Assuntos Gerais > Apoio

Falsa Identidade...

(1/5) > >>

Leandro:
Ola..

Eu teria vindo pedir ajuda ha mais tempo se tivesse sabido mais cedo da existencia deste forum...

Sei que o objectivo é ajudar os jovens homossexuais, etc.... Mas apesar de eu ser hetero, penso que o meu problema está relacionado com o assunto...

Eu tenho um amigo, que conheci ha 2/3 anos, e mesmo antes de nos conhecermos eu sabia (porque me tinham dito) que ele era homossexual. De qualquer modo ainda lhe perguntei se era realmente verdade. Ele disse que sim.

Nao me incomodei com o facto de ele ser quem era, talvez porque nao era evidente. Ele nao dava nas vistas. Ele percebeu isso, e tornamo-nos bons amigos. Ele contava-me tudo e eu a ele.

O problema começou praticamente aí. Desde que nos tornamos bons amigos, começamos a andar sempre juntos. Entao apesar de eu ter namorada nessa altura, alguns rapazes começaram a dizer que eu era gay tambem. Claro que me incomodava um pouco, mas tentava ignorar porque achava ridiculo e pensei que a brincadeira nao ultrapassasse aqueles limites.

Mas ultrapassou. Um dia esse meu amigo apareceu com os olhos molhados e estava nervoso. Contou-me o que se tinha passado. Desde que ele se assumiu aos pais, começou a ter problemas com eles. E naquele dia de manha o pai tinha discutido imenso com ele. Ele estava extremamente nervoso e tentei conforta-lo. As palavras nao estavam a fazer grande efeito, entao simplesmente abracei-o.

E para melhorar a situação, um grupo de rapazes passou por nós... e assim que nos viram foi um escandalo tremendo. Começaram logo a fazer barulho e a chamar-nos nomes...

E depois espalharam pela escola toda. Exageraram e disseram que nos viram aos abraços e aos beijos. Todos acreditaram porque dantes já haviam aqueles rumores. A minha namorada deixou-me e tambem me ofendeu.

Desde essa altura já passou um ano e meio... E as coisas tao exactamente na mesma. A escola toda acredita que sou gay e já muitas vezes quase chegou aos ouvidos dos meus pais.
O meu amigo pediu-me perdão por me ter arruinado a vida desta forma e ate se quis afastar de mim... Mas eu disse-lhe que nao havia nada a perdoar e que a culpa nao foi dele. Portanto, continuamos amigos e juntos.

Mas a minha vida ta realmente arruinada.... Todos os dias tenho medo que os meus pais venham a saber o que me chamam... e que tambem acreditem... Na escola sou ofendido todos os dias, juntamente com o meu amigo... E as raparigas nem querem nada comigo...

Nao sei o que fazer... Ninguem acredita que sou hetero... Estou a viver exactamente como um homossexual na nossa sociedade, e na verdade nao sou... O unico amigo que agora tenho é "ele"...

O que hei-de fazer? Nao consigo pensar em nada para por fim a isto... se é k é possivel... Por favor, se poderem, ajudem-me...

bluejazz:
Olá Leandro,

Antes de mais, bem-vindo ao fórum. Penso que este é de facto um bom local para falares da situação que expuseste.

Tenho uma amiga heterossexual, cujas duas melhores amigas na escola eram lésbicas e namoradas. Ela sofreu também as consequências através de rumores. Os próprios pais chegaram a pensar que ela era também lésbica.

Isto significa que, como tu, acabou por sofrer o mesmo que muitos de nós sofrem. :(

Eu não tenho nenhuma fórmula de solução a propor, mas penso que acima de tudo vocês devem ter uma atitude de segurança quanto a vocês próprios. Por exemplo, podes dizer quando te abordam/insultam que "Sou heterossexual, mas não tenho de provar nada ninguém, porque primeiro as vossas afirmações são irreais e porque segundo não há nada de errado em ser-se homossexual e por isso pouco me importa se acham que sou x ou y. Acaba por ser o mesmo que pensaram que sou louro, quando na realidade sou moreno. Mas o erro é vosso e não meu".

Uma das coisas que se fala muito aqui no fórum é que geralmente os verdadeiros amigos não abandonam nem se afastam de ninguém por ser homossexual (ou bissexual) ou por pensarem que essa pessoa é ou por outros pensarem que essa pessoa é. O aspecto positivo disto, entre os negativos que vêm da discriminação, é que permite-te saber quem são os verdadeiros amigos. E se na tua escola não há ninguém que continue vosso amigo, acredita que é ou porque são e/ou têm medo que pensem que também são ou porque simplesmente são pessoas que não interessam e vocês tiveram azar com o grupo de colegas que apanharam. Infelizmente, isso acontece.

Mas nunca se deixem sentir envergonhados ou em baixo pela discriminação que são alvos. Mostrem-se seguros e confiantes em vocês próprios (não falo de altivez, mas de calma e segurança). Isso é meio caminho andado para desarmar os outros.

Força! Entretanto vou mostrar o teu post à amiga de que te falei. Se ela tiver possibilidade, logo decide se pode partilhar contigo a sua experiência e como lidou com a discriminação. :)

Leandro:
Agradecia entao bluejazz...

Isto nao é tao simples quanto parece. Nao consigo ter qualquer confiança em mim mesmo, nem muito menos calma, cada vez que me mandam bocas... É detestavel.

O meu amigo ás vezes ainda lhes responde e diz que ele é que é gay e eu nao... Mas ninguem liga... Voltam a dizer que... nao vale a pena dizer o que eles dizem......

É triste entao pensar que nenhum dos meus amigos era verdadeiro... O unico é "ele"...

bluejazz:
Eu sei que não, mas não esmoreças. Vamos ver o que outras pessoas têm a dizer. :)

|pintainha|:
Bem sei k falar é fácil....tenho amigos homossexuais mas nunca tiveram esse tipo de problemas...mas a "falsos" amigos e a pessoas assim n podemos ligar nem dar ouvidos....em relação aos teus pais, n sei k tipo de relação tens com eles mas eles em muitos casos são os nossos melhores amigos...axo k se falares da situação eles vão entender...
se fosse cmg (eu tb sou hetero) eu falava c eles n é k tivesse grd problema k isso chegasse aos ouvidos deles pk eles conhecem me e mts vezes já coloquei o assunto da homossexualidade à  "mesa" por causa dos meus amigos..e eles n se incomodam....tenta abordar o assunto c eles..eles devem entender....em relação às outras pessoas simplesmente n te podes deixar afectar...se elas n kerem comprender a situação...amigos n existem apenas os da escola...e mm assim deve haver por aí pessoas n perconceituosas....n sei mais k diga..as pessoas são mm complicadas... e têm medo em relação a estes assuntos..n sei pk mas têm... e dp à aquelas k embora possam n ter grds problemas de aceitação a estes assuntos agem como as outras tb com medo de serem julgadas..enfim...
bem sei k são meras palavras mas n podia deixar de responder e tentar fazer algo..n sei se ajudei mas...enfim..dissse o k sentia...
espero k consigas resolver tudo pelo melhor...
FORÇA!!!!! :)

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

Ir para versão completa