rede ex aequo

Olá Visitante21.ago.2019, 13:00:23

Autor Tópico: O Porto é preconceituoso?  (Lida 59691 vezes)

Re:O Porto é preconceituoso?

Offline blue25

• Membro Total
  • Género: Feminino
 ;)

Sim sem duvida, e não estou a falar de precnceitos sexuais mas sim de preconceitos e rivalidades estupidas, sou do algarve e estou habituada a falar as coisas pelos nomes e quando aqui cheguei sofri bastante pelos rotulos desta cidade....

Mas devo dizer que é uma cidade de extremos dpois de a conheçer

As conversas entre amigos são feitas de silencios, o que conta não é dizer mas sim nunca precisar de dizer....    

.........Ama-te, conhece-te, repeita-te e nada mais importa............

Não sei de onde vim
    Nem sei porque vim Nem porque irei para onde vou Só sei que aqui estou Se é q estou

LINN25

• Visitante
    Infelizmente e com muita pena minha, parece-me que a população GLBT acaba por ser ainda mais preconceituosa do que a "população em geral". Quando esta minoria tiver uma auto estima média decente, pode ser que as coisas comecem a mudar.
    O que oiço frequentemente são coisas do tipo: "quem me dera ser hetero, tenho que ser discreto, espero que não percebam, o que vão pensar de mim, o que acham os vizinhos..."

Apesar de ás vezes os medos serem realistas, a grande maioria das vezes eles são uma ... paranoia e só derivam de uma péssima auto estima,comum nos GLBT.
    Não! O valor das pessoas é exactamente o mesmo.
    Contribuam para uma legitimidade da identidade GLBT, todos os dias, com todas as pessoas. Organizem-se!
    Se todos fossemos responsáveis e honestos, o estado de coisas seria radicalmente diferente, mas temos de perder o medo e dar um passo!

Digo Honestos porque muitas pessoas inventam uma pseudo identidade hetero, que as faz muito infeliz e ainda dizem bacoradas homofóbicas aos outros.

Apeteceu-me dizer este desabafo, mas é aquilo que sinto e que vejo (muitas vezes)...

meteorito

• Visitante
      LINN, é verdade que a maior parte dos GLBT tem uma enorme falta de autoestima. Os motivos já todos conhecemos. Mas com o tempo as coisas mudam.
      À medida que nos vamos sentindo a vontade com a nossa orientação sexual vamos mudando. Ganhando confiança.

Tens toda a razão quando dizes que todos devemos lutar para mudar a má imagem que existe dos LBGT. Mas a verdade é que se não tivermos autoconfiança suficiente, nunca conseguiremos mudar nada. No máximo, conseguiremos ser espezinhados pelas pessoas que decidirmos enfrentar.

Cada pessoa sabe da sua vida, mas tenho pena que não exista mais gente a dar a cara. Vejo, neste caso, dois mundos, sobrepostos. Temos a sociedade 'perfeita' e o mundo gay. Enquanto quisermos que as coisas continuem assim, nada mudará.
      E a verdade é que muita gente mesmo gosta que as coisas sejam como são, e nada faz para que mudem. Desta forma, a maioria da população não tem contacto com pessoal lbgt, e fica com ideias erradas na cabeça. Penso que a maioria dos heterossexuais nunca conviveu com um lbgt (ou pensa que nunca o fez). Porque um gay, por exemplo, fala como as mulheres, gosta de cortinados, é louco por homens, veste-se de forma 'ridicula' e cheira demasiado bem.

Tendo contacto directo com um gay que não corresponda ao estereótipo, principalmente se se tratar de uma pessoa que conheçam ou lhes seja próxima, as pessoas mudam a sua forma de 'nos' ver. Infelizmente as pessoas que não correspondem ao estereotipo preferem viver ora num mundo, ora no noutro, quando poderiam ajudar a encurtar a distância entre ambos...

Vejamos o caso do racismo.

Outro dia tive uma conversa muito interessante com dois amigos meus, que são de raça negra.
      Contaram-me que antigamente (6-7 anos atrás) não conseguiam andar na rua sem ser insultados ou mandados de volta para 'a sua terra'. Sentiam-se perseguidos, com os olhares das pessoas sobre eles.  O engraçado é que também me disseram que agora notam que as coisas estão diferentes. Raramente sentem a discriminação na pele. Não são insultados, não olham para eles de forma estranha.

Isto deve-se ao aumento de visibilidade. Temos um grande numero de imigrantes e filhos de imigrantes de Africa. Por isso não nos é estranho, não nos saltam aos olhos na rua.

Antigamente acreditava-se no estereotipo de que todos os pretos são burros e estupidos. Agora existe o estereotipo, mas todos sabemos que não corresponde à realidade.

O que é estranho, é mau. Temos este pensamento profundamente enraizado nas nossas mentes. Por isso, enquanto a homossexualidade for 'estranha' para a população em geral, será vista com maus olhos.

Ja me doem os dedos de escrever  :P

- meteorito

meteorito

• Visitante
        Decidi desenterrar um tópico "velhinho" para saber a opinião dos novos membros, porque às vezes é preciso falar de coisas sérias...

StarCaos

• Visitante
          Eu naum gosto de dar nas vistas..mas estou inpressionado pelo o q li.

Offline avr_digital

• Membro Total
            • Género: Masculino
            nesse aspecto acho ke cidades com mais jovens (ex.cidades universitárias) as coisas sao mais fáceis pq as mentalidades são mais abertas, mas o nosso país n são só cidades xeias de jovens bonitinhos  :'( também ha muitas terriolas onde as pessoas preocupam-se com a vida dos outros e por vezes acabam por tomar atitudes bem radicais :(
            Por acaso ontem falei com a minha 2ª maezinha e contei-lkhe das minhas preferencias sexuais, ela (ke é prof. de historia) contou-me uma cena interessante...no tempo dos Gregos durante os banquetes as pessoas n se podiam beijar (fossem hetero ou homosseuais) e uma das formas de demonstrar carinho era colocar a mão debaixo do cotovelo do parceiro, fosse ele homem ou mulher (tipo código)...no caso de raparigas lesbicas até é facil pq já é comum verem-se reacções de afecto mesmo n sendo lesbicas...agr nós homens é ke é mais complicado  :(
            tipo...as vezes qd me apetece demonstrar um certo carinho lá tenho ke fazer um aperto de mão mais demorado ou começar a imitar uma luta de capoeira lol, so ke na brincadeira (para n dar nas vistas)..enfim...

Offline Sueca

• Membro Sénior
              • Género: Feminino
              • The Only AnD The OrigiNaL ME
              POis sendo eu rapariga...na rua sou sempre muito afectuosa com os meus amigos gay!!! n é pessoal!! hehe..n tenho vergonha do k sou e estou nas tintas para o k os outros pensao..muito menos no porto que é uma cidade ond ningume me conhece logo fiko mais aberta para outras demonstraçoes de carinho...mas n teria problemas em demostralo a uma rapariga..apesar de axar k o Porto tem um mentalidade muito fexada :P... ker dizer pior ainda e mesmo coimbra :P
              Continuo a preferir a minha cidadezinha Lisboa onde se vê mais de tudo!!! hehe

Beijos para o Pessoal do Porto!!!! 8) :-*
                Aqui e em todo o lado.

meteorito

• Visitante
                Pois, as raparigas têm uma sorte do caraças. Podem beijar (not on the lips), abraçar e andar de mãos dadas na rua à vontade que "não se passa nada".

Em relação aos rapazes, andar de mãos dadas, dar um abraço com uma duração maior que 2 segundos sem fortes palmadas nas costas ou dar beijos (not on the lips) a outro rapaz são logo identificados como ameaça pública nº 666 e sujeitam-se.

Nunca vi demonstrações de carinho entre duas pessoas do mesmo sexo que me fizessem pensar na hipotese de serem mais que amigos/as. É o problema da falta de visibilidade (lá tou eu a bater na mesma tecla).

Até tenho curiosidade em ver se em lx as coisas são assim tão diferentes como vou ouvindo dizer. Espero bem que esse à vontade venha aqui para o norte (e que não demore muito).

Offline timmy

• Membro Vintage
                  Eu ando à vontade aki em Lx e nc tive problemas, já beijei, andei de mãos dadas, cumprimentei com beijos na cara, etc, etc, etc, e nc ouvi um único comentário.

Tb já fiz o msm no Porto e nc me aconteceu nada (embora k no Porto esteja sempre com 1000 olhos para ver o ambiente k nos rodeia)

Lipe22

• Visitante
                    È Verdade... concordo ctg timon... tudo é um questão de postura... claro se fores cheio de tikes... chamaras mais atenção e havera concerteza piropos... mas como eu defendo  para ser homesexual não é necessario dar nas vistas, Gosto de homens e não de projectos de mulher, as vezes fico triste quando vejo na rua, gajos bonitos mas cheios de tikes e conversas de gaja, do genero "amiga" pro amigo, isso mete-me um pouco de confusão, por isso a sociedade associa efemeninados aos gays.

é o meu ponto de vista... peço desculpa se ofendi alguem...

Offline timmy

• Membro Vintage
                      lollollol

Lipe22

• Visitante
                        :) :D

frame

• Visitante
                          Então n é preconseituoso? Só um exemplo: estudo à 5 anos o porto e passo a maior parte do tempo lá e infelismente n tive a oportinidade de ver alguém glbt a dar um beijo ou apenas de mão dada num local publico (que n seja um local glbt), em comparação, estive apenas 1 semana em londres e vi pelo menos 3 ou 4 situações assim.  
                          E porque?
                          N penso q seja só preconseito, mas sim uma questão de mentalidades, que se verifica por todo o país, tanto o pessoal glbt n se sente à vontade como o resto do pessoal n é capaz d dar esse à vontade...
                          Penso q aquilo q este projecto (rede ex-eaquo) tem feito um importante trabalho, as campanhas ajudam as pessoas a abrir um pouco mais os horizontes, mas o q este país necessita é de apostar nas artes e cultura, poís, no meu entender é ai q se mudam mentalidades e n com apostas em futebois e etc..  Infelismente ainda vivemos na politica dos 3 fs  ???(fado, fatima e futebol) e quer queiram quer não isto reflete-se sobre a comunidade GLBT.

N sei s fui mt explicito mas acho q sim, desculpem o textamento e s por acaso fugi um niquinho ao tema(acho q não...)

abrjs

Offline [Marcus]

• Membro Sénior
                            • Anti Social
                              • Naruto Yaoi forum
                            Eu só me agarro ao meu namorado se estiver num local Gay :)

Lipe22

• Visitante
                            ai ai que mentiroso... e na gestos..lol :)

Offline Grafs

• Membro Sénior
                              • Inventa o teu próprio espaço de felicidade!
                              Bem, eu estudo em Aveiro e já vi lá gays de mão dada.
                              A mesma coisa para o Porto... e eu só vou ao Porto pontualmente.

A realidade no entanto é que estas são situações demasiados raras para aquilo que seria de esperar. Penso que isso tem a ver com o facto de muitos gays por pressão do meio assimilam o facto de serem gays como algo a esconder, insconcientemente como algo imoral e errado, e acabam por habituar-se à vida dupla em que escondem a todo o tempo a sua orientação sexual.

Enquanto não houver maior visibilidade não haverá maior abertura. Enquanto não houver maior abertura não será tão fácil ver situações como as que referiste, frame.

É um um círculo vicioso, mas na minha opinião, parece-me que para mudar as mentalidades portuguesas o passo principal será mudar as mentalidades lgbt.

BrainQAF

• Visitante
                                é fácil falar! kero te ver a fazer isso!  :o ;D

Offline avr_digital

• Membro Total
                                  eu ja andei de mao dada em lisboa e até mesmo no Porto, por incrivel que pareça no Porto até senti apoio de uma senhora (com os seus 55 anos) que até meteu conversa comnosco...de resto um casal de namorados (heterossecuais) passou por nós e nem olhou de forma diferente, a única situação foi um outro casal em que a rapaiga depois de passar por nós até olhou para tras...mas n me senti discriminado... é verdade Grafs, como não é comum ver-se, depois as pessoas estranham quando vêm algum tipo de manifestação de amor por alguém do mesmo sexo....

Offline [Marcus]

• Membro Sénior
                                    • Anti Social
                                      • Naruto Yaoi forum
                                    Bem no Gestos foi uma expçao...Eu naum sabia k era um local hetero :P

frame

• Visitante
                                    "Penso que isso tem a ver com o facto de muitos gays por pressão do meio assimilam o facto de serem gays como algo a esconder, insconcientemente como algo imoral e errado, e acabam por habituar-se à vida dupla em que escondem a todo o tempo a sua orientação sexual."

Concordo plenamente, mas acho q o facto de mudar as mentalidades GLBT (o q é importante) vai influenciar pouco as mentalidades portuguesas, pk s reparares a maior parte das pessoas nem s importa com o q sentimos ou pensamos.  Eu pessoalmente penso q s as mentalidades têm q mudar é num sentido global, tanto glbt como o resto. Acho q portugal ainda é muito pobre de espirito... mas tem vindo a melhorar  :)