rede ex aequo

Olá Visitante02.dez.2020, 03:26:45

Sondagem

Pretendes casar-te legalmente se puderes?

Sim, pq quero um compromisso oficial c/ quem amo
238 (20.6%)
Sim, pq devo usufruir dos mesmos direitos que os outros
197 (17.1%)
Não, não acredito no casamento
74 (6.4%)
Não, porque implicaria assumir-se
11 (1%)
Não, porque implica seguir um modelo heterossexual
15 (1.3%)
Não sei ainda
62 (5.4%)
Não, mas acho que devo ter o direito a escolher
172 (14.9%)
Não sei se me quero casar, mas acho que devo ter o direito a escolher
385 (33.4%)

Votos totais: 825

Autor Tópico: Casamento entre pessoas do mesmo sexo  (Lida 506099 vezes)

Casamento entre pessoas do mesmo sexo

Offline SullenBoy

• Membro Sénior
  • Banido
  • Género: Masculino
Olá amigos

Eu votei na primeira opção.
Penso que chega uma altura na vida em que todos queremos estabilidade, queremos construir um percurso a dois, criar o nosso lar...
Não considero o casamento uma instituição antiquada ou heterossexista. O que há de errado em duas pessoas, sejam elas heterossexuais ou homossexuais, desejarem um compromisso sério e terem para isso um enquadramento legal própio? Hoje em dia, os casamentos baseiam-se no amor e não tanto na conveniência como acontecia em muitas aldeias portuguesas há muitos anos atrás. Sem querer ofender ninguém, eu penso as pessoas dentro do movimento LGBT que são contra o casamento gay devem, inconscientemente, ter prazer em se sentirem alienadas e "diferentes". Para além disso, legalização do casamento entre homossexuais não significa enfiá-lo pela garganta abaixo de quem não concorda com ele.
O que eu dispensaria num eventual casamento seria o aspecto cerimonioso, o copo-de-água, as fotos... acho isso tudo muito entediante! Já agora, alguém já viu um casamento árabe ou hindu? São lindos!

Offline cacao

• Associad@ Honorári@
    • Membro Vintage
    • Género: Feminino
    • "There´s no sin, but stupidity" Oscar Wilde
      • Mais sobre mim...
    Ok malta é só um ensaio...

Ó miúda qd sai o casório?!!!...

kidding... lol lol

:-* :-* :-*
      Another one will bite the dust...

"Se não houvesse nem mar nem amor, ninguém escreveria livros." -  Duras

"A felicidade é o livre uso das nossas capacidades". - V. Woolf

Offline bluejazz

• Associad@ Honorári@
      • Membro Vintage
        • Homofobia
      ::) :blush :blush :blush :heart

(bluejazz desta vez não se consegue levantar do chão...)
        "I cannot be, as Bourdieu suggests, a fish in water that 'does not feel the weight of the water, and takes the world about itself for granted'" - Felly Simmonds

blue_shore

• Visitante
        Se gostava de casar... acho que é mais pelo que já foi dito.. talvez gostasse de ter a opção de o fazer...

Offline cacao

• Associad@ Honorári@
          • Membro Vintage
            • Mais sobre mim...
          SHE DOES!!!!!  :heart :heart :heart

:-* :-* :-* :-* :-*

Offline EternaAmiga

• *
            • Novo Membro
            • "A vida so e vida quando ha amor" (Gandhi)
            Bom dia  ;)

Acho interessante... uma das primeiras vezes que eu fui a Ilga, foi quando estava para ser aprovado as unioes de facto... e sinceramente ri-me (desculpem-me)!!!

Pq percebi-me que a maioria nem queria o casamento, mas queria as unioes de facto... qual e diferença... e uma questao de $$$, que pena... com isto nao quero dizer, que estou a desvalorizar o trabalho e o esforço daquel@s que lutam por estas causas, nao...

So acho que e preciso ter cuidado para nao entrarmos em contradiçoes... em incoerencias...
            Eu sinceramente, e uma vez, que o voto e pessoal, nao preciso de lei nenhuma para estar com alguem, ou ate para legalizar uma relaçao (qnd se coloca questoes de bens, casas), para isso ja existe, basta consultar um advogado e fazer um contracto, ou uma declaraçao...  

Outra coisa, eu tenho uma certa pena, e que tenhamos, como movimento, que ligarmos sempre a uma identidade politica ou partidaria... e aqui concordo como alguem dizia, que as vezes parecemos um sindicato...

Outra coisa, pq da necessidade de marca pela diferença, pq a necessidade de acabar, com os habitos culturais... Ao meu ver isto sao posturas, de quem e um interno inconformista, e que certo modo, se sente mal... eu posso e vivo muito bem, com isso, pq pago os meus impostos, pq tenho a minha autonomia, e sou quem sou por merito proprio, por isso faço e modelo as coisas ao meu modo, nao tenho encaixar-me nelas, mas tb nao tenho ser uma interna adolescente inconformista...

Nisto partilho um pouco a oponiao da Mara, sem achar que os homossexuais hoje, sejam "laçandos a fogueira"...

Deixemos de discursos, de coitadinh@s... senao e como uma vez que eu para minha casa em Lisboa, ia de taxi, passei por Sao Bento e estava uma manifestaçao na assembleia e o taxista virou-se para mim e so disse "Deve ser mais uma vez os homenssexuais", na altura ri, mas depois fez-me pensar...

Sempre Sofia

Offline cacao

• Associad@ Honorári@
              • Membro Vintage
                • Mais sobre mim...
              Sofia,

como já aqui foi referido penso que independentemente daquilo que acreditas ou queres para ti tens que reconhecer sempre a diversidade dos demais. Cada grupo tem um subgrupo e cada subgrupo uma pessoa única com as suas crenças, valores, atitudes, experiência pessoal, etc.

Se por um lado vejo o casamento como um negócio institucional por outro vejo uma parte humana. Duas pessoas que querem pôr num papel um compromisso para o qual se predispõem a (con)viver: Comunhão!

Gostam mais uma da outra por esse papel?! É óbvio  que não! E tampouco o foi dito por alguém neste fórum. Sim, acredito que case ou não case devo ter DIREITO FUNDAMENTAL a essa escolha.

Nunca me achei coitadinha nem «filha de um deus menor».

Para terminar, não acho que este fórum seja puro sindicalismo. De activismo LGBT não tenho relações directas. Mas isso não impede que queira levar a bom porto alguns direitos que deveriam constatar na Constituição portuguesa.

Offline EternaAmiga

• *
                • Novo Membro
                • "A vida so e vida quando ha amor" (Gandhi)
                Bom dia  ;)

e    

Ola CaoCao!?

Senti, que tinha que responder a tua mensagem... nao para defender-me, mas para esclarecer algumas coisas...

1º Eu qnd comecei o meu post, disse que como o voto e pessoal, assim tambem o que eu escrevo, i.e.,  e a minha opinao... Nao estou aqui para impor nem converter ninguem...

2º Nao chamei ninguem filh@s de um deus menor, nem maior, se eu chama-se isso alguem estaria a chamar a mim 1º , como tambem nao chamei o movimento um sindicalismo... qnd referia-me, a "nos", e isso nos... sem chamar em questao um movimento ou instituiçao, mas sim a postura de algumas pessoas...

3º A Minha critica ia em especial, para darmos passos a frente, o casamento nao acho que seja uma coisa importante neste momento, ja se tem as unioes de facto, ate no Brasil, ja existeuma vertente da Igreja Catolica que aceita o casamento de homossexuais, e ja se conseguiu as unioes de facto...
                eu acho que esta no momento de mostrar outro lado da homossexualidade, mostrar Pessoas... pessoas que sao amadas, que vivem em sociedade, que tem amigos heterossexuais, apostar na educaçao sexual, em que se fala abertamente das varias orientaçoes sexuais, mostrar que os homossexuais nao sao aquilo que muitas vezes sao rotelados... vejam que qnd as pessoas falam dos homosssexuais, falam de dogrados, de prostitutas, de pessoas com HIV, de pedofilos e depois ou ate antes de homossexuais ou como diz o povo "homenssexuais e mulheressexuais"...

As vezes faz pensar, que nao pode ser so preconceito, estereotipo, tb deve haver algo que deixamos passar que alimenta esta continua crença...

Caocao, estou a apelar ao teu lado religioso  :devil (estou a brincar contigo, e ao mesmo tempo gostei de saber)...

Sempre Sofia  

Offline bluejazz

• Associad@ Honorári@
                  • Membro Vintage
                    • Homofobia
                  As uniões de facto e o casamento são importantes não só por causa do dinheiro, mas também porque se não tens uma papel a dizer que o teu ou a tua parceira são "família" não tens direito a visita especial no hospital, não tens direito a tomar decisões importantes sobre casos de doença grave, não tens a prioridade na deslocação/mudança de emprego se o teu parceiro/a tem de mudar de emprego para o sul do país, enquanto antes estavam ambos/as no norte, por exemplo... são questões concretas que muitos de nós como jovens não nos damos conta porque somos ainda novos e não temos uma vida adulta independente e conjugal (e já de algum tempo). Parece-me que algum do teu desconhecimento, EternaAmiga, advém deste facto, se calhar... ;)
                    "I cannot be, as Bourdieu suggests, a fish in water that 'does not feel the weight of the water, and takes the world about itself for granted'" - Felly Simmonds

Offline cacao

• Associad@ Honorári@
                    • Membro Vintage
                      • Mais sobre mim...
                    EternaAmiga,

«1 seed pod from wich cocoa and chocolate are made. 2 a smallwidely evergreen tree, Thoebroma cacao, bearing these».

in The Concise Oxford dictionary (1991). 8th Edition. Clarendon Press. Oxford

Offline c

• Membro Ultra
                      • "Imitem as árvores dos caminhos" J. Gomes Ferreira
                      Responder
                      Sem querer ofender ninguém, eu penso as pessoas dentro do movimento LGBT que são contra o casamento gay devem, inconscientemente, ter prazer em se sentirem alienadas e "diferentes". Para além disso, legalização do casamento entre homossexuais não significa enfiá-lo pela garganta abaixo de quem não concorda com ele.

SullenBoy, sem querer ofender ninguém?!, o que dizes tão pouco me parece justo. a mania que as pessoas têm de julgar os outros. como é que vens dizer que alguém tem prazer em se sentir alienado? dá vontade de perguntar quem raio pensas que és?
                      desculpa o mau feitio, hoje devo ter acordado mal, ou assim, mas realmente parece-me ofensivo o que dizes... e não há desculpa, porque não é por se colocar a ressalva "sem ofensa" que ela deixa de lá estar. aliás, confesso que é mesmo isso que me irrita. se alguém, como tu dizes, dentro do movimento lgbt é contra o casamento, esse alguém terá concerteza direito à sua opinião e acima de tudo a defendê-la com argumentos. pessoalmente acho de muito mau gosto dizer que a opinião de alguém se deve a falhas "inconscientes".

fica bem
                      (c.)
                        "No entanto és tu que te moverás na matéria/ da minha boca, e serás uma árvore dormindo e acordando onde existe o meu sangue" - Herberto Helder

Offline cacao

• Associad@ Honorári@
                        • Membro Vintage
                          • Mais sobre mim...
                        C,

eu tampouco concordo com o comentário do Sullen mas vamos pensar que tb acordou num dia «não» ou que se calhar precisa de alguns esclarecimentos. ;)

Sullen,

;)

Fiquem bem!

Offline SullenBoy

• Membro Sénior
                          • Banido
                          • Género: Masculino
                          É claro que essas pessoas têm o direito de ser contra a casamento.
                          O problema é que elas são contra a legalização do casamento homossexual. Ou seja, como sou contra os outros também tem que ser contra.
                          Um exemplo disso é o activista gay Peter Thatchell que defendeu isso o ano passado quando veio a Portugal.
                          Ele é contra o casamento e quer que os outros tb sejam contra. Era isso que eu queria dizer com o de alienado. Ele quer ser diferente.

Offline cacao

• Associad@ Honorári@
                            • Membro Vintage
                              • Mais sobre mim...
                            Sullen,

obrigada pelo esclarecimento :) Não te tinha entendido anteriormente.

Offline bluejazz

• Associad@ Honorári@
                              • Membro Vintage
                                • Homofobia
                              Mais um tópico para os novos membros responderem se quiserem... ;D

Offline pocket

• Membro Total
                                • é a musica que conta os meus segredos!
                                eu respondi que não acredito no casamento e de facto não acredito minimamente.
                                Para mim casar é como assinar um contrato que se um dia quisermos rescindir, marca-nos para o resto da vida.
                                Vivo com a pessoa que amo neste momento e não acho que alteraria nada o facto de assinar um papel.
                                Não acredito, nem no casamento homossexual, nem heterossexual, embora ache que o hetero é pior por diversos motivos que não são para aqui chamados.

No entanto, não sou contra o casamento de seja quem for. Se é o que querem lutem por isso. Só desejo muitas felicidades
                                  Não sou nem nunca serei igual a ninguém. Se quiseres ser igual a mim, respeita-te primeiro e depois não sejas igual a mim, pois nunca terás o meu respeito!!!

Offline cacao

• Associad@ Honorári@
                                  • Membro Vintage
                                    • Mais sobre mim...
                                  Felicidades aceites! ;D ;)

Offline chiloane

• Membro Total

Eu sou heterossexual, por isso penso que não sirvo para a estatística  ;D

Contudo, devo dizer que acho  o casamentoum direito inalienável;  acho algo que, para além de trazer benefícios legais, tem grande poder simbólico e social, e que nunca deveria estar limitado a ninguém. Vou casar e penso que pessoalmente ficaria muito triste se não me fosse permitido fazê-lo. :(
                                    Essa hipótese devia estar aberta para todos, porque depois a opção de casar ou não é apenas uma questão de opção e visão pessoal.
                                    Não creio que o casamento seja benéfico ou maléfico para a relação, ou mesmo que signifique mais ou dê mais garantias de que o casal vai ficar junto... Penso, simplesmente, que depende da forma como se o encara.
                                    Espero que brevemente todos tenhamos os mesmos direitos!! :-* :-* :-*
                                      "Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós"
                                      (Antoine de Saint-Exuperry) :):*

Offline bluejazz

• Associad@ Honorári@
                                      • Membro Vintage
                                        • Homofobia
                                      Responder
                                      Espero que brevemente todos tenhamos os mesmos direitos!! :-* :-* :-*

:up ;D

Podemos viver entretanto com o conforto de saber que as pessoas, quando têm o casamento reconhecido pela lei, no fundo também são elas que se casam uma com a outra e não uma entidade externa que as casa. A entidade externa é uma testemunha/representante da sociedade/estado que serve para verificar que essas pessoas estão a casar-se um com a outra. O conceito base está aí, apesar de darem-nos geralmente a ideia que é alguém de fora que nos casa. Não, nós casamo-nos um com o outro.  :)

É o que podemos fazer... casarmo-nos, porque para isso só são precisas 2 pessoas para existir casamento.  ;)

É claro que testemunhas ajudam, mas eles não entram na equação! :P lol

Offline cacao

• Associad@ Honorári@
                                        • Membro Vintage
                                          • Mais sobre mim...
                                        Responder
                                        É claro que testemunhas ajudam, mas eles não entram na equação!  

Ai não entram? E eu que já tinha uns setenta padrinha e 23456 madrinhas... :-X

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                          70 Respostas
                                          16479 Visualizações
                                          Última mensagem 20 de Janeiro de 2011
                                          por flash
                                          43 Respostas
                                          10307 Visualizações
                                          Última mensagem 10 de Janeiro de 2012
                                          por TiagoJ
                                          32 Respostas
                                          7329 Visualizações
                                          Última mensagem 9 de Junho de 2013
                                          por PsyGirl_Av
                                          18 Respostas
                                          4601 Visualizações
                                          Última mensagem 21 de Janeiro de 2016
                                          por TraçaTropical
                                          22 Respostas
                                          4031 Visualizações
                                          Última mensagem 25 de Fevereiro de 2016
                                          por Bc