rede ex aequo

Olá Visitante26.ago.2019, 11:02:16

Sondagem

Já sofreste homofobia numa Universidade Portuguesa?  Suspeitas de ser penalizado em classificações por isso ?

Não!
Já sofri e foi por docentes
Já sofri e foi por colegas
Suspeito ter sido penalizad@ por docentes

Autor Tópico: Homofobia nas Universidades Portuguesas  (Lida 7011 vezes)

Homofobia nas Universidades Portuguesas

leopardinho

• Visitante
É importante que quem esteja a sofrer ou a passar por alguma situação do género que faça uma referência da sua situação. A homofobia muitas vezes não é perceptível a nível do ensino universitário, uma vez que é bastante fácil de camuflar. Um professor pode por exemplo favorecer determinado aluno em deterimento de outro só por uma questão de orientação sexual. Ou por exemplo, em questões de estágios com diversas irregularidades, em que, por exemplo, o orientador não comparece, é sempre possível haverem situações de classificações mal atribuidas, tanto a nível comportamental ou a nível académico. A indisponibilidade de um docente, por vezes, também poderá ser considerada uma questão de homofobia e para isso bastará verificar se o docente estará disponível para os outros alunos. As melhores informações de oportunidades a nível de trabalho ou a nível de procura de estágio, poderão ser vedadas a certos alunos, também pelas mesmas questões.

Artigo 13.º
(Princípio da igualdade)
1. Todos os cidadãos têm a mesma dignidade social e são iguais perante a lei.

2. Ninguém pode ser privilegiado, beneficiado, prejudicado, privado de qualquer direito ou isento de qualquer dever em razão de ascendência, sexo, raça, língua, território de origem, religião, convicções políticas ou ideológicas, instrução, situação económica, condição social ou orientação sexual.
« Última modificação: 1 de Novembro de 2005 por leopardinho »

Offline Elfo

• Membro Total
    • Género: Masculino
    • A man's character is his fate.- Heraclitus

Ois

A minha entrada na universidade mudou completamente a minha vida. Para melhor. E isso deve-se totalmente ao espírito aberto de tolerância e, talvez até mais importante, de respeito mostrado pela maior parte dos meus colegas. É claro que a minha situação pode não ser comum, mas pelo que tenho contactado o meio universitário é aquele que manifesta maior tolerância. Todo o meu ano sabe que sou gay e os meus principais amigos gays são também meus colegas de curso ( é que somos uma turma bastante grande). :D :D :D

Nunca senti homofobia por parte dos docentes mas é certo que se o forem e embirrarem com algum aluno lgbt há pouco a fazer poerque os profs universitarios  no nosso pais ainda podem fazer quase tudo o que lhes apetece, pelo menos assim é na minha faculdade. >:( [smiley=muro.gif]

Eu penso que a razão da inexistência de associações lgbt é o facto da nossa sociedade ser ainda tão pouco tolerante que poucos são os alunos universitários que já sairam do armário e eu penso que só esses serão capazes de formar uma associação dessas... Não estou a ver as normais associações de estudantes muito preocupadas com estes assuntos. >:( >:( Por outro lado sei que algumas faculdades têm gabinetes de apoio psicológico que em princípio deviam dar apoio aos alunos discriminados. Sei bem que isto não substitui uma associação lgbt nem de perto nem de longe, mas pelo menos é um começo...

Abraços
      Depus a máscara, e tornei a pô-la.
      Assim é melhor.
      Sem a máscara.
      E volto à personalidade como a um términus da linha.

Álvaro de Campos

ur_brokenDoll

• Visitante
      Na minha nunca vi nenhuma situação de homofobia para com alguém especificamente. Já ouvi sim, e muitas vezes, comentários brejeiros sobre o assunto mas gente estúpida e ignorante existe em todo o lado. :-\ :-X :-[

Offline bfly

• Membro Total
        • Género: Feminino
        apesar de não haver associações LGTB nas universidades, felizmente tenho notado que a tendência é a homofobia ser menor na faculdade, ou pelo menos nada que passe de piadinhas (oiço mais piadas sobre as mulheres serem burras na minha que outra coisa, por acaso lol)

aos que se sentiram discriminados na sua faculdade, acharia interessante saber se essa universidade era num centro urbano ou se pertencia a uma zona mais interior do pais

Azorean

• Visitante
          bom.. axo k pelo menos o meu departamento todo sabe de mim... e o maximo que me aconteceu foi virem me perguntar se andava com uma miuda com kem ando sp...
          a minha resposta foi "fika a teu criterio". De resto... pelo menos á minha frente.. tudo nice! nas minhas costas é k ja n sei...!

MisticThought

• Visitante
            Bem, eu já tive na minha faculdade duas raparigas que se fizeram passar por lésbicas na praxe, em que uma se atiraria a raparigas e a outra faria cenas de ciúmes, e houve uma das caloiras que correspondeu ao avanço de uma das doutoras, e eu nem fui a praxe e vieram-me contar isso... Mas depois também uma coisa é certa, nunca mais ouvi falar nesse assunto, nem tão pouco sei quem é a rapariga. Há também homossexuais que as pessoas sabem, mas dão-se todos bem, felizmente. Nunca ouvi falar de nenhum problema relacionado com isso.

EYre

• Visitante

Não acho que haja homofobia nas universidades portuguesas. Uma das minhas colegas é lésbica assumida e é uma das raparigas mais populares da turma. E um dos professores que tive também é homossexual. Mas homofóbicos há por todo o lado e, certamente, também nas universdades. Mas não há uma homofobia organizada nem são colocadas dificuldades aos homossexuais, eles são estudantes e professores como todos os outros.

Alguém estuda medicina ou é médico?

Kiko20

• Visitante
                Olá estudo medicina! Alguém aqui no forum também eestuda medicina ou é médico?

Primeiro tópico para discussão: acham o meio académico na vossa faculdade homofóbico ou não?

Offline Maped

• Membro Elite
                  • :)
                  Mesmo xD Super homofóbico mesmo.
                    There's a fire starting in my heart
                    Reaching a fever pitch, and it's bringing me out the dark.

See how I'll leave with every piece of you
                    Don't underestimate the things that I will do.

Offline castlox

• Membro Elite
                    Não sei... pelo menos na minha penso q nao. Tenho um colega que é super gay pronto dito por outros meios um bocadinho bichinha e nc vi problemas. Existe uma ou outra piada mto raramente, mas fora isso ele nunca teve problemas quer em praxe quer com profs... Eu nc tive problemas tb...

A26

• Visitante
                      A minha Univ. é um mundo à parte no qual ser diferente é uma benção dos céus.  lol
                      Não há duas pessoas iguais naquela escola e todos os dias acontecem coisas que parecem tiradas dos sonhos mais estranhos.

Alguém estuda medicina ou é médico?

Offline ⓙⓐⓜⓔⓢ

• Membro Ultra
                        • Love is Love
                        Primeiro tópico para discussão: acham o meio académico na vossa faculdade homofóbico ou não?

Não na minha faculdade nunca assisti a comportamentos ou comentários homofóbicos.
                        Existem muito gays e lésbicas e mesmo estudantes bi e nunca me apercebi de tais actos.
                        Acho curioso um facto: neste ano lectivo entraram muitos indivíduos LGBT na minha faculdade. Que sejam muito bem-vindos!  ;D

Offline risingstranger

• Membro Ultra
                          eu ando na UM e devo dizer que...

acho que é muito mais por parte dos colegas em si (alguns vá) do que própriamente pelos professores. o que acho piada lá é que ha assim uma paletezinha de professoras feministas o que só por si ajuda imenso a um ambiente mais liberal nessa àrea e mesmo à existencia de actividades que embora não estando directamente ligadas com a homossexualidade andam muito próximas  :D

além disso muitas delas têm nos curriculos estudos de género e até mesmo literatura queer como especialização  ;D
                            people don't have to be the same. there is grey and yellow ...and red. there is blue and green. and then there is me  :)

Offline bandersnatch

• **
                            • Membro Júnior
                            Eu nunca a sofri. Talvez porque existem pessoas que apenas suspeitam (eu assumo-me, mas não sinto necessidade de o fazer em todas as conversas que tenho, por isso existem pessoas com quem nunca falei sobre isso). Mas sinto que ainda é um bocadinho à "liceu" o facto de muitos colegas meus acharem piada e rirem quando se fala de homossexualidade nas aulas. Se bem que suspeito que uma grande partes deles também não são propriamente heteros.

Notícias LGBT

Offline Diva

• Membro Ultra
                              EXAME DE DIREITO COM TEOR HOMOFÓBICO

Não há dúvida que as redes sociais fazem notícia cada vez mais depressa que a própria comunicação social.
                              Acabei de ver isto no facebook e estou estupefacto. Deixo a notícia desta maneira até que apareça alguma reportagem na comunicação social e depois edito. Desculpem alguma trapalhice mas eu não sou jornalista...

Segundo uma denuncia no facebook, Paulo Otero, Professor Catedrático da Universidade de Direito de Lisboa, conhecido por estar associado à Plataforma Cidadania e Casamento apresentou ontem o seguinte enunciado para um exame à cadeira de Direito Constitucional II:

Deixo-vos igualmente o texto escrito pela denunciante, Raquel Rodrigues

"Hoje, na Faculdade de Direito de Lisboa, realizou-se um
                              teste de Direito Constitucional II. O Prof. Doutor Paulo Otero, o regente da
                              cadeira, decidiu que seria este o caso prático que os alunos deveriam resolver,
                              e numa provocação discriminatória e ridícula, fez-se um paralelismo entre a
                              poligamia/bestialidade e a homossexualidade, disfarçando de humor aquilo que é
                              um desrespeito e uma ofensa de proporções maiores do que o Sr. Professor pode
                              imaginar. Até podia ter apresentado o mesmo caso prático sem, no entanto,
                              referir que o diploma era “em complemento à lei sobre o casamento entre pessoas
                              do mesmo sexo”, mas a comparação foi obviamente propositada e consciente. Ridicularizando
                              um passo marcante na história de Portugal e do Mundo – a aprovação no
                              Parlamento da lei que permite o casamento entre pessoas do mesmo sexo – um dos
                              constitucionalistas de renome da casa onde estudo e em quem confio a preparação
                              da minha formação profissional fez uma coisa de tal forma perversa que fez com
                              que eu tivesse, pela primeira vez e espero que última, vergonha de ter sido
                              aluna de um membro do corpo docente da FDL. O que acontece é que o Sr.
                              Professor parece ter-se esquecido do art. 13º e do princípio da igualdade; e
                              com certeza que não pensou no que sentiria um gay ou uma lésbica que se visse
                              confrontado com a obrigatoriedade de fazer este teste. Opiniões à parte, e quer
                              se seja a favor ou contra o casamento entre pessoas do mesmo sexo, qualquer
                              pessoa com o mínimo de discernimento e respeito pela dignidade humana perceberá
                              que isto não é admissível em lado nenhum, muito menos numa instituição do
                              ensino superior, e muito menos naquela que é provavelmente a melhor Faculdade
                              de Direito do nosso país. Esta atitude repulsiva não só é discriminatória em
                              relação a todas as pessoas LGBT como obriga os alunos a tomarem uma posição em
                              relação ao tema que irá influenciar a sua nota. Não me parece justo.

Não é novidade para ninguém que a nossa Faculdade é conservadora
                              e consegue ser muito pouco receptiva a quase tudo o que é diferente, mas isto
                              passou das marcas. Isto foi nojento e atroz e revoltou-me de tal forma que nem
                              eu nem outros colegas conseguimos calar-nos. É um exemplo de como a luta pelos
                              direitos fundamentais é ainda tão necessária e de como é preciso mudar
                              mentalidades e combater preconceitos tão cruéis quanto este. "

Fonte: http://www.facebook.com/photo.php?pid=31283590&id=1184583483

É muito triste que este tipo de situações aconteçam. Um exame de uma universidade onde "comparam" o casamento entre pessoas do mesmo sexo com poligamia e casamento com animais?

:o
                                Nós somos feitos do tecido de que são feitos os Sonhos

Willian Shakespeare

A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo como os seus animais são tratados.
                                 Mahatma Gandhi

Notícias LGBT

Offline Boreas

• Moderação Sénior
                                • Membro Vintage
                                • "Tu és rato!"
                                Eu fiz a mesma coisa...até agora pelo que sei foi apenas abordado no expresso. e Está a ser divulgado por vários blogs
                                  Just live!!! WILL POWER HOPE COMPASSION LOVE

Notícias LGBT

Offline Diva

• Membro Ultra
                                  Enviei um mail a todas as redacções de TV's e jornais k me lembrei com referência ao caso do exame. Espero k alguém o aborde.

Eu fiz a mesma coisa...até agora pelo que sei foi apenas abordado no expresso. e Está a ser divulgado por vários blogs

Fizeram bem... espero que os meios de comunicação abordem esta situação.

Não foi uma mera "conversa de café" entre duas pessoas ignorantes. Foi um exame de uma universidade de Direito de Lisboa...

Continuo  perplexa...
                                    Nós somos feitos do tecido de que são feitos os Sonhos

Willian Shakespeare

A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo como os seus animais são tratados.
                                     Mahatma Gandhi

Notícias LGBT

Offline Back Room

• Membro Elite
                                    O que esse Paulo Otero fez é gravíssimo. Devia ser imediatamente suspenso, ainda para mais o passado dele em termos de opinião pública não deixa dúvidas em relação ao propósito dessa aberração.
                                      "I started being proud of being gay, even though I wasn't." Kurt Cobain.

"Quelle est votre plus grand ambition dans la vie? Devenir immortel... et puis... mourir." À Bout de Souffle, Godard.

"One of the great tragedies of mankind is that morality has been hijacked by religion." Arthur C. Clark

Notícias LGBT

Offline _tiago_

• Membro Elite
                                      • Why not??!!?
                                      Lamentável o ue este professor fez.Devia ser exemplarmente punido.

Notícias LGBT

Offline dummie

• Membro Vintage
                                        esse tal professor é doido  >:( >:(
                                        nem tinha conhecimento sobre este caso, estou surpreendida com a ignorância desse senhor professor (ou lá o que ele é)  :o :o
                                          They say you find love in every corner... Well, my life must be a circle!