rede ex aequo

Olá Visitante19.ago.2019, 22:30:20

Autor Tópico: Notícias LGBT (que não se enquadram noutros tópicos)  (Lida 472143 vezes)

Notícias LGBT

Offline corema

• Membro Elite
  • Género: Feminino
«Concordo e aceito um homem que viva com outro homem»
Palavras polémicas do bispo das Forças Armadas sobre o casamento gay e José Saramago

O bispo das Forças Armadas não vê nenhum mal na homossexualidade e sublinha que a Igreja Católica tem mesmo de «entender» o amor de um homem por um homem ou de uma mulher por uma mulher.
«Para mim, independentemente do conteúdo - eu não concordo com a noção de casamento -, concordo e aceito um homem que viva com um homem e uma mulher que viva com uma mulher», afirmou, em entrevista ao jornal «i».

Sobre o mesmo assunto, D. Januário Torgal Ferreira criticou a explicação «perfeitamente inadequada, inconveniente, injustificada e incoerente» do Presidente da República, aquando da promulgação do casamento gay.

«A sério que não vejo como é que uma situação crítica do ponto de vista económico-financeiro pode ser agravada com a legalização de um homem casar com um homem ou de uma mulher com uma mulher», reforçou.

«A inquisição ao contrário» feita a Saramago

Sempre polémico, o bispo recordou também o escritor José Saramago, de quem admirava consideravelmente a sua obra. «A mim o que me chocou foi perceber que muita gente o atacava só por ser comunista e por não ser católico. Isso não tem nada a ver com a qualidade da sua produção literária», defendeu.

«Saramago não era de Deus, mas passava a vida a falar de Deus. Ele, no fundo, tinha interesse por Deus! E deve merecer respeito pelo seu ponto de vista. A única coisa que me entristece e me distancia de certas leituras é a agressão gratuita, a calúnia, o banditismo mental, a inquisição ao contrário», acrescentou.

Ao comentar as palavras duras do jornal do Vaticano sobre o Nobel português, D. Januário lamentou a «soma de pessoas que ficaram perfeitamente analfabetas, cheias de complexos, de maldade, de sensualidade, quase castradas».

http://diario.iol.pt/esta-e-boca/gays-homossexuais-bispo-d-januario-torgal-ferreira-tvi24/1173205-4087.html

Notícias LGBT

Offline sofzz

• Membro Sénior
    Casamento homossexual: Censos de 2011 vão equiparar uniões de casais homossexuais a núcleos familiares

Lisboa, 11 Fev (Lusa) - As uniões de casais homossexuais vão ser equiparadas a núcleos familiares para efeitos de estatística nos próximos Censos de 2011, disse à Lusa fonte do Instituto Nacional de Estatística.

Os próximos Censos (recenseamento geral da população), em 2011, vão incluir na observação das estruturas familiares a equiparação das uniões de casais homossexuais a núcleos familiares.

Esta é uma das novidades dos próximos Censos em Portugal que, segundo o Instituto Nacional de Estatística, pretendem ir ao encontro das recomendações internacionais.

De acordo com o INE, o conteúdo previsto para os Censos 2011 comporta um conjunto de alterações face aos Censos 2001, que visa sobretudo garantir a pertinência e a qualidade da informação recolhida e responder às novas exigências do regulamento comunitário.

Algumas destas alterações decorrem da tentativa de adaptação às transformações da sociedade. Nos próximos censos, as variáveis estado civil legal e união de facto serão observadas de forma independente, sendo o conceito de união de facto alargado às uniões consensuais de casais do mesmo sexo.

Desta forma, explica o INE, é melhorado o retrato das relações conjugais e familiares da sociedade portuguesa.

mais aqui: http://aeiou.expresso.pt/casamento-homossexual-censos-de-2011-vao-equiparar-unioes-de-casais-homossexuais-a-nucleos-familiares=f497197
      A estupidez devia ser dolorosa.

Notícias LGBT

couple_pt

• Visitante
      Casamento homossexual: Censos de 2011 vão equiparar uniões de casais homossexuais a núcleos familiares

Apesar de que o resultado tenha que ter uma margem de erro enorme, aplaudo tal novidade.

Finalmente ter-se-á uma noção de quantos somos, e vai-se deixar de andar a mandar números pro ar, e a arrotar postas de pescada.
      « Última modificação: 27 de Junho de 2010 por couple_pt »

Notícias LGBT

Offline Atzecs

• Membro Vintage
        • Género: Masculino

Apesar de que o resultado tenha que ter uma margem de erro enorme, aplaudo tal novidade.

Finalmente ter-se-á uma noção de quantos somos, e vai-se deixar de andar a mandar números pro ar, e a arrotar postas de pescada.

Como saberás isso? Só são contabilizados os casados ou em união de facto ;)

Notícias LGBT

Offline filipepaulo

• Membro Elite
          • 9 Julho 2011 - MOP + Porto Pride - foi liiiiiiido!
            • PortugalGay.pt

Lisboa, 11 Fev (Lusa) - As uniões de casais homossexuais vão ser equiparadas a núcleos familiares para efeitos de estatística nos próximos Censos de 2011, disse à Lusa fonte do Instituto Nacional de Estatística.

Os próximos Censos (recenseamento geral da população), em 2011, vão incluir na observação das estruturas familiares a equiparação das uniões de casais homossexuais a núcleos familiares.

Esta é uma das novidades dos próximos Censos em Portugal que, segundo o Instituto Nacional de Estatística, pretendem ir ao encontro das recomendações internacionais.

De acordo com o INE, o conteúdo previsto para os Censos 2011 comporta um conjunto de alterações face aos Censos 2001, que visa sobretudo garantir a pertinência e a qualidade da informação recolhida e responder às novas exigências do regulamento comunitário.

Algumas destas alterações decorrem da tentativa de adaptação às transformações da sociedade. Nos próximos censos, as variáveis estado civil legal e união de facto serão observadas de forma independente, sendo o conceito de união de facto alargado às uniões consensuais de casais do mesmo sexo.

Desta forma, explica o INE, é melhorado o retrato das relações conjugais e familiares da sociedade portuguesa.

mais aqui: http://aeiou.expresso.pt/casamento-homossexual-censos-de-2011-vao-equiparar-unioes-de-casais-homossexuais-a-nucleos-familiares=f497197

?!?

1. No Censos de 2001 quem vivia em união de facto com pessoa do mesmo sexo já era contabilizado como tal se assim o indicasse...
          2. Com a nova lei do casamento civil até terão de contar alguns casados no civil...

Há aqui qualquer coisa de MUITO estranho nesta notícia que me escapa... "vão equiparar"?!?
            PortugalGay.pt - desde 1996 o site para todos os LGBTH em Português.

Notícias LGBT

Offline zigo

• Membro Sénior
            • "Só o Amor é Real"
            "Concordo e aceito um homem que viva com um homem

(...)Recordo-me que há tempos, quando Obama esteve na China e falou dos direitos humanos, disse que um líder não pode ter medo. Considera que Cavaco Silva teve medo quando decidiu promulgar o casamento entre homossexuais?

Não o quero interpretar. Só posso interpretar o texto que ele publicou. A mim o que me impressionou negativamente nem foi o facto de ter promulgado o casamento, apesar de ser um casamento com o qual eu não concordo e que entendo como união. Fiquei, sim, muito admirado com a produção cultural insuficiente da argumentação usada: dizer que não veta por causa da situação crítica que estamos a atravessar? Mas há aqui alguma relação de causa e efeito? Vetar daria origem a manifestações gigantescas, descontentamento? Se ainda há dias houve uma manifestação espectacular, como todas as da CGTP, e Lisboa foi invadida por pessoas de todo o país, que quiseram protestar por estarem em causa o pão, os salários... Assumiram a defesa dos seus direitos... E houve alguma escaramuça? Qual mal-estar? Felizmente já demos vários passos na democracia!

O que é certo é que mesmo sendo vetada, a lei voltaria ao Parlamento e...

[Interrompe] Por isso mesmo! Ele sabia que o próprio ciclo da legalidade seria suficientemente rápido e teria um determinado efeito. Por isso, para que é que vem com uma explicação que é perfeitamente inadequada, inconveniente, injustificada e incoerente? A sério que não vejo como é que uma situação crítica do ponto de vista económico-financeiro pode ser agravada com a legalização de um homem casar com um homem ou de uma mulher com uma mulher.

Portanto, o que o aborreceu não foi a aprovação do casamento, mas sim a fraca argumentação de Cavaco Silva?

Há coisas que não se podem misturar e que eu não quero misturar. Cavaco Silva não precisava de invocar a sua posição católica a primeira vez, nem justificar se agora tem uma posição diversa, ou não. Eu faço uma análise independente das minhas convicções católicas. Não me parece que pegue, vindo de uma pessoa minimamente apetrechada do ponto de vista cultural, a explicação do senhor Presidente da República. Mas não me compete julgar. Nem analisar ou comentar.

Mas o assunto caiu mal na igreja. O cardeal-patriarca foi muito explícito nas críticas e a Igreja até estará à procura de um candidato alternativo...

Caiu mal, sim. Mas não acredito nisso de se procurarem candidatos. As pessoas sabem que, eventualmente, podendo haver um candidato à direita de Cavaco Silva... será difícil encontrar alguém capaz de o vencer. Mas isto são assuntos da política. A crítica a Cavaco Silva tem o seu fundamento. Para mim, independentemente do conteúdo - eu não concordo com a noção de casamento -, concordo e aceito um homem que viva com um homem e uma mulher que viva com uma mulher.

Isso não o choca?

É evidente que não. A atitude que tenho de ter é a respeitabilidade.

E há mesmo um guião de homilias contra Cavaco Silva?

É uma grande novidade, em absoluto, que me está a dar. Ignoro isso em absoluto.

Vai votar nele?

Vou votar naquele em que achar que devo votar.

Mas uma vez que o desiludiu...

O facto de ele ter dado uma má lição ou ter feito uma má redacção não quer dizer que eu não possa votar nele.

Como encara o movimento de gays católicos?

São pessoas que põem problemas. Eu acho que o drama de cada pessoa deve ser entendido. Nós julgamos e jogamos com generalidades. Eu despertei para este problema já há muitos, muitos anos, quando conheci um casal que já não era jovem e que me confessou, amargurado, que o filho era homossexual. E eles sofriam e diziam: "Não discriminamos o nosso filho, achamos que não é um crime." Nós podemos não aceitar nem entender que os nossos filhos sejam homossexuais, mas temos de os amar, não os podemos afugentar. E a Igreja só pode ter uma atitude: acolher, ouvir, tentar entender. Eu às vezes pergunto a colegas: "Você já alguma vez falou com um homossexual?" É que eu já e sabe o que é que vi? Uma pessoa que sofria loucamente, porque não era entendida, porque tinha uma orientação sexual que não é aceite socialmente. Alguém que se sentia só, escorraçado. Alguém que se escondia.

A Igreja acolhe os homossexuais, na verdade. Desde que não pratiquem a sua homossexualidade...

Com certeza que um casal homossexual não é um teórico, não é? E os afectos traduzem-se por essa prática, por essa fusão psíquico-afectiva da unidade misteriosa que é o ser humano.

A Igreja tem de entender isso?

Entender, sim. Sacralizar é que não - porque o amor, para a Igreja, é um sacramento, o matrimónio. Esta é uma matéria muito complexa, que tem de ser muito bem compreendida. E nenhuma instituição pode dizer se aceita ou não aceita. Cada caso é um caso."

Fonte: http://www.ionline.pt/conteudo/66412-bispo-d-januario-concordo-e-aceito-um-homem-que-viva-com-um-homem
              "Dream as if you´ll live forever, live as if you´ll die today" James Dean

Notícias LGBT

Offline updated

• Associad@
              • Membro Total
              Responder
              Primeira-ministra da Islândia é primeira homossexual a casar-se segundo nova lei
              A primeira ministra islandesa, Johanna Sigurdardottir, casou-se hoje com a sua companheira, no dia em que entrou em vigor a lei que legaliza os casamentos homossexuais no país.

SIC

Segundo a radiotelevisão islandesa RUV, citada pela agência noticiosa francesa AFP, a líder do Governo casou-se com Jonina Leosdottir, após um pedido da transformação da sua união civil em casamento, em conformidade com a lei.

Nenhuma cerimónia particular teve lugar, acrescentou a RUV.

O parlamento de Reiquejavique adoptou por unânimidade no passado dia 12 a legalização do casamento homossexual, lei que entrou hoje em vigor.

Até hoje, os casais homossexuais podiam unir-se legalmente e beneficiar dos mesmos direitos que os heterossexuais, mas a união não era um verdadeiro casamento.

Os casais que usufruiam já da união civil, como Johanna Sigurdardottir e Jonina Leosdottir, devem agora pedir uma validação da sua união que significa que estão casadas.

Sigurdardottir que chegou ao poder no ano passado e que vivia há vários anos com Jonina Leosdottir, é a primeira chefe de Governo abertamente homossexual.

...e não há muito mais a dizer  ;)

é o resultado da evolução deste país  :)

Notícias LGBT

Elijah Keat

• Visitante
                Não é propriamente uma notícia LGBT, nem sequer está directamente relacionada com humanos, mas ainda assim não deixa de ser interessante. É, afinal, mais uma razão para pensarmos que a orientação sexual pode ser definida pelo nosso genoma.

Gene switches sexual desires of female mice

A GENE has been discovered that appears to dictate the sexual preferences of female mice. Delete the gene and the modified mice reject the advances of the males and attempt to mate with other females instead.

While it is impossible to say whether the finding has any relevance for human sexuality, it provides a clue as to how sexuality develops in mammals.

Chankyu Park and colleagues at the Korea Advanced Institute of Science and Technology in Daejon, South Korea, deleted the FucM gene in mouse embryos to see what effect it would have on behaviour.

Female mice lacking the gene avoided the advances of males, stopped sniffing male urine and attempted to mate with other females, though their ability to have pups was unaffected (BMC Genetics, DOI: 10.1186/1471-2156-11-62).

The gene the team deleted is for an enzyme called fucose mutarotase, which adds the sugar fucose to proteins. Park believes that disabling the gene exposes parts of the developing mouse brain linked with sexual preference in adult life to extra oestrogen. The hormone masculinises the brain in mice - though not in people.

In a normal female mouse fetus, this extra oestrogen would be "filtered out" by a substance called alpha-fetoprotein. But AFP only functions properly when adorned with fucose. So without the gene that makes the enzyme, AFP cannot keep the flood of oestrogen at bay.

As a result, the female mouse brain develops as if it were a male. "The mutant female mouse underwent a slightly altered developmental program in the brain to resemble the male brain in terms of sexual preference," says Park.

Supporting the claim, Park's team also report finding lower than usual concentrations of fucose-laden AFP in a female mouse embryo missing the crucial gene.

The results also make sense in light of the experiments in 2006 by Julie Bakker of the University of Liège in Belgium, who found that female mice became masculinised when the gene for AFP was deleted.

Now, Park and his colleagues are hoping to use gene screening studies to find out whether fucose mutarotase has any association with sexual orientation in humans. He admits this research may be "very difficult", partly because it will not be easy to find a suitable number of volunteers.

Simon LeVay, who researches the origins of sexuality, says that the Korean study is not directly relevant to the issue of human sexual orientation. As he points out, it is testosterone not oestrogen that masculinises the human brain, and human AFP doesn't prevent oestrogen from entering the brain as it does in mice.

"Nevertheless, it is probably only a matter of time before molecular geneticists identify genes that influence sexual orientation in humans," says LeVay.

Retirado daqui.

Notícias LGBT

Agamemnon

• Visitante
                  Late-blooming lesbians: women can switch sexualities as they mature

Women are embracing lesbianism in their thirties, according to research indicating that shifts in sexual orientation may be more widespread than previously thought.

While “late-blooming lesbians” are not uncommon in history – the married writer Virginia Woolf had an affair with the poet Vita Sackville-West – the phenomenon of mature women switching sexualities is now attracting academic scrutiny.

One study even indicates that as many as two-thirds of women who feel lesbian attractions may have changed their sexual orientation over time.

The findings appear to pose a challenge to the scientific consensus that a person's sexuality is determined more by their genes than environment.

Christan Moran, a researcher at Southern Connecticut State University in the US, said that many women who develop lesbian feelings in later life refuse to “come out” for fear of society’s reaction.

Women in long-term heterosexual relationships, especially those with children, face even greater problems reconciling themselves to their new identities, she said.

Following interviews with more than 200 married lesbians, Moran concluded that there is “great potential for heterosexual women to experience a first same-sex attraction well into adulthood.”

She added that late-blooming sexuality was often wrongly dismissed as repressed lesbians finally coming to terms with their true feelings.

Most research ignored “the possibility that a heterosexual woman might make a full transition to a singular lesbian identity ... in other words change their sexual orientation.”

Describing the emotional torment suffered by many late-blooming lesbians, Moran added: “To leave a heterosexual marriage in favour of lesbian identity is to abdicate enormous and undeniable privilege.”

High-profile examples of women leaving their husbands to pursue same-sex relationships include Portia de Rossi, the Ally McBeal actress who married the US comedian Ellen DeGeneres in 2008, nine years after divorcing a man.

Further evidence for the idea that female sexual orientation is less concrete than men’s comes from Lisa Diamond, professor of psychology and gender studies at Utah University.

She tracked nearly 100 women who felt some degree of attraction to the same sex; most described themselves as either lesbian or bisexual, while others declined to be labelled.

Over the course of a decade two-thirds of the women changed their sexual orientations, with some bisexuals deciding to redefine themselves as lesbians, while women who previously classified themselves as lesbians switched to heterosexuality.

The research is contained in Prof Diamond’s recent book Sexual Fluidity.

http://www.telegraph.co.uk/science/science-news/7883867/Late-blooming-lesbians-women-can-switch-sexualities-as-they-mature.html

Notícias LGBT

Offline A1

• Membro Elite
                    Traição Gay entre Ciganos acaba em Tiroteio na Picheleira

fonte: Correio da Manhã http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/portugal/traicao-gay-da-tiroteio?nPagina=5#comentarios

Spoiler (clica para mostrar/esconder)
                      'I give my smile to everyone, but I give my heart to only one.'

Notícias LGBT

Offline Destiny

• Membro Elite
                      Fizeste bem em posta isto

Tive a ler os comentários  e :o :o :o meu deus, como anda esta sociedade...

Notícias LGBT

Offline Symphonic

• Orador(a)
                        • Membro Elite
                        • "Does your mother know that you're out?"
                          • Facebook

fonte: Correio da Manhã http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/portugal/traicao-gay-da-tiroteio?nPagina=5#comentarios

Este título 'tá demais... Toda a conjugação das palavras começadas por maiúscula...  ::)  lol

Notícias LGBT

Offline ⓙⓐⓜⓔⓢ

• Membro Ultra
                          • Love is Love
                          É a primeira vez que leio algo sobre homossexualidade nas pessoas ciganas. E há com cada cigano...  ::)

Os comentários à notícia na página do CM é de morrer a rir!  lol

Notícias LGBT

Offline τοRoyalSizeΚΞ

• Orador(a)
                            • Membro Vintage

Este título 'tá demais... Toda a conjugação das palavras começadas por maiúscula...  ::)  lol

Eu gostaria de saber antes de mais o que é efectivamente uma traição gay ??? :wor :inq

Notícias LGBT

Agamemnon

• Visitante

Eu gostaria de saber antes de mais o que é efectivamente uma traição gay ??? :wor :inq

Ora bem.... O meu esforço exegético na página do correio da manhã diz-me que será um cigano casado que arranjou um amigo. Mas está tudo aberto a interpretações. ::)

Notícias LGBT

Offline blueboy

• Associad@
                                • Membro Vintage
                                • Smile!

qualquer notícia que tenha a palavra gay tem logo direito àquela chafurdice intelectual na secção de comentários. Então gay + cigano? Ui, é ver os reformados e restantes desocupados a correrem para o pc para derramarem toda a inundice que têm na cabeça. É a cidadania!

Gostei particularmente desta citação:

"Se ele me enganasse com uma mulher não havia problema, não o deixava", assegura Maria Pinheiro

Como vai este mundo :/
                                  Ainulindalë

Notícias LGBT

Offline Gautama

• *
                                  • Novo Membro
                                  Convenhamos que o Correio da Manhã tem o seu quê de cor-de-rosa e as notícias são estendidas pelo sensacionalismo e dali há que pescar o conteúdo.
                                  Pelo tipo de comentários, não resta muito para dizer, nem sequer origina um mini-debate entre os usuários, algo construtivo, mesmo que mantenham a opinião.
                                  O que nos falta é pensar.

Abraço/Beijo
                                  G.

Notícias LGBT

Offline Destiny

• Membro Elite
                                    qualquer notícia que tenha a palavra gay tem logo direito àquela chafurdice intelectual na secção de comentários. Então gay + cigano? Ui, é ver os reformados e restantes desocupados a correrem para o pc para derramarem toda a inundice que têm na cabeça. É a cidadania!

Exactamente, haja alguém que me compreenda  ;)

Notícias LGBT

Offline filipepaulo

• Membro Elite
                                      • 9 Julho 2011 - MOP + Porto Pride - foi liiiiiiido!
                                        • PortugalGay.pt
                                      http://beparlamento.esquerda.net/index.php?option=com_content&task=view&id=3550&Itemid=36

José Soeiro quer esclarecimentos sobre casamento entre homossexuais portugueses e estrangeiros           
                                      16-Jul-2010
                                      O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda tomou conhecimento de que existem vários casos de casais de pessoas do mesmo sexo que tiveram a intenção de iniciar o processo de casamento, ao abrigo da Lei n.º 9/2010 de 31 de Maio, mas, pelo facto de um dos membros do casal ser estrangeiro, não viram concretizada a celebração do casamento.

Segundo uma notícia veiculada na comunicação social, fonte do sector jurídico do Instituto dos Registos e Notariado (IRN) refere que a lei é omissa quanto à possibilidade de celebração desta modalidade de casamento entre cidadãos estrangeiros ou entre um cidadão nacional e um estrangeiro e que, uma vez que coloca em confronto vários ordenamentos jurídicos, é uma questão complexa e melindrosa. Por esse motivo, a notícia revela que o Conselho Técnico do IRN está a preparar um parecer com carácter de urgência quanto à questão de cidadãos estrangeiros poderem celebrar casamento em Portugal ao abrigo da Lei n.º 9/2010.

Ora, esta é uma questão que urge resolver, sendo necessário que esta situação seja esclarecida com brevidade. De facto, existe um número significativo de cidadãs e cidadãos que pretendem casar-se ao abrigo da citada Lei e que esperam por uma solução para o seu caso. Garantir que não há diferença de tratamento entre casais de pessoas do mesmo sexo e os restantes casais, ao nível dos procedimentos e dos documentos exigidos para a celebração de casamento, é essencial, no espírito da lei aprovada pela Assembleia da República que alargou o instituto do casamento a todos os casais. Assim, o Bloco de Esquerda questiona o Governo, através do Ministério da Justiça, sobre se tem o Senhor Ministro da Justiça conhecimento destas situações? Como pretende o Senhor Ministro assegurar uniformidade de critérios no tratamento dos diversos cidadãos que pretendem casar? Quando será concluído e divulgado este parecer? Veja aqui as perguntas ao Governo.
                                        PortugalGay.pt - desde 1996 o site para todos os LGBTH em Português.

Notícias LGBT

Offline _Margot_

• Membro Elite
                                        • The show must go on!

Gostei particularmente desta citação:

"Se ele me enganasse com uma mulher não havia problema, não o deixava", assegura Maria Pinheiro

Como vai este mundo :/
                                        A senhora devia ter medo que ele lhe pegasse o bicho da homossexualidade. Fugiu antes que fosse tarde demais.
                                          "Be anything but a coward, a pretender, an emotional crook, a whore: I'd rather have cancer than a dishonest heart." Truman Capote - Breakfast at Tiffany's

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                          0 Respostas
                                          4854 Visualizações
                                          Última mensagem 13 de Setembro de 2007
                                          por barthez
                                          0 Respostas
                                          2415 Visualizações
                                          Última mensagem 3 de Dezembro de 2007
                                          por Scorpio_Angel
                                          29 Respostas
                                          6445 Visualizações
                                          Última mensagem 17 de Outubro de 2011
                                          por JDelgado
                                          4 Respostas
                                          1221 Visualizações
                                          Última mensagem 3 de Janeiro de 2017