rede ex aequo

Olá Visitante24.mar.2023, 22:38:29

Autor Tópico: Porto - Homofobia - Como agir?  (Lida 1313 vezes)

Porto - Homofobia - Como agir?

Offline Antonio Moreira

• *
  • Novo Membro
  • Género: Masculino
  • Luso-brasileiro a viver na Invicta.
Olá,

na madrugada de hoje, 06/04, estava na Avenida dos Aliados por volta das 2h40 da manhã quando um carro passa por mim e alguém grita "p********". Sou luso-brasileiro, a última vez que vivi no Porto foi aos 5 anos de idade. No Rio de Janeiro há uma intensa violência, entretanto, em determinados espaços, existe uma segurança maior, em especial quanto à homofobia. Imaginei que no Porto, na Aliados, lugar mais jovem, com universitários, a segurança fosse maior, mas não me senti seguro. Percebam, para um carioca não se sentir seguro a situação precisa ser mais que desconfortável. Pois bem, como dizia, gritaram p******** e pararam o carro. Permaneci caminhando na tentativa de não demonstrar medo, o carro parado e eu a me aproximar. Os xingamentos continuam e o motorista faz marcha ré. Imediatamente tomei o celular e fingi ligar a polícia. Ao me notarem no telemóvel, disseram "está-se bem" e foram-se embora. Atrás de mim, no Kebab próximo ao Mc Donalds, os rapazes do Kebab tudo assistiam como se fosse um espetáculo.

Como recente morador no Porto, pergunto: como agir? Ligar 112? Como a polícia do Porto se comporta em situações como essa? Há, caso eu precise ir até uma delegacia, algum orgão que eu possa telefonar que me auxiliei no registro da ocorrência?

Desde já agradeço.

P.S.: O Porto é lindo. A segurança é indescritível, principalmente para mim que venho do Rio de Janeiro. Entretanto, mesmo com toda a violência do Rio, a cidade parece muito mais aberta ao respeito LGBT+ do que a cidade do Porto. Não tenho por base apenas a situação de ontem. Já recebi, junto ao meu namorado, olhadas feias no supermecado continente etc. É triste!
« Última modificação: 6 de Abril de 2018 por Antonio Moreira »
    "(...) o sonho comanda a vida
    E que sempre que o homem sonha
    O mundo pula e avança
    Como bola colorida
    Entre as mãos duma criança"
    (António Gedeão)

Offline _jorge_

• Moderação Local
    • Membro Júnior

Olá.
    Felizmente nunca tive nenhuma situação marcante a nível de discriminação. Já ouvi, de facto, comentários desse tipo, mas de uma forma menos intensa e mais desinteressada. O Porto costuma ter um ambiente seguro e tranquilo, mas são conhecidos vários casos discriminatórios, criminosos até.
    Duvido que se essa gente não estivesse num carro provavelmente não insistiria nos "xingamentos". Acredito que algumas pessoas intervissem até, como já o vi. Embora, a essas horas da madrugada seja um horário normalmente mais vazio e complicado...
    Quanto à questão de como agir, isso varia de acordo com a situação e com a pessoa. Eu ligaria em caso de crime grave ou se me perseguissem de forma agressiva. Se sentisse medo, sim ligaria para a polícia pelo 112.
    Em outros casos aconselho qualquer pessoa a registar incidentes ou crimes em função da orientação ou género no Observatório da Discriminação da ILGA (link), ligar para a APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima) e claro polícia judiciária (Diretoria do Norte: 225 088 644).
      Somewhere over the rainbow...

Offline Atomic

• Moderação Local
      • Membro Ultra
      • Everything changes when you grow old...
        • Somos Blergh
      Penso que o Jorge já deu uma resposta bastante completa. Encontrei também um guia da ILGA do que fazer em caso de agressão: http://violencia.ilga-portugal.pt/o-que-fazer-em-caso-de-agressao/

Penso que dado que te sentiste fisicamente ameaçado, acho que poderia fazer sentido apresentares uma queixa contra desconhecidos na esquadra da polícia mais próxima de ti. Mas isso terá de ser uma escolha tua. Esses atos são maioritariamente feitos para que fique assinalado na polícia que isso aconteceu de facto, não costumam ter qualquer continuação, mas deixa a polícia saber que aconteceu e onde.

Offline Antonio Moreira

• *
      • Novo Membro
      • Luso-brasileiro a viver na Invicta.
      Muito obrigado. Irei pesquisar os links que compartilhaste, Atomic.

Jorge, agradeço as dicas! Obrigado.

Penso que não é o caso de registrar e levar adiante, no entanto já fico a saber como agir, se voltar a ocorrer algo.

Abraço!
      « Última modificação: 7 de Abril de 2018 por Antonio Moreira »
        "(...) o sonho comanda a vida
        E que sempre que o homem sonha
        O mundo pula e avança
        Como bola colorida
        Entre as mãos duma criança"
        (António Gedeão)

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
        Como se perde a virgindade?

Iniciado por woman_2 « 1 2 ... 17 18 » Geral