rede ex aequo

Olá Visitante02.mar.2021, 14:42:53

Sondagem

Acreditas no amor à 1ª vista ?

Sim
257 (56%)
Não
202 (44%)

Votos totais: 304

Autor Tópico: Amor/paixão à primeira vista - acreditam?  (Lida 82953 vezes)

Amor/paixão à primeira vista - acreditam?

ilikemiguel

• Visitante
Então, como diferenciamos os estímulos provenientes de uma simples "atração" e de "amor"? Pela intensidade? E se a atração física for enorme?
O que quis dizer com isto foi que existe uma óbvia diferença entre "atração sexual" e "amor". Posso sentir-me fortemente atraído por muitos homens sem os amar. Do ponto de vista neurológico/bioquímico/eletroquímico/whatever, como os diferencio? Porque a ambas despertarão em nós toda essa explosão hormonal. :)

Respeito tudo o que foi dito por ti, Miguel. E, claro, concordo plenamente.
Mas esta questão (acima citada) continua sem resposta. E é a única razão pela qual ainda tenho alguma confiança na metafísica.
Ou talvez esteja mal informado: talvez já haja uma resposta e eu simplesmente desconheça.  ???

(Deveria este tópico estar em Outras Conversas >> Ciência?  lol)

Offline ilikerodie

• Membro Ultra
    • Género: Masculino
    • Deus quer, o homem sonha, a obra nasce.
    Como já disse, eu acho que uma coisa leva à outra, agora não sei como é que quimicamente isso se processa  ???

Provavelmente haverá algum "odor" destinado para nós  lol lol lol

ilikemiguel

• Visitante
      O meu deve cheirar a rosas  lol

Offline mIsS

• Membro Elite
        • Género: Feminino
        • my smile

ola boa tarde.
        a minha opinião é de que a primeira impressão que temos de alguém é sempre importante (apesar de no futuro nos podermos enganar)
        e há momentos em que cruzamos o olhar com alguém e surge algo inesperado e avassalador, uma atracção, uma química um entendimento, algo que nos ultrapassa naquele momento, parece que somos atingidas por um raio fulminante. nesse preciso momento essa pessoa nos afectou pelo seu aspecto físico, pelo seu cheiro, pela maneira como se move, pela maneira como fala, pela maneira como olha ou sorri desencadeando uma reacção em nós. queremos mexer, falar, ou até respirar ou fazer outra coisa qualquer e não conseguimos. as palavras parecem faltar, ou porque são muitas ou são nervosas, as pernas não se mexem porque os joelhos vacilam, as mãos suam, o coração parece que vai sair do peito e dá um friozinho na barriga que não conseguimos explicar. olhamos para uma pessoa e ficamos a pensar: quero beijá-la, quero muito mesmo beijá-la e quero ser beijada por ela e não acho que seja só uma atracção fisica é algo mais no nosso subconsciente que nos diz: tenho e quero conhecer aquela rapariga porque ela me parece ser o amor da minha vida.
        Desculpam o testamento...

No caso em que a Cris22 fala, temos aquela situação em que avistamos alguém que diz-nos algo subitamente e de muito forte sem aparente explicação e fica uma vontade enorme de conhecer aquela pessoa porque há algo nela completamente distinto e diferente de todas as outras. No entanto, quando penso no amor à primeira vista, parto do prossuposto se consegue-se efectivamente conhecer essa pessoa e portanto pode-se comprovar que aquela primeira impressão era real.
        Eu acho que quando tentamos explicar isto do amor à primeira vista, de como ele se processa, podemos como é óbvio falar a nível fisiológico das reacções a que o nosso corpo fica sujeito,as hormonas libertadas, as ferormonas, etc, mas acho que o queremos explicar e ter com uma explicação científica é tão complexo e tão variável para todos que ficará sempre algo por explicar.
        Vejamos quando falamos desse amor à primeira vista não conseguimos estabelecer uma relação causa-efeito linear para todos nós do género: um mesmo comportamento na pessoa A pode-nos chamar imenso à atenção, mas esse mesmo comportamento numa pessoa B não, e ao mesmo tempo não conseguimos definir um comportamento universal que todos gostemos até porque uma pessoa não é dotada de um só comportamento mas de vários, além disso as pessoas existem com comportamentos dos quais não gostamos e não é por isso que perde encanto ou deixamos de nos apaixonar por elas, além disso temos de ter em conta a dimensão física e podemos aplicar a mesma linha de raciocínio para uma qualquer característica que queiramos considerar.Resumindo  conseguimos explicar “porque é que nos sentimos apaixonados?” e ai a explicação acredito que seja efectivamente biológica mas a outra parte, do “porque é que nos apaixonamos por aquela pessoa?” e aí é e será sempre uma incógnita, até porque muitos de nós olhamos para trás e percebemos que namorámos com pessoas completamente diferentes fisicamente e psicologicamente,outros não ok, mas uma coisa era certa ninguém era igual a ninguém. Além do mais acho que por vezes é tudo uma questão de timing,podemos não apaixonarmo-nos pela pessoa A num determinado momento mas secalhar noutra altura, noutra circunstância…

Não pode ser explicado "totalmente" com bioquímica.

Sabe-se que os sentimentos de amor são caracterizados por certas mensagens electroquímicas/hormonais.
        No entanto, essas mensagens podem ser facilmente estimuladas. O que quero dizer é: alguém que tu aches atraente despertar-te-á esses estímulos.
        Então, como diferenciamos os estímulos provenientes de uma simples "atração" e de "amor"? Pela intensidade? E se a atração física for enorme? É aqui que a bioquímica não consegue chegar. Ainda. Ainda não há uma diferenciação desses estímulos, não que eu saiba. Se houver, gostaria de saber (sem ironias).

Já me questionei o mesmo, mas nunca procurei ler e ver estudos fidedignos sobre o assunto mas lanço no ar que talvez  essa “maior intensidade” talvez se deva a diferentes áreas que são estimuladas ou a diferentes concentrações que hormonas e/ou ferormonas que são libertadas …enfim não sei, estou a especular mas uma coisa é certa, se já tivemos a oportunidade de ter experiências diferentes com outras pessoas cada um de nós consegue ter a percepção da intensidade e do tipo de sentimento que determinada pessoa nos fez sentir.
        E ainda tocando no que falavam cada um de nós tem um determinado odor corporal, até poderia falar no sabor, no sabor do beijo por exemplo e isso pode mudar imensa coisa … (a menos que não tenhas paladar! E estejas constipada! Ahah)

Depois há outra questão, o que é o amor? O que define quando o sentimos? E mais uma vez não há uma resposta universal porque ela é pessoal, individual, melhor dizendo ela é sempre entre aqueles dois seres, o amor sentido em relação a outra pessoa já será diferente…bem mas sem fugir do tema, acho que crescemos a ouvir definições de amor que ouvimos dos amigos, que ouvimos nos filmes, que lemos nos livros,etc mas não há em lado nenhum quem tenha a nossa, e a nossa só se tem quando damos de caras com ele e acho que quando o sentimos pela primeira vez ninguém tem dúvidas que é “aquilo”, que nos faz sentir daquela forma, mas o problema está no facto de alguns de nós não termos a sorte de nos darmos de caras logo com ele e talvez por isso há quem tenha permanecido em relações na esperança que houvesse a tal evolução de sentimentos , que secalhar já tendo passado por “ele” diria não, isto não tem nem nunca vai ter pernas para a andar. Quanto à descrição que a Cris22 fala eu sinceramente não descreveria melhor, apesar dessa tal particularidade do amor em cada um, há coisas que são comuns …
          Gosto que me ensinem a ver o que me rodeia com outros olhos, não importa se é bom ou mau, isso eu decido.

ilikemiguel

• Visitante
          Depois levanta-se a questão homossexual...
          Se estou fisiologicamente preparado para, aquando a recepção de uma "boa" feromona feminina, me sentir atraído... porque não me sinto? Existe algum problema no meu desenvolvimento? Houve uma mutação num gene A, B ou C que me fizesse sentir atraído pelo mesmo sexo, e não pelo oposto?
          Já existem imensos estudos em relação à origem da homossexualidade, do ponto de vista científico. Mas por enquanto são tudo teorias, possibilidades válidas e, talvez, plausíveis.
          Parece-me uma questão pertinente.

@misS Sim, essa seria uma boa possibilidade. Sinceramente, não sei.

Offline Simpatizante

• **
            • Membro Júnior
            É curioso que ao ir lendo a linha de debate assente nos aspetos bioquímicos, dei por mim a pensar que acho que há uma diferença subtil entre "explicar" e "descrever". Dá-me comichão pensar no amor em termos moleculares. Até porque a química chega a um ponto em que já passou a ser física. E a física no limite transforma-se em matemática; ora esta chega a um ponto em que já é filosofia. Amor, disseram?

Mas pronto, eu sei que sou um romântico à moda antiga. :)

Fetch!

• Visitante
              Depois levanta-se a questão homossexual...
              Se estou fisiologicamente preparado para, aquando a recepção de uma "boa" feromona feminina, me sentir atraído... porque não me sinto? Existe algum problema no meu desenvolvimento? Houve uma mutação num gene A, B ou C que me fizesse sentir atraído pelo mesmo sexo, e não pelo oposto?
              Já existem imensos estudos em relação à origem da homossexualidade, do ponto de vista científico. Mas por enquanto são tudo teorias, possibilidades válidas e, talvez, plausíveis.
              Parece-me uma questão pertinente.

@misS Sim, essa seria uma boa possibilidade. Sinceramente, não sei.

Relativamente à questão das feromonas e orientação sexual, sabe-se que os o cérebro dos homossexuais masculinos responde de forma semelhante ao das mulheres heterossexuais quando estimulados por feromonas masculinas, o mesmo verificando-se relativamente ao cérebro de mulheres homossexuais e homens heterossexuais a respeito das feromonas femininas. No caso do cérebro de homossexuais estes podem não estar "fisiologicamente" preparados para aquando da recepção de feromonas do sexo oposto, se "desencadear uma resposta de atracção". O porquê de tal, continua a ser controverso. Existem já vários estudos dedicados a este assunto;

"Sexy" Smells Different for Gay, Straight Men, Study Says
              Stefan Lovgren for National Geographic News - May 10, 2005

A new study shows that gay men respond differently from straight men when exposed to a suspected sexual stimulus found in male sweat.

When homosexual men smelled the odor of male sweat—more specifically, a chemical in the male hormone testosterone—their brains responded similarly to those of women. The findings suggest that brain activity and sexual orientation are linked. It also supports an opinion held by most scientists, that people are born—not bred—gay. "This is one more line of evidence that there's a biological substring for sexual orientation," said Dean Hamer, a geneticist at the National Institutes of Health in Bethesda, Maryland.

Hamer is the author of The Science of Desire: The Gay Gene and the Biology of Behavior. He was not involved in the research, which was conducted by scientists at Karolinska Institutet in Stockholm, Sweden. The study was published today in the research journal Proceedings of the National Academy of Sciences.

Reproductive Behavior

The scientists exposed heterosexual men and women and homosexual men to chemicals found in male and female sex hormones. One chemical is a testosterone derivative produced in men's sweat. The other chemical is an estrogen-like compound in women's urine. These chemicals have long been suspected of being pheromones, molecules emitted by one individual that evoke some behavior in another of the same species. Pheromones trigger basic responses, such as sexual attraction, in many animals. But scientists have long debated if humans respond to pheromones. The new study suggests that pheromones indeed play a part in making humans sexually attractive to one another.

In a previous study a few years ago, the Swedish researchers showed that the brain's hypothalamus region, which is involved in sexual behavior, becomes activated when men smell EST (the estrogen derivative) and women smell AND (the testosterone compound), but not vice versa.

For their new study, the scientists added a sexual-orientation element, which revealed a difference in the brain activity of gay and straight men. "It shows a different physiological response to the same external stimulus," said Ivanka Savic, a neuroscientist at the Karolinska Institute and the study's lead researcher. "This response [occurred] in the brain region involved in reproductive behavior."

When the study subjects sniffed scents such as cedar or lavender, all of their brains reacted only in the region that handles smells—not sexual behavior.

Biological Explanation

The results show that the human brain reacts differently to potential pheromones compared with common odors. "It directly shows a link between brain activity and sexual orientation," said Hamer, the NIH geneticist. Hamer cautions that the gay men's different brain activity could be either a cause of their sexual orientation or an effect of it. But, he said, "it certainly seems unlikely that somehow being interested in men would cause the brain to rewire itself in such a dramatic way."

Other studies have also found that gay and straight men respond differently to the body odors of others. Scientists at the Monell Chemical Senses Center in Philadelphia, Pennsylvania, found that gay men preferred odors from other gay men, while odors from gay men were the least preferred by straight men and women. The Monell Center's results were released yesterday and are to be published in the journal Psychological Science in September.

"There are many ongoing studies in the field, and I think that we soon will have better clarification," said Savic, the Karolinska Institute neuroscientist. "At the moment, there are no definite proofs." However, the new studies boost the hypothesis that homosexuality has a genetic basis and is not simply the result of learned behavior.

"This, incidentally, is not in any way controversial for biologists," Hamer said. "It's completely expected from the basic tenets of biology. It's only controversial because of the social and political controversy over homosexuality."

http://news.nationalgeographic.com/news/2005/05/0510_050510_gayscent_2.html

Offline ilikerodie

• Membro Ultra
                • Deus quer, o homem sonha, a obra nasce.
                Estou a gostar do rumo desta discussão  lol

Muito interessante esse estudo acima. Estamos realmente cada vez mais perto de saber mais sobre o chamado "amor à primeira vista" e porque sentimos o que sentimos, gosto disto  :D
                « Última modificação: 31 de Agosto de 2012 por ilikerodie »

ilikemiguel

• Visitante
                  @Fetch! Obrigado! Bela fonte :D

Realmente nunca tinha ouvido falar deste estudo... já tinha sonhado a possibilidade, mas é bom ver que já se chega a algumas conclusões!

Offline mIsS

• Membro Elite
                    • my smile
                    E porque é que só nos apaixonamos por uma pessoa numa determinada altura e não outra? quantos casos é que já não ouvimos falar de casais que começaram a namorar mas já se conheciam há muito tempo?
                      Gosto que me ensinem a ver o que me rodeia com outros olhos, não importa se é bom ou mau, isso eu decido.

Offline Cris22

• *
                      • Novo Membro

" temos aquela situação em que avistamos alguém que diz-nos algo subitamente e de muito forte sem aparente explicação e fica uma vontade enorme de conhecer aquela pessoa porque há algo nela completamente distinto e diferente de todas as outras. No entanto, quando penso no amor à primeira vista, parto do prossuposto se consegue-se efectivamente conhecer essa pessoa e portanto pode-se comprovar que aquela primeira impressão era real.
                      Eu acho que quando tentamos explicar isto do amor à primeira vista, de como ele se processa, podemos como é óbvio falar a nível fisiológico das reacções a que o nosso corpo fica sujeito,as hormonas libertadas, as ferormonas, etc, mas acho que o queremos explicar e ter com uma explicação científica é tão complexo e tão variável para todos que ficará sempre algo por explicar.
                      Vejamos quando falamos desse amor à primeira vista não conseguimos estabelecer uma relação causa-efeito linear para todos nós do género: um mesmo comportamento na pessoa A pode-nos chamar imenso à atenção, mas esse mesmo comportamento numa pessoa B não, e ao mesmo tempo não conseguimos definir um comportamento universal que todos gostemos até porque uma pessoa não é dotada de um só comportamento mas de vários, além disso as pessoas existem com comportamentos dos quais não gostamos e não é por isso que perde encanto ou deixamos de nos apaixonar por elas, além disso temos de ter em conta a dimensão física e podemos aplicar a mesma linha de raciocínio para uma qualquer característica que queiramos considerar.Resumindo  conseguimos explicar “porque é que nos sentimos apaixonados?” e ai a explicação acredito que seja efectivamente biológica mas a outra parte, do “porque é que nos apaixonamos por aquela pessoa?” e aí é e será sempre uma incógnita, até porque muitos de nós olhamos para trás e percebemos que namorámos com pessoas completamente diferentes fisicamente e psicologicamente,outros não ok, mas uma coisa era certa ninguém era igual a ninguém. Além do mais acho que por vezes é tudo uma questão de timing,podemos não apaixonarmo-nos pela pessoa A num determinado momento mas secalhar noutra altura, noutra circunstância…"

Concordo.
                      Podemos nos sentir atraídas por uma pessoa por diversos motivos: amor ou sexo e por diversos aspectos: físicos ou psicológicos. mas cabe  ao nosso coração e ao nosso cérebro consciente ou inconscientemente aceitar/ agir segundo um desses motivos. mas também acho que podemos nos sentir atraídas por uma certa pessoa e sabermos( antes ou dp de a conhecermos se e puramente sexo ou algo mais, nós próprios decidimos isso) mas há um momento em que cruzamos com uma pessoa que surge aquele clique que dp ao conhecermos essa pessoa verdadeiramente só nos confirma que naquele momento estávamos completamente certas. só nos confirma( mas há momentos em que simplesmente erramos e isso acho que não se pode considerar amor, qualquer tipo e isso e puramente atracção física) mas se dp de conhecermos verdadeiramente essa pessoa ela nos continuar a afectar inesperada e avassaladoramente, sim considero amor a primeira vista, porque estávamos certas naquele primeiro momento, existe então "uma relação causa-efeito ", existem razões. e sim tb acho que e é uma questão de timing de nós próprios e da outra pessoa. do nosso corpo e da nossa mente e do que a outra pessoa nos transmite.

ilikemiguel

• Visitante
                        E porque é que só nos apaixonamos por uma pessoa numa determinada altura e não outra? quantos casos é que já não ouvimos falar de casais que começaram a namorar mas já se conheciam há muito tempo?

Talvez, a forma de como duas pessoas se tratam uma à outra influencie também toda a química acima falada. Então, se uma pessoa mudar de atitude, vai haver uma alteração da forma de como nos sentimos em relação a essa pessoa...
                        Se nada mudou... então opinaria eu que de certa forma já me sentia atraído por essa pessoa, simplesmente nunca se tornou evidente.
                        « Última modificação: 31 de Agosto de 2012 por ilikemiguel »

Kahlin

• Visitante
                          Acredito em energias que cada pessoa nos transmite.
                          Acredito em vontade de querer conhecer determinada pessoa por intuitivamente nos passar boa energia.

Amor (de todos os tipos) não deve ser algo construído?
                          Será possível começar a amar uma pessoa ainda que apenas a tenhamos visto ao longe? é possível começar a amar mesmo antes do momento em que o nosso olhar se cruza com o dela?

Esta questão é tão complexa..  ::) Acredito que há pessoas que conseguem amar se apenas houver uma construção, por outro lado, também acredito que seja possível alguém começar a amar logo a partir do momento em que se vê determinada pessoa. Tanto um amor gerado de uma forma como de outra têm algo em comum: compreensão, paciência e um querer bem ao outro tal como se tratasse de nós própios.

Kurotsuki

• Visitante
                            É perfeitamente possível sentir atracção/paixão à primeira vista mas o amor é algo que tem de ser construído : )

Offline Sara123

• *
                              • Novo Membro
                              Não me parece..

Offline CFJ

• Membro Ultra
                                • smilling is the only way out.
                                Amor mesmo não acredito. Mas acredito que no primeiro contacto surge uma quimica diferente que depois poderá dar em algo mais, tal como o amor.
                                  "Everyone you will ever meet knows something you don't" Bill Nye

Draco

• Visitante
                                  Amor mesmo não acredito. Mas acredito que no primeiro contacto surge uma quimica diferente que depois poderá dar em algo mais, tal como o amor.

Offline Emy Lee

• *
                                    • Novo Membro

Ya, concordo.

Offline castlox

• Membro Elite
                                      amor, amor, não acredito... mas numa paixão, ou interesse especial, sim.

Offline Bring

• Membro Ultra
                                        amor, amor, não acredito... mas numa paixão, ou interesse especial, sim.

x2

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                          Amor vs paixão

Iniciado por Planta xerófila « 1 2 ... 5 6 » Geral

117 Respostas
                                          30031 Visualizações
                                          Última mensagem 26 de Fevereiro de 2017
                                          por carolinalg
                                          6 Respostas
                                          1729 Visualizações
                                          Última mensagem 1 de Junho de 2011
                                          por icognita
                                          6 Respostas
                                          1767 Visualizações
                                          Última mensagem 18 de Dezembro de 2012
                                          por unforgiving
                                          190 Respostas
                                          23563 Visualizações
                                          Última mensagem 25 de Maio de 2019
                                          por Fernando Pinheiro
                                          2 Respostas
                                          1491 Visualizações
                                          Última mensagem 14 de Fevereiro de 2016
                                          por oasisgirl