rede ex aequo

Olá Visitante10.ago.2020, 21:17:01

Autor Tópico: A Validade da Ciência  (Lida 25305 vezes)

Ciência: és fiel?

d3LuX

• Visitante
(hughughughug!)
(só agora reparei que tinhas a tua foto no avatar, rolita)

EndOfAllHope

• Visitante
    A ciência do meu ponto de vista n passa de teorias!!! As teorias de qe falam hj, amanha ja podem ser diferentes. Acho qe por isso n se pode confiar plenamente naqilo qe nos dizem. Qem sabe o qe se passa no universo? Ou no interior do planeta terra? Tudo teorias....

Offline barthez

• Associad@ Honorári@
      • Membro Vintage
      • Género: Feminino
      • k os números nunca te façam eskecer as pessoas
      Responder
      SO HELP US BARTHEZ! :P

barthez  vossas ordens!!! lol lol lol lol

eu e a minha calculadora portátil... 8) ou seja, a minha cabecinha pensadora... ;D lol lol
        "people should be allowed to fall in love with whoever they want! I mean... otherwise what's the point of living?!" once and again

Offline bluejazz

• Associad@ Honorári@
        • Membro Vintage
          • Homofobia
        “For the past few decades historians and philosophers of science have effectively described science and its history as an integrated part of a social context, growing out of and responding to the needs, values, ideas, technologies, and hopes of particular forces within any cultures”

Bleier, Ruth. Science and Gender: A Critique of Biology and Its Theories on Women. Oxford: Pergamon Press, 1988. p. 1.
          "I cannot be, as Bourdieu suggests, a fish in water that 'does not feel the weight of the water, and takes the world about itself for granted'" - Felly Simmonds

XATE

• Visitante
          Este tópico é bastante interessante  :)

Sempre achei piada, quando ouvia comentários sobre as ciências que são exactas, as que são e que não são, e aquelas que nem de perto.

Tenho muitas reservas em relação a estas classificações. Por causa de determinadas questões:

- É verdade que duas rectas paralelas se intersectam no infinito?

- É verdade que zero quando multiplicado por infinito é igual a um?

- Como sabem que um fotão, libertado do centro do sol, demora dois melhões de anos para atingir a superfície, e para chegar á terra demora apenas 8,3 minutos?

- Porque em transmissão de calor se fazem simplificações nos cálculos baseando-se em regimes unidimensionas, se o o espaço que nos rodeia é tridimensional, como conseguem fazer aquelas simulações numéricas, com aqueles integrais bárbaros?

- Investigadores da Brunel University em Londres, descobriram um jovem de 17 anos, disléxico quando falava inglês e normal quando o fazia em japonês  :o ??? ???

- Porque o ciclo menstrual da mulher esquimó se interrompe no inverno?

-Segundo alguns investigadores, porque só foram descobertas 0,13% de bacterias e 1% de vírus?

Bom, vou ser óptimista, supondo que aquele asteróide não nos vai acertar, que teremos mais algum tempo antes do juízo final, que o homem enquanto passa da teoria á prática não rebenta com isto tudo, daqui a algum tempo, conhecerá mais algumas respostas. Mas será que o homem tem capacidade para se compreender a sí próprio?

Offline cacao

• Associad@ Honorári@
            • Membro Vintage
            • "There´s no sin, but stupidity" Oscar Wilde
              • Mais sobre mim...
            Responder
            - É verdade que zero quando multiplicado por infinito é igual a um?

Ãhh?!... Como é possível?....
              Another one will bite the dust...

"Se não houvesse nem mar nem amor, ninguém escreveria livros." -  Duras

"A felicidade é o livre uso das nossas capacidades". - V. Woolf

XATE

• Visitante
               ??? Isso foi demonstrado há uns séculos, por sacerdotes, que por intermédio das matemáticas transcendentais era possível demonstrar que Deus existia, e era uno. ??? ::)

Offline cacao

• Associad@ Honorári@
                • Membro Vintage
                  • Mais sobre mim...
                e a santissíma trindade??? :P

XATE

• Visitante
                   lol lol lol lol lol lol

Responder

Enviado por: cacao Hoje às 16:14:57  
                  e a santissíma trindade???  

lol lol lol lol lol lol lol

Nos dias de hoje, os católicos atingiram esse patamar do conhecimento  ;D os judeus e muçulmanos atingiram o seguinte patamar: Negação completa da santíssima trindade.  ;D ;D e pelos vistos, estão todos contentes pelo conhecimento adquirido ;D É como por exemplo a existência de santos por parte de uns, e a negação completa por parte de outros  ;D todos diferentes e todos felizes, a não ser quando começam a discutir entre si qual é que é o melhor, ou qual é que é o verdadeiro, prática comum e provada históricamente ao longo destes séculos.  ???

PS: Não posso deixar de referir a técnica apuradíssima utilizada pelos inquisidores, com o propósito de determinar se uma mulher era bruxa ou não:  bastava mergulha-la no rio com as pernas atadas, se flutuasse, era queimada.  ??? :P

É claro que os inquisidores só estavam a fazer o papel deles, a fogueira na altura era prática comum, o mesmo sucedeu a Vijon que insistia em manter relações sexuais com uma galinha da sua capoeira.  ??? ???

Agora, Cacao, não me perguntes os porquês, não sei responder :P ::)

FeNiXx

• Visitante
                    fiel eu? digamos que eu nunca fui infiel e também creio que não é agora que vou sê-lo... era o que me faltava :|

Offline cacao

• Associad@ Honorári@
                      • Membro Vintage
                        • Mais sobre mim...
                      Fenixx,

O tópico refere-se à ciência e não às pessoas, só mesmo tu miúda!!! ;) :-*

XATE

• Visitante
                        Responder
                        Enviado por cacao Hoje às 07:30:54  
                        Fenixx,

O tópico refere-se à ciência e não às pessoas, só mesmo tu miúda!!!    

:o Cruzes Cacao  :o Até doi ver ás horas a que te levantas  :o que barbaridade  :o  lol

FeNiXx

• Visitante
                          ó pah... aquela hora da manha lol tavam à espera de quê? :P

Offline Elfo

• Membro Total
                            • Género: Masculino
                            • A man's character is his fate.- Heraclitus
                             :)

Responder
                            A ciência do meu ponto de vista n passa de teorias!!! As teorias de qe falam hj, amanha ja podem ser diferentes. Acho qe por isso n se pode confiar plenamente naqilo qe nos dizem. Qem sabe o qe se passa no universo? Ou no interior do planeta terra? Tudo teorias....

Discordo  totalmente!! Se a ciência é apenas um conjunto de teorias, hoje válidas e amanhã não, então como é que se explicam os computadores, a clonagem, a medicina, as armas atómicas, a revolução verde, a exploração espacial, toda a parafernália de produtos, alimentos e medicamentos que usamos, etc.

A ciência não é boa nem má. O uso que fazemos dela é que pode ser bom ou mau e por isso é que jamais devemos subestimá-la e ao seu poder. Ignorar a gigantesca influência da ciência no nosso modo de vida ocidental, quer ele seja bom ou mau, é quase cegueira.

Por outro lado a ciência ( principalmente a matemática) é excelente para masturbação intelectual!! ;D
                              Depus a máscara, e tornei a pô-la.
                              Assim é melhor.
                              Sem a máscara.
                              E volto à personalidade como a um términus da linha.

Álvaro de Campos

Offline Mortalha

• **
                              • Membro Júnior
                              • ...raramente me sinto viva....
                              pessoalmente n acredito mto na ciencia, até porque, muitas vezes a ciencia é baseada nas estatistica, e na estatistica á sempre excepções....  :)

Offline blue25

• Membro Total
                                 :) ;) :D

acredito que a ciência é falivel ???
                                 ;) :-*
                                  As conversas entre amigos são feitas de silencios, o que conta não é dizer mas sim nunca precisar de dizer....    

.........Ama-te, conhece-te, repeita-te e nada mais importa............

Não sei de onde vim
                                  Nem sei porque vim Nem porque irei para onde vou Só sei que aqui estou Se é q estou

moon_angel

• Visitante
                                  bem... como matematica, q sou, devo dizer q tudo na vida, para mim, tem de ser provado, demonstrado... refutado para nova demonstraçao... :) :)

bem... "nem tanto ao mar, nem tanto a terra"... :) :) :) :)

acho q a ciencia tb nao explica tudo, tudo, tudo!!! ha mtas coisas fora do ambito da ciencia, nas quais tb acredito e nunca foram passiveis de demonstraçao... :)

mas tenho de ser sincera, regra regal, uso a ciencia... e sou-lhe muitissimo fiel.... e' a minha profissao!!! :)

Cactus_cute

• Visitante
                                    a ciencia esta regulamentada por principios rigidos, tudo o k descobre é sujeito a metodos k dao pouco azo a erros ou subjectividade. tudo o k temos como certo e comprovado hj em dia provem da ciencia... como poderemos dizer k ela é falivel?? é o k de menos falivel temos na nossa sociedade. n k seja a unica detentora da verdade (e eu k sou muito mistica acredita em "renas" de coisas k n tem qq comprovaçao factual ou cientifica, tal cm acredito na astrologia k vai directamente contra o k diz a astronomia - esta ultima sim, uma ciencia), mas é certamente a unica k consegue comprovar o k afirma, e k nada afirma sem antes o conseguir comprovar...
                                    explikem-me em k é falivel a ciencia, pk sinceramente n entendo :-\

Offline bluejazz

• Associad@ Honorári@
                                      • Membro Vintage
                                        • Homofobia
                                      A ciência pode ser falível a partir do momento em que as regras do rigor não forem totalmente aplicadas (o que acontece!) e quando os cientistas projectam as suas crenças no modo como interpretam os dados ou sequer nos assuntos que decidem abordar ou sequer na forma como colocam as questões... ;)
                                        "I cannot be, as Bourdieu suggests, a fish in water that 'does not feel the weight of the water, and takes the world about itself for granted'" - Felly Simmonds

Offline cacao

• Associad@ Honorári@
                                        • Membro Vintage
                                          • Mais sobre mim...
                                        A ciência pode ser falível a partir do momento em que as regras do rigor não forem totalmente aplicadas (o que acontece!) e quando os cientistas projectam as suas crenças no modo como interpretam os dados ou sequer nos assuntos que decidem abordar ou sequer na forma como colocam as questões... ;)

Até pq quando fazemos um estudo estamos sempre sujeitos a uma série de variáveis parasitas. Para quem não sabe o que é, é tudo aquilo que pode enviesar os resultados e que às vezes não há forma de as controlar. Então temos de ou tentar minimizá-las a máximo ou então seguir o estudo mas tendo sempre em atenção que o resultado pode ficar comprometido.

Outro factor importante são, sem dúvida, as crenças e valores pessoais do individuo que investiga, tb elas irão de alguma forma contrastar na análise e discussão dos resultados, assim como na sua conclusão.

Nenhum homem é tábua rasa quando analisa, interpreta ou discute os seus resultados... ora isso pode ser considerado como falta de rigor. Ou será que não? ;)

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                          8 Respostas
                                          3351 Visualizações
                                          Última mensagem 6 de Agosto de 2013
                                          por Spektrum
                                          8 Respostas
                                          2493 Visualizações
                                          Última mensagem 9 de Setembro de 2013
                                          por Diotima
                                          1 Respostas
                                          4700 Visualizações
                                          Última mensagem 3 de Março de 2015
                                          por Galahaad