Achei isto no Jornal Alentejo:
A homossexualidade e os dilemas de identidade que lhe são inerentes estão na origem de "Vagabundos de Nós", o novo livro do psiquiatra Daniel Sampaio, que chega às livrarias a 06 de Novembro.
“Vagabundos de Nós”
Daniel Sampaio aborda homossexualidade
A homossexualidade e os dilemas de identidade que lhe são inerentes estão na origem de "Vagabundos de Nós", o novo livro do psiquiatra Daniel Sampaio, que chega às livrarias a 06 de Novembro.
A nova obra, com chancela da Editorial Caminho, tem uma vasta agenda de apresentações, que arranca a 10 de Novembro, pelas 18:00, em Aljustrel, mas o lançamento terá lugar posteriormente, no dia 13 no Jardim de Inverno do Teatro Municipal São Luiz, em Lisboa.
No lançamento, que tem início às 18:30, falará sobre a obra Luís Osório, estando ainda agendada a encenação de excertos do livro pelos actores Nuno Lopes e Márcia Breia.
O livro relata a história de Diogo (o filho) e Luísa (a mãe) que, através das confidências que trocam, dão a conhecer o seu laço e as suas preocupações individuais e comuns com origem na homossexualidade do jovem.
Mostrando como mãe e filho, apesar de dialogarem com abertura, podem ter dificuldade em encarar e assumir "a diferença", o livro de Daniel Sampaio visa sensibilizar para o facto de existirem momentos em que não se pode escolher a condição a que se pertence.
"Vagabundo de Nós" revela Diogo, que se vê obrigado a reconhecer perante os outros a sua opção sexual, Luísa, forçada a prescindir da ideia de continuidade da família, e apresenta-os a ambos confrontados com as reacções sociais e culturais da restante família.
Daniel Sampaio nasceu em Lisboa em 1946, colaborou no Diário de Lisboa Juvenil e em publicações do movimento associativo dos liceus no início dos anos sessenta, tendo concluído o curso de Medicina em 1970.
Em 1986 doutorou-se e fez provas de Agregação em 1997, na Faculdade de Medicina de Lisboa, onde é professor de Psiquiatria, cargo que acumula com a chefia do Serviço de Psiquiatria do Hospital de Santa Maria, em Lisboa.
Foi um dos introdutores da terapia familiar em Portugal, após formação com Carl Whitaker, um dos pioneiros dessa técnica de intervenção em saúde mental, e dedica-se agora sobretudo à intervenção terapêutica junto de jovens em risco.
Os livros que publicou - caso de "Vivemos Livres numa Prisão", "Inventem-se Novos Pais", "Tudo o que Temos Cá Dentro", "A Arte da Fuga", "Ninguém Morre Sozinho", "Voltei à Escola", "Lições do Abismo" e "Vozes e Ruídos" - partem da sua experiência clínica e pretendem ilustrar dificuldades dos adolescentes e das suas famílias.
Ao longo do mês de Novembro, "Vagabundos de Nós" será divulgado em Beja (dia 19), Évora e Portalegre (dia 11), Leiria e Caldas da Rainha (dia 12), Portimão e Faro (dia 14), Almada e Setúbal (dia 15), Castelo Branco e Abrantes (dia 18), Lisboa (novamente, no dia 19), Guimarães e Braga (dia 20), Porto e Póvoa de Varzim (dia 21) e Coimbra, Viseu e Aveiro (dia 22).