rede ex aequo

Olá Visitante29.mai.2023, 04:18:07

Autor Tópico: Mulheres homossexuais que se definem como sendo gay  (Lida 1399 vezes)

Mulheres homossexuais que se definem como sendo gay

Offline tomasbarao

• Direção
  • Membro Sénior
  • Género: Masculino
    • Tomás Barão
Olá pessoal! Na última escola ex aequo (formação de voluntáries) surgiu este tema que suscitou algum interesse e não tivemos muito tempo para falar sobre isso, por isso achei bem criar este tópico.
Ora, uma das participantes, que se define como mulher lésbica, disse que lhe faz muita confusão que as mulheres homossexuais se identifiquem como "gay" (vou enviar-lhe link para este tópico para o caso de ela querer explicar pelas suas palavras). Eu disse que a maioria das mulheres homossexuais que conheço (se não todas) se identificam como lésbicas e não como gay. Outras pessoas presentes tinham a experiência oposta: sentiam que hoje é cada vez mais comum as mulheres homossexuais identificarem-se como gay.

O que é que acham sobre isto? Que significados cada uma das palavras comporta?

Offline Sinvastatina

• **
  • Membro Júnior
  • Género: Feminino
  • Vegetariana, Praticante de Yoga, Adoro ler.
Olá pessoal! Na última escola ex aequo (formação de voluntáries) surgiu este tema que suscitou algum interesse e não tivemos muito tempo para falar sobre isso, por isso achei bem criar este tópico.
Ora, uma das participantes, que se define como mulher lésbica, disse que lhe faz muita confusão que as mulheres homossexuais se identifiquem como "gay" (vou enviar-lhe link para este tópico para o caso de ela querer explicar pelas suas palavras). Eu disse que a maioria das mulheres homossexuais que conheço (se não todas) se identificam como lésbicas e não como gay. Outras pessoas presentes tinham a experiência oposta: sentiam que hoje é cada vez mais comum as mulheres homossexuais identificarem-se como gay.

O que é que acham sobre isto? Que significados cada uma das palavras comporta?

Ola Tomas, é a primeira vez
que oiço essa linguagem.
Bem de acordo com o dicionario Priberam
"Gay é o mesmo que homossexual"
adjectivo de dois géneros e nome de dois
géneros.
Também de acordo com o dicionario de Cambridge
"sexually attracted to people of the same sex and not to people of the opposite sex"
A minha questão é será que o termo gay/lesbico
é utilizado no sentido de a pessoa sentir atracção pelo mesmo sexo ?
nessa prespectiva, sim, uma mulher pode ser gay, creio que
apenas uma questão de linguagem.

« Última modificação: 5 de Abril de 2021 por Sinvastatina »

Offline Mico

• Membro Sénior
    • Género: Masculino
    Tendo a concordar com a Sinvastatina.
    Em termos da definição da palavra, gay parece ser aplicável a qualquer pessoa, independente da identidade de género.
    Já a palavra lésbica aparece como um "nome feminino", mais restrita nesse aspeto.

Mas também tinha a ideia que muitas mulheres homossexuais se identificam como gay, só não sabia de onde vinha essa sensação.
    Até que achei: em muitos tiktoks de temática LGBT, naquelas compilações no Youtube (senão mesmo em todos), as raparigas tendem a assumir-se/identificar-se como "gay", apesar de por escrito ambos os termos serem usados de maneira equivalente.
    Pelo menos foi esta a ideia com que fiquei depois de ter passado mais de duas horas metido naquele mundo!! lol

Quando finalmente acabou o binge watching ainda encontrei esta definição em stonewall.org.uk:
    Responder
    GAY

Refers to a man who has a romantic and/or sexual orientation towards men. Also a generic term for lesbian and gay sexuality - some women define themselves as gay rather than lesbian. Some non-binary people may also identify with this term.

Talvez seja mais comum o uso do termo gay na língua inglesa?

Quanto a um significado para além da definição, acho que é uma questão de preferência.
    Por um lado, se há uma palavra para designar mulher homossexual por que não usar? É mais específico, individual... Não "mistura tudo no mesmo saco", por assim dizer.
    Por outro lado para quê dividir? Estamos todos juntos. Ou então queremos mesmo só transmitir que somos homossexuais.
      É tudo uma questão psicológica...

Offline unfold

• Membro Total
      A palavra gay é usada, tal como foi dito anteriormente, para pessoa homossexual, seja homem ou mulher, em língua inglesa. Erradamente, em Portugal a palavra gay generalizou-se como referência a um homem gay. Sabem, por exemplo, que geek tanto dá para homem como para mulher mas "ofendem-se" com a palavra gay ser utilizada para lésbicas? Podem ser "uma" geek, por exemplo ("Ai eu sou muito geek!"... dizem), sem problema. Mas ser uma gay já causa dano? Cai o Carmo e a Trindade... Um dicionário, por vezes, faria muito bem à alma. Se uma lésbica não gostar do termo, tem esse direito, mas ele está correcto. Se uma lésbica disser que não é gay... ou não sabe ainda o que quer, ou está errada.
      « Última modificação: 6 de Abril de 2021 por unfold »
        Dress code: lealdade.
        Se as minhas derrotas tiverem o cunho da minha verdade, nunca foram derrotas: foram sempre vitórias do princípio ao fim.

Eu, por acaso, para mulher digo sempre "lésbica" e homem "gay". mas é do hábito, não sei.

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
          33 Respostas
          25963 Visualizações
          Última mensagem 9 de Fevereiro de 2011
          por _Margot_
          1741 Respostas
          347476 Visualizações
          Última mensagem 20 de Maio de 2019
          por Flidaiz
          441 Respostas
          101811 Visualizações