rede ex aequo

Olá Visitante29.fev.2020, 12:52:01

Autor Tópico: O Porto é preconceituoso?  (Lida 62038 vezes)

O Porto é preconceituoso?

Kiko20

• Visitante
Ora bem, muita coisa mudou nos ultimos tempos. Ha coisa de ano e meio, vivia no Porto, e tinha a sensacao de que o preconceito era dominador, so duas pessoas sabiam, e achava que o mundo desabaria se as outras pessoas soubessem. Desde entao, mudei me para Inglaterra, vivo a uma hora de londres (passo lá muito tempo), e tudo mudou. Nao propriamente para os outros. Mas para mim. Assumi me a mim, a minha familia, aos meus amigos (daqui e dai), tenho namorado ingles, e ja fui a Portugal com ele, e para meu espanto nao fui nada mal recebido, por todo o meu grupo de amigos (hetero(acho eu)). Trocamos caricias (nada de escandalos) em publico, e nunca ouvi um comentario... Mas uma coisa reparei.. Nao vi mais casais homo fazerem o mesmo.. Em Londres, sao imensos, é uma coisa perfeitamente natural, que todos estao habituados.. Mas vamos lá ver uma coisa, nao podemos chamar o Porto preconceituoso, tendo em vista a pouca diversidade de culturas que há.
Assim sendo: numa cidade como Londres, em que nao ha um grupo cultural maioritario, onde se ouve maioritariamente outras linguas que nao o ingles, em que a cidade esta dividida por comunidades, em que nos sentamos no metro em frente a um negro, ao lado de um chines e uma outra grande quantidade de culturas, é normal aceitar se a diferenca, pois todos sao diferentes. No Porto, a cultura maioritaria ainda é a portuguesa, só se ouve o Portugues, só se fala dos mesmos assuntos, há uma sociedade completamente homogeneizada, o que é normal, e tendo em vista estes aspectos, o Porto até NAO É PRECONCEITUOSO.
Há discriminacoes em Portugal que ainda sao bem mais retrogadas como dizer "os brazucas", os "ukras" ou os "pretos". Isso ainda mais retrógada é.. (nao que a causa deles seja mais valida que a nossa, mas em questao de evolucao temporal isso ja devia ter passado)..
A sociedade vai evoluindo, e acabará por aceitar nacionalidades, racas, orientacao sexual, estilos de vida, etc...

Um grande bem haja ao pessoal do Porto! (e nao só)
Faz parte de voces que a mentalidade dos outros mude...
Só aprendi a ler porque alguem me ensinou... Só perceberao o que é ser gay se alguem lhes ensinar..
=)

Estive em Londres em 2003 e, apesar de ter visto a grande mistela de culturas, não vi nenhum casal homo a trocar carícias, tal como não via no Porto...

Será que mudou alguma coisa, ou seria eu muito ceguinho?  :-X  lol

Estive ja várias vezes em Londres nos últimos anos e vi casais gays de mão dada, a dar beijos em público etc

Offline baixinha51

• Membro Sénior
    • Género: Feminino
    • ComO e` dAnÇaS ?LOoL
    bem eu ja vi algumas vezes sim !em matosinhos (mulheres ja com os seus 25-30 anos) ..vila do conde (moro praticamente perto) ..porto !mas quase tudo entre mulheres tb

Claro que institivamente largo um sorriso como de apoio pois eu propria andei de mao dada fose onde fose com a mia gatinha linda !ouvimos coments mas tb ja brincaram cunosco duma forma agradavel ,como tb nos consegimos dar tanga i alguma alegria a pessoa q se qestionavam de nos !

como alguns membros diseram i com razao cada cidade tem o seu nivel de preconceito mas nao é so isso o porto pode nao ser tao preconceituoso em alguns locais i ao virar da esqina ja estarem a ser insultados !!é como tudo !nada é certo ate terem a certeza

bjo
      *If lOve is a felany ,arreSt me nOw and 4eveR*

Offline prettyinscarlet

• Membro Ultra
      • Género: Masculino
        • facebook
      no geral o porto nao é de todo preconceituoso mas como em qualquer lado as minorias
      estao sujeitas a ouvir comentarios ou olhares de soslaio (adoro a palavra).

:P
        Find a place without a single life

Offline Symphonic

• Orador(a)
        • Membro Elite
        • "Does your mother know that you're out?"
          • Facebook
        Nunca ninguém me insultou ou fez comentários por ser gay :P

Contudo já gozaram comigo e ouvi muitos comentários (de conhecidos e desconhecidos!) por usar capacete ao andar de bicicleta!  ???

Região estranha esta... (foi na Maia, Grande Porto lol)

Offline Allen

• Membro Ultra
          Usas capacete quando andas de bicicleta!? Baaaahhh lol lol lol

Estou a brincar, safety first ;) Devia seguir o teu exemplo, mas coiso...

Offline Symphonic

• Orador(a)
          • Membro Elite
            • Facebook

Eu costumava ouvir comentários sempre que andava com capacete...

Depois, a partir de certa altura pararam... até os gunas deixaaram de mandar as suas bocas... foi triste...  :(

lol

Offline Allen

• Membro Ultra

Eu costumava ouvir comentários sempre que andava com capacete...

Depois, a partir de certa altura pararam... até os gunas deixaaram de mandar as suas bocas... foi triste...  :(

lol

Temos mais um ciclista na família!? Ena ena!! ;D
            Faça o favor de relatar as suas peripécias no tópico indicado para o efeito! lol

Offline goldhammer

• *
            • Novo Membro
            é dificil o porto ser preconceituoso contra os gays, por que as pessoas que são, são preconceituosas contra tudo e mais alguma coisa, inclusive a propria faixa etnica, e os que não são, estão sempre atentos á oportunidade para dizer aos que são para pararem de ser.

Offline Allen

• Membro Ultra
              é dificil o porto ser preconceituoso contra os gays, por que as pessoas que são, são preconceituosas contra tudo e mais alguma coisa, inclusive a propria faixa etnica, e os que não são, estão sempre atentos á oportunidade para dizer aos que são para pararem de ser.

???

explica-te melhor por favor..

Offline τοRoyalSizeΚΞ

• Orador(a)
              • Membro Vintage
              Infelizmente, a conclusão a que cheguei é que no Porto só recebem bem as pessoas se estas forem conhecidas, porque um sulista ao abrir a boca no Porto acaba sempre por ouvir 'bocas foleiras'.  :P

Engraçado, quando estudei no Porto vivi um momento amistoso aleatório bastante agradável com uma rapariga simplesmente por causa dos nossos sotaques distintos :)
              Não quero cometer o erro de generalizar tudo, mas sou a pessoa mais optimista que conheço.

Offline Allen

• Membro Ultra
                Infelizmente, a conclusão a que cheguei é que no Porto só recebem bem as pessoas se estas forem conhecidas, porque um sulista ao abrir a boca no Porto acaba sempre por ouvir 'bocas foleiras'.  :P

Engraçado, quando estudei no Porto vivi um momento amistoso aleatório bastante agradável com uma rapariga simplesmente por causa dos nossos sotaques distintos :)
                Não quero cometer o erro de generalizar tudo, mas sou a pessoa mais optimista que conheço.

Oh eu adoro brincar com sotaques ;D Na minha faculdade então há de todas as proveniências e feitios. Gosto particularmente do de Amarante lol ex: por favor, era um cafê, oi! lol lol

Mas é sempre na boa, do género "cá me fazem, cá me pagam".. E eu contribuo para a paródia com o meu sotaquezinho à beto ;D por favôor, era um café, ouviu?! lol lol

Offline BunnyBoops

• Membro Ultra
                Opah o Porto nao é preconceituoso, as pessoas é que sao  :o... a noite é muito mais acolhedor
                  Não fiques atrás... mostra o que sentes!

Offline Yawp

• Membro Ultra
                  • Género: Outro
                  Não costumo parar muito pelo centro do Porto, mas ainda há uns tempos vi um casal de namorados bem abraçadinhos a passearem em frente ao McDonalds Imperial. Mas mesmo assim, acho que o Porto ainda pode dar uns bons passos em nome da diversidade.
                  Reparo que por exemplo em cidades suburbanas como por exemplo Espinho, onde moro, até acaba por ser melhor aceite esse tipo de DPA (demonstração pública de afecto). Mesmo tendo o facto "meio pequeno" contra.
                  Digo isto porque ainda há 2 semanas atrás estava a chegar a Espinho no comboio, e um dos tipos que vinha no comboio ia a caminhar ao meu lado e acabou por se deter com um grande beijo apaixonado (suponho) no namorado (tb suponho) que estava à espera no carro. Parecia uma daquelas cenas em que as namoradas ficavam à espera do militar das colónias.;) Eu já ia a cruzar a esquina e confesso que não resisti a dar um passo atrás para ter a certeza. No mínimo inspirador, dado que afinal foi em plena baixa (Rua 8 com 19 para quem conhece) cheia de gente.

Qualquer dia faço a mesma coisa.

Mas parece-me que a aceitação pública também dependerá muito do nível de educação das pessoas. Tenho a sensação que em Espinho é bem acima do do Porto.

Tchi! Logo na rua 19! Realmente é preciso muita coragem!  :P
                    "For those of you who don´t know, a YAWP is a loud cry or yell." in Dead Poets Society.

Offline NiCeGuY

• Membro Sénior
                      • grupo ex aequo porto
                    Não costumo parar muito pelo centro do Porto, mas ainda há uns tempos vi um casal de namorados bem abraçadinhos a passearem em frente ao McDonalds Imperial. Mas mesmo assim, acho que o Porto ainda pode dar uns bons passos em nome da diversidade.
                    Reparo que por exemplo em cidades suburbanas como por exemplo Espinho, onde moro, até acaba por ser melhor aceite esse tipo de DPA (demonstração pública de afecto). Mesmo tendo o facto "meio pequeno" contra.
                    Digo isto porque ainda há 2 semanas atrás estava a chegar a Espinho no comboio, e um dos tipos que vinha no comboio ia a caminhar ao meu lado e acabou por se deter com um grande beijo apaixonado (suponho) no namorado (tb suponho) que estava à espera no carro. Parecia uma daquelas cenas em que as namoradas ficavam à espera do militar das colónias.;) Eu já ia a cruzar a esquina e confesso que não resisti a dar um passo atrás para ter a certeza. No mínimo inspirador, dado que afinal foi em plena baixa (Rua 8 com 19 para quem conhece) cheia de gente.

Qualquer dia faço a mesma coisa.

Mas parece-me que a aceitação pública também dependerá muito do nível de educação das pessoas. Tenho a sensação que em Espinho é bem acima do do Porto.

Tchi! Logo na rua 19! Realmente é preciso muita coragem!  :P

Eu que sou de Espinho também tenho essa sensação lol

Offline gumby

• Associad@
                      • Membro Elite
                      • It is possible to see a rainbow in the dark.

De facto não posso dizer que concorde. Tenho andado muito por Espinho, e não sei até que ponto é que o que dizes é aceitação ou mero "deixar passar". Não me parece que o nível de educação das pessoas varie consideravelmente entre Espinho e Porto, por vários exemplos que já vi.

Eu costumo andar bastante no centro do Porto, e já vi vários casais do mesmo sexo a terem momentos de carinho. Nos Aliados, em Cedofeita, em Santa Catarina, na Batalha. Em nenhum momento vi alguém a reagir negativamente ao que viu. No entanto em Espinho, já vi reacções negativas, não tidas na proximidade do casal.

Offline copyright @

• *
                        • Novo Membro
                        Bem sou um novato(A) aqui, Mas estou adurar este forum O:
                        estou bem culadao nisto!
                        bem eu custumo passer com a minha namurada pelo porto e beijo-a na maior das naturalidades!
                        Eu tenho orgulho no que sou embora custe sempre ouvir aquelas boquinhas do tipo : olha as lesbicas!
                        Moro no porto e sinceramente so ouvi uma vez me chamarem de lesbica a mim e a minha namurada..
                        e ja foi a muito tempo!
                        Tambem,pouco pareço mulher, so se chega la pelo peito :p
                        mas pronto.. tipo eu acho que cada vez mais a cidade do porto evului!
                        Ha montes de homosexuais nas ruas principalmente na baixa e isso, tambem ja ha mais locais onde se pode freequentar e estar a vontade.
                        nao acho muito perconceituoso apenas acho que ha pessoas que enfim nao percebem nada de nada, e nao entendem que todos temos os nossos direitos.
                        Nunca mudem por ouvirem alguem vos chamar de Gays ou lesbicas.
                        porque como o rei BOB MARLEY dizia : TODOS CAIEM MAS APENAS OS FRAÇOS FICAM NO CHAO!

BEIJAÇAS E ABRAÇONEEEEEES (a) ;)

Offline VolumenOco

• *
                          • Novo Membro
                          Viva à baixa e ao Porto  ;D

Offline Maped

• Membro Elite
                            • :)
                            Acho que é um pouco..  :-X
                              There's a fire starting in my heart
                              Reaching a fever pitch, and it's bringing me out the dark.

See how I'll leave with every piece of you
                              Don't underestimate the things that I will do.

Offline Symphonic

• Orador(a)
                              • Membro Elite
                                • Facebook
                              Eu vi, se é que vi bem, duas raparigas a darem beijos da estação de metro de Matosinhos Sul, e o resto do pessoal completamente indiferente, por isso acho que não :P (se bem que não estávamos bem no Porto, mas em Matosinhos)

Elas eram tão fofas... Era mesmo a fofura e romantismo ao extremo  ;D

Offline Maped

• Membro Elite
                                • :)
                                Eu vi, se é que vi bem, duas raparigas a darem beijos da estação de metro de Matosinhos Sul, e o resto do pessoal completamente indiferente, por isso acho que não :P (se bem que não estávamos bem no Porto, mas em Matosinhos)

Elas eram tão fofas... Era mesmo a fofura e romantismo ao extremo  ;D

Gostava de ter visto :D
                                  There's a fire starting in my heart
                                  Reaching a fever pitch, and it's bringing me out the dark.

See how I'll leave with every piece of you
                                  Don't underestimate the things that I will do.