rede ex aequo

Olá Visitante22.out.2019, 01:57:54

Autor Tópico: "E se eu fosse "eles"?"  (Lida 14634 vezes)

"E se eu fosse "eles"?"

Offline chiloane

• Membro Total
  • Género: Feminino
Sonja (e também Badapinhas), "pormo-nos no lugar do outro" nem sempre resolve os problemas, mas já é um ponto de partida para uma comunicação eficaz. Por vezes, a "descoberta" de um filho homossexual provoca uma crise tão grande no sistema familiar (porque é inesparada, porque não é socialmente aceite...), que é preciso bastante tempo até as pessoas se "conformarem" com a realidade e verem os seus pontos positivos. :wor
Cabe muito a ti mudares a atitude dos teus pais face à tua homossexualidade, se os teus pais te virem segura e feliz, em princípio ser-lhes-á mais fácil lidar com essa tua particularidade e ver que a orientação sexual é insignificante....
Tenta não ver a atitude dos teus pais negativamente e com revolta, tenta ser aquilo que eles não conseguem ser contigo...E FORÇA!!! :-*
    "Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós"
    (Antoine de Saint-Exuperry) :):*

"E se eu fosse "eles"?"

Offline sonja

• *
    • Novo Membro
    comunicação

sempre tive esse problema. tenho dificuldade em comunicar, em dizer o que sinto. Por isso não lhes consigo transmitir o que é importante, o que me faz sentir bem ou mal, mas isto acontece no meu dia-a-dia.

Estou a tentar resolver este handycap, porque tem influenciado a minha vida negativamente.

Obrigado pela força  :up :blush

"E se eu fosse "eles"?"

Offline bluejazz

• Associad@ Honorári@
      • Membro Vintage
        • Homofobia
      Responder
      Cabe muito a ti mudares a atitude dos teus pais face à tua homossexualidade, se os teus pais te virem segura e feliz, em princípio ser-lhes-á mais fácil lidar com essa tua particularidade e ver que a orientação sexual é insignificante....

Chiloane, por acaso a minha situação é essa e não adianta assim muito... Por exemplo a minha mãe já disse à cacao que gosta muito dela e acha-a muito boa rapariga mas que nunca a vai aceitar como minha namorada.

Os meus pais já sabem há 4 anos que sou lésbica. Houve alguns progressos. Agora já dá para falar do assunto sem discussões (necessariamente) ou uma crise de ansiedade por parte da minha mãe. Contudo, falta aquela parte finalzita... a aceitação. Essa não aconteceu ainda e, segundo a minha mãe, nunca irá acontecer.

É pena como a homofobia estraga as relações entre as pessoas. Continuo a gostar muito dos meus pais e sei que eles gostam muito de mim, mas algo perdeu-se e passei da filha que era perfeita, que sempre se deu bem com eles e nunca lhes deu problemas, para aquela que vive algo com o qual eles não concordam (pelo menos explicitamente por parte da minha mãe).

Que se há-de fazer?
        "I cannot be, as Bourdieu suggests, a fish in water that 'does not feel the weight of the water, and takes the world about itself for granted'" - Felly Simmonds

"E se eu fosse "eles"?"

Offline chiloane

• Membro Total
        Blue, tenta não ver esse facto de forma negativa... Isto é, agarra-te a todas as pequenas evoluções. A mudança de mentalidades não é nada fácil, penso que a única coisa que tens a fazer é continuar como estás, com quem te sentes feliz, e transbordares essa felicidade... Não deixes que a atitude dos teus pais prejudique de alguma forma a tua relação com a cacao, pois tu sabes que  TU estás certa, porque o sentes, porque o vives...  :heart
        Sei como dói ouvir a palavra "nunca"...É pura chantagem emocional, mas tenta ser forte e fazer questão em mostrar que amas os teus pais, mas que a cacao é essencial à tua felicidade.
        Sei que dizer isto todas estas palavras podem-te parecer fáceis e superficiais face à tua realidade, mas NUNCA abdiques da tua felicidade, blue... E ACREDITA que , aos poucos, a tua mãe vai aceitar.
        Deixa dizer que te admiro muito, muito mesmo. És uma lutadora... :up
        E sabes que mais? Quem me dera que o meu amor cresça e se desenvolva tanto como o teu e o da cacao... São lindas, vocês  :blush :-* :blush :-* :blush :-*
          "Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós"

"E se eu fosse "eles"?"

Offline chiloane

• Membro Total
          Sonja  :blush

Penso que, a maior parte das vezes, a melhor forma de vencermos os nossos handicaps é contrariá-los... Sempre fui excessivamente tímida e no princípio da adolescência desenvolveu-se em mim uma variante da fobia social, o que equivalia a que eu ficasse ATERRORIZADA cada vez que estava com outras pessoas, mesmo que fossem da família...Não ía à escola, não tinha praticamente amigos. Sentia-me extremamente insegura, ridícula, parecia que toda a gente estava a olhar para mim e a gozar comigo. :'(
          No meu caso, a "solução" foi algo drástico, mas que adoro... A expressão dramática. Custou tanto, tanto... Tinha autênticos ataques de pânico, mas aos poucos fui ganhando segurança, e hoje estou a acabar o bacharelato em educação social. :D :D :D

:-*

"E se eu fosse "eles"?"

Offline bluejazz

• Associad@ Honorári@
            • Membro Vintage
              • Homofobia
            Chiloane, obrigada pelas tuas palavras! São muito positivas e encorajadoras! :up :-*
              "I cannot be, as Bourdieu suggests, a fish in water that 'does not feel the weight of the water, and takes the world about itself for granted'" - Felly Simmonds

"E se eu fosse "eles"?"

Offline cacao

• Associad@ Honorári@
              • Membro Vintage
              • "There´s no sin, but stupidity" Oscar Wilde
                • Mais sobre mim...
              :blush :blush :blush
                Another one will bite the dust...

"Se não houvesse nem mar nem amor, ninguém escreveria livros." -  Duras

"A felicidade é o livre uso das nossas capacidades". - V. Woolf

"E se eu fosse "eles"?"

Offline Petula

• *
                • Novo Membro
                Quando me vi frente à questão de ter que revelar, foi das primeiras coisas que me vieram à cabeça! A conclusão a que cheguei foi: dava-me um ataque!!!!!!!

Na realidade para a idade e educação dos meus pais (ao fim ao cabo da sociedade em geral, não?) assumir uma etiqueta homossexual, seria assumir uma série de facetas que por muito liberal que tente ser, nem eu mesma "enguliria" com satisfação!!!!! :o

Optei por em vez de assumir uma orientação, assumir uma relação. Claro que não ficaram radiantes, aliás engoliram em seco, e tomaram a posição "deveserfantasia maisoumenos passageira". Com o passar dos anos tiveram a oportunidade de verificar que na realidade não tinham "falhado" nos valores que me tinham tentado transmitir. Hoje em dia adoptam sempre uma posição de respeito pela pessoa com quem estou.

Creio que o mais importante, então, seja mesmo assumirmo-nos a nós mesmo e não aparecer um dia a dizer que somos bichos maus. A questão do género...bem...penso que foram mesmo eles (os meus pais) a ensinarem-me - é um detalhe.

"E se eu fosse "eles"?"

Offline Emanem

• Membro Elite
                  • Será loucura? Não... é paixão!

Se eu tivesse um filho homosexual, acho que sinceramente, ia aceitar bem, visto que também sou e por isso iria entender perfeitamente, que há pessoas que se sentem felizes na companhia de outras do mesmo sexo. Acho que o problema dos pais é que a sociedade tem um estéreotipo de familia que hoje em dia tem que ser mais flexivel. Temos que conscientalizar a sociedade que a ideia de casal normal e perfeito não é só o casal heterosexual.

Abraça a vida com paixão, vence com ousadia, pensa com classe! Ri, chora, ama! Melhor que tudo é viver cada segundo sem medo! O que importa mesmo é sermos felizes! :)

"E se eu fosse "eles"?"

Offline cacao

• Associad@ Honorári@
                    • Membro Vintage
                    • "There´s no sin, but stupidity" Oscar Wilde
                      • Mais sobre mim...
                    Responder
                    Temos que conscientalizar a sociedade que a ideia de casal normal e perfeito não é só o casal heterosexual.

:up
                      Another one will bite the dust...

"Se não houvesse nem mar nem amor, ninguém escreveria livros." -  Duras

"A felicidade é o livre uso das nossas capacidades". - V. Woolf

"E se eu fosse "eles"?"

Offline sonja

• *
                      • Novo Membro
                      chiloane,

reconheço os sintomas e as situações por que passaste, afinal não fui só eu a sentir-me assim  ;D

encontras-te força em ti para resolver as tuas dificuldades, para enfrenta-las  :up :up quem me dera ter a tua força, sempre tive tendencia para fugir aos problemas e agora que anseio em resolve-los sinto-me com poucas forças (gastei demasiada energia a fugir e os problemas não desapareceram, pelo contrário foram crescendo  :o)
                      Mas não vou desistir! Posso não ter ganho a batalha mas vou ganhar a guerra  :up

Obrigado pela vossa força e vosso apoio, tem sido muito importante.

:-*

"E se eu fosse "eles"?"

Offline Emanem

• Membro Elite
                        • Será loucura? Não... é paixão!

Muita gente sofre desses sintomas...

"Mas não vou desistir! Posso não ter ganho a batalha mas vou ganhar a guerra!" (citado por sonja)

Um abraço  
                          Abraça a vida com paixão, vence com ousadia, pensa com classe! Ri, chora, ama! Melhor que tudo é viver cada segundo sem medo! O que importa mesmo é sermos felizes! :)

Re:"E se eu fosse "eles"?"

JOTA1972

• Visitante
                                  Gostaria tambem eu, de deixar aqui o meu testemunho enquanto pai, muito embora duma criaturinha, de 3 anos (leia-se, "criaturinha" com muita doçura).
                                   É de facto dificil, ser pai, especialmente neste paìs que está um pouco atrasado em termos de desenvolvimento ao nivel do comportamento social e comunitário. mas mesmo assim continua a caber a nós a dificil tarefa de educar um filho, sem vicios e sem falhas de caracter, da melhor maneira possivel e reforço mais uma vez que esse é uma missão dificil e muita das vezes ingrata, quanto a mim! Porém acho que a partir do momento em que existem certezas e que nos é dado um sinal forte da convicção e da verdade na relação dum filho nosso então deve de ser aceite, compreendida e respeitada. acima de tudo porque quem a vai viver é ele e todos sabemos que nas relações existem os bons e os maus momentos, e quem melhor que nós pais para os podermos aconcelhar/apoiar, afinal somos ou não somos as melhores pessoas para ajudarmos os nossos filhos? talvez o preconceito deva ir pela janela fora se quisermos que a felicidade reine em nossa casa dentro da nossa familia!
                          Por agora é só! desculpem-me se me "estiquei" um pouco!
                          Força e preserverança para todos aqueles que desejam e lutam por um futuro melhor, mas não atropelem os sentimentos de quem vos quer muito e vos pôs no mundo, tenham paciência, ela é a melhor e a maior das virtudes!  :-*

Offline Sacerdotisa

• Membro Ultra
                            • "Sê plural como o universo" - Pessoa

olá mto boas tardes a todos!!!!!  ;D

Parabéns Chil!!! Por teres iniciado este tópiko, pois é deveras interessante.....!!!!! :))))

Maioritariamente, temos por defeito ou feitio....komo lhe keiram xamar...de vermos tão somente a nossa perspektiva relativamente às koisas!!!!! Fikei a indagar komo seria se me tentasse kolokar sob a epiderme dos meus pais..... e sinceramente  não é de forma alguma tarefa fácil, na media em k a minha visão sob as koisas é diferente uma vez k as minhas experiências vivênciais são diferentes das deles...o k pode levar a aceitações e/ ou rejeições face á homossexualidade e outras kestões relacionadas kom esta!!!!!

Sou uma ppl k ainda não saiu do armário precisamente por axar k não seria aceite na minha decisão...... kontudo agora visto o invés da epiderme...... tendo noção das vivências , krenças e parâmetros pelos kuais se regem...tb não me deixaria de ser um pouko difícil aceitar .... kontudo, penso k seria no  início.... pk dps...akabaria por aceitar....mas  isto não deixam de ser suposições, meras hipóteses !!!!!

Tenho de deixar uma ressalva: não podemos kulpabilizar os k nos rodeiam kdo não obtemos as respostas k desejamos......temos tb de tentar perceber as reacções obtidas... o ideal é sempre um konsenso....mas nenhum dos papéis é fácil..... e kada kaso é um kaso.....e felizmente k trabalhamos no sentido de mudar ou pelo menos moldar as posições e não dar lugar á Intolerância!!!!!!! Bjs   e saudações cibernétikas!!!!  :-*

Sacer

Offline patricia

• Membro Sénior
                              • tudo é possivel...
                              eles mtas das vezes nao sao akilo k idealizamos, como nos tb nao somos o k elas sonharam...
                              mas independetemente de td, sao pais e nos filhos.
                              se houver respeito já é um bom principio
                                Patt

Nu_vito

• Visitante
                                eu acho que se fosse heterossexual e se tivesse filhos e se um deles fosse homossexual, eu axo k o aopiava, axo no principio podia-me custar 1pouco, mas depois, sem duvida alguma k o apoiava em tudo o que pudesse, mas tambem digo uma coisa ele k nao levasse o namorado la a casa e começasse aos beijus...issu ja nao tolerava...

pus-me no lugar de um pai e foi isso ke eu pensei k faria..... :-\

Offline bluejazz

• Associad@ Honorári@
                                  • Membro Vintage
                                    • Homofobia
                                  mas tambem digo uma coisa ele k nao levasse o namorado la a casa e começasse aos beijus...issu ja nao tolerava...

Se levasse uma namorada e começasse aos beijos, já toleravas?...

Nu_vito

• Visitante
                                    eu sei k foi estupido dizer issu...por issu disse k tentei por me lugar deles, sendo eu pai homofobico ou heterossexual é claruh k eu cm filho ia odiar esa atitude.... :-\
                                    tava so a tentar por me no lugar deles....e sendo eu um pai homofobico e....RETROGADA(!!!!)era issu k fazia, embora k mal feito...
                                    P.S. - é preciso k fike claruh k eu nao concordo c essas atitudes... :-X

Offline bluejazz

• Associad@ Honorári@
                                      • Membro Vintage
                                        • Homofobia
                                      Mas irás ser um pai homofóbico? :P

Nu_vito

• Visitante
                                        nao....o k eu kiz dizer foi k se eu fosse totalmente heterossexual e k s fosse homofobiko era assim k reagiria..
                                        ms cm sou gay e nao so nada homofobiko(cm é logico) se um dia 1 filho s xegar ao pe de mim e me disser k é gay eu apoio!a 100% ;D

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                          "Engates" no meio LGBT

Iniciado por Galena « 1 2 ... 24 25 » Geral

492 Respostas
                                          125579 Visualizações
                                          Última mensagem 24 de Agosto de 2013
                                          por Cardo
                                          2 Respostas
                                          1159 Visualizações
                                          Última mensagem 24 de Maio de 2015
                                          por zarabatana
                                          5 Respostas
                                          953 Visualizações
                                          Última mensagem 21 de Maio de 2016
                                          por TK