rede ex aequo

Olá Visitante18.fev.2020, 06:04:38

Autor Tópico: Livros "Gay-Friendly" para Crianças  (Lida 12129 vezes)

Livros "Gay-Friendly" para Crianças

Offline tendergaivota

• **
  • Membro Júnior
  • Género: Feminino
Olá a tod@s,

Escrevi um conto infantil LGBT e desde Agosto k está no mercado. Titulo: "A Princesa e a Andorinha!". Trata-se de uma história de amor entre duas princesas.

Por: Alexandra Russo in http://www.ovelharosa.com/?page=content1&item=cultura_livros&id=4

"S. Marisa Ramos C. recorre ao tradicional conto infantil para nos apresentar uma história com um final feliz atípico mas, ainda assim, verosímil.

A Princesa e a Andorinha retrata o percurso de uma jovem princesa triste, Íris, que encontra a felicidade no refúgio da sua amizade com a andorinha Sissi. O abandono do conforto do castelo de seus pais, Pedro e Inês, no Reino de Xebel, por nele encontrar um mundo conservador, fá-la descobrir junto de Sissi a aceitação que ambas buscam. Em momentos de confidência no prado, onde encontram um retiro seguro, desponta a amizade que assumirá a forma do amor: “ Gosto de ti porque estás comigo. (…) Porque me ensinas a sonhar e respeitas os meus sonhos. Sabes andorinha queria poder ficar contigo para sempre.”. Íris apercebe-se de que “a andorinha era mais importante para ela do que pensava” quando um dia esta falta ao encontro habitual. Ao amanhecer, a força do amor traz com ele o mensageiro pica-pau que a leva até Sissi que ficara presa numa armadilha. No cair duma lágrima da princesa de Xebel, a andorinha transforma-se numa igualmente bela princesa, desaparecida do reino do Gana há muito tempo, e entre as heroínas nasce um amor terno e sincero. Juntas enfrentarão uma sociedade regida por dogmas seculares.

A Princesa e a Andorinha reúne todos os elementos essenciais que apelam à reflexão de adultos bem como ao deslumbramento dos mais novos. Espelho da realidade, o conto pretende reeducar mentalidades ao ser um veículo transmissor de valores culturais e conhecimento. Ao fazer o levantamento de aspectos da vida social viabiliza a inserção da temática de género no texto literário e torna-a parte íntegra do imaginário colectivo. Afinal, o amor, independentemente da forma, é o sentimento que fortalece laços entre pessoas, estreitando relações que pressionarão as barreiras do preconceito a cederem. Parafraseando Bruno Bettelheim na sua Psicanálise dos Contos de Fadas, este género literário orienta a criança no sentido de descobrir a sua identidade sugerindo experiências necessárias para melhor desenvolver o seu carácter."

Neste momento o livro já se encontra à venda nas seguintes livrarias:

- Clube Literário do Porto (Porto)
- Loja 107 Livraria (Caldas da Rainha)
- Arquivo Livraria (Leiria)
- Livraria Caravana (Loulé)

Pode também ser comprado em qualquer FNAC (sob encomenda). Chamo a atenção que até à compra do primeiro artigo numa FNAC o artigo não estará aberto na central. Terão de dar a referência do nome da editora, livro e autor para que a mesma seja aberta, assim como através do site da editora (www.corposeditora.com)  ou ainda fazer encomenda através do meu mail (tendergaivota@hotmail.com)
    "...Choro por Narciso, mas nunca tinha percebido k Nárciso era belo. Choro por Narciso, pk todas as vezes k ele se debruçava sobre as minhas margens eu podia ver, no fundo dos seus olhos, a minha própria beleza reflectida"

Offline dandy

• Membro Sénior
    • Género: Masculino
      • journal of a dandelion
    Escrevi um conto infantil LGBT e desde Agosto k está no mercado. Titulo: "A Princesa e a Andorinha!". Trata-se de uma história de amor entre duas princesas.

Os meus parabéns pelo feito :)
      "To live is to sing."

http://dandydandelion.livejournal.com/  ->  'Videodump 02'

Offline bluejazz

• Associad@ Honorári@
      • Membro Vintage
        • Homofobia
      Parabéns pela iniciativa, tendergaivota. :)

Titiritesa
      de Xerardo Quintiá, Maurizio A. C. Quarello
      Editora OQO

Titiritesa vive no reino de Anteontem. A sua mãe, Mandolina, sonha ver a filha bem casada e educada como uma cortesã refinada. Porém, a filha rejeita a vida convencional que lhe foi imposta e não compartilha as aspirações da sua mãe. Titiritesa decide fugir do palácio para viver aventuras fantásticas e divertidas: visitar um inventor de palavras, enfrentar um terrível monstro, conhecer outra princesa de lábio doces...
      Um conto atrevido, que aborda a homossexualidade feminina com humor, naturalidade e frescura e celebra o amor sem prejuízos, mas com a sensibilidade necessária para um leitor infantil na educação da afectividade.
        "I cannot be, as Bourdieu suggests, a fish in water that 'does not feel the weight of the water, and takes the world about itself for granted'" - Felly Simmonds

Offline tendergaivota

• **
        • Membro Júnior
        Obrigada a todos  ;D. Dp de lerem digam se gostam, isso é o mais importante e se kiserem ajudar na divulgação agradeço, pois estas iniciativas individuais não são faceis (as ajudas são sempre bem-vind@s).  ;) Só posso contar com voces.
          "...Choro por Narciso, mas nunca tinha percebido k Nárciso era belo. Choro por Narciso, pk todas as vezes k ele se debruçava sobre as minhas margens eu podia ver, no fundo dos seus olhos, a minha própria beleza reflectida"

S.F

• Visitante
          Olá a tod@s,

Por: Alexandra Russo in http://www.ovelharosa.com/?page=content1&item=cultura_livros&id=4

"S. Marisa Ramos C. recorre ao tradicional conto infantil para nos apresentar uma história com um final feliz atípico mas, ainda assim, verosímil.

A Princesa e a Andorinha retrata o percurso de uma jovem princesa triste, Íris, que encontra a felicidade no refúgio da sua amizade com a andorinha Sissi. O abandono do conforto do castelo de seus pais, Pedro e Inês, no Reino de Xebel, por nele encontrar um mundo conservador, fá-la descobrir junto de Sissi a aceitação que ambas buscam. Em momentos de confidência no prado, onde encontram um retiro seguro, desponta a amizade que assumirá a forma do amor: “ Gosto de ti porque estás comigo. (…) Porque me ensinas a sonhar e respeitas os meus sonhos. Sabes andorinha queria poder ficar contigo para sempre.”. Íris apercebe-se de que “a andorinha era mais importante para ela do que pensava” quando um dia esta falta ao encontro habitual. Ao amanhecer, a força do amor traz com ele o mensageiro pica-pau que a leva até Sissi que ficara presa numa armadilha. No cair duma lágrima da princesa de Xebel, a andorinha transforma-se numa igualmente bela princesa, desaparecida do reino do Gana há muito tempo, e entre as heroínas nasce um amor terno e sincero. Juntas enfrentarão uma sociedade regida por dogmas seculares.

A Princesa e a Andorinha reúne todos os elementos essenciais que apelam à reflexão de adultos bem como ao deslumbramento dos mais novos. Espelho da realidade, o conto pretende reeducar mentalidades ao ser um veículo transmissor de valores culturais e conhecimento. Ao fazer o levantamento de aspectos da vida social viabiliza a inserção da temática de género no texto literário e torna-a parte íntegra do imaginário colectivo. Afinal, o amor, independentemente da forma, é o sentimento que fortalece laços entre pessoas, estreitando relações que pressionarão as barreiras do preconceito a cederem. Parafraseando Bruno Bettelheim na sua Psicanálise dos Contos de Fadas, este género literário orienta a criança no sentido de descobrir a sua identidade sugerindo experiências necessárias para melhor desenvolver o seu carácter."

Neste momento o livro já se encontra à venda nas seguintes livrarias:

- Clube Literário do Porto (Porto)
          - Loja 107 Livraria (Caldas da Rainha)
          - Arquivo Livraria (Leiria)
          - Livraria Caravana (Loulé)

Pode também ser comprado em qualquer FNAC (sob encomenda). Chamo a atenção que até à compra do primeiro artigo numa FNAC o artigo não estará aberto na central. Terão de dar a referência do nome da editora, livro e autor para que a mesma seja aberta, assim como através do site da editora (www.corposeditora.com)  ou ainda fazer encomenda através do meu mail (tendergaivota@hotmail.com)

Espero que tenhas o maior sucesso!!!
          Tive a honra e oportunidade de ler o livro, muito antes de estar à venda e posso dizer que está fantástico.
          Quero comprar um para ler e oferecer à minha pipocas (afilhada de 5 anos).
          Tenho a certeza que ela vai adorar.

Se não te importas vou divulgar "A Princesa e a Andorinha" pelos meus contactos e não só. ;)

:-*

Offline tendergaivota

• **
            • Membro Júnior
            Obrigada Angel pela força.

Bjinhs

Offline love_me

• Membro Total
              • Kiss me, oh kiss me...
              Mesmo correndo o risco de ser tendenciosa não consigo deixar de expressar a minha opinião...
              O livro encerra em si o essencial num livro para crianças: a simplicidade na expressão de conteúdos e uma moral. Não fica nada a atrás dos demais que existem. Aborda o tema do amor com uma simplicidade particular tocando a naturalidade do sentimento que liga duas pessoas, neste caso duas princesas, mas que nos pode remeter para outras relações.
              Acho que é de louvar atitude corajosa de se assumir uma publicação de um conto infantil lgbt num país onde o nome do autor é sempre muito mais importante e onde a falta dele pode e atrapalha sempre os possíveis apoios e divulgação.

O livro faz sonhar e faz acreditar que no parece estar torna-se 'piroso' ou 'fora de moda': no amor simples,sem acções objectos superfluos, e no final feliz, o serem felizes para sempre.
                (qualquer dia descubro algo de inteligente para escrever aqui...)

Offline tendergaivota

• **
                • Membro Júnior
                                                         DIA 21 DE NOVEMBRO DE 2009, 16 HORAS, NA CASA-DE-LÓ (na Travessa de Cedofeita, 20 A)

Sábado 21 de Novembro será a apresentação do livro infantil A Princesa e a Andorinha. S. Marisa Ramos C. recorre ao tradicional conto infantil para nos apresentar uma história com um final feliz atípico mas, ainda assim, verosímil.

A Princesa e a Andorinha reúne todos os elementos essenciais que apelam à reflexão de adultos bem como ao deslumbramento dos mais novos. Espelho da realidade, o conto pretende reeducar mentalidades ao ser um veículo transmissor de valores culturais e conhecimento. O livro retrata o percurso de uma jovem princesa triste que encontra a felicidade no refúgio da sua amizade com a andorinha Sissi. Esta vem a transformar-se numa igualmente bela princesa, desaparecida do reino do Gana há muito tempo, e entre as heroínas nasce um amor terno e sincero. Juntas enfrentarão uma sociedade regida por dogmas seculares.

O evento conta com as presenças de Marisa Ramos, a autora do livro, e do psicólogo Dr. Nuno Carneiro, profissional com experiência psicoterapêutica intensiva e continuada com crianças e com a realidade lgbt. Haverá leitura do livro para as crianças e adultos presentes e haverá espaço para discussão do tema e perguntas e respostas, assim como distracções para os mais novos.

Todos estão convidados a aparecer na Casa-de Ló, na Travessa de Cedofeita 20 A, no Porto no dia 21 de Novembro

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                  196 Respostas
                  75100 Visualizações
                  Última mensagem 9 de Janeiro de 2017
                  por Spektrum
                  12 Respostas
                  6893 Visualizações
                  Última mensagem 28 de Maio de 2019
                  por Fernando Pinheiro
                  Crianças Transgéneras

Iniciado por Diotima Geral