rede ex aequo

Olá Visitante21.nov.2019, 16:37:43

Autor Tópico: os tópicos de conversa dos meus amigos são a homosexualidade, porquê?!  (Lida 8256 vezes)

os tópicos de conversa dos meus amigos são a homosexualidade, porquê?!

Offline guardian

• Associad@ Honorári@
  • Membro Elite
  • Género: Masculino
  • A maior sabedoria que existe é a de conhecer-se
Uma coisa que tem andado a mexer comigo é a seguinte:

Na qualidade de não assumido :P , evito pegar em assuntos relacionados com homosexualidade, no entanto parece que é só do que se quer falar... Ou seja esteja eu onde estiver e quase com quem estiver, alguem consegue puxar o assunto para tópico de conversa, e nem sempre é akele tipico difamar! Passa tambem muito por questionar e tentarem compreender essa área da vida de tantos de nós (ou mostrar que compreendem)...

Ora eu começo a ficar intrigado.... Será que é da idade?! Ou então é mesmo uma moda?!? Ou será que desconfiam e tentam por-me á vontade?!?!?!?   :-X

As quatro coisas q não voltam para trás:A pedra atirada, a palavra dita, a ocasião perdida, e o tempo passado

Verdade ou uma Mentira Gentil? Oo

Offline seraphine

• Membro Ultra
    • Género: Feminino
    • Playground Twist
    :)

Parece-me que o que referes sucede por uma razão. É como uma espécie de cadeia/sucessão de acontecimentos, em que uns vão sucedendo aos outros por efeito do anterior. Antigamente, a homossexualidade só e apenas raramente vinha à baila quer em conversas de amigos, quer ao nível dos media, por exemplo. Simplesmente, não se falava do assunto. As pessoas sabiam que a homossexualidade existia, mas não falavam disso.

Hoje, além dos meios de comunicação se terem multiplicado, a homossexualidade é um assunto cada vez mais divulgado. A todos os níveis. Isso faz com que as pessoas estejam permanentemente a serem confrontadas com o assunto em si, mesmo que não queiram. E, obviamente, isso exponencia as opiniões pessoais que se querem dar e as reflexões sobre aquilo que se lê e sobre aquilo que se ouve.

Os jovens? Cada vez vêem mais televisão (e já nem falo do rádio e da leitura de jornais.). A televisão cada vez mais aborda, sob diferentes perspectivas e variadas formas, este assunto. Assunto este que está em voga, portanto. Sendo assim, parece-me natural que o mesmo, a pouco e pouco, tenha integrado o quotidiano normal de conversas sobretudo entre as camadas mais jovens, começando pelos teus amigos. Porque é impossível ficar indiferente. Todas as semanas somos bombardeados com informações que de algum modo se relacionam com o tema. São os padres. É o casamento civil em Espanha. É o actor X ou o cantor Y que se assume como gay ou a actriz Z/cantora W que diz que é lésbica. É a Sida. And so on... :)
    « Última modificação: 7 de Dezembro de 2005 por seraphine »
      "I'd rather learn from one bird how to sing
      than teach ten thousand stars how not to dance"

Associação dos Amigos dos Animais Abandonados da Moita

Offline guardian

• Associad@ Honorári@
      • Membro Elite
      sim... realmente deve ser isso... talvez... como dizer?...
      isto faça parte do proçesso de aceitação da nossa sociedade não é?
      de facto espero k sim!
      mas que me deixa super incomodado deixa...
      Especialmente porque é um assunto que ocorre principalmente com os meus amigos mais intimos..
      percebes? :P
        As quatro coisas q não voltam para trás:A pedra atirada, a palavra dita, a ocasião perdida, e o tempo passado

Offline spOts

• Membro Ultra
        • I am what I am, and what I am is OK.
        Talvez já haja aí um pouquinho de curiosidade e desconfiança por parte deles em relação a ti, principalmente se vem dos teus amigos mais intimos. De qualquer maneira não te preocupes, quando te assumires vai ser muito pior, o assunto vai vir muitas vezes mais à baila! :D
        Se as conversas são de conteúdo prejurativo também não te deves preocupar muito porque o mais provavel é ser fogo de vista... é o que acontece a maior parte das vezes! :)

Offline guardian

• Associad@ Honorári@
          • Membro Elite
          Talvez já haja aí um pouquinho de curiosidade e desconfiança por parte deles em relação a ti, principalmente se vem dos teus amigos mais intimos. De qualquer maneira não te preocupes, quando te assumires vai ser muito pior, o assunto vai vir muitas vezes mais à baila! :D
          Se as conversas são de conteúdo prejurativo também não te deves preocupar muito porque o mais provavel é ser fogo de vista... é o que acontece a maior parte das vezes! :)

:o :o :o :o :o

não.........

me.......

preocupo ??? ??? ??? ??? ???

:-X :-X :-X :-X

Offline seraphine

• Membro Ultra
            • Playground Twist
            Entendo perfeitamente que te incomode. :)

Mas sabes o que te digo...? Aproveita! Deixa-os falar. Ouve e intervém. Se algum disser alguma bacorada, elucida-o e confere-lhe o conhecimento correcto. Sabes, eu penso que os homossexuais terão, por si, um papel educativo nas concepções dos outros a respeito do assunto... eu, pelo menos, sinto esse dever. De educar. De desmistificar ideias erradas de algo que eu conheço em parte, apesar de não conhecer em muita profundidade. :)
              "I'd rather learn from one bird how to sing
              than teach ten thousand stars how not to dance"

Associação dos Amigos dos Animais Abandonados da Moita

Offline guardian

• Associad@ Honorári@
              • Membro Elite
              Entendo perfeitamente que te incomode. :)

Mas sabes o que te digo...? Aproveita! Deixa-os falar. Ouve e intervém. Se algum disser alguma bacorada, elucida-o e confere-lhe o conhecimento correcto. Sabes, eu penso que os homossexuais terão, por si, um papel educativo nas concepções dos outros a respeito do assunto... eu, pelo menos, sinto esse dever. De educar. De desmistificar ideias erradas de algo que eu conheço em parte, apesar de não conhecer em muita profundidade. :)

sim aos poucos é isso que, dissimuladamente, vou tentando fazer... especialmente tentar compreender a posição verdadeira deles em relação á homosexualidade, pois é muito diferente o que se diz da boca pa fora do que se sente..

;)

sarinha

• Visitante
                Sim, também nas conversas que eu tenho com amigas e amigos, no fundo o grupo em geral, a homossexualidade é muito abordada. Não faço ideia do que motiva esse tipo de conversas, ainda para mais quando não sou eu a iniciá-las.
                Acho que por vezes falamos porque começa com ironias ou gozo por parte de alguns, quando dizem "ouvi falar que ele é bissexual" e outros intervêm, dizendo "e se for, qual é o problema"? São perguntas destas que nos levam a uma conversa até bastante interessante, e de uma forma descontraída abordamos o tema sem preconceitos.  :)

Offline Lady L

• Membro Elite
                  • ...
                    • Imperfect Lady
                  A minha turma infelizmente é homofóbica demais..e quando esse tema surge..tento sempre demonstrar-lhes que são somos..pessoas iguais ás outras e que merecem ser respeitadas..de vez em quando ainda levo um ou outro olhar meio estranho tendo em conta que não sou assumida..mas acabam mudando de conversa..

Em relação a amig@s..as que sabem..tentam ao máximo falar nisso com naturalidade mas ás vezes noto que 'mesmo sem crer' chegam a ser um bocadinho homofóbicas..certas piadinhas..certas palavras que elas deviam tomar um pouco de cuidado tendo em conta que eu tou ali e que me podem magoar..mas pronto.. :-\ :-X
                    "After all, computers crash, people die, relationships fall apart. The best we can do is breath and reboot."

Imperfect Lady & Inspirações da L

Offline nuven

• Membro Elite
                    • I just want TO BE ME
                    nao me parece q seja por "estar na moda", mas de facto, acho q nao ha um conversa q seja q nao meta qq coisa sobre homossexualidade...

parece-me um tema q suscita mta curiosidade... :) em toda a gente...

o noss@ papel é desmistificar alguns dos preconceitos existentes... e ha mtos... :-X eu funciono nesse sentido, pelo menos!
                      Não basta sermos bons... Temos de ser EXCELENTES!

Offline Cátia.

• Associad@
                      • Membro Elite
                      • So, what difference does it make ?
                      No meu grupo de amigos fala-se de facto... nem todos sabem que n sou hetero...e eu n tento sequer mudar de assunto, oiço os pontos de vista deles e se n me agradar algo que tenha sido dito ou pq é um ponto de vista errado, que n corresponde de todo à realidade (o que acontece mais vezes do que devia) limito-m a tentar explicar o melhor q posso e sei e elucidar-los.... ;)
                        Oh, it makes none...

True_King

• Visitante
                        No meu grupo de amigos fala-se de facto... nem todos sabem que n sou hetero...e eu n tento sequer mudar de assunto, oiço os pontos de vista deles e se n me agradar algo que tenha sido dito ou pq é um ponto de vista errado, que n corresponde de todo à realidade (o que acontece mais vezes do que devia) limito-m a tentar explicar o melhor q posso e sei e elucidar-los.... ;)

Sim, eu faço exactamente o mesmo e os amigos que sabem que sou gay fazem-no também! É uma forma de combater estereótipos e falsas informações relativamente à homossexualidade!  8)

Offline icognita

• Membro Sénior
                            • I ♥ ♀ and ♂
                          Não é só entre amigos que se fala da homossexualidade, mas também entre família e na escola.

Eu enquanto bissexual (não assumida) tento "dismitificar" algumas ideias erradas e diminuir o preconceito. Às vezes não corre muito bem porque não escolho bem as palavras ou os exemplos. Noutras até consigo ser mais expontânea e responder com um grande à vontade.

Por exemplo uma vez a minha mãe comentou:
                          - Eu não percebo... Um rapaz tão jeitoso e gosta de homens.
                          - Oh, mãe Isso é algo que nasceu com ele, não pode fazer nada para mudar.
                            I ♥ ♀ and ♂   |    http://ilovewandm.blogspot.com

Offline srfo1

• Membro Ultra
                              • A porta do lado ou da frente
                            Porque eu puxo o tema e porque há liberdade para falar sobre qualquer assunto.
                            Na verdade, a maioria deles deve estar farintho de me ouvir. lol lol
                              LuAzul

"Que innecesario es inventar fantasías cuando la verdad es mas fascinante"
                              (Kaler)

Offline paxaetherna

• Membro Total
                              Encontrei este tópico e achei interessante. De facto também eu noto muito que os meus colegas falam muito sobre isso quando eu estou presente (não sei se se deverá mesmo ao facto de eu estar presente e eles pressentirem qualquer coisa em relação a mim), e não é só com colegas e pessoas da minha idade é também com homens mais velhos. No geral consigo identificar algumas coisas em comum: normalmente são só rapazes/homens a falar disso, e todos tentam usar/compreender a homossexualidade como forma a auto-elevarem-se e demarcarem-se dos homossexuais, como se fosse do tipo "ah, eu não compreendo a homossexualidade, mas cá comigo sou muito macho". Acho que os rapazes heteros tentam provar-se uns aos outros que são muito masculinos de modo a serem aceites num grupo... No entanto fica a dúvida se não terão este tipo de conversas para me fazer dizer algo sobre o assunto de modos a deduzirem algo sobre mim.
                                "No one wants to see the mysteries behind the man" or is it "No one wants to see the man behind the mysteries"?

Offline Pulse

• Membro Vintage
                                • After all, losing all hope was freedom.
                                Pelo menos no vosso grupo de amigos fala-se. No meu é só quando é para algum comentário homofóbico.  lol
                                  And my head told my heart, let love grow. But my heart told my head, this time no, this time no.

ilikemiguel

• Visitante
                                  Pelo menos no vosso grupo de amigos fala-se. No meu é só quando é para algum comentário homofóbico.  lol

Poderei eu ousar a perguntar,
                                  se costumas responder a esse tipo de comentários? Se defendes a tua opinião, ou se existe receio de uma desconfiança/insulto?

Parece-me um tema que vale a pena discutir.

Offline Pulse

• Membro Vintage
                                    • After all, losing all hope was freedom.

se costumas responder a esse tipo de comentários? Se defendes a tua opinião, ou se existe receio de uma desconfiança/insulto?

Depende, se forem as habituais conversas do "isso é tão gay!" ou "deixa-te de mariquices", não respndo. Quando são coisas mais insultuosas (existe um rapaz que por vezes está conosco que é um bocado parvo nos comentários que faz), tenho por hábito apontar que os comentários são ofensivos e que se calhar precisavam de um bocadinho mais de reflexão por parte dos autores. Atenção que quando falei de grupo de amigos me referi mais a grupo de colegas, que não sabem a minha orientação sexual.
                                    Quanto aos amigos mesmo, alguns sabem e portanto não tenho esses inconvenientes, os que não sabem também por norma são moderados portanto não me chateiam.
                                      And my head told my heart, let love grow. But my heart told my head, this time no, this time no.

ilikemiguel

• Visitante

Depende, se forem as habituais conversas do "isso é tão gay!" ou "deixa-te de mariquices", não respndo. Quando são coisas mais insultuosas (existe um rapaz que por vezes está conosco que é um bocado parvo nos comentários que faz), tenho por hábito apontar que os comentários são ofensivos e que se calhar precisavam de um bocadinho mais de reflexão por parte dos autores. Atenção que quando falei de grupo de amigos me referi mais a grupo de colegas, que não sabem a minha orientação sexual.
                                      Quanto aos amigos mesmo, alguns sabem e portanto não tenho esses inconvenientes, os que não sabem também por norma são moderados portanto não me chateiam.

Ah, compreendo. Pensei que fosse realmente o grupo mais chegado. :P
                                      A minha situação é parecida. Só costumo andar com os meus bons amigos, mas às vezes também me deparo com colegas menos agradáveis... Normalmente respondo.
                                      Tudo isto deve mudar no próximo ano lectivo, eles já não devem estar na minha turma  :D

Offline Simpatizante

• *
                                        • Novo Membro
                                        Dentro do meu grupo de amigos/família/conhecidos, tirando raras exceções, a "não heterossexualidade" é sim um tema recorrente, regra geral como assunto de codrelhice e forma de insulto.

Sinceramente acho que tem a ver com dois pontos: classicamente, acima de tudo os homens têm ansiedades sobre a sua masculinidade e as mulheres sobre a sua seriedade. Portanto, o maior insulto para um homem será chamar-lhe gay, e o maior para uma mulher será chamá-la... enfim, "fácil". Depois, curiosidade pura e dura.

Lembro-me perfeitamente dos meus tempos de desporto na adolescência (na parvalheira rural onde vivo), no balneário, quando os machos mais duros e dominantes e essas idiotices todas faziam as suas competições que envolviam, digamos, arremesso à distância do seu património genético... Enfim, pessoalmente estou-me nas tintas para "dureza" e "domínio" e no entanto masturbação coletiva nunca me apelou muito. Mas isso sou eu, que sou estranho.
                                        Nunca percebi muito bem a onda deles (todos inquestionavelmente hetero) mas logo na altura achava que aquilo tinha mais a ver com prazer dissimulado do que com afirmação. Ninguém me tira que em sociedades muito evoluídas, a ocorrência de bissexualidade será gigantesca (nomeadamente, quando passar de estigma a banalidade, as pessoas passarão a ser mais honestas em relação à sua vontade/curiosidade/líbido). A verdade é que eles estavam a ter prazer em estar em grupo daquela forma, e a "competição" era apenas o eufemismo conveniente.

Acho que a homossexualidade é cada vez mais tópico de conversa porque é cada vez mais algo muito presente e real (sempre foi, anda é a ser desmistificado, independentemente do muito que ainda falte), algo muito humano e normal. Há 60 anos atrás (aqui pelos meus lados), homem que usasse champô era "abichanado"; há 40, desodorizante; há 20, qualquer tipo de creme hidratante. Hoje, fio dental. Que significa isto? Que cada vez menos se confunde "condição" com "sintoma", porque o bicho papão anda a ficar mais magro e lingrinhas. Além disso, haver cada vez menos hábitos/práticas/preferências que sejam coletivamente associados a homossexualidade é também sintoma de divulgação e aceitação. De compreensão portanto. Logo, a curiosidade aumenta. E quanto mais se fala, mais se fala ainda. E na minha opinião, por muitos disparates que se digam (e dizem), isso acaba por ser bom :)

Claro que eu podia ter abreviado isto tudo numa única frase: porque bem lá no fundo, a vontade de muito boa gente em experimentar pelo menos uma vez que fosse é mais que muita.

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                          60 Respostas
                                          30821 Visualizações
                                          Última mensagem 1 de Maio de 2013
                                          por manofort
                                          0 Respostas
                                          893 Visualizações
                                          Última mensagem 23 de Julho de 2013
                                          por Simão
                                          Como meter conversa?

Iniciado por Devil_In_I « 1 2  Todas » Apoio

25 Respostas
                                          5667 Visualizações
                                          Última mensagem 4 de Junho de 2015
                                          por searching_the_love
                                          6 Respostas
                                          786 Visualizações
                                          Última mensagem 27 de Julho de 2017
                                          por MarcyPt
                                          2 Respostas
                                          2545 Visualizações
                                          Última mensagem 12 de Outubro de 2018
                                          por paulosabino