rede ex aequo

Olá Visitante18.set.2020, 08:32:34

Autor Tópico: Transsexualidade MtF  (Lida 847 vezes)

Transsexualidade MtF

Skyraraka

• Visitante
Olá, eu vim a este fórum pois parece ser um bom lugar onde começar a fazer questões sobre o meu "problema"...
Eu sou a Skylar (não é o meu nome oficial ainda) e sou trans...
Já desde os meus 14/15 anos comecei a despertar para a minha sexualidade e identidade de género, e comecei a aperceber-me de como todos os pontos se "uniam", pois desde pequena (10/11 anos) sempre me dei mais com raparigas, identificava-me com elas e por vezes sentia-me deprimida quando me eram forçadas as normas da sociedade para rapazes e raparigas...
Eu tenho a certeza que sou uma rapariga e estou desejosa de puder alcançar a minha felicidade, pois os meus últimos 2 anos têm sido muito difíceis, bem como para mim, como para a minha família especialmente a minha mãe, que inicialmente estava completamente contra o assunto, mas agora ultimamente tem-me suportado muito mais e diz que me vai ajudar no processo (embora que ela desejasse que isto não me acontecesse...)...

Eu fui a uma doutora, e ela disse-me que o meu assunto deveria de ser tratado num Hospital Público (Hospital de Santa Maria) em sexologia, ainda estamos á espera de resposta, mas também estou informada que o Júlio de Matos também tem uma secção destinada à sexologia.
Eu gostaria de saber quais os tempos média de espera antes de começar HRT, e gostaria de saber quando é possível fazer a mudança de nome (e se é possível mudar para Skylar, como eu gostaria)?
Por vezes sinto-me assustada, pois não sei como/quando começar-me a dirigir ás pessoas como eu me realmente me sinto... Mas provavelmente apenas quando a HRT começar e quando puder alterar o meu nome, pois aí nessa altura já não tenho de me preocupar com "legalidades".Eu estou a planear-me mudar para os Estados Unidos da América depois da minha transição para poder viver com o meu namorado e começar lá a minha vida, e gostaria de saber qual é o tempo médio para que o processo de transição esteja completo... Em relação a cirurgias, gostaria de saber quando é possível começar as cirurgias de mudança de genitais, ou se é possível realizar esta mudança noutros locais (ou não), e os preços médios em Portugal...?

Muito obrigada por tudo e se alguém me quiser mandar mensagem estou sempre aqui!  ;D Gostaria de fazer novos amigos ou amigas que me possam compreender e que até vivam por perto no Parque das Nações se quiserem passear por vezes :) !
Além disso, gostaria de saber se esta associação tem locais onde se podem encontrar os membros e assim :) !

« Última modificação: 28 de Agosto de 2019 por Skyraraka »

Transsexualidade MtF

Offline Hell Razor

• *
    • Novo Membro
    • Género: Masculino
    É com muita pena que constato que as pessoas trans que procuram este forum onde têm a segurança do anonimato, ficam sem resposta. Espero que tenhas conseguido as respostas que procuravas na altura em que escreveste isto e que te encontres bem. E espero que tenhas tido a oportunidade de conhecer outras pessoas T como tu, porque faz bem sentirmo-nos menos sós nesta condição.
    De qualquer forma eu respondo caso alguém tenha a mesma dúvida.
    1. Podes iniciar no público: Santa Maria ou Julio de Matos. Ou podes iniciar no privado, recomendo a Dra. Íris Monteiro.
    2. O tempo de espera depende de vários fatores como: idade, nível de autoaceitação, vivencia social no género pretendido, situação familiar, segurança de que é mesmo isto que queres, etc. Por outras palavras, o tempo que tens que esperar para tomar as hormonas depende do quão determinada o médico achas que estás a fazer essa mudança irreversível. No caso de seres menor de idade, geralmente espera-se até teres 18 ou até se completarem os 2 anos de avaliação psicológica. Mas há muitos casos que iniciam as hormonas antes desses 2 anos porque são maiores de idade e já vivem no papel de género pretendido, ou porque estão de facto muito conscientes de que é isso que querem.
    3. Se não estou em erro, neste momento, em Portugal, podes fazer a mudança de nome e sexo no BI assim que queiras, sem que para isso tenhas qualquer papel de um médico e sem teres que estar a tomar hormonas.
    4. Portugal tem uma lista limitada de nomes permitidos. Não sei se esse nome consta na lista. Há nomes masculinos, nomes femininos e nomes neutros.
    5. O tempo médio da avaliação psicológica é 2 anos e as hormonas podem-se iniciar dentro desses dois anos ou logo após. Geralmente recomenda-se já estar em hormonas para iniciar as cirurgias. Isto porque, no caso das mulheres trans por exemplo, o peito e o pénis diminuem e isso ajuda na fase das cirurgias. Sempre ouvi dizer que convém esperar 1 a 2 anos após as hormonas para iniciar as cirurgias mas isso já é assunto para falar com os médicos. Quanto às cirurgias em si, tudo depende da recuperação, da tua possibilidade financeira (caso optes pelo privado) ou do andamento das listas de espera no público. Principalmente a fase das cirurgias é uma fase muito incerta no que diz respeito ao tempo. Todo o processo é demorado e é preciso ter muita calma e paciência.
    6. Não posso referir preços sendo as minhas cirurgias foram para o processo inverso.
    7. A cirurgia de mudança de genitais fazem-se em vários países. No entanto, além da questão monetária, é necessário ponderar bem que nem todos os cirurgiões usam a mesma técnica e que vale a pena pesquisar muito bem que cirurgião escolher quando chega a altura da cirurgia genital. No caso das mulheres T basta uma cirurgia (que pode necessitar de correções). Mas há mais que uma técnica no mundo. Dar uma perspetiva de tempo é dificil, até porque além do processo cirurgico é importante transitar também na esfera pessoal e profissional... e essa adaptação pode variar muito de pessoa para pessoa.
     ;) :)
    Resumindo, se fosses rica e não tivesses qualquer tipo de entrave na vida pessoal e familiar, talvez em 3 ou 4 anos estivesses despachada, recorrendo ao Dr. Décio (que pode sair do ativo a qualquer momento devido à idade).

Transsexualidade MtF

Skyraraka

• Visitante
      É com muita pena que constato que as pessoas trans que procuram este forum onde têm a segurança do anonimato, ficam sem resposta. Espero que tenhas conseguido as respostas que procuravas na altura em que escreveste isto e que te encontres bem. E espero que tenhas tido a oportunidade de conhecer outras pessoas T como tu, porque faz bem sentirmo-nos menos sós nesta condição.
      De qualquer forma eu respondo caso alguém tenha a mesma dúvida.
      1. Podes iniciar no público: Santa Maria ou Julio de Matos. Ou podes iniciar no privado, recomendo a Dra. Íris Monteiro.
      2. O tempo de espera depende de vários fatores como: idade, nível de autoaceitação, vivencia social no género pretendido, situação familiar, segurança de que é mesmo isto que queres, etc. Por outras palavras, o tempo que tens que esperar para tomar as hormonas depende do quão determinada o médico achas que estás a fazer essa mudança irreversível. No caso de seres menor de idade, geralmente espera-se até teres 18 ou até se completarem os 2 anos de avaliação psicológica. Mas há muitos casos que iniciam as hormonas antes desses 2 anos porque são maiores de idade e já vivem no papel de género pretendido, ou porque estão de facto muito conscientes de que é isso que querem.
      3. Se não estou em erro, neste momento, em Portugal, podes fazer a mudança de nome e sexo no BI assim que queiras, sem que para isso tenhas qualquer papel de um médico e sem teres que estar a tomar hormonas.
      4. Portugal tem uma lista limitada de nomes permitidos. Não sei se esse nome consta na lista. Há nomes masculinos, nomes femininos e nomes neutros.
      5. O tempo médio da avaliação psicológica é 2 anos e as hormonas podem-se iniciar dentro desses dois anos ou logo após. Geralmente recomenda-se já estar em hormonas para iniciar as cirurgias. Isto porque, no caso das mulheres trans por exemplo, o peito e o pénis diminuem e isso ajuda na fase das cirurgias. Sempre ouvi dizer que convém esperar 1 a 2 anos após as hormonas para iniciar as cirurgias mas isso já é assunto para falar com os médicos. Quanto às cirurgias em si, tudo depende da recuperação, da tua possibilidade financeira (caso optes pelo privado) ou do andamento das listas de espera no público. Principalmente a fase das cirurgias é uma fase muito incerta no que diz respeito ao tempo. Todo o processo é demorado e é preciso ter muita calma e paciência.
      6. Não posso referir preços sendo as minhas cirurgias foram para o processo inverso.
      7. A cirurgia de mudança de genitais fazem-se em vários países. No entanto, além da questão monetária, é necessário ponderar bem que nem todos os cirurgiões usam a mesma técnica e que vale a pena pesquisar muito bem que cirurgião escolher quando chega a altura da cirurgia genital. No caso das mulheres T basta uma cirurgia (que pode necessitar de correções). Mas há mais que uma técnica no mundo. Dar uma perspetiva de tempo é dificil, até porque além do processo cirurgico é importante transitar também na esfera pessoal e profissional... e essa adaptação pode variar muito de pessoa para pessoa.
       ;) :)
      Resumindo, se fosses rica e não tivesses qualquer tipo de entrave na vida pessoal e familiar, talvez em 3 ou 4 anos estivesses despachada, recorrendo ao Dr. Décio (que pode sair do ativo a qualquer momento devido à idade).
      Obrigado pelas informações todas! Por esta altura, eu já comecei o tratamento hormonal, já estou á 4 meses! E sim conheci várias pessoas trans como nós, amigos e amigas! Já conhecia alguns, mas ninguém na vida real... mas conheci uma rapariga e ficámos amigas!
      Anyways, obrigado pela informação toda! Eu agora estou mais informada no assunto e estou muito mais feliz!

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
        27 Respostas
        18493 Visualizações
        Última mensagem 2 de Novembro de 2010
        por Noz-moscada
        3 Respostas
        834 Visualizações
        Última mensagem 2 de Novembro de 2017
        por T-Rex
        Lojas MtF em Portugal

Iniciado por DianaSalvado Geral