rede ex aequo

Olá Visitante02.dez.2020, 02:32:57

Sondagem

Pretendes casar-te legalmente se puderes?

Sim, pq quero um compromisso oficial c/ quem amo
238 (20.6%)
Sim, pq devo usufruir dos mesmos direitos que os outros
197 (17.1%)
Não, não acredito no casamento
74 (6.4%)
Não, porque implicaria assumir-se
11 (1%)
Não, porque implica seguir um modelo heterossexual
15 (1.3%)
Não sei ainda
62 (5.4%)
Não, mas acho que devo ter o direito a escolher
172 (14.9%)
Não sei se me quero casar, mas acho que devo ter o direito a escolher
385 (33.4%)

Votos totais: 825

Autor Tópico: Casamento entre pessoas do mesmo sexo  (Lida 506089 vezes)

Casamento entre pessoas do mesmo sexo

Offline bluejazz

• Associad@ Honorári@
  • Membro Vintage
  • Género: Feminino
    • Homofobia
Olá,

Algumas das reinvidicações do movimento LGBT é o casamento para casais homossexuais. Mas por outro lado, algumas outras pessoas dentro do movimento dizem que assim se perpetua valores e costumes heterossexistas e/ou antiquados tal como a instituição do casamento e que é função do movimento LGBT destronar esses hábitos culturais e trazer alternativas. Que pensam do assunto? Casar-se-iam se pudessem? Acham importante exigir o direito do casamento, mesmo não o querendo para vocês próprios, porque sabem outros o quererão?...

Eu pessoalmente acho que porque somos uma população bem diversa, que deve-se fazer trabalho nos 2 sentidos e não só num... no direito ao casamento, mas ao mesmo tempo no mostrar alternativas. Contudo, não acho que este último tenha de ser missão principal e exclusiva do movimento LGBT, porque afecta todas as pessoas independentemente da sua orientação ou identidade sexual, enquanto no primeiro caso não... em muitos países um casal de 2 mulheres ou de 2 homens ou 1 transexual continuam, respectivamente, a ser proibidos/impedidos de se casar ou a não ter o seu casamento reconhecido (após mudança de sexo, por exemplo)... são situações diferentes, na minha opinião.
    "I cannot be, as Bourdieu suggests, a fish in water that 'does not feel the weight of the water, and takes the world about itself for granted'" - Felly Simmonds

Offline cacao

• Associad@ Honorári@
    • Membro Vintage
    • "There´s no sin, but stupidity" Oscar Wilde
      • Mais sobre mim...
    Olá,

estava indecisa entre a primeira e a segunda opção.  Optei pela segunda não deixando de escrever aqui que tb gostaria de oficializar a relação com a pessoa que amo.

Mas escolhi e segunda porque independentemente de querer oficializar a relação ou não penso que nos deveria ser dado a opção de escolher se o fazer ou não.

Não que ache que um papel mude o compromisso assumido mas porque creio que tenho DIREITO aos mesmos DIREITOS. Não sou cidadã de segunda por isso deve ser reconhecido por lei e pela Sociedade o meu direito à diferença.

Another one will bite the dust...

"Se não houvesse nem mar nem amor, ninguém escreveria livros." -  Duras

"A felicidade é o livre uso das nossas capacidades". - V. Woolf

Offline abreasasas

• Membro Ultra
      eu acho que devo ter o direito de me casar se quiser. para que o facto de não casar seja uma escolha no verdadeiro sentido da palavra.
        todos compreendem a utilidade do que é útil.
        ninguém compreende a utilidade do que é inútil
        chuang tse em "capítulos interiores"

Offline M

• Membro Total
        • Let me be empty and I'll find some peace tonight.
        Sou a favor dos direitos iguais em relação a mesmo tudo. :)

Penso que se encontrasse a 'pessoa certa' me casaria com ela... mas isso dependeria também da situação social em relação à  homossexualidade da altura... Sinceramente tenho algum medo devido a artigos que li acerca de ppl homossexual que foi ou espancado até à morte ou violado, etc...  :'(

Offline mega

• Associad@ Honorári@
          • Membro Sénior
          Num plenário há uns meses atrás, expressei a minha vontade pessoal de um dia puder me casar com a pessoa com quem iria partilhar o resto da minha vida, assim como o fizeram os meus avós, os meus pais, a minha irmã, porque tal como eles, vivo, como, respiro, trabalho,  amo, sofro, choro, rio, etc etc... o que me faz sentir tão ou mais igual a todos eles... a questão era que somos homossexuais e somos diferentes e eu contrapunha que não era em nada diferente mesmo que viva a minha sexualidade fora dos seus padrões. A ideia para mim era que esses ditos padrões estão errados, pois não me sentia nada diferente.
          A minha intervenção foi respondida e a frase que me ficou mais na memória foi mais ou menos assim: "Eu não quero ser igual. Eu não me quero casar e viver como os outros ditos normais vivem. Eu não preciso de me casar com o meu companheiro para que vivamos felizes. Eu sou diferente e quero continuar a ser diferente!"
          Gostaria de lhe ter respondido mas não era possível... não se tratava de um debate e sim de um debate. A minha resposta seria algo que a moçoila de Évora já referiu... isto é, que é (ou deveria ser) do meu direito escolher se quero casar ou não. Eu não tenho a opção de escolha de dizer que sim. Apenas sei que se não quiser, não caso - como tão prontamente disse o rapaz que me respondeu. Ele tem essa escolha garantida... mas eu não... não posso dizer que sim, visto ser esse o meu desejo, a minha escolha. Também não pretendo ser igual na minha vivencia... pretendo é ser igual nas minhas opções, nos meus direitos.. e um dia sei que o serei... ou pelo menos que os que me seguirem serão! É inevitável.

Mas esta será a minha escolha... casar ou não. (e da feliz contemplada tb.. claro .. lol)

Bjs,
          Cristina
            "Grief is the price we have to pay for Love, it is the cost of Commitment"

Offline cacao

• Associad@ Honorári@
            • Membro Vintage
              • Mais sobre mim...
            Mara,

tb foram (e continuam a ser :(...) espacandos até à morte pessoas pela sua cor, religião e formas de pensar.

Quando se sai do padrão normalizado corre-se o risco de se sentir na pele a tal «diferença» a que eu particularmente prefiro chamar variante. Nada é único, universal, puro ou absoluto.  Existe uma predominância  nas formas de estar e de viver, mas não exitem pretos nem brancos existe sim uma escala infinita de cinzentos. Uns tãos claros que poderiam ser confundidos com o branco e outros escuros que mais se parecem ao preto.

Nessa escala de cinzentos estamos todos metidos, Heterossexuais ou LGBT. Todos dentro do mesmo saco. Variamos todos uns dos outros e mesmo os heterossexuais não existem dois iguais. Variamos/ oscilamos para um lado ou para o outro. Mas ninguem é diferente... apenas VARIAMOS... somos como me disse um professor à muitos anos, variantes da normalidade.

Dentro desse degradé, para mim, não há uns melhores que outros. Todos deveriamos ter direito  mesmas escolhas sem medo de represálias sociais. Mas para isso os primeiros passos tem que ser dados por nós.

Se eu ficar à espera que alguém se lembre que eu sendo lésbica posso vir a ter a vontade de oficializar a minha relação então estou certa que esse dia, provavelmente, nunca chegará a bom porto.

Prefiro correr o risco de ser espancada (espero que nunca chegue a esse ponto!!!) mas fazer-me ouvir. E incomodar os «acomodados», os «pre-DOMINANTES». Fazer-lhes ver que tenho o direito ao meu «desvio padrão» ;)

QUERO OFICILIAZAR A RELAÇÃO COM A PESSOA QUE AMO, TENHO O DIREITO DE QUERER CONSTITUIR UMA FAMÍLIA E DE QUE OS MEUS FILHOS NA ESCOLA NÃO TENHAM PROBLEMAS POR TEREM DUAS MÃES. A partir do momento em que me consciencializar disto é meio caminho andado.

;)

Offline Ines

• Membro Sénior
              • aprende a amar as tempestades, não fujas delas...
              :curtain ;)

Eu independentemente dakilo k kero p mim...p minha vida...Acho k devemos ter direitos de igualdade, antes demais! Afinal tod@s descontamos, pagamos impostos e afins...Aí já somos iguais ??? :o
              O casamento é mais uma situção k nos faz sermos vistos de forma diferente pela sociedade... Não sei bem kal é o direito k a mm nos impede de casar ??? :o Afinal somos vistos como seres humanos ou como meodinhas ??? :o
              Eu pessoalmente gostava de poder partilhar a minha vida c a pessoa k amo, casar c ela  :heart seria uma dessas etapas... e poder ter os mm's direitos de partilha como qq casal "normal" ::)

Acho k deveriamos tod@s ter a mm opinião no refere aos direitos de igualdade, é uma kestão de humanismo k estamos a falar  :wor não é própriamente uma kestão de concordar ou n c o casamento entre homossexuais...

Bem esta foi a minha opinião após uns dias de ausência ::)

P.S. Lutar pelos nossos direitos sempes  ;) :D :up

:-* a tod@s :up
                De todos os canto do mundo
                Amo com um amor mais forte e mais puro
                Aquela praia extasiada e nua,
                Onde me uni ao mar, ao vento e à lua.

Offline M

• Membro Total
                Responder
                Mara,

tb foram (e continuam a ser ...) espacandos até à morte pessoas pela sua cor, religião e formas de pensar.

Sim, mas eu estava a falar do a falar do meu caso específico.  :P

Responder
                Prefiro correr o risco de ser espancada (espero que nunca chegue a esse ponto!!!) mas fazer-me ouvir. E incomodar os «acomodados», os «pre-DOMINANTES». Fazer-lhes ver que tenho o direito ao meu «desvio padrão»

E tens esse direito, mas a escolha é de cada um. Se há coisa que me chateia é, por ser homossexual, quando falo com algum ppl que também é, alguns parecerem sindicalistas a dizer que 'tenho' de lutar pelos meus direitos e que 'devo' andar quase a anunciar a meio mundo que sou lésbica.

Não tenho namorada, mas se tivesse garanto-te que não a ia estar a beijar na rua mesmo sendo ppl que não se conhece. Dar mãos sim, abraçar sim, beijar não. Aliás eu teria muito + à vontade de beijar a pessoa de quem gostasse em frente de amigos que sabia que não tinham preconceitos desse género do que à frente de ppl q não conheço at all. Porquê? Porque sim. A escolha é minha.

Gosto que respeitem o meu modo de fazer as coisas sem ter de ouvir bocas como 'acho isso triste' que já alguém usou comigo para tentar fazer uma certa 'pressão' por eu ser como sou. Não gostam de mim assim? Temos pena. Se calhar até têm razão; não tenho namorada talvez por haver falta de interesse em relação a mim e por quem eu sou.  ::)

Conclusão: querem estar 'fora o armário' em todas as situações? Força. :up Mas não chateiem os que não fazem. Eu respeito o ponto de vista dos outros e por isso tenho direito a que respeitem o meu sem ter de ouvir bocas absolutamente nenhumas.  :wor

(PS - E cacao, não estou a dizer que me estavas a mandar bocas  ;) , estava a falar das pessoas em geral. )

Offline cacao

• Associad@ Honorári@
                  • Membro Vintage
                    • Mais sobre mim...
                  Mara,

durante muito tempo pensei que não tinha essa necessidade de que falas em me assumir publicamente como lésbica... não o escondia mas tb não o cantava a quatro ventos.

Hoje, depois de ler o teu post dei-me conta que tinha mudado de perpectiva. Sim, quero dizer a todos que sou lésbica! Aliás, sinto essa necessidade até porque quero que perante a lei a minha situação mude.

Não pretendo seguir toda a minha vida como uma emigrante ilegal que não tem os mesmo direitos e como sei que estes não me são caidos do céu, o melhor é dar a cara  e tornar-me VISÍVEL perante a Sociedade em que vivo.

Não sou nem sindicalista nem activista mas tb te posso dizer que se calhar senão fossem  esse grupo de pessoas provavelmente serias despedida por ser LGBT, adeus uniões de facto e é certo que este Fórum tampouco existiria.

Para terminar posso dizer-te que é óbvio que te respeito pela tua escolha em não te assumires: RESPEITA, SE QUERES SER RESPEITADA! ;) não é verdade?

Um abraço!

NickOfTime

• Visitante
                    Eu concordo que devemos ter o direito de optar por casar ou não como todas as pessoas. Pessoalmente votei na terceira hipótese porque não acredito no casamento, que vejo como um contrato cheio de burocracias apesar de ser mais prático para a vida a dois/duas. Acredito mais no compromisso que possa
                    vir a assumir perante a minha cara metade e comigo própria. É apenas o que me interessa.  :up

Offline bluejazz

• Associad@ Honorári@
                      • Membro Vintage
                        • Homofobia
                      Mara, vou dar a outra face da moeda, a perspectiva do outro lado... ;)

Sobre activistas, sei que não é o teu caso, mas há muita falta de respeito e egoísmo (de casos assumidos!!! não falo de pessoas que não se assumem ou que são mais reservadas e discretas!). Anda um grupo de poucos a esfalfar-se e a perder o seu tempo, para que um grupo enorme de outras pessoas saia beneficiada. A maioria não faz para que lhe dêem palmadinhas nas costas, nem quer exigir que todas as pessoas assumidas façam o mesmo trabalho (até porque há pessoas com vocações bem diferentes!), mas o mínimo de respeito não fica mal também...

Nos outros casos, ninguém tem de se sentir pressionado/a para ser visível, mas a visibilidade é um elemento essencial para progredirmos socialmente, para alcançar uma situação melhor e incomoda-me que estejam pelo contrário a criticar indirectamente as pessoas que não têm problemas em assumir-se como se fossem umas exibicionistas ou pessoas indiscretas. Isso pessoalmente fere-me e incomoda-me. Parece-me também uma ligeira falta de respeito e também uma pressão aos assumidos para se enfiar no armário de novo por parte de homossexuais que são diferentes.

Quando eu digo que me assumo é para dizer: é possível, sou mais feliz assim. Não é para dizer sou melhor que tu, tenho mais coragem que tu... não há necessidade de sentirmos incomodados porque as pessoas fazem escolhas diferentes no que diz respeito ao revelar a sua homossexualidade. Eu não me sinto incomodada por haver pessoas que não se assumem (podia por acaso ser igual!) e gostaria que essas pessoas também não sentissem incomodadas por eu me assumir. As pessoas neste fórum nunca terão lido eu dizer "também deves-te assumir, tal como eu"! Era só o que faltava! Quem não revela publicamente não é pior que os outros, nem quem revela publicamente é pior que os outros... sintam-se bem com as escolhas que fazem e deixem os outros seguir o seu caminho, as pessoas são diferentes.

Qualquer extremo é mau!...

Homofobia Internalizada: Manifestações
                      Por Prof. Dr. Warren J. Blumenfeld

(...)
                      8. Desprezo pelos membros mais "assumidos" e "óbvios" da comunidade Gay, Lésbica, Bissexual e Transgender.
                      9. Desprezo por aqueles que ainda se encontram nas primeiras fases de assumir a sua homossexualidade.
                      (...)

http://homofobia.com.sapo.pt/internalizada.html

E não levem a mal, por favor, isto é um simples desabafo... um enorme conjunto de palavras! Só!
                        "I cannot be, as Bourdieu suggests, a fish in water that 'does not feel the weight of the water, and takes the world about itself for granted'" - Felly Simmonds

Offline Magia

• Membro Ultra
                        • É preciso luz... senão a escuridão não descansa!
                          • A minha galeria
                        Eu ká fikei indecisa... 1º pk, sempre disse k nk me iria kasar, pois para mim não signifika nada, a não uma ganda confusão! o casamento já não é uma garantia de nada, se é uma afirmação do amor, uma demonstração, aí concordo k se casem, eu simplesmente não demonstro o meu amor(?) dessa forma... Portanto, para mim, o casamento só traz uma coisa boa (tenho um passado em k assisti demasiadas vezes a casamentos e divórcios, violência e etc.. e fikei meio traumatizada), k é a kestão legal, de direitos, benesses e etc... Visto k a mim, a parte religiosa-moral pouco ou nada me diz!

Mas, komo nunka digo nunka... e não sou bruxa pa prever isso... votei na k não sei ainda!
                        Pk sei lá, kd amar alguém mm, axo k só aí vou saber o k as pessoas k se amam e casam realmente sentem e pk o sentem e pk se kasam! mas, km inda não senti nada assim tão forte, prontos... enfim, concluindo: Não sei!!!

fikem bem e... sorry a confusão toda!  :´  :-*
                          Podem fazer-me de tudo que eu perdoo, desde que não me mintam.

Offline M

• Membro Total
                          Hei! Ppl!
                          Não sei se ficou clara uma coisa: é que eu não vos critico por estarem fora do armário. Respeito a vossa decisão. O que eu não gosto mesmo é de que pessoas que estão mais 'fora do armário' andem quase a exigir que os outros façam o mesmo. Respeitem quem tem opinião diferente.  ;)

Não sou do extremo de dentro do armário nem do de fora. Simplesmente gosto de ter a minha forma de ser e que esta seja respeitada por toda a gente sem ter de ouvir as ditas 'bocas' e sofrer algumas pressões.  :-/

Eu estou fora do armário para quem quero estar. Até arrisquei algumas vezes em dizer a amigos homofóbicos que era lésbica (com resultados positivos na mentalidade deles até agora). Simplesmente não estou numa de estar a mostrar a pessoas que não têm nada a ver com a minha vida pessoal o que sou ou não sou.  :´

O meu 'problema' seria não beijar em frente de pessoas em geral. Beijar só quando estou em sítios + privados e com pessoas de confiança. Se isso realmente é um 'problema', será meu e mais ninguém terá decisão sobre isso.

Conclusão: sou da 'área cinzenta' (nem demasiado dentro nem fora do armário), e à minha maneira. Ah! Outra coisa... e não é por tomar a decisão de não beijar em público ou andar a anunciar aos 7 céus q sou lésbica que deixo de dizer a minha opinião positiva acerca da homossexualidade. Se nem quando era mais nova e descobri que existia homossexualidade tive preconceitos com isso, não é depois de descobrir que eu própria sou que o irei fazer.  :P

Cheers!  :up

Offline cacao

• Associad@ Honorári@
                            • Membro Vintage
                              • Mais sobre mim...
                            Mara,

VISIBILIDADE  não é nem nunca será estravagância ;) É bom não confundirmos as coisas :)

Magia,

a votação não incluia essa hipótese de casamento religioso. Mas não nos podemos esquecer dos LGBT cristãos e que para muitos deles o compromisso feito à luz de Deus teria todo o sentido porque têm uma experiência/ vivência de fé muito importante e marcante  na vida de alguns.  

Eu por exemplo estive durante 8 anos em grupo de jovens religiosos e posso dizer que a minha passagem por lá ajudou-me a crescer como pessoa e se calhar foi lá onde aprendi muitos dos valores que tenho agora.

De todas as formas é óbvio e sabido que o casamento legal é visto não como forma de aumentar o amor entre duas pessoas mas se calhar e justamente para proteger a união entre as duas pessoas ou se corre mal proteger o «elo mais fraco» ;) ou elos se houver crianças no meio...

Ah! E quando perderes a cabeça por alguém depois falas com o forum ;)... porque o  :heart´é  8) bem ceguinho mesmo!!

Um abraço!

Offline Magia

• Membro Ultra
                                • A minha galeria
                              cacao, eu só falei o k sinto e de akordo kom o k s passa kmg e no keu akredito ou não, posso não acreditar em nada, mas respeito kem akredita!
                              Simplesmente disse k eu não akredito e k, pra mim, essa visão do casamento, não me.. chama! percebes?  :devil

Offline cacao

• Associad@ Honorári@
                                • Membro Vintage
                                  • Mais sobre mim...
                                Magia,

de todas as formas serias convidada para o copo de agua ;)

Offline Magia

• Membro Ultra
                                    • A minha galeria
                                  humm... outra kestão, kem konvidar... eheh
                                  supondo keu me kasasse...  kem konvidaria? Humm, axo k tlvz so mm akeles mais chegados, tipo, da familia so a mae, avo, mano, primo e madrinha... hehe e nao e de ser forreta, mas apenas axo k algo assim deveria ser compartilhado apenas por kem realmente se conhece e gosta e nao só pk tem de ser e fikaria mal n convidar...
                                  e pa kem aceita a mm koisa...
                                  cacao, se me convidasses e eu n te conhecesse pessoalmente, nao leves a mal, mas não iria, no entanto desejava-te as maiores felicidades do mundo!!!  :up ::)

Offline cacao

• Associad@ Honorári@
                                    • Membro Vintage
                                      • Mais sobre mim...
                                    Magia,

é óbvio que não te convidaria sem te conhecer ;) Estava a meter-me contigo.

Para o meu casamento quero convidar todas as pessoas que me são queridas: Família e amigos do :heart

Offline mega

• Associad@ Honorári@
                                      • Membro Sénior
                                      Notícias de ESPANHA: Proposta lei de casamento gay

Responder
                                      O deputado espanhol José Antonio Labordeta introduziu ontem no Congresso um projecto de lei que regulamenta o matrimónio entre pessoas do mesmo sexo, através de alteração no Código Civil do país. O projecto baseia-se no facto de que a sociedade espanhola tem diversos tipos de casais, muito além do casamento tradicional heterossexual, e que a Constituição garante a liberdade de escolha de cada indivíduo quanto à sua orientação sexual. Nada mais justo, então, do que dar os mesmos direitos aos casais de mesmo sexo, que já vivem juntos. Se a nova lei for aproveida, deixará de haver diferença entre o casamento heterossexual e o homossexual, em termos de direitos. Para isso, o projecto de lei solicita que sejam modificados os artigos 44, 66 e 67 do Código Civil espanhol.

Portugal Gay News
                                        "Grief is the price we have to pay for Love, it is the cost of Commitment"

Offline cacao

• Associad@ Honorári@
                                        • Membro Vintage
                                          • Mais sobre mim...
                                        Mega,

será a nível de toda a Espanha. Como é um pais dividido em governos autónomos, em algumas zonas de Espanha já é incluso permitido adopção por homossexuais. Depende de região autónoma para região autónoma.

Mas é sem dúvida um grande avanço!

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                          70 Respostas
                                          16475 Visualizações
                                          Última mensagem 20 de Janeiro de 2011
                                          por flash
                                          43 Respostas
                                          10307 Visualizações
                                          Última mensagem 10 de Janeiro de 2012
                                          por TiagoJ
                                          32 Respostas
                                          7329 Visualizações
                                          Última mensagem 9 de Junho de 2013
                                          por PsyGirl_Av
                                          18 Respostas
                                          4601 Visualizações
                                          Última mensagem 21 de Janeiro de 2016
                                          por TraçaTropical
                                          22 Respostas
                                          4031 Visualizações
                                          Última mensagem 25 de Fevereiro de 2016
                                          por Bc