rede ex aequo

Olá Visitante28.out.2020, 02:33:49

Autor Tópico: Inicio da transição  (Lida 598 vezes)

Inicio da transição

Offline losmoun

• *
  • Novo Membro
  • Género: Masculino
Boa noite, e desculpem-me pelo meu não conhecimento de como é que o SNS funciona, mas para conseguir uma consulta para psiquiatria (em especifico no São João ou no Magalhães Lemos) é obrigatório passar pelo médico de família e explicar a situação toda, mesmo que não entendam grande coisa do processo a seguir?

Lembro-me que existia um link do irn com uma lista de profissionais do público e do privado que passavam relatório/faziam diagnóstico que acho que deixou de abrir, alguém fez a transição pelo privado e sabe como começar por aí?

Inicio da transição

Offline T-Rex

• Associad@
    • Membro Ultra
    • Género: Masculino
    • Hakuna Batata!
      • Um gajo trans a falar de cenas
    Olá!
    Penso que qualquer médico te possa encaminhar para o S.Joao ou para o Magalhães lemos, não tem de ser necessariamente o médico de família. Não tenho a certeza, mas um psicólogo também talvez o possa fazer. Já agora, se fores pelo SNS, pede que te encaminhem para consulta de sexologia clínica, não psiquiatria (por psiquiatria tinhas de ter sorte e ir parar às mãos das pessoas certas, mas se pedires sexologia clínica chegas mais rapidamente onde tens de chegar).

Pelo privado, penso que é só ir à clinica/hospital privado e marcar diretamente uma consulta de sexologia. Não sei é bem que clínicas privadas é que oferecem esse serviço e que tenham profissionais competentes para lidar com processos de transição. Cá no norte (assumo que sejas do norte, pelos dois hospitais que mencionaste), não conheço ninguém no privado que tenha experiência com este tipo de processo.

Em relação à tal lista, ela existia porque antes era preciso apresentar um relatório clínico para podermos mudar de nome no registo civil. Essa lista listava os profissionais de saúde que as conservatórias podiam aceitar para permitir a mudança de nome. Entretanto, a lei mudou e já não é preciso relatório clínico para a mudança de nome, e essa lista tornou-se obsoleta. Mas se a quiseres consultar, vê aqui.

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
    2 Respostas
    761 Visualizações
    Última mensagem 11 de Março de 2019
    por safir
    2 Respostas
    799 Visualizações
    Última mensagem 13 de Março de 2019
    por ADCarry99
    0 Respostas
    4471 Visualizações