas
          1358 Visualizações
          Última mensagem 26 de Junho de 2011
          por sofiaferreira17
          6 Respostas