rede ex aequo

Olá Visitante10.dez.2018, 04:48:22

Autor Tópico: Há demasiadas marchas LGBT em Portugal?  (Lida 525 vezes)

Há demasiadas marchas LGBT em Portugal?

Offline Atomic

• Membro Ultra
  • Género: Masculino
  • Everything changes when you grow old...
    • Somos Blergh
Em 2018, há/vão acontecer marchas LGBT nas seguintes cidades:

Coimbra: 17 Maio
Faro: 19 Maio
Bragança: 19 Maio
Vila Real: 26 Maio
Braga: 2 Junho
Lisboa: 16 Junho
Porto: 7 Julho
Guimarães: 22 Setembro
Viseu: 6 Outubro
Funchal: 6 Outubro

Irei opinar mais para a frente, mas gostava de saber o que acham de estarem a surgir tantas marchas (sendo que este ano é a primeira vez que há marcha em Bragança, Faro, Viseu e Guimarães e é o segundo ano de Vila Real e Funchal).

Offline Kidrauhl

• Membro Total
Em 2018, há/vão acontecer marchas LGBT nas seguintes cidades:

Coimbra: 17 Maio
Faro: 19 Maio
Bragança: 19 Maio
Vila Real: 26 Maio
Braga: 2 Junho
Lisboa: 16 Junho
Porto: 7 Julho
Guimarães: 22 Setembro
Viseu: 6 Outubro
Funchal: 6 Outubro

Irei opinar mais para a frente, mas gostava de saber o que acham de estarem a surgir tantas marchas (sendo que este ano é a primeira vez que há marcha em Bragança, Faro, Viseu e Guimarães e é o segundo ano de Vila Real e Funchal).

Devem ser as autarquias que estão a encarar as marchas como mais um meio de propaganda política e que estão dispostas a abrir os cordões à bolsa. Pessoalmente, não me diz nada. O carácter totalitário-esquerda caviar-partidarite da marcha de Lisboa, ao armar uma polémica pela participação de trabalhadores de um banco (no caso, salvo erro, o BNP Paribas), faz com que seja mais um evento "para mostrar a força do PêCê" (no caso, do BE e apêndices). Desconheço o carácter de outras marchas, mas, a avaliar pela de Lisboa, não será recomendável. Tal como as manifestações do 25 de Abril, que não celebram a democracia e são antes mais um evento partidário/ritual anual, também a marcha de Lisboa é apenas uma extensão da actividade política do "Berloque" e apêndices.
« Última modificação: 8 de Junho por Kidrauhl »

Offline safir

• Direção
    • Membro Júnior
    • Género: Outro
    • Close your eyes, I'll sing your favorite song
    Acho que quanto mais marchas houver melhor!
    Todas as cidades deveriam ter uma e cada vez mais pessoas se deveriam juntar.
    A marcha do orgulho serve para contraria o seu oposto, a vergonha. E nós não temos vergonha de existir, não temos que estar escondides.
      I wrote you this lullaby
      Hush now baby, don't you cry
      Anything you want could not be wrong

Offline carolinalg

• Moderação Geral
      • Membro Elite
      • Género: Feminino
      • call it Magic... call it true...
      Acho que depende. 4 ou 5 seria o ideal. Norte, Sul, Centro, Litoral, Interior.

E, safir, não se trata de ter vergonha. Aqui ninguém tem vergonha, mas trata-se sim de detestar extravagância, que é algo que está presente aos magotes nas Pride Parade em geral. =)

Eu gosto do Pride porque me sinto livre e leve, e feliz. E, como eu, milhares de gente extravagante - com cujo estilo de vida eu não me identifico - também! Viva a diversidade.
        - carolinalg -

Offline Lio

• Orador(a)
        • Membro Ultra
        • "Se queres ser feliz amanha, tenta hoje mesmo"
          • https://www.facebook.com/roma.rui
        Acho que seria interessante uma marcha por distrito. Agora mais que uma por distrito já me parece demasiado, pelo menos enquanto não se tiver uma por distrito.

Offline mushroomk

• Membro Total
          • o k não nos mata torna-nos mais fortes
          Não sei quanto ao resto mas a Marcha em Viseu denomina-se Marcha pelos Direitos LGBTI+ de Viseu. Não é uma Marcha partidária, é uma marcha de pessoas que lutam por igualdade de direitos num país onde existem leis mas que nem sempre são cumpridas, num mundo onde ainda se morre por ser LGBTI+, onde ainda é notícia que se despenalizou a homossexualidade ou que ser trans deixou de ser doença. Se ouvimos estas e outras noticias significa que existe ainda muito por fazer neste mundo e também neste país. Por isso pensem que nenhuma Marcha pelos direitos Humanos é demais, se calhar foram é feitas a menos até agora.
            "Cedo caminharemos nas paredes do tempo, nada nos fará falta, excepto uns aos outros"Jim Morrison

Offline tomasbarao

• Orador(a)
            • Membro Sénior
              • Belogue
            Há de menos!!!  :wor

Em Espanha, na Serra de Cádiz, a associação Delta organiza o "Orgullo Serrano" numa série de aldeias. Começaram com 3, e agora já são 12 aldeias em rede. Leiam aqui a notícia no El País, é inspirador.

Sim, hoje há mais figuras públicas assumidas, mais personagens LGBT em novelas, melhores leis, yada yada. Mas quem diz que há demasiadas marchas esquece-se que por todo o país as pessoas continuam a ter de se esconder por falta de aceitação. Acham que é fácil criar uma marcha? Implica criar uma rede de pessoas, implica uma grande exposição, uma série de coming outs e de riscos... É uma tarefa difícil mas importante.

Para quem está descansadinho em Lisboa ou no Porto parecem só mais notícias iguais, mas para as pessoas das outras cidades faz toda a diferença.

Quem acha que há demasiadas marchas é porque vive no meio do privilégio.

Offline sleepy_heart

• Membro Sénior
              Há de menos!!!  :wor

Em Espanha, na Serra de Cádiz, a associação Delta organiza o "Orgullo Serrano" numa série de aldeias. Começaram com 3, e agora já são 12 aldeias em rede. Leiam aqui a notícia no El País, é inspirador.

Sim, hoje há mais figuras públicas assumidas, mais personagens LGBT em novelas, melhores leis, yada yada. Mas quem diz que há demasiadas marchas esquece-se que por todo o país as pessoas continuam a ter de se esconder por falta de aceitação. Acham que é fácil criar uma marcha? Implica criar uma rede de pessoas, implica uma grande exposição, uma série de coming outs e de riscos... É uma tarefa difícil mas importante.

Para quem está descansadinho em Lisboa ou no Porto parecem só mais notícias iguais, mas para as pessoas das outras cidades faz toda a diferença.

Quem acha que há demasiadas marchas é porque vive no meio do privilégio.

Muito obrigada pela tua opinião e pela informação :)
                As "desculpas" sempre me pareceram ridículas porque sou o tipo de pessoa que soluciona. Permitam-me a analogia: tenho sempre lugar no meu carro? Não, às vezes ele enche. E enquanto ainda estão todos/as a pensar em quem deixar para trás já eu estou a telefonar para alugar um autocarro. (D. C.)

Offline Zaay

• *
                • Novo Membro
                Pior é quem entende que são desnecessarias. Só porque já existe lei para o casamento ou adoção, parece que deixou de ser assunto.

Pode estar mais normalizado na sociedade, mas numa altura em que se vê o crescimento dos extremismos por toda a Europa, nunca é demais continuar a lutar pela igualdade e não discriminação desta, e de todas, as minorias.

Já para não falar que podem mudar-se leis, mas a mentalidade custa muito mais!

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                  Santos Populares e Marchas de Lisboa

Iniciado por Salut « 1 2 ... 7 8 » Lisboa

157 Respostas
                  40167 Visualizações
                  Última mensagem 2 de Junho de 2014
                  por pedrosilvaesc
                  Marchas LGBT... concordam?

Iniciado por cool_water « 1 2 ... 92 93 » Geral

1844 Respostas
                  142514 Visualizações