rede ex aequo

Olá Visitante01.mar.2021, 04:15:22

Autor Tópico: Queer Lisboa (Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa)  (Lida 95060 vezes)

Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa

Offline Moss Deb

• Associad@ Honorári@
  • Membro Elite
  • Género: Masculino
Vá lá, o "Antônia" não é assim tão mau. É pelo menos bem mais decente que os últimos dois filmes que encerraram o festival  (sobretudo o Dorian Gray... o Electroshock já o apanhei praticamente a meio, por isso ainda dou a margem da dúvida) :-X

O "Antónia" não é um bom filme ?! :inq

pff, claro que NÃO é um bom filme.

tenho que te explicar umas coisas de cinema, isso está mau  lol

Deves ter com certeza e fico ansioso por isso, em particular no âmbito de produções independentes associadas a circuitos não comerciais! ;) Já que aqui nunca fundamentas as tuas opiniões... Ao vivo vais ter é de ultrapassar a vergonha e aproximar-te dos demais para poderes "explicar", fico à espera! :)
« Última modificação: 28 de Setembro de 2008 por Moss Deb »

Offline android

• Membro Vintage
    Saturno Contro (que em português se poderia chamar "Os Amigos de Lorenzo" caso estreie comercialmente por cá.. :)) >>> Antônia

That's all I have to say.

Offline Papagueno

• Membro Elite
    • E após muitos verões também o cisne morre. Tenyson
    Saturno Contro (que em português se poderia chamar "Os Amigos de Lorenzo" caso estreie comercialmente por cá.. :)) >>> Antônia

lol o irmao gay até era giro.... (estou a abordar o tema de forma tão superficial como o filme aborda o mes....  ??? ??? ??? ???)
      Paaaaaaaaaapagueno.

Por onde andará o rapaz da t-shirt verde que encontrei no avião (31 julho) .... podiamos ter sido amigos.....

Offline bluejazz

• Associad@ Honorári@
      • Membro Vintage
      • Género: Feminino
        • Homofobia
      Estive a falar com um elemento da associação organizadora do festival queer e eles têm uma situação que gostariam de compreender, para ajudar a melhorar, que prometi deixar aqui para quem quiser partilhar eventuais respostas e sentimentos.

A organização tem reparado que nas sessões de filmes lésbicos há sempre menos adesão/gente do que nas sessões de filmes gays e gostaria de saber se há alguma razão específica que ajude a explicar esta "menor audiência".

Malta do sexo feminino, alguém tem opiniões a partilhar sobre o assunto? :)
        "I cannot be, as Bourdieu suggests, a fish in water that 'does not feel the weight of the water, and takes the world about itself for granted'" - Felly Simmonds

Offline Papagueno

• Membro Elite
        realmente é uma boa questão! haverão mais gays masculinos e as diferenças refletem essa proporção?
        as raparigas homossexuais veem menos cinema?
        os filmes lésbicos são conotados como menos interessantes?
        .....
          Paaaaaaaaaapagueno.

Por onde andará o rapaz da t-shirt verde que encontrei no avião (31 julho) .... podiamos ter sido amigos.....

Offline Iria

• Associad@ Honorári@
          • Membro Sénior
          Não me atrevo a deduzir se há mais homens gays do que lésbicas sem um estudo aprofundado feito por cientistas qualificados usando métodos 99.9% infalíveis, mas... Bem, também estou como o Papagueno, não tenho respostas, só perguntas.

Será porque as raparigas/mulheres têm mais vergonha de aparecer num festival LGBT e serem vistas como gays?
          Será mesmo porque gostam menos de filmes do que os homens gays? (contem comigo fora desta equação que eu adoro filmes!)
          Será porque os filmes não são apelativos? (sem ofensa aos organizadores do festival, visto que eu nunca fui a um em Portugal)

Responder

O quê??!??!?? [smiley=chicote.gif] Como é que um filme de lésbicas, feito por lésbicas, para lésbicas é menos interessante para uma lésbica? Está bem que há montes de filmes lésbicos maus, mas também conheço bastantes que são uma obra de arte! Se houver alguma lésbica que enfia os filmes lésbicos todos no saco dos "menos interessantes" então, claramente, anda a ver os filmes errados.

Será porque não tem ninguém com quem os ir ver? Ir lá sozinha ver um filme requer tomates. Perdoem-me a expressão.
          Será porque preferem ver os filmes no conforto do sofá do que ir ao cinema ter que aguentar com catrefadas de putos a fazer barulho e a contar o final do filme antes de terem dado sequer 5 minutos de filme e ter que aguentar com os cabeçudos sentados à tua frente que não te deixam ler as lengendas e... e... Do que é que eu estava a falar? Ah, festival LGBT... provavelmente não há putos.. Uhmm.  [smiley=hipnotizado.gif]

Quem vai aos festivais de filmes LGBT, é pelos filmes ou pela companhia? Para conhecer alguém novo? Mas quantos é que conhecem alguém novo quando vão ao cinema, sem ser pessoas indesejadas? :P

Haverá pouca publicidade nos locais por onde as lésbicas costumam estar/passar? Será que a publicidade (cartazes, deduzo...) não são apelativos, ou têm falta de informação, ou não puxam interesse? Sem ofensa aos organizadores...

Será porque a maioria das lésbicas não conhece os filmes lésbicos que vão passar no cinema e por isso não têm tanto interesse em vê-los, porque se calhar já viu tantos filmes lésbicos maus que já estão de pé atrás...

Será que vinham mais lésbicas se uma das actrizes estivesse presente no final do filme como convidada para depois fazermos perguntas? ;D

Será este o post mais inútil da minha vida, em que não acrescentei nada à conversa? lol
            "Yes, yes, objectification. Yes, yes, sexism. Yes, yes, violence. I know, I know and I totally agree. All those things are bad. Very bad. In fact, they're wrong. I frown on them with the scowl of a 1000 women's studies majors. That said, ohmyfreakinggodhowawesomewasthat?!" - Dorothy Snarker

Offline deepsoul

• Membro Elite
            realmente é uma boa questão! haverão mais gays masculinos e as diferenças refletem essa proporção?
            as raparigas homossexuais veem menos cinema?
            .....

Por acaso é algo intrigante. Mas poderá estar apenas ligado ao facto de por algum motivo as próprias raparigas lésbicas preferirem um filme gay, talvez, quem sabe?! Ou então não recorrem tanto ao cinema LGBT como os homens.

Offline WishLight

• Membro Elite
              • Go Hard Or Go Home

Bem, ainda bem que ouviste o meu conselho e viste o Saturno Contro. :up Na verdade, seria imensamente mais merecedor do prémio que o Antônia. Já recomendei há algumas pessoas no passado, mas recomendo-o de novo. Vejam-no. Desfrutem dele. É um filme magnífico. Até considero que tenha algum potencial comercial por ser acessível em termos de diálogo e história. Isso torna-o menor ? Não, apenas o engrandece.
                I know you want me, but that's a no.

Offline Papagueno

• Membro Elite

Responder

O quê??!??!?? [smiley=chicote.gif] Como é que um filme de lésbicas, feito por lésbicas, para lésbicas é menos interessante para uma lésbica? Está bem que há montes de filmes lésbicos maus, mas também conheço bastantes que são uma obra de arte! Se houver alguma lésbica que enfia os filmes lésbicos todos no saco dos "menos interessantes" então, claramente, anda a ver os filmes errados.

quando escrevi aquilo estava pensar que a menor adesão aos filmes lésbicos se deve ao menor múmero de homens gays que a eles assistem:

filmes gays: muitos homens gays e muitas mulheres lésbicas, alguns simpatizantes a assistir.
                filmes lésbicos: alguns homens gays, muitas mulheres lésbicas, alguns/poucos simpatizantes ( porque existirá o mito de os filmes lésbicos serem menos interessantes?).  ;)
                  Paaaaaaaaaapagueno.

Offline Iria

• Associad@ Honorári@
                  • Membro Sénior
                  Esse mito existe? :inq Nunca tinha ouvido isso.

Mas menos interessantes comparados com o quê? E quem diz isso?

E não tinha reparado que te estavas a referir a homens gays a assistir a filmes lésbicos, haha... Desculpa.

Há assim tantas lésbicas a ver filmes de homens gays? Não serão mulheres hetero? :P Confesso que também já vi alguns filmes de homens gays, mas não muitos. Só me lembro de ter gostado do "Touch of Pink", e vi o QAF US... Ah, e Kinky Boots! Amo este filme. De resto, vejo quase tudo que tenha conteúdo L, e já foram mais de 100.

Quantos filmes lésbicos já viste, Papagueno? E quais, se te lembrares?
                    "Yes, yes, objectification. Yes, yes, sexism. Yes, yes, violence. I know, I know and I totally agree. All those things are bad. Very bad. In fact, they're wrong. I frown on them with the scowl of a 1000 women's studies majors. That said, ohmyfreakinggodhowawesomewasthat?!" - Dorothy Snarker

Offline Arms

• Membro Vintage
                      • Reflection
                    Estive a falar com um elemento da associação organizadora do festival queer e eles têm uma situação que gostariam de compreender, para ajudar a melhorar, que prometi deixar aqui para quem quiser partilhar eventuais respostas e sentimentos.

A organização tem reparado que nas sessões de filmes lésbicos há sempre menos adesão/gente do que nas sessões de filmes gays e gostaria de saber se há alguma razão específica que ajude a explicar esta "menor audiência".

Por acaso nunca reparei nisso. A verdade é que, às sessões que vou, estão lá sempre pouca gente. Quer masculina, quer feminina. Por isso não tenho grande base de opinião. Eu acho filmes de cariz lésbico interessante até e tenho mais filmes lésbicos como preferidos que filmes gays. A verdade é que, pelo que tenho reparado - das poucas vezes que fui ao festival - é que vão mais homens que mulheres no geral.
                      Se dependes unicamente dos outros para seres feliz prepara-te para ficares desiludido.
                      Instead of telling people to plan ahead, we should tell them to plan to be surprised.

Offline Delft

• Membro Sénior
                      Eu por acaso reparei, nas vezes em que fui ao queer, na falta de mulheres. Como me sentava sempre nas últimas filas conseguia ter uma boa "vista" lol, e apercebia-me sempre que estavam lá pouquíssimas raparigas, tipo 5-10% do total, e sozinhas então 0% mesmo. As poucas que iam estavam acompanhadas, sempre.
                      « Última modificação: 4 de Outubro de 2008 por Delft »

Offline deepsoul

• Membro Elite

Bem, ainda bem que ouviste o meu conselho e viste o Saturno Contro. :up Na verdade, seria imensamente mais merecedor do prémio que o Antônia. Já recomendei há algumas pessoas no passado, mas recomendo-o de novo. Vejam-no. Desfrutem dele. É um filme magnífico. Até considero que tenha algum potencial comercial por ser acessível em termos de diálogo e história. Isso torna-o menor ? Não, apenas o engrandece.

Opá agora fiquei curioso em relação ao filme. Será que vai ser comercializado?! Era bom que fosse, mas é melhor não ter muitas esperanças.

Olhem quando fui ver o filme Japan, Japan estava lá uma senhora idosa sozinha.

Offline risingstranger

• Membro Ultra
                          eu ha dois anos fui sozinha  lol :) e confesso que gostei da experiencia.

Acho que ha sempre a questao de haver muita gente que vê os ciclos de cinema lgbt de uma forma menos correcta, lembro-me do meu melhor amigo na altura me ter dito que iam haver cenas de sexo na plateia e nao sei quê.. coisa que nao vi!  lol
                          Acho que esta ideis pode afastar algumas pessoas tbm.

Quanto à diferença, também acho que passa pelo facto de haverem mais lésbicas a ir ver alguns filmes gays enquanto que o contrario talvez nao se veja tanto.

Eu falo por mim, quando fui vi vários filmes, e um dos que gostei mais até era gay. Acho que é mais fácil de se fazerem dramas... ou pelo menos dos filmes que tenho visto (nao foram muitos confesso) os filmes gays tinham dramas bem conseguidos e bem interpretados. Lembro-me que até chorei nesse tal filme gay do festival lol. (e nem foi o que ganhou, que a proposito também estava muito bem conseguido e tbm era gay)

people don't have to be the same. there is grey and yellow ...and red. there is blue and green. and then there is me  :)

Offline Papagueno

• Membro Elite
                            Esse mito existe? :inq Nunca tinha ouvido isso.

Mas menos interessantes comparados com o quê? E quem diz isso?

E não tinha reparado que te estavas a referir a homens gays a assistir a filmes lésbicos, haha... Desculpa.

Há assim tantas lésbicas a ver filmes de homens gays? Não serão mulheres hetero? :P Confesso que também já vi alguns filmes de homens gays, mas não muitos. Só me lembro de ter gostado do "Touch of Pink", e vi o QAF US... Ah, e Kinky Boots! Amo este filme. De resto, vejo quase tudo que tenha conteúdo L, e já foram mais de 100.

Quantos filmes lésbicos já viste, Papagueno? E quais, se te lembrares?
                            lol, só vi um , o electrochoque (ou lá como se escreve). eu nao acho que os filmes lesbicos são menos interessantes, estava a penas a colocar hipóteses, que não coincidem com os meus gostos, até porque tenho visto muito poucos filmes LGBT para poder chegar a conclusões.... acho que para abordarmos essa questão do menor número de pessoas que assistem aos filmes lgbt de conteúdo lésbico teriamos de ter mais dados, no mínimo saber o sexo predominante em quem assiste aos filmes gays e lébicos e a sua orientação sexual. Mas não deixa de ser uma questão muito pertimente e interessante.
                              Paaaaaaaaaapagueno.

Offline Iria

• Associad@ Honorári@
                              • Membro Sénior
                              Electrochoque? lol Que raio é isso... Nunca ouvi falar. :P Deve ser bom deve... :P

Outra pergunta que agora faço para poder explicar a falta de audiência nos filmes lésbicos do festival LGBT de Lisboa é... Será que as lésbicas são mais abertas e vêem fimes gays e lésbicos, enquanto que os homens gays só vêem filmes gays? Em geral, claro, há sempre excepções.

blanksheet

• Visitante
                                gostava que o queer nao fosse só uma semana por ano... anyway, agora é esperar por 2009 e tentar ir ver mais filmes no proximo ano =)

Offline x-pressiongirl

• Membro Sénior
                                  • Olá, nós somos os ursinhos maus!
                                    • sembikini

Bluejazz, questão bastante interessante. Por acaso tenho preparado um textinho sobre isso para a direcção do queer festival.
                                  Sendo este um evento que tenho acompanhado com bastante interesse desde as suas primeiras edições (ainda me lembro de gatinhar entre o King, o Londres e o Fórum Lisboa para assistir às sessões) também eu continuo a notar o mesmo fenómeno.
                                  Já muito bikinei www.sembikini.blogspot.com sobre a depressão colectiva que paira sobre as lésbicas que ousam exprimir-se de forma artística: cinema, literatura, música, e até blogaysfera, tudo impregnado de um drama saloio que, não raras vezes, nos torna ainda mais susceptíveis à depressão.
                                  Importa, antes de mais, referir que há menos filmes a abordar a temática lésbica do que a gay. Se há menos quantidade, proporcionalmente, parece-me mais ou menos óbvio que a qualidade fica refém da primeira.No entanto, vi bons filmes de temática lésbica (confesso que vejo muito mais curtas-metragens), com argumentos deveras originais.
                                  O pior exemplo surge na noite de porno lésbico: Raparigas horrorosas, cortes de cabelo mais pirosos do que o da Marge Simpson, cheias de nódoas negras, com um ar de rotweiller prestes a matar, com um ar absolutamente andrógino (algumas com um ar particularmente masculino e com depilação por fazer). Isto excita alguém? Sempre pensei que o porno existiria para excitar mas cada vez mais me convenço de que as lésbicas que fazem porno lésbico fazem-no com a intenção de chocar. E digo-vos que toda a gente que esteve nesta sessão saíu de lá chocada. Que lésbicas são aquelas? Custa-me a acreditar que alguém que goste de mulheres produza filmes tão deslavados e no qual figurem raparigas com tão péssimo aspecto.
                                  Vi porno gay, estive numa sessão que durou cerca de 2 horas (o que é excessivo para um filme porno) e, vejamos, os rapazes além de serem relativamente bonitos (excitaram-me mais do que as lésbicas  :P) tinham corpos bonitos e um ar bem mais simpático.
                                  Seria bom que as lésbicas começassem a projectar filmes mais simpáticos e a abordar a temática lésbica de forma menos depressiva.
                                  Tivemos no queer festival do ano passado um excelente exemplo com Tick tock Lullaby (de Lisa Gornick, que este ano também nos visitou, desta vez como membro do Júri).

O trailer aqui:

saudações x-pressivas  :-*

x-pressiongirl  8-)
                                    "In Europe, it doesn't matter if you're a boy or a girl. We make love with anyone we find attractive."
                                    M. Dietrich
                                    "Apareço para ter sexo contigo às cinco. Se me atrasar, começa sem mim"
                                    Tallulah Bankhead
                                    "O que eu uso na cama? Chanel nº 5, é claro"
                                    M. Monroe  http://sembikini.blogspot.com

hallo, I am looking for a portuguese gay-queer movie

Offline francesca

• *
                                    • Novo Membro
                                    Hallo this is Francesca from Italy

:-)

I am desperately looking for a portuguese movie: I don't remember the title, but I remember a little about the plot. It's about a girl (who is a man in reality) and a man who's name is Catao, running for elections to be Major of Lisbon. Catao is officially against gay and queer culture, and of course this is bad in his relationship with his partner. there are a lot of queers around Catao's partner, and surreal and poetic scenes of violence between Catao fascist corps and the queers themselves, in the middle of the celebrations of Saint Anthony's feast in Lisbon.

PLEASE HELP!

I loved that movie, but I can't remember nor the director's name, nor the title and the year... it could be 10 years old, though.

thanks for any suggestion!

cheers!

francesca

Offline Riccia

• **
                                      • Membro Júnior
                                      • "Pì ad ogni riccio ti caccia nu capriccio!!!"
                                      Hallo this is Francesca from Italy

I am desperately looking for a portuguese movie: I don't remember the title, but I remember a little about the plot. It's about a girl (who is a man in reality) and a man who's name is Catao, running for elections to be Major of Lisbon. Catao is officially against gay and queer culture, and of course this is bad in his relationship with his partner. there are a lot of queers around Catao's partner, and surreal and poetic scenes of violence between Catao fascist corps and the queers themselves, in the middle of the celebrations of Saint Anthony's feast in Lisbon.

PLEASE HELP!

I loved that movie, but I can't remember nor the director's name, nor the title and the year... it could be 10 years old, though.

thanks for any suggestion!

cheers!

francesca

::) Ciao, Francesca. Il film si chiama: A Raiz do Coração; La Racine du coeur (in francese); The Heart's Root (in inglese) - di Paulo Rocha.

Baci,
                                      Deia
                                        "Chitsujo, seijaku, shinjitsu: Konran kara chitsujo ga umare. Soon kara seijaku ga umareru. Shinjitsu wa ai o umu."

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                        Agenda Cultural de Lisboa

Iniciado por cacao « 1 2 ... 24 25 » Lisboa

487 Respostas
                                        81021 Visualizações
                                        Última mensagem 29 de Setembro de 2014
                                        por Sappho
                                        135 Respostas
                                        36208 Visualizações
                                        Última mensagem 25 de Janeiro de 2018
                                        por safir
                                        658 Respostas
                                        160572 Visualizações
                                        Última mensagem 15 de Junho de 2014
                                        por nevertoolatetobehappy