rede ex aequo

Olá Visitante23.jan.2023, 04:34:52

Sondagem

Fazes ou já fizeste voluntariado?

Sim, faço voluntariado
3 (20%)
Sim, já fiz voluntariado, em tempos, e gostaria de voltar a fazer
7 (46.7%)
Sim, apesar de não ter muito tempo disponível
1 (6.7%)
Não, porque não tenho muito tempo livre
4 (26.7%)
Não, nunca pensei nisso
0 (0%)
Não, não tenho interesse
0 (0%)
Outro
0 (0%)

Votos totais: 14

Autor Tópico: Voluntariado - Lisboa  (Lida 70321 vezes)

 
Voluntariado - Lisboa
#0

Offline x-pressiongirl

  • ****
  • Membro Sénior
  • Género: Feminino
  • Olá, nós somos os ursinhos maus!
    • sembikini
Caros colegas,
desconheço que se tenha abordado este tema pelo nosso muito concorrido fórum.
Gostaria de sensibilizar-vos para a realidade da União Zoófila (para quem não sabe é uma reconhecida Associação de protecção aos Animais) que tem como objectivos principais a defesa, a protecção e o tratamento de animais domésticos abandonados.  
A União Zoófila não recebe qualquer ajuda do estado ou de outro organismo público.  :'( Vive do pagamento das quotas dos seus sócios e de donativos feitos pelas pessoas que mais sensiveis estão à causa dos animais.
No total alberga cerca de 1000 animais (800 cães e cerca de 200 gatos), tendo atingido há muito a sua capacidade lojistica.  :(
Esta Associação é totalmente contra o abate de animais!
Há animais velhinhos, há outros bebés, há quase todo o tipo de raças e feitios.
várias formas de ajudar:
- adoptar
- fazer-se voluntári@
- apadrinhar um animal
- fazer um donativo
(em dinheiro ou em géneros)
- tornar-se sócio
Adoptar
 :up
Esta é uma atitude que deve ser muito bem ponderada, pois acarreta consequências para as quais nem sempre se está preparad@.  :-\
Há vários tópicos sobre os quais devemos reflectir antes de tomar tal passo:
- Possuo as instalações adequadas à permanência de um animal?  ???
- Possuo o tempo necessário à manutenção do animal?  ::)
- Possuo meios financeiros favoráveis à provisão de alimentação e cuidados veterinários ao animal?  ???
- Possuo o nível de interesse necessário para assegurar um compromisso a longo prazo para com o animal?   ::) (há que ter em conta que os animais crescem e o interesse por ele deve ser constante, seja bebé ou adulto, seja saudável ou tenha problemas físicos ou psicológicos)
Fazer-se voluntário  :up
Eis uma boa opção para quem gosta de animais e, na impossibilidade de tê-los em casa, gostaria de estar em contacto com eles. É gratuito, é livre de compromissos e ajuda a descontrair.
Apadrinhar um animal  :up
Apadrinhar um animal significa dedicar uma atenção especial a um animal que tenha menos chances de vir a ser adoptado (os séniores, os doentes, os que tenham marcas físicas de maus tratos...).
Apadrinhar um cão tem um custo mensal de €13, um gato €8. Qualquer destes custos tem a vantagem de ser dedutivel no IRS. O padrinho/madrinha deve preocupar-se com o bem-estar desse animal e tentar acompanhá-lo quando lhe for possivel (dar banho, passear...).
Fazer um donativo  :up
Para quem não tem tempo de colaborar como voluntário ou não quer ter o "compromisso moral" de acompanhar mais de perto a vida de um animal, pode sempre optar por contribuir com um donativo monetário, ou em géneros (tigelinhas para comida, trelas, comida, desparasitantes, brinquedos...).
Tornar-se sócio  :up
Qualquer pessoa que queira contribuir monetariamente para o funcionamento do albergue poderá fazê-lo desta forma. São €3 de jóia e €21 de quota anual (valores dedutiveis em IRS). Os custos mensais que a União Zoófila tem com cada um destes animais são demasiado elevados. Todo o custo com alimentação, desparasitações, esterilizações, despesas com água, entre outros, são assegurados em grande parte com estas contribuições.
Contudo, por mais dinheiro que a Associação possa vir a ter, não tendo meios humanos para responder às necessidades dos animais, tornar-se-ía inútil. Daí, ser vital a colaboração de voluntários.  ;)
Se tiveres algum tempo disponivel e quiseres conviver de perto com estes amiguinhos de quatro patas, podes visitar o canil da União Zoófila, que se situa por detrás da Igreja das Furnas em São Domingos de Benfica (muito próximo do metro do Jardim Zoológico).
Mais informações no site:

http://www.uniaozoofila.org/

Estes todos já estão lá  :) ;) :D ;D 8) :P :-* lol [smiley=hipnotizado.gif] :up :baby [smiley=sim.gif] :blush [smiley=vencedor.gif] [smiley=miudo.gif] [smiley=malabarista.gif] [smiley=enamorado.gif] :clown [smiley=bateria.gif] [smiley=maluco.gif] [smiley=feliz.gif] :heart :wings [smiley=orgulhoso.gif] :curtain [smiley=semfala.gif] [smiley=amor.gif] :party :book
E tu, vais ficar aí?

As mais cordiais saudações caninas,  :-*

x-pressiongirl  8)
« Última modificação: 14 de Setembro de 2009 por Moderação Geral »
    "In Europe, it doesn't matter if you're a boy or a girl. We make love with anyone we find attractive."
    M. Dietrich
    "Apareço para ter sexo contigo às cinco. Se me atrasar, começa sem mim"
    Tallulah Bankhead
    "O que eu uso na cama? Chanel nº 5, é claro"
    M. Monroe  http://sembikini.blogspot.com

    Voluntariado - Lisboa
    #1

    Offline blackangel

    • ***
    • Membro Total
    • Género: Feminino
    helooo! gosto mt da ideia, sim... Quando ainda estava em lisboa queria mt faze-lo, mas agora é mm impossivel, pk estudo fora e venho poucos fins d semana a casa, mas gostei da ideia... Parabens pla iniciativa... :-*

      Voluntariado - Lisboa
      #2

      Whisper

      • Visitante
      Ai ai como é que pode haver gente que não se da bem com animais!?
      Eu gostava muito poder juntar-me a isso, se deus quizer este mes ainda me mudo para lisboa e vou la dar uma ajudinha =D
      Adoro animais!!!!

        Voluntariado - Lisboa
        #3

        lost_lightning

        • Visitante
        dúvida q sempre tive:

        q tipo de trabalho fazem os voluntarios e como se podem inscrever? sempre quis fzr isso...

         :-*

          Voluntariado - Lisboa
          #4

          Offline Wolf

          • *****
          • Membro Ultra
          • Género: Masculino
          • Lucky
          mt bem, uma iniciativa BAStante interessante!!


          ps: desculpa , mas ñ percebi o porquê dos smiles depois das condições de adopção... acho k é bem verdade...  ???
            "Agora tens o coração nas mãos.
            Agora podes morder-lhe, ficar com o meu sangue e matar-me devagar.
            Agora, se quiseres."

            Voluntariado - Lisboa
            #5

            Offline x-pressiongirl

            • ****
            • Membro Sénior
            • Género: Feminino
            • Olá, nós somos os ursinhos maus!
              • sembikini
            Hey pessoal, obrigada pelas amáveis respostas.
            Na realidade fiquei um pouco surpreendida com o facto de ter havido pessoas a dizer que não se dão bem com animais, na votação. Mas nem sempre temos de compreender isso, não é? Eu tenho uma fobia com pássaros (ornitofobia) e sei que para muitas pessoas isso é, também, incompreensivel.
            É pena não estares por cá blackangel, de qualquer forma há muitas associações deste género, espalhadas um pouco por todo o país. Se realmente te agrada a iniciativa e se estás disposta a dedicar um tempinho à causa não deixes de fazê-lo.  ;)
            Whisper, se de facto, vieres morar para Lisboa (vem, sim que aqui é que está a animação) e se gostas de conviver com os animais, penso que é uma boa.  ;)
            Hey lost, há duas formas de uma pessoa se inscrever como voluntária. Preenchendo o respectivo formulário que é disponibilizado no site da União Zoófila (tens imagens do canil e de alguns animais que  ainda não encontraram adoptante) ou indo mesmo lá ao canil da UZ (onde até podes ver de perto os animais e o trabalho dos voluntários).
            O que a coordenadora do grupo de voluntários faz é uma espécie de uma entrevista bastante informal para tentar perceber até que ponto é que te interessa ingressar no grupo de trabalho e qual a tua disponibilidade.
            Quanto ao trabalho que os voluntáris fazem lá,  como expliquei no post anterior há vários tipos de voluntariado. Há o voluntariado dentro do canil e fora (campanhas de sensibilização, campanhas de adopção, colaboração no site da UZ, cedência de alojamento temporário...). Dentro do canil faz-se um pouco de tudo, muda-se as mantinhas das camas dos cães, dá-se banho, brinca-se com eles, dá-se biscoitinhos, levamo-los a passear, entre outras coisas. Propunha-te que fizesses uma visita ao canil da União Zoófila, se estás a ponderar tornar-te voluntária e gostarias de dedicar algum tempo à causa (o voluntário tem a vantagem de não estar preso a um horário, simplesmente dá a disponibilidade e aparece). Vai sim, que é fixx!  :)
            Wolf, o mesmo para ti.  :) Se te agrada a ideia, pondera dar um lucky look por lá também. Querendo aparecer e dar-se como voluntário é fácil e não há limitações. Quanto aos smileys, não lhes atribuas nenhum significado muito especial, porque na realidade não têm (só o significado que lhes atribuires mesmo). Os smileys são uma tentativa de tornar o texto menos monótomo e comunicar melhor com os demais "forenses". Se coloquei carinhas   ??? ::) como estas foi simplesmente por achar que a adopção de animais gera muitas dúvidas e incertezas que são cruciais de se resolver na altura em que se decidir tomar tal passo, porque um animal não é um brinquedo ou um tamagochi, mas é quase uma criança (que, aliás, vai crescer e até envelhecer).
            Saudações caninas  :-*
            x-pressiongirl  8)

            P.S. - Ser voluntário da zoófila é fixx por vários motivos, mas um deles (que, penso, agrada bastante) é que não precisamos perder tempo em ginásios a tentar abater aqueles quilinhos, pois garantidamente levar os cães a passear à rua requer destreza e agilidade física. É língua de fora mesmo!  :P
              "In Europe, it doesn't matter if you're a boy or a girl. We make love with anyone we find attractive."
              M. Dietrich
              "Apareço para ter sexo contigo às cinco. Se me atrasar, começa sem mim"
              Tallulah Bankhead
              "O que eu uso na cama? Chanel nº 5, é claro"
              M. Monroe  http://sembikini.blogspot.com

              Voluntariado - Lisboa
              #6

              lost_lightning

              • Visitante
              j percebi q fazes parte do voluntariado...  vou ler aquelas folhas tds (antes d fzr a inscriçao) e logo comunico algo!

              obrigada pela ajuda=)  :-*

                Voluntariado - Lisboa
                #7

                lost_lightning

                • Visitante
                tive a ler a historia d alguns caes e gatos e n consigo deixar d conter as lagrimas. mais depressa choro por estes animais do q por seres humanos, mm sendo crinças.. sera isto normal?  :'(

                  Voluntariado - Lisboa
                  #8

                  Whisper

                  • Visitante
                  Eu acho prefeitamente normal, os animais são mais inofensivos e não se csg se proteger como nos csg das coisas más, é natural termos mais pena deles. Eu tenho muito mais pena de animais do que humanos, é animais e velhinhos lol. Os animais são tão puros, fragis e inocentes, não merecem ser tratados como tanta gente os trata... porisso que eu nem gosto de ler essas historias vem me as lagrimas tambem =/

                    Voluntariado - Lisboa
                    #9

                    Offline sol_sustenido

                    • *
                    • Novo Membro
                    • Género: Feminino
                    • ...totalement, tendrement, tragiquement...
                      • ...vArReNdO FoLhAs cOnTrA o vEnTo...
                    Os animais têm toda a minha solidariedade, sou até vegetariana, mas jamais os poria acima do Ser Humano!! Em primeiro lugar a Humanidade ;)!
                    **PAZ**
                      un poème est une pétition et une pétition est un poème

                      Voluntariado - Lisboa
                      #10

                      Offline mIsS

                      • *****
                      • Membro Elite
                      • Género: Feminino
                      • my smile
                      Os animais têm toda a minha solidariedade, sou até vegetariana, mas jamais os poria acima do Ser Humano!! Em primeiro lugar a Humanidade ;)!
                      **PAZ**

                      Não poderia estar mais de acordo contigo!
                        Gosto que me ensinem a ver o que me rodeia com outros olhos, não importa se é bom ou mau, isso eu decido.

                        Voluntariado - Lisboa
                        #11

                        lost_lightning

                        • Visitante
                        pois eu n sopu assim.. ms tb n me incomoda.. n me considero no entantouma pessoa fria.. simplesmente n consigo sentir o mm carinho por uma criança mal tratada, q tenho em relacçao a um gatinho.. n sei s é mau ou nao.. enfim..

                        ja me inscrevi para fazer voluntariada ha varios dias.... mas ainda n me chamaram  :-\

                         :-* :-*

                          Voluntariado - Lisboa
                          #12

                          Offline sol_sustenido

                          • *
                          • Novo Membro
                          • Género: Feminino
                          • ...totalement, tendrement, tragiquement...
                            • ...vArReNdO FoLhAs cOnTrA o vEnTo...
                          Bem… quanto a isto pouco ou nada podemos discutir. É uma questão de hierarquização de valores… Para mim o ser Humano está e estará sempre acima de tudo!

                          No entanto acho desnecessário sacrificar animais para conseguir uma alimentação equilibrada, considerando que a evolução de que Engels fala foi, há muito, ultrapassada, e que agora, como animais racionais, deveríamos libertar-nos desta forma de violência irracional e primitiva. Já agora, gostava de saber a vossa opinião sobre este assunto, também.  :)

                          Não me inscrevi nesse voluntariado porque, tal como disse antes, acho que há causas mais importantes (lá está, na minha hierarquização de valores  ;)) e existe outro tipo de voluntariado em Organizações de Direitos Humanos que mais facilmente me movem. Enquanto continuarem a morrer 60 000 crianças por dia na Nigéria, por favor, não me peçam para pensar em animais!
                            un poème est une pétition et une pétition est un poème

                            Voluntariado - Lisboa
                            #13

                            Offline Wolf

                            • *****
                            • Membro Ultra
                            • Género: Masculino
                            • Lucky
                            uma coisa ñ inviabiliza outra.

                            se ñ podes evitar um mal maior, evita um menor, desculpas é k ñ.

                            (ñ sei se é o teu caso, mas é um argumento um pouco polémico)
                            « Última modificação: 20 de Março de 2005 por Wolf »
                              "Agora tens o coração nas mãos.
                              Agora podes morder-lhe, ficar com o meu sangue e matar-me devagar.
                              Agora, se quiseres."

                              Voluntariado - Lisboa
                              #14

                              lost_lightning

                              • Visitante
                              uma coisa ñ inviabiliza outra.

                              concordo inteiramente  ;)

                                Voluntariado - Lisboa
                                #15

                                Offline sol_sustenido

                                • *
                                • Novo Membro
                                • Género: Feminino
                                • ...totalement, tendrement, tragiquement...
                                  • ...vArReNdO FoLhAs cOnTrA o vEnTo...
                                Como não disponho de muito tempo, tenho que optar entre as duas e ao contrario do que escreveram algumas pessoas:
                                Responder
                                simplesmente n consigo sentir o mm carinho por uma criança mal tratada, q tenho em relacçao a um gatinho
                                considero os direitos humanos mais importantes que os dos animais. Como é obvio, entre fazer voluntariado no Zoo ou numa Organização como a Amnistia Internacional por exemplo, sem sombra de dúvidas, escolho a 2ª opção ;)
                                  un poème est une pétition et une pétition est un poème

                                  Voluntariado - Lisboa
                                  #16

                                  Offline azithro

                                  • ****
                                  • Membro Sénior
                                  • Género: Feminino
                                  • all star
                                    • eu e o território
                                  Como não disponho de muito tempo, tenho que optar entre as duas e ao contrario do que escreveram algumas pessoas:
                                  Responder
                                  simplesmente n consigo sentir o mm carinho por uma criança mal tratada, q tenho em relacçao a um gatinho

                                  considero os direitos humanos mais importantes que os dos animais. Como é obvio, entre fazer voluntariado no Zoo ou numa Organização como a Amnistia Internacional por exemplo, sem sombra de dúvidas, escolho a 2ª opção ;)


                                  já agora sol_sustenido sempre és voluntária em alguma organização humanista? É só por curiosidade!

                                  E ando há já algum tempo a pensar apadrinhar um béu com uma amiga e tinha visto o site da apca (http://www.apca.org.pt) mas agora que descobri que podia apadrinhar uma gatinha na UZ estou a pensar fazê-lo o mais breve possivel! Assim apadrinho uma gatinha e uma cadela (só meninas!!).
                                    we are all made of stars

                                    Voluntariado - Lisboa
                                    #17

                                    lost_lightning

                                    • Visitante
                                    ( "algumas pessoas" sou eu?  :inq :´ )

                                    entendo o q disseste, e pelo q percebi n é voluntaria em nenhuma associaçao certo? se tiveres oportunidade entao acho q devias procurar fzr parte dessa 2º opçao, já q preferes ajudar seres humanos (e eu, atençao, acho mt bem q o faças, simplesmente n é o meu feeling) .

                                    e se toda a gente pensasse como tu, n havia quem tratasse dos animais.. ja pensaste nisso  ;)

                                    penso tb q n devias criticar negativamente quem o faz, qdo tu n o fazes nem por uns, nem por outros...  :-\

                                     :-* :-* :-*

                                      Voluntariado - Lisboa
                                      #18

                                      Offline sol_sustenido

                                      • *
                                      • Novo Membro
                                      • Género: Feminino
                                      • ...totalement, tendrement, tragiquement...
                                        • ...vArReNdO FoLhAs cOnTrA o vEnTo...
                                      Eu nao critikei kem fazia voluntariado, kritikei km poe animais acima de seres humanos! ??? :-\ :-[ :o
                                      eu neste momento nao estou a fazer voluntariado, mas por exemplo sou membro da amnistia internacional, o que faz com que esteja a contribuir para esta causa. Ainda bem que ha gente k dispoe de tempo para as 2 coisas ;) eu nao e como tal tive que optar.
                                      Obviamente pela Humanidade;D :D :) ;)
                                        un poème est une pétition et une pétition est un poème

                                        Voluntariado - Lisboa
                                        #19

                                        lost_lightning

                                        • Visitante
                                        sou membro da amnistia internacional

                                        desculpem a minha ignorancia lol mas o qé? ???

                                           

                                          Tópicos relacionados

                                            Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                          8 Respostas
                                          3790 Visualizações
                                          Última mensagem 22 de Dezembro de 2011
                                          por _Margot_
                                          1 Respostas
                                          2219 Visualizações
                                          Última mensagem 2 de Dezembro de 2011
                                          por sophiahh
                                          1 Respostas
                                          2306 Visualizações
                                          Última mensagem 29 de Setembro de 2012
                                          por JDelgado
                                          0 Respostas
                                          2124 Visualizações
                                          Última mensagem 18 de Julho de 2016
                                          por rede ex aequo
                                          3 Respostas
                                          1912 Visualizações
                                          Última mensagem 28 de Fevereiro de 2018
                                          por Atomic