rede ex aequo

Olá Visitante26.ago.2019, 10:14:55

Autor Tópico: O Porto é preconceituoso?  (Lida 59768 vezes)

 
O Porto é preconceituoso?
#0

meteorito

  • Visitante
Iniciei este topico para saber a situaçao actual do porto.

- Consideram que a maioria da populaçao do Porto e preconceituosa?

- Atrevem-se a ser vistos como homossexuais fora dos locais lbgt?

- Costumam ter problemas ou ouvir maus comentarios cada vez que mostram carinho pelo voss@ namorad@?

Eu pessoalmente penso que existe um grande problema a nivel de visibilidade da homossexualidade na "Inbicta", pois embora sempre ca tenha vivido, nao me lembro de uma so vez em que tenha visto 2 homens a demonstrar carinho abertamente. Existe uma maior proximidade entre as mulheres, e manifestaçoes de carinho sao mais frequentes mesmo entre amigas, mas tambem so me lembro de uma vez olhar para duas raparigas e pensar "sao lesbicas" (por acaso foi nesta semana que passou)

- meteorito

    O Porto é preconceituoso?
    #1

    Offline timmy

    • *****
    • Membro Vintage
    • Género: Masculino
    Hi meteorito,

    pessoalmente acho que, para um centro urbano, onde as pessoas deveriam ser mais "open minded" ainda há bastabnte preconceito, no entanto se formos comparar a uma década atrás pode dizer-se que estamos a rumar para o bom caminho, embora que lentamente.

    Já demonstrei publicamente afecto pelo, então meu namorado e qd fomos a ver tinhamos "assistência", curiosamente não ficaram colados em nós nem ouvimos qualquer comentário. Houve também uma situação caricata em que estavamos num momento de maior intimidade, também num lcal público (nada de pornográfico) qd de repente apareceu uma mulher vinda do nada e apanhamos os 3 um susto bastante grande, mas ela continuou como se nada fosse, das 2 uma, ou achou aquilo normal... ou estava a tentar disfarçar (pessoalmente aposto mais na segunda). Portanto com, digamos alguma experiência em demonstrações públicas de afecto sem ouvir qualquer comentário posso reforçar a ideia que estamos a rumar para o bom caminho, se bem k ainda seja longo, mas acredito que lá chegaremos ao nosso objectivo.

    Eu por acaso nunca vi nenhum casal de homossexuais, aos beijos, abraços ou nenhum outro tipo de demosntração de afecto num local público (k n seja LGBT), portanto acho que ainda há muito medo da nossa parte (eu falo por mim porque, claro, também tenho algum receio).

    Hakuna Mattata

      O Porto é preconceituoso?
      #2

      Offline Grafs

      • ****
      • Membro Sénior
      • Género: Masculino
      • Inventa o teu próprio espaço de felicidade!
      Não costumo parar muito pelo centro do Porto, mas ainda há uns tempos vi um casal de namorados bem abraçadinhos a passearem em frente ao McDonalds Imperial. Mas mesmo assim, acho que o Porto ainda pode dar uns bons passos em nome da diversidade.
      Reparo que por exemplo em cidades suburbanas como por exemplo Espinho, onde moro, até acaba por ser melhor aceite esse tipo de DPA (demonstração pública de afecto). Mesmo tendo o facto "meio pequeno" contra.
      Digo isto porque ainda há 2 semanas atrás estava a chegar a Espinho no comboio, e um dos tipos que vinha no comboio ia a caminhar ao meu lado e acabou por se deter com um grande beijo apaixonado (suponho) no namorado (tb suponho) que estava à espera no carro. Parecia uma daquelas cenas em que as namoradas ficavam à espera do militar das colónias.;) Eu já ia a cruzar a esquina e confesso que não resisti a dar um passo atrás para ter a certeza. No mínimo inspirador, dado que afinal foi em plena baixa (Rua 8 com 19 para quem conhece) cheia de gente.

      Qualquer dia faço a mesma coisa.

      Mas parece-me que a aceitação pública também dependerá muito do nível de educação das pessoas. Tenho a sensação que em Espinho é bem acima do do Porto.

        O Porto é preconceituoso?
        #3

        Offline timmy

        • *****
        • Membro Vintage
        • Género: Masculino
        Só eu é k perco essas cenas grrr... acho que ficava com um sorriso de orelha a orelha se visse algo assim :D :up

          O Porto é preconceituoso?
          #4

          nicsparks

          • Visitante
          olá:

          penso que em todas as cidades ainda existe o preconceito, embora mais notória nuns lados do que em outros...

          mas mm assim, considero o porto mais mente aberta que outras terras, como leiria por exemplo... :-/

            O Porto é preconceituoso?
            #5

            Offline timmy

            • *****
            • Membro Vintage
            • Género: Masculino
            Ya, é uma kestão de mentalidades :-[ k por sinal são dificeis de mudar... mas devagarinho...

              O Porto é preconceituoso?
              #6

              meteorito

              • Visitante
              Sim, vai mudando devagarinho, mas espero que nao seja devagarinho demais.

              Grafs, essa cena que presenciaste deve ter sido realmente demais!

              Timon, acho que tiveram sorte por a mulher nao ter tido um ataque ali mesmo, nem me atrevo a perguntar o que estavam a fazer  :devil

              Por acaso na semana passada entraram duas raparigas no autocarro, muito sorridentes, vinham a brincar uma com a outra, tinham mais de 20 anos. Sentaram-se no mesmo lugar do autocarro, um autocarro practicamente vazio, uma no colo da outra, obviamente. Havia ali algo, nao sei se era a cara de felicidade, o sorriso pacifico ou mesmo a forma como iam abraçadinhas   :up

              Claro que o facto de terem entrado um monte de rapazes a quem elas nao ligaram puto tambem ajudou  ::)

              Estes pequenos acontecimentos mudam aos poucos a opiniao das pessoas, pena serem ainda muito pouco frequentes. Claro que sei que tambem tenho culpa no cartorio, mas a ver vamos.

              Tenho pena que os "adultos" no poder, lbgt, na sua maioria nao lutem pelos seus e nossos direitos, E sempre mais facil lutar se tivermos duas frentes de ataque...

              Espero que quando esta geraçao chegar ao poder nao faça o mesmo

                O Porto é preconceituoso?
                #7

                Offline timmy

                • *****
                • Membro Vintage
                • Género: Masculino
                Tb se tivesse um atake n a ia ajudar... :devil eheheh... kiddin'.

                Tavamos aos beijos, só k c ele deitado no meu colo, um coto mais intimo k um beijo normal, mas tb nada de escandalizante, coisas k casais hetero n façam...

                Passaram 1 vez tb 2 gajos para aí de 30 e tal anos k qd nos viram disseram "olha k casalinho tão giro" eheheh... mas esses tb deviam ser gays.

                *timon num momento nostálgico*... :blush

                Axo k c a divulgação de causas gay, principalmente nesta altuda c a pride as pessoas vão começando a ter mais consciência que existimos e que não somos doentes mentais  >:( ???pk vi velhotes hetero (suponho eu) a serem entrevistados k tavam a nosso favor, as mentalidades vão mudando a um passo mais acelerado.

                  O Porto é preconceituoso?
                  #8

                  Offline chiloane

                  • ***
                  • Membro Total
                  • Género: Feminino
                  Sou super afectuosa por natureza, e apesar de ter muitos amigos rapazes, sinto mais à vontade a demonstrar esse afecto com as amigas, porque com os rapazes acabo por ter medo de ser mal interpretada  e eu não gosto de fomentar situações que se podem vir a revelar desagradáveis. :wor
                  Talvez devido a isso, já me aconteceu uma coisa engraçada... Estava a acampar em Vila do Conde com uma grande amiga, tínhamos ambas 16 anos, e um dia houve um rapaz que nos quis conhecer....Até aí tudo bem, mas o episódio caricato veio a seguir...Quando ele, meio embaraçado, nos confessou que o interesse dele em nos conhecer era  porque "nunca tinha conhecido  lésbicas antes"!! lol lol lol
                  Fiquei um bocado chateada com a situação, não por pensarem que eu era lésbica (pois isso não me preocupa minimamente), mas porque achei que era um motivo um bocado idiota para querer conhecer alguém...  >:(... lol

                  É notório que as raparigas socialmente tem mais liberdade para demonstrar o afecto que tem umas pelas outras publicamente...Daí que aparentemente seja mais difícil "decifrar" uma lésbica do que um gay.

                  Em resposta à tua questão (meteorito), penso que as mentalidades estão claramente a mudar, e eu já tive a sorte de ver várias manifestações de carinho de casais homossexuais em público nas ruas do Porto, embora tenha que admitir que a esmagadora maioria era nitidamente turista.
                  Penso que a melhor forma de lutar contra o preconceito é mostrarmo-nos seguros e confiantes das nossas atitudes, se nós de facto acreditarmos e sentirmos que estamos a fazer algo que é certo e justo... Opah, essa é a melhor maneira de derrubarmos o preconceito. Daí que a supressão da homofobia passe, em primeiro lugar, pela supressão da homofobia dentro de nós próprios.... Só assim é possível estimular a mudança nos outros. Por isso FORÇA para todos!!!
                  Meteorito  :-*
                    "Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós"
                    (Antoine de Saint-Exuperry) :):*

                    O Porto é preconceituoso?
                    #9

                    Offline Videl

                    • *****
                    • Membro Ultra
                    • Género: Feminino
                    • Some place where no-1 calls it wrong
                      • Blog
                    Eu sinceramente nunca vejo demonstrações públicas de carinho de casais homossexuais no Porto...nem em lado nenhum :P só vejo em locais lgbt, ou entao kuando tou com pessoa k eu sei k sao lgbt, daki do fórum da maior parte das vezes...mas é verdade essa cena das raparigas terem mais liberdade nesse aspecto...e meteorito, essas duas ninas k viste no bus...podia n ser nada...podia ser, mas tb podia n ser...eu tinha uma amiga com kem eu andava sempre de mao dada na rua, para todo o lado, iamos por Santos pousada, Santa Catarina, Praça da Liberdade, Ribeira, Boavista, e montes de sítios de mãos dadas, e nao tinhamos nada além de amizade...no entanto, por vezes ouviamos bocas, do genrro "ai sao lesbicas é?" "venham cá!!" "olha as lésbicas!"...mas nunca ligamos mt...e é logico k o preconceito existe, e existe a famosa frase "K NOJO!", k é o k mta gente diz se vir dois homossexuais aos beijos...n é justo, aliás, é terrivelmente injusto, but life sucks sometimes!  :-*
                      "-Lesbian?? You think I´m a lesbian? (...)
                      - Well, u´re a girl in love with a girl, aren´t u?
                      - No! I´m Paulie, in love with Tory!!!Remember?And Tory is, she IS in love with me, because I´m hers, and she´s mine,and neither of us are lesbians!!" - Lost and Delirious

                      O Porto é preconceituoso?
                      #10

                      meteorito

                      • Visitante
                      Videl, sei bem que as raparigas que vi podiam nao ser lesbicas. Como nao andamos por ai com um carimbo na testa nunca podemos ter a certeza. Mas a atitude deu a impressao de que poderiam ser. Expliquei isso bem no meu outro post  :´

                      Na verdade, penso que so saberei realmente qual o nivel de aceitaçao quando estiver na linha de fogo.


                      Chiloane, tens toda a razao quando dizes:

                      "Penso que a melhor forma de lutar contra o preconceito é mostrarmo-nos seguros e confiantes das nossas atitudes, se nós de facto acreditarmos e sentirmos que estamos a fazer algo que é certo e justo... "

                      Eu tambem penso assim... nao estamos a fazer nada de mal, entao porque temos que nos esconder? Simples, nao temos.

                      Com uma maior visibilidade o preconceito certamente ira diminuir. Mas estaremos nos dispostos a arriscar? Agressoes verbais tolero bastante bem, mas o que assusta sao as pessoas mais radicais, que partem logo para a violencia.

                      Por isso quero tornar-me mais forte. Nao fisica, mas psicologicamente. Forte para ignorar, forte para lutar pelo que acredito.  Quero ser suficientemente forte para nao temer. O amor, o melhor sentimento que existe, arrisco-me a dizer que seja o proposito da vida... devo vive-lo as escondidas? Deixar que um sorriso puro seja corrompido pela luz do preconceito?

                      Isto tem que mudar, tera que mudar, vai mudar. Mas penso que so mesmo com bastante coragem isso vai acontecer.

                      Espero que esta geraçao consiga destruir de vez esse bicho de nome homofobia, de nome preconceito.

                      Ja nem sei o que tou para aqui a dizer. Existem alguns momentos em que nao consigo evitar sentir uma enorme revolta por tudo isto.

                      - meteorito

                        O Porto é preconceituoso?
                        #11

                        Offline chiloane

                        • ***
                        • Membro Total
                        • Género: Feminino
                        meteorito  :-* :-* :-* :-* :-* :up
                          "Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós"
                          (Antoine de Saint-Exuperry) :):*

                          O Porto é preconceituoso?
                          #12

                          Eduardo20

                          • Visitante
                          O Porto ainda e um pouco preconceituoso?

                          Isso e uma boa questao...nunca senti na pele descriminacao (tambem muita gente nao sabe!!  :´), mas ja presenciei cenas de gente k e gay no porto e k andando na rua so provocam os outros o k faz com k as pessoas levem isso como uma afronta (Gente do Norte Carago!) este tipo de atitude e o k faz o preconceito e otras coisas piores andarem ai pois costumes poderemos mudar mas mentalidades,penso,so ajustar a reconhecer um novo habito ou/e enquadramento.

                          Por outro lado senti k ha uma grande curiosidade por parte dos jovens em terem e em obsevarem gay's ,this is, quando estive ai com o meu ex-namorado  :'( as pessoas do Hotel eatavam muito curiosas e ate tentavam abrir conversa para saber mais coisas e o k se poderia fazer, onde sair e como e a homosexualidade vista em outros paises.

                          mas tambem nao podemos esquecer k o porto ainda esta cheio de idiotas sem cultura ou ate dinheiro para comer mas k se acham no direito e superiores para insultar as pessoas k vao na rua com uma camisola mais apertada,jeans mais na moda ....para eles alguem k se veste bem e ou tem uma roupa melhor e um "jeitoso armado em chico esperto..b******..

                          Desses so posso dizer pobres de espirito k para alem de nao terem mais de 1.2 neuronios a funcionar e so serem uteis para andar de pa e balde do lixo na mao nunca irao ser alguem na sociedade mas sim sempre o k aqui apelidamos de resto.

                          Espero nao ter sido muito directo mas depois de ter visto tantas coisas e de ir a varios paises quando vou ao porto e ainda vejo certas coisas apeteceme mandar uns sopapos valenmtes a uma meia duzia de chicos espertos k nao se sabem meter na sua propria vida.

                          Eduardo20 :wings :wings

                            do meu ponto de vista sim
                            #13

                            melro

                            • Visitante
                            o porto é uma grande cidade mas as mentalidades pelo que vi andam um pouco tacanhas.
                            no entanto acho que não é grave, pois as pessoas já não têm medo de aparecer em cafés,,, esplanadas ao ar livre e demonstrar carinho. pena é que seja num certo ambiente de Guetho. :devil ???

                              O Porto é preconceituoso?
                              #14

                              Eduardo20

                              • Visitante
                              concordo :up :up
                              boa melro

                                O Porto é preconceituoso?
                                #15

                                Offline bethuxo

                                • *
                                • Novo Membro
                                • Género: Masculino
                                hy meteorito,

                                aki vai o meu primeiro comentario...visto k so entrei hj e sou portanto, um novato...

                                Realmente...este tema foi um dos k me xamou mais a atençao...e aki vai a mnh opiniao:

                                Eu na verdade, sinto que as pexoas, em geral, aki da invicta sao sim preconceituosas! Já senti algns olhares estranhos, quando passeava com o meu namorado... na verdade, n se pode faxer nhma demonstraçao de carinho, em publiko..pk somos lgo atingidos por uma série de olhares e comentarios! :-[

                                Sem duvida, a homosexualidade, continua a ser vista como uma doença pela maior parte das pexoas! è triste... pk kem é k gosta d ser visto cm um "anormal", so por amar algm?

                                ** **


                                  Re:O Porto é preconceituoso?
                                  #16

                                  meteorito

                                  • Visitante
                                  Setembro, e aqui estamos de novo. Desculpem ter demorado tanto a responder.

                                  "Espero nao ter sido muito directo mas depois de ter visto tantas coisas e de ir a varios paises quando vou ao porto e ainda vejo certas coisas apeteceme mandar uns sopapos valentes a uma meia duzia de chicos espertos k nao se sabem meter na sua propria vida. "

                                  Eduardo, esse e um dos problemas, muita gente pensa que tem o direito de meter o bedelho na vida dos outros. Nao sei como andam as coisas la fora, mas ouvi falar de "oasis" sem preconceitos, espero que nao se mostrem miragens...

                                  "no entanto acho que não é grave, pois as pessoas já não têm medo de aparecer em cafés,,, esplanadas ao ar livre e demonstrar carinho. pena é que seja num certo ambiente de Guetho.   "

                                  Melro, esse "ambiente de gheto" assusta-me um bocado, nao frequento, por isso e normal que tenha uma imagem relativamente deturpada, mas vejo-o como um local onde as pessoas que normalmente sao oprimidas pela sociedade descomprimem... o pior e que podem descomprimir mais do que deviam... espero estar enganado. A sua criaçao e inevitavel, tendo em consideraçao as circunstancias.

                                  "Sem duvida, a homosexualidade, continua a ser vista como uma doença pela maior parte das pexoas! è triste... pk kem é k gosta d ser visto cm um "anormal", so por amar algm?"

                                  bethuxo, dizes uma grande verdade. Ninguem gosta de ser discriminado, por isso grande parte de nos omite os seus sentimentos do resto do mundo. Isto so mudara, segundo a minha opiniao, com uma grande exposiçao dos "cegos" a homossexualidade. Sei que a maior parte do pessoal que se mostra preconceituoso nao teve contacto directo com a homossexualidade. Nao sabem o que e. Nunca lhes foi explicado por pessoas que conhecem/admiram/ouvem. E o meu caso... em casa ouço de vez em quando comentarios homofobicos. Sei que o dizem sem ter verdadeira consciencia daquilo que estao a dizer. Quando souberem a verdade, irao (espero eu), sair do "dark side of the force".

                                   - meteorito




                                    Re:O Porto é preconceituoso?
                                    #17

                                    Dido

                                    • Visitante
                                      Acho que isso é geral, não é so da "inbicta".
                                      Este ano no sudoeste estavam lah 2 rapazes (do porto) tdos felizes da vida a ouvir Skin. Não me pareceram minimamente preocupados com o redor... acho que o essencial é desenvolver uma parede para que as bocas foleiras não atijam os enamorados citadinos.  :P

                                      Re:O Porto é preconceituoso?
                                      #18

                                      Offline timmy

                                      • *****
                                      • Membro Vintage
                                      • Género: Masculino
                                      True Super,

                                      Embora para desenvolver essa parede nem sempre seja fácil, acredito k seja necessário ter uma certa força/preparação psicológica para essa parede funcionar a 100%.

                                      Eu como já referi, numca tive nenhuma má experiência, mas acredito que basta uma pessoa "atirar a primeira pedra" k depois acabam por caír todos em cima. Felizmente nem toda a gente está disposta a atira-la, ou porque ver 2 homens ou 2 mulheres aos beijos não lhes faz tanta confusão assim, ou então, apesar da vontade não lhes faltar, acredito k muita gente fike a remoer para si próprio, acabe também por lhes faltar um pcinho de coragem, e finalmente temos os "open minded" os nossos keridos simpatizantes que para eles a homossexualidade é como outra coisa kk. Como se pode nascer com olhos azuis, também se pode nascer homossexual, right? As simple as that

                                        Re:O Porto é preconceituoso?
                                        #19

                                        Cnidaria

                                        • Visitante
                                        O Porto é preconceituoso ? Eu penso que não , diria é que os portuenses são frontais e honestos . Os "mouros" não são tão verdadeiros , pois preferem jogar ao jogo do fingimento e do corte & costura  ;) As pessoas que conheço no Porto são pessoas óptimas e educadíssimas , simplesmente encaram as coisas com mais frontalidade ! Sabem perfeitamente aquilo que gostam ou não gostam ! É verdade que têm uma língua mais afiada  ;D Eu no início ficava um pouco chocado , mas depois percebi que aquela "brutalidade linguística" não passava de palavras soltas.  Eu gosta das gentes do norte e do Porto (adorei dizer isto) . Dizem aquilo que pensam e também pensam o que dizem  ;)

                                        P.S : timom o outro dia tive um acto falhado... aquela coisa de não saber escrever bojão , escrevi na versão de queque de Cascais "bujon". Mas agora já sei , tenho de aprender mais palavras :D