rede ex aequo

Olá Visitante20.mai.2018, 11:03:29

Autor Tópico: Pais que descobrem que o filho é homossexual... antes dele próprio descobrir...  (Lida 22705 vezes)

Pais que descobrem que o filho é homossexual... antes dele próprio descobrir...

Maniuk

• Visitante
Filhos gays

Por Celia Svevo

Seu filho se comporta de forma diferente de outros jovens da mesma idade. Você desconfia que ele é homossexual, mas não tem certeza. E agora, o que fazer?

- Um caminho difícil
- E agora, o que fazer?

Em geral não é fácil - para os pais e filhos - encarar a homossexualidade, ou seja, o desejo sexual, emocional e amoroso por uma pessoa do mesmo sexo. Por mais que se proclamem despidas de preconceitos, as famílias relutam, num primeiro momento, em encarar a verdade.

Segundo o psicólogo Klecius Borges, de São Paulo, especializado no assunto, há evidências de que fatores genéticos, biológicos e ambientais podem contribuir para o homossexualismo. "O desejo homossexual é espontâneo e involuntário. Não se trata de escolher", ele garante.

Apesar de haver relatos da percepção homossexual muito precoce, já aos 5 ou 6 anos de idade, é na adolescência que ela se torna mais forte. Dependendo do ambiente em que circula, o jovem tende a se sentir encurralado pelo preconceito, pela culpa, pelo temor da rejeição e pela tortura de ter que esconder esse segredo da família e dos amigos. O sentimento de vergonha é muito comum! E quando, finalmente, consegue expor sua orientação sexual, em geral já está num processo avançado de auto-aceitação.

Um caminho difícil

Quando os pais descobrem que seu filho é gay é natural que reajam mal. Além dos preconceitos sociais, começam a se defrontar com os estereótipos relacionados a esse grupo, percebem-se frustrados diante das próprias expectativas e, muitas vezes se perguntam: "onde foi que eu errei?"

"A primeira defesa é negar o fato", afirma Klecius. E essa negação se materializa por meio de múltiplas reações: meu filho está fazendo isso de propósito para me enlouquecer! A culpa é do fulaninho que brincava com ele! "Diante do desespero, os pais chegam a ter atitudes até violentas, tanto físicas quanto emocionais", ele conta.

Para os filhos, o sofrimento maior diz respeito à auto-aceitação, à dificuldade de carregar uma culpa por não ter sido capaz de cumprir expectativas familiares e sociais. Nessa fase, o risco maior é o do afastamento: as relações tornam-se superficiais, revestidas de segredos, mentiras e dissimulação, gerando um grande desconforto na dinâmica familiar.

E agora, o que fazer?

A partir do momento em que o jogo de mentiras deixa de existir, reagir contra é a política menos construtiva. Agora, o mais importante é definir a conduta adequada para ajudar seu filho. Você sabe pouco sobre homossexualismo? Então está na hora de aprender mais!

Acima de tudo, trate de acolhê-lo com carinho, demonstre todo o seu amor e procure aceitá-lo. Abra mão dos preconceitos e convença-se de que ser gay não é ser ou estar doente e, principalmente, que isso não tem volta (desde 1973 a American Psychiatric Association não considera a homossexualidade doença). Tente compartilhar com outros pais os sentimentos que está vivenciando e procure desmistificar o universo gay, despindo-o de todo o folclore que o cerca.

Se o seu filho não quiser se abrir, respeite sua privacidade. E se vocês chegarem - pais e filhos - à conclusão de que precisam de ajuda para lidar com essa questão, uma psicoterapia poderá ser de grande auxílio.

E siga o conselho de Klecius Borges: se seu filho está quieto e tentando não revelar a homossexualidade, não insista. Ou prepare-se muito bem para essa conversa, que poderá lhe soar indigesta.

Leia mais sobre esse assunto:
Agora que você já sabe (O que todo pai e toda mãe deveriam saber sobre homossexualidade), de Betty Fairchild e Nancy Hayward. Ed Record.

In: http://www.clicfilhos.com.br/site/display_materia.jsp?titulo=Filhos+gays
« Última modificação: 25 de Novembro de 2006 por barthez »

Pais que descobrem que o filho é homossexual...

Maniuk

• Visitante
    Alguem cujo os pais descobriram ou desconfiavam da vossa orientação sexual antes de voces?

Offline gajuh_maluko

• Membro Elite
      • Género: Masculino
      • "what is essential is invisible to the eyes.."
        • o curral da mula...
      Alguem cujo os pais descobriram ou desconfiavam da vossa orientação sexual antes de voces?

nao... graças a Deus k nao e espero k nao desconfiem tao cedo... senao... sou mais um desalojado para as estatísticas...  :-\ :-\ :-X

... a unica pessoa k ate hoje desconfiou foi a minha primita... e ate foi caricato :P ... eu disse-lhe k tinha uma coisa muito grave para lhe contar.. e ela vira-se pa mim "es gay? ou tas apaixonado pelo R.?"  lol lol lol lol lol lol lol :devil

... akela miuda e terrivel... sei k nunca vais ler isto.. mas... doru-t pimaaaaaaahhhh!!!  :-* :-* :-*
        ≈  gајυн_маιυĸо  ≈

Maniuk

• Visitante
        A minha mãe nunca desconfiou antes de eu descobrir sobre mim proprio no entanto o meu pai qdo ouviu uma conversa entre mim a minha irma ele chegou ao pé de mim e disse: Eu desde sempre soube! (cara de mau e zangado)

Mas penso que os pais sempre notam alguma coisa mas temem essa realidade e tentam ao máximo nao ligar mto...

Gostava de um dia os pais chegarem ao pé dos filhos e lhes perguntar: Filho qual é a tua orientaçao sexual? - ou pelo menos falar-lhes sobre isso como se fosse a menstruação ou ejaculação...

Offline guardian

• Associad@ Honorári@
          • Membro Elite
          • A maior sabedoria que existe é a de conhecer-se
          Para isso primeiro têm de falar abertamente na menstruaç e ejaculaç primeiro  :P
          Plo menos eu tive de descobrir sozinho, err com alguns amigos, mas há casos e casos...
          Kt a desconfiarem num faço ideia, a mnh mae por vezes da-me a sensaçao k sabe, mas k o ker negar... ( ainda ontem ao telefone me perguntou por namoradas e, kd as levava la a casa e ke tava a ver k nunca mais era avó, etc esse tipo de cenas... claro k komecei logo a reclamar e, k eram ás paletes, namoro só da aborrecimentos e casar e ter filhos nem pó!!!)
           As vezes é tao insistente k apetece dizer k o mais provavel é n lhe apresentar nenhuma namorada na vida!!
          Na consigo perceber se é apenas ignorancia ou se sabem d alguma coisa ou n....
           :P :P :P :P
          E a tua prima? falas sob isso com ela ou so lhe disseste k o eras?
           lol lol lol lol

As quatro coisas q não voltam para trás:A pedra atirada, a palavra dita, a ocasião perdida, e o tempo passado

Verdade ou uma Mentira Gentil? Oo

Offline guardian

• Associad@ Honorári@
            • Membro Elite
            • A maior sabedoria que existe é a de conhecer-se
             lol lol lol lol
            tava a axar piada a uma cena!!!

tnh falado kuase só c vcs!!

lol lol lol lol

Confessem anda aki uma perseguiçao!!!  lol  lol  lol lol

[smiley=feliz.gif] [smiley=feliz.gif] [smiley=feliz.gif]

Bigado por me darem k falar!!!!
            guardian agarra no gajuh_maluko e no CC e dá-lhes um grande abraço
              As quatro coisas q não voltam para trás:A pedra atirada, a palavra dita, a ocasião perdida, e o tempo passado

Verdade ou uma Mentira Gentil? Oo

Maniuk

• Visitante
              lol lol lol lol
              tava a axar piada a uma cena!!!

tnh falado kuase só c vcs!!

lol lol lol lol

Confessem anda aki uma perseguiçao!!!  lol  lol  lol lol

[smiley=feliz.gif] [smiley=feliz.gif] [smiley=feliz.gif]

Bigado por me darem k falar!!!!
              guardian agarra no gajuh_maluko e no CC e dá-lhes um grande abraço

:blush :blush :blush :blush :blush :-* :-* :-* :-*

Para isso primeiro têm de falar abertamente na menstruaç e ejaculaç primeiro :P
              Plo menos eu tive de descobrir sozinho, err com alguns amigos, mas há casos e casos...

Lá isso é verdade!

Mas a minha questao é saber se existe por aí pais que foram capazes de chegar o pé de um filho e falar abertamente sobre o assunto  no papel de saber se o filho é homossexual mesmo antes de o filho ter certesas de alguma coisa! Nao sei se me faço entender...

Offline Blackdi

• Membro Vintage
                • Género: Feminino
                • "Na vida nada acontece por acaso."
                  • Criatura da Noite
                Sinceramente, não estou a ver nenhum progenitor chegar junto de um filh@ que desconfia que seja homossexual e perguntar-lhe abertamente se o é! >:( ???

Se já é difícil para um pai e uma mãe aceitarem tal facto, imaginem perguntarem-lhe! >:( :-\

Offline N´guxi

• Membro Ultra

Acredito que haja. Mas não na minha casa...
                  "Vale mais viver reinando do que acabar servindo" D. Luisa de Gusmão 1640

Offline Blackdi

• Membro Vintage
                    • Criatura da Noite
                  Kdo se fala deste tema...fico mt triste...abatida... :'(
                  em 2002, tinha eu 13 anos, o meu pai tinha um café e eu estava a ajudá-lo.
                  eu estava apaixonada  [smiley=enamorado.gif] por uma rapariga e escrevi uma carta para lhe dar..pus a carta no bolso das calças de fato treino e dirigi-me para a casa de banho...só que quando entrei na casa de banho reparei que nao tinha a carta comigo...abri a porta e vi o meu pai a lê-la....foi desesperante!  :'( eu nao queria que ele descobrisse daquela maneira! ele so dizia: «ai tu afinal gostas de mulheres?» em frente a todos e aumentava o meu desespero...quando cheguei a casa agarrei-me a minha mae e chorei   :( e disse «diz ao pai k é mentira! diz-lhe mãe!» e tranquei-me no quarto. hoje em dia é triste ter que ouvir o meu pai a fazer comentários sobre lésbicas e gays só por minha causa....  :(

Fogo, isso é uma maneira muito cruel de reagir a um facto já consumado >:( :(. Que o teu pai tivesse ficado chocado, eu até compreendo. :-\

A partir do momento em que refere algo que pertence exclusivamente à tua intimidade em público, aí já ultrapassa todos os limites da decência. >:( :-\

Quanto aos eventuais comentários homofóbicos, não te admires, pois o meu pai também os faz e nem sonha que a sua filhota querida é lésbica.  ;D :-X :devil "Quem cospe para o ar..."

Maniuk

• Visitante
                  Sinceramente, não estou a ver nenhum progenitor chegar junto de um filh@ que desconfia que seja homossexual e perguntar-lhe abertamente se o é! >:( ???

Se já é difícil para um pai e uma mãe aceitarem tal facto, imaginem perguntarem-lhe! >:( :-\

Mas isso seria o ideal! Pouparia noites e dias a pensar k era errado... :'(

Offline Blackdi

• Membro Vintage
                      • Criatura da Noite

Mas isso seria o ideal! Pouparia noites e dias a pensar k era errado... :'(

Mas, será que a nossa primeira reacção não seria a da negação? ??? ???

Offline OcarinaTime

• *
                    • Novo Membro
                    • I want to believe
                    À uns anos a trás a minha mãe perguntou-me se era homossexual e eu, infelizmente, disse que sim...
                    A partir daí nunca mais me deixaram ir ver a minha namorada e tenho vivido sempre a mentir aos meus pais, poque apesar de terem passado 6 anos nós nunca deixamos de estar juntas.

onagev

• Visitante
                      Para a maioria dos pais é uma catástrofe, não consigo entender muito bem porquê, se é por causa da descendência, se por causa da moral cristã a apontar-nos o dedo -É pecado!!('tá bem, mas só um bocado!) :)  ::)

Ou se pelo machismo que reina neste país mundo, talvez seja pelo olhar que a sociedade nos deita a nós e de seguida aos nossos pais, como se algo tivesse falhado, sinceramente não faço ideia  :dunce , nem faço intenção de perguntar ao meu pai agora, it's 2 L8!  ;)

Tenho uma grande dúvida, é sabido que, em geral, nem tod@s @s gays/lésbicas aceitam/revelam a sua sexualidade (ler armário :P), ora eventualmente alguns/algumas irão contrair matrimónio  ::) com alguém do sexo oposto, de certeza que já ouviram falar do assunto, a questão é como reagirão essas pessoas perante uma revelação da sexualidade preversa  lol  lol :-* de um/a filho/a?

Existe um livro (ficção) escrito pelo David Leavitt que relata a história de um filho gay, que vem a descobrir que o pai também é :o, chama-se The Lost Language of Cranes ou em pt A Linguagem Perdida das Gruas, e é bastante bom, aconselho! :D
                      Força a tod@s @s que ainda moram com os pais, e vivem este dilema!!! :-*

Offline Blackdi

• Membro Vintage
                          • Criatura da Noite
                        Tenho uma grande dúvida, é sabido que, em geral, nem tod@s @s gays/lésbicas aceitam/revelam a sua sexualidade (ler armário :P), ora eventualmente alguns/algumas irão contrair matrimónio  ::) com alguém do sexo oposto, de certeza que já ouviram falar do assunto, a questão é como reagirão essas pessoas perante uma revelação da sexualidade preversa  lol  lol :-* de um/a filho/a?

Cada vez mais, acredito que as pessoas que negam veementemente algo como a sua orientação sexual, tendem a rejeitar com todas as suas forças tod@s aqueles que têm coragem para se assumir. >:( :(No fundo, fazer algo que eles nunca conseguiram fazer por cobardia. :-\

Offline Catô

• Membro Sénior
                        • aka suber =P
                        Mas a minha questao é saber se existe por aí pais que foram capazes de chegar o pé de um filho e falar abertamente sobre o assunto  no papel de saber se o filho é homossexual mesmo antes de o filho ter certesas de alguma coisa! Nao sei se me faço entender...

Não me parece que isso aconteça.
                        É muito mais frequente os filhos, mesmo não sendo homossexuais, fazerem perguntas aos pais, do género: "Se eu fosse gay/ lésbica, como é que vocês reagiam??".
                          I'm one of a kind, unique! That makes me special :)

Offline Pink_Dream

• Membro Total
                          • I believe in this world! =)
                          Bemmm.... em relação a mim e apesar de só ter 16 anos e de ainda viver com os meus pais, tenho  muito sorte.
                          Quando me deparei com o mundo imenso cibernético "homosexuaL" tinha 14 anos e despontei portanto para milhares de pekenas grandes coisas aqui dentro.
                          COmeçei aí a minha batalha pela descoberta do meu sexo, do meu prazer. Batalhei peloss novos sentidos, pelo que sentia e pelo que me foi mudando. Durante algum tempo o receio era bem maior do que eu e por isso era mais fácil inventar kkl coisa rápida para poder ir fazer isto ou aquilo, falar com este ou com aquele.
                          COmo acho que a certeza maior dos que nos amam é os nossos pais, já com 15 anos e depois de apresentar algumas namoradas como "pseudo-amigas", resolvi abrir o jogo, desabafar e deitar o muro abaixo.
                          É obvio que a mh preferencia ja era notoria e por isso nao foi dicifil abdicar do tabú, para uma ajuda mutua ca em casa. É preciso ceder, é preciso ouvir.SOU muito orgulhosa da minha luta, porque deixei a cobardia, porque nao me acomodei e acreditei que podemos realmente sentir o que sentimos e que nao ha nada melhor que isso!
                          =)
                          Joana
                            ...Um palhaço triste inventa um pouco de alegria e dança num palco gasto afastando o pó...

Offline Pink_Dream

• Membro Total
                            • I believe in this world! =)
                            Sarinha... se é que permites que e dê a minha opinião, acho que não deves de certa maneira oprimir o teu irmão. Com 12anos começamos a despertar para novos sentidos e tudo ainda é muito confuso e nubelado. Se calhar se tem essas atitudes é porque de certo (se é que venha a descobrir o seu sexo junto de pessoas do mesmo sexo que ele), esta agitado por dentro. Há muita coisa em que se pensa e se nega ,ingenuamente, pensar.
                            Em relação aos teus pais, não tem de ser um desgosto! E não podes estar a viver agora com a opressão de um possível futuro que nem sabes se será certo! O ser humano tem muitas capacidades e a sua vida está em constante mutação. O facto de tu ou do teu irmão gostarem de pessoas do mesmo que sexo que o seu não implica que não possam ter outras experiências ao longo da vida.
                            As nossas agitações naturais tornam-se muito mais suaves se começarmos a abrir mais o nosso mundinho áqueles dois seres que nos têm um amor tão imenso.
                            Digo-te... só custa ao inicio, bem sei que ha ainda muitos pais que não sabem sequer o que é a "homosexualidade", porem... o nosso filho é o nosso filho; é a cria que criamos e que temos de protejer! O que tiver de ser será... mas tens de admtir que talvez encontres paz se tu própria nao fizeres essa guerra acerca do amor da maneira como o sentes. O teu irmão encontrará o seu caminho também...
                            Luta e vai á procura da verdade... (nada dói mais que ela) mas é a mais recompensadora!  :)
                            Muita Força para ti.

...Um palhaço triste inventa um pouco de alegria e dança num palco gasto afastando o pó...

nuni

• Visitante
                              Adorava ter coragem pa perguntar aos meus pais como e q eles reagiam s e foxe gay....mas tenho medo q eles comexem a pensar nixo. ???

Offline sweet_poison

• Membro Vintage
                                • Don't wasted, it's only here for today
                                A minha mãe a semana passada encontrou em cima da minha cama uma noticia que eu tinha cortado do jornal, sobre L Word e lá vinha explicitamente a dizer k se tratava de uma série lésbica...e dizia kk coisa como "corpos de mulheres untadas de óleo" e cenas assim....e quando xeguei a casa ela quis falar comigo e perguntou-me se eu era....eu já lhe tinha contado uam vez mas ela pensou k tinha sido uam fase e como tal tinha passado....mas nesse dia, muito diferente da 1ª vez k lhe contei, em k ela xorou e fez bue chantagem psicológica comigo..enfim..nesse dia foi diferente...ela disse-me k era normal raparigas da minha idade andarem atrás de rapazes e k eu desde há muito tempo k não namorava e ela disse-me k n kia continuar a viver iludida...a fazer planos...e perguntou-me se eu gostava de raparigas,de rapazes ou dos dois...e eu disse-lhe k gostava de raparigas.Confesso k desde aí fikei mt mais aliviada  :)
                                  "I guarantee that we'll have tough times.I guarantee that sooner or later one,or both of us will want to get out.But I also guarantee that if I don't ask you to be mine,I'll regret it for the rest of my life because I know in my heart you're the only one for me."