Outras Conversas > Educação, Ciência e Tecnologia

A Validade da Ciência

<< < (2/21) > >>

VirginiaWoolf:
Acho que a ciência explica as coisas mais concretas ou mais a nível material. :book A parte espiritual da Existência talvez possa um dia ser explicada com uma fórmula mais concreta, mas entretanto há muita coisa que Existe e que não se sabe como é constituida ou qual a sua origem, tipo coisas mais espirituais. :wings
O que me faz mais confusão e para o qual penso q não existem provas concretas ou palpáveis tem a ver com a alma, a reencarnação, o que existe depois da morte, se qd morremos ficamos mesmo "desligados" ou se a nossa mente (alma ou essência) viaja para outro sitio. Como sou mais de acreditar em coisas que ache que têm uma explicação cientifica, não acredito nem desacredito em certas coisas aparentemente inexplicáveis, mas fico sempre com a quela dúvida do Será possível?  :inq Mas geralmente não me passa pela cabeça a ideia do É impossível!
Acho no entanto que muitas coisas que ainda não têm explicação são fascinantes por isso mesmo e até prefiro ficar na dúvida/esperança que certas coisas possam acontecer, tipo qd morrermos termos outro tipo de existência qqr ou a possibilidade de existirem outras formas de vida ou outras realidades diferentes da nossa.
Acho que num universo e num tempo sem fim, que está sempre em transformação há possibilidade de se originarem n conjugações de coisas, mais cedo ou mais tarde... ou muito mais tarde. :zzz

LittleDotInMotion:

--- Responder --- por acaso acredito k nao passamos de energia, é enrgia k somos.. agora, nao meto é alminhas pelo meio, mas enfim..  
--- Fim de Citação ---

E=mc^2!!!... lol lol lol

ora aqui está um topico para dar pano para mangas... eu não sei... se calhar sou um bocadinho ciencio-maniaca... Gosto daquela lineariadade, mesmo quando ela é "relativa"... na mecanica quantica por exemplo... E depois é assim? limites? baaa neste momento passa-se com cada coisa... até já ouvi por ai que eles já conseguiram fazer aquela cena do desmaterializar num sitio e materializar noutro  com particulas subatomicas, já existe uma teoria matemática a "roer a matéria" até ao ponto. lol "super string theory!" já devem ter ouvido falar...  Não sou intransigente ao ponto de dizer que são verdades abslutas, mas acho que é mais facil... sempre não queima tanto neuronio como a filosofia :P

Quanto a essa coisa das almas e das energias e das estrelas e afins... eu acredito até certo ponto... :P Porque os nossos neuronios comunicam por impulsos electricos... a informação sensorial é transmitida por impulsos electricos ( se n estou em erro) e onde há um campo electrico, há um campo magnético... porque não acreditar que grandes volumes de massa possam influenciar a nossa vida até certo ponto... :P Alminhas e theos e infernos... para mim é do dominio da mitologia e por lá se fica lol lol lol lol

bluejazz:
Acho a ciência essencial, mas é preciso toda a atenção também para ver os seus limites, os problemas que traz e as falhas que por vezes advêm de coisas tão simples como um erro ou o factor humano ou um contexto que deturpa tudo.

Não sei se fui muito vaga, mas... :o lol

Acredito que há muita coisa para a qual o ser humano não tem capacidades para "conhecer" e "ver" (o exemplo simples por exemplo dos cães ouvirem frequências que não ouvimos) e acredito que os métodos de fazer ciência irão provavelmente ir mudando, nem que ligeiramente, nem que só em coisas pequenas.

vezes acho que falamos de ciências como se fossem uma entidade própria, fora de nós, os seres humanos. Acho que não é assim. A ciência parte de nós e está intrisecamente ligada à nós e  capacidades que temos para analisar e descrever (e alterar!) coisas físicas (ou não!) que existem no espaço em que vivemos, seja o planeta terra ou algo mais vasto. :)

Costumava brincar muito a dizer que a àrea de ciências sociais e humanas tenta avaliar e "corrigir as consequências" das mudanças que as ciências exactas trazem. E de facto é verdade que também fazem isso. É pena é que lhes seja dado tanto pouco valor. Pode soar tolo o que vou dizer, mas acho que poderiamos ter um mundo bem melhor se fosse dada mais importância e houvesse maior formação nas áreas de estudos sociais e humanos... :)

Como John Willinsky diz no título do seu livro: "If Only We Knew: Increasing the Public Value of Social Science Research" ;) Livro este aliás que estou há séculos para ler e deve ser muito interessante! ::) :P

barthez:
epá, quando vi o título do tópico pensei que íamos falar de fidelidade... lol (apesar de já ter visto por aí um tópico com isso... :inq) é pena... :devil mas ok... 8)

--- Responder ---Acho a ciência essencial, mas é preciso toda a atenção também para ver os seus limites, os problemas que traz e as falhas que por vezes advêm de coisas tão simples como um erro ou o factor humano ou um contexto que deturpa tudo.

--- Fim de Citação ---

é isso mesmo, blue!! :up

eu acredido na ciência mas não podemos ser cegos ao ponto de aceitar tudo... ;) até porque  vezes acontece que uma teoria provadíssima ??? e k foi utilizada durante montes de tempo, pode de repente ser posta em causa!!! :o :o :o

mas, aqui, eu acho que se deve separar as coisas... há as ciências exactas como matemática, há as que são exactas numas coisas e noutras nem tanto como, sei lá, a biologia e há as que não são exactas como a filosofia. :book

É k por exemplo nas ciências exactas, tudo tem de ser provado até ao mínimo promenor e se por acaso se descobre que um resultado provado anteriormente está mal, isso significa que simplesmente o cientista se enganou!!! :P

enquanto que nas ciências não exactas cada um pode vir com a sua teoria e as coisas são mais difíceis de provar... :inq mas claro que tb se provam coisas!!! 8)

por isso eu aceito mais facilmente as provas matemáticas que as filosóficas... ;)

GENERALIZAÇÕES só do tipo: n!=nx(n-1)! ;D lol

--- Responder ---Pode soar tolo o que vou dizer, mas acho que poderiamos ter um mundo bem melhor se fosse dada mais importância e houvesse maior formação nas áreas de estudos sociais e humanos... :)
--- Fim de Citação ---

sorry, blue, não posso concordar... ;D tenho de puxar a brasa a minha sardinha... ;)

TUDO deve ter a mesma importância!! :up ciências exactas, naturais, sociais, médicas, etc, etc, etc... fazem todas parte da nossa existência como seres humanos!!! 8)

_________
abreasasas, a geometria é uma parte da matemática, não é uma ciência ela por própria... ;D

(desculpem lá :P mas ando com a mania das correcções... :inq)

cacao:
Barthez,

Fidelidade e sensibilidade? Blergh!... :P

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

[*] Página anterior

Ir para versão completa