rede ex aequo

Olá Visitante23.jan.2023, 05:07:46

Autor Tópico: Um novo Fórum para a rea...?  (Lida 8949 vezes)

 
Um novo Fórum para a rea...?
#0

Offline tomasbarao

  • *****
  • Direção
  • Membro Sénior
  • Género: Masculino
    • Tomás Barão
Olá associades e amigues da rede ex aequo.

Na última Assembleia Geral da associação eu pus a votação a seguinte moção, que vos convido a ler: Recomendação à direcção eleita para renovação do Fórum. Basicamente é uma moção que propõe o arquivamento deste Fórum onde estamos agora (impedir novas respostas mas deixá-lo disponível para consulta) e a criação e divulgação de um Fórum novo, adaptado aos dias de hoje e com espaço para "respirar" e para novas discussões. Mas leiam a moção!  :)

Como esperava, a moção suscitou muitas dúvidas e perguntas, e por isso propus que ela não fosse votada naquela AG, para dar mais tempo para discuti-la com calma, a fundo e com todas as partes envolvidas. Foi aprovada em Assembleia Geral uma moção de confiança para que a direcção eleita, em conjunto comigo e com o Atomic, fizessemos acontecer essa discussão e preparação, para depois submeter ou o mesmo documento ou um documento alterado ou mais aprofundado para ser votado na próxima Assembleia Geral Extraordinária (24 de Fevereiro de 2018).

Precisamos de opiniões completas e construtivas. Votavas a favor desta moção? Porquê? Como podemos construir um projecto realmente eficaz para o Fórum, para finalmente encerrar uma discussão que já tem muitos anos e passarmos à acção? Isto vai mesmo ser votado, portanto é importante que dês a tua opinião aqui e que estejas presente na AG.

Obrigado a todes pelo contributo.
tomasbarao e Atomic

Um novo Fórum para a rea...?
#1

Di HF

  • Visitante
Li a moção e tenho a dizer que concordo com ela.
Por várias vezes que já tinha pensado que este fórum tem demasiados tópicos, que muitas vezes nos perdemos neles e acabamos por perder a vontade de o explorar mais ou de participar mais nele. A parte de haver tópicos desatualizados e sem interesse, dados os anos passarem e esses assuntos já estarem "resolvidos". Também houve alturas em que deixei de desabafar ou de comentar por achar que são assuntos que já foram demasiado debatidos, portanto, perco a vontade.
Concordo com a ideia de ser criado um novo fórum, do zero, sem que este deixe de existir para consulta. Creio que atrairia mais gente. Sei que vai dar muito trabalho às partes envolvidas. Caso esse projeto siga para a frente desejo toda a sorte e eu aqui estarei caso seja necessária alguma coisa.

    Um novo Fórum para a rea...?
    #2

    Offline carolinalg

    • *****
    • Moderação Geral
    • Membro Elite
    • Género: Feminino
    • call it Magic... call it true...
    Li a moção e tenho a dizer que concordo com ela.
    Caso esse projeto siga para a frente, desejo toda a sorte; e eu aqui estarei, caso seja necessária alguma coisa.

    Somos duas.

      Um novo Fórum para a rea...?
      #3

      Offline Sinvastatina

      • **
      • Membro Júnior
      • Género: Feminino
      • Vegetariana, Praticante de Yoga, Adoro ler.

      Li a moção e tenho a dizer que concordo com ela.
      Caso esse projeto siga para a frente, desejo toda a sorte; e eu aqui estarei, caso seja necessária alguma coisa.
      No entanto creio que vai haver alguma resistência inicial dos utilizadores ao novo Fórum.

       

        Um novo Fórum para a rea...?
        #4

        Offline safir

        • *****
        • Direção
        • Membro Júnior
        • Género: Outro
        • Close your eyes, I'll sing your favorite song
        Uma vez que é proposto que esta moção seja votada em Assembleia, não faria sentido estar num sítio onde os apenas es associades possam ver?

          I wrote you this lullaby
          Hush now baby, don't you cry
          Anything you want could not be wrong

          Um novo Fórum para a rea...?
          #5

          Offline سامانتا

          • *****
          • Associad@
          • Membro Ultra
          • Género: Feminino
          • pretty in scarlet
          Uma vez que é proposto que esta moção seja votada em Assembleia, não faria sentido estar num sítio onde os apenas es associades possam ver?

          Não concordo. A maioria das pessoas que sustenta o fórum não é associade e ainda assim considero que têm igual direito em se pronunciar sobre isto.  :)

          Quanto à moção, confesso que estou a encarar com alguma resistência mas isso deve-se a algumas dúvidas que tenho e que não foram aprofundadas lá. Quando estiver mentalmente mais disponível aqui virei debater o assunto e questionar essas mesmas dúvidas.  :)
            «Open your eyes, open your mind,
            proud like a god, don't pretend to be blind.
            Trapped in yourself, break out instead,
            beat/feed the machine that works in your head»
            - Guano Apes

            Um novo Fórum para a rea...?
            #6

            Offline Atomic

            • *****
            • Membro Ultra
            • Género: Masculino
            • Everything changes when you grow old...
              • Somos Blergh
            Subscrevo o que a persa disse, o futuro do fórum já foi bastantes vezes discutido neste sub-fórum e como foi dito na AG, era importante averiguar o que as pessoas que usam o fórm acham sobre este assunto, e foi por isso mesmo que a moção não foi votada e foi corrigida para uma moção de confiança.

            Pessoalmente não esperava que esta opinião fosse tão universal quanto de facto ela é, mas confesso que concordo que o fórum está de certa forma saturado. Penso que o melhor contributo de todos nós é estarmos presentes e ativos quando um novo fórum surgir para evitar estagnação quando ele arrancar. Por agora a moderação está já a tentar arranjar espaço para novas conversas no fórum atual para que neste período intermédio as pessoas continuem a poder usufruir do fórum da melhor forma possível ;)

            Tendo isto em conta, apelo a que os membros que usem o fórum, por muito pouco tempo que cá estejam em comparação com alguns de nós, que venham aqui trocar opiniões, porque queremos ouvir o maior número de perspectivas possíveis e imaginárias!

            Um novo Fórum para a rea...?
            #7

            Offline BrunoMCP

            • *****
            • Orador(a)
            • Membro Ultra
            • Ter orgulho é rejeitar a vergonha.
            Não gosto muito é da ideia de ter dois fóruns.
            Não será melhor simplesmente fazer uma limpeza aos tópicos existentes, coisa que a nova moderação está ativamente a fazer, e deixar os assuntos "resolvidos" por aqui?

              Um novo Fórum para a rea...?
              #8

              Offline tomasbarao

              • *****
              • Direção
              • Membro Sénior
              • Género: Masculino
                • Tomás Barão
              Estou contente por ver movimento no Fórum novamente. Parece-me muito acertado tentar dinamizar este enquanto se pensa sobre a hipótese de criar um outro. :) E acho que havendo uma fase de transição (eu diria 1-3 meses) as coisas podem correr muito bem.

              Uma vez que é proposto que esta moção seja votada em Assembleia, não faria sentido estar num sítio onde os apenas es associades possam ver?

              Na minha visão de transparência e democracia, é bom que o máximo de pessoas possa aceder ao que se está a propôr e a votar. Se quiserem votar, sabem como o podem fazer.
              « Última modificação: 9 de Janeiro de 2018 por tomasbarao »

                Um novo Fórum para a rea...?
                #9

                Offline codename:none

                • *****
                • núcleo lgbti braga
                • Membro Ultra
                • Género: Feminino
                • "You'll never walk alone"
                Tenho uma opinião agridoce acerca do assunto. Por um lado concordo com:

                A maioria das pessoas que sustenta o fórum não é associade e ainda assim considero que têm igual direito em se pronunciar sobre isto.  :)

                É verdade. E novos membros não se vão associar logo, só se tornarão associados passado algum tempo e depois de testar a verdadeira capacidade do fórum, logo, e apesar de também concordar que os pagantes devem ter prioridade, o fórum não deixa de ser de todos.

                (...)confesso que concordo que o fórum está de certa forma saturado. Penso que o melhor contributo de todos nós é estarmos presentes e ativos quando um novo fórum surgir para evitar estagnação quando ele arrancar.

                Evitar a estagnação é fulcral e parece-me que será mais trabalhosa esta parte que a própria criação de um novo fórum ou a arrumação deste.
                E concordo que o fórum poderia benificiar de uma "cara" mais bonita.

                Por outro lado, também concordo com:

                Não gosto muito é da ideia de ter dois fóruns.
                Não será melhor simplesmente fazer uma limpeza aos tópicos existentes, coisa que a nova moderação está ativamente a fazer, e deixar os assuntos "resolvidos" por aqui?

                Ter dois fóruns poderá tornar-se cansativo para os membros atuais e novos membros. O Tomás tem toda a razão quando diz que os novos membros podem sentir-se amedrontados com a quantidade de assuntos já discutidos e acreditar realmente que os assuntos deles são "pequenos" e já foram, até discutidos. Mas obrigar, de certa forma, esses novos membros a recorrer a um fórum mais antigo, um arquivo, para conhecerem a REA e os assuntos já tratados parece-me contra-produtivo. Mesmo para membros atuais. Porque, a meu ver, íamos voltar a cair no erro de abordar temas já discutidos e o novo fórum ia acabar por se tornar uma espécie de réplica deste. Não instantaneamente, mas com o tempo.

                Por isso o meu voto passa por reformular a cara deste fórum, arquivar assuntos e temas que não tenham respostas há mais de 6 meses (ou algo do género) e tentar juntar/combinar assuntos com temáticas parecidas. Há posts repetidos, há posts inativos e concordo que há demasiado "lixo" nas páginas de alguns tópicos. Sei que isto dá muito, mas muito trabalho, por isso estou disposta a ajudar no que for necessário!

                Espero ter ajudado.
                  Somos de Braga, deixamos a porta aberta!
                  O núcleo da rede ex aequo de Braga já abriu! Para saber mais sobre o que andamos a tramar, explora o fórum ou manda MP :)

                  Um novo Fórum para a rea...?
                  #10

                  Offline سامانتا

                  • *****
                  • Associad@
                  • Membro Ultra
                  • Género: Feminino
                  • pretty in scarlet
                  Olá de novo.  :)

                  Já li e reli a moção várias vezes. Entendendo o porquê de existir, há um par de coisas que não entendo.

                  Um novo fórum numa nova plataforma:
                  A meu ver, a decadência do fórum tem que ser vista de uma outra perspectiva que não a técnica. Não me parece que as pessoas deixem de o utilizar por causa do layout ou da forma como está construído - parece-me que é um lugar bastante intuitivo. Portanto realmente tenho dúvidas em entender a necessidade de se utilizar uma nova plataforma - ou melhor:
                  O que é que essa plataforma traria de novo (de forma mais específica)?
                  Não sei o que é a plataforma Discourse e em que é que se diferencia. Imagino que existam outras plataformas também. O que é que exactamente se pretende para o novo fórum que a plataforma em que está construído não deixa que se concretize?
                  Não pretendo explicações técnicas super detalhadas mas realmente gostaria de ter uma visão mais específica da situação e que justifique essa premissa na moção. Imagino que não seja a única pessoa com esta dúvida portanto se alguém nos poder esclarecer, seria fantástico. No fundo talvez faça sentido, mas sem entender em que se baseia essa argumento então é um pouco complicado concordar com essa necessidade.  :)

                  Muito honestamente, há várias coisas que impactam a falta de utilização do fórum e, a meu ver, nem estão todas relacionadas com o que se passa ou não se passa aqui dentro. São resultado de situações externas que deviam ser tratadas em vez de tentar agora apenas limpar a ferida. É que independentemente de onde se encontra o fórum, seja novo ou seja velho, vai ser sempre afectado por isto:

                  - Falta de promoção constante do fórum por outros meios externos, como se fosse cabeça de cartaz;
                  - Falta de espaço para pessoas na associação que não sejam dos orgãos sociais ou de determinados projectos, ou que não façam parte dos círculos sociais de quem tem um papel mais activo na rede ex aequo.
                  - Falta de parcerias entre a rede ex aequo e outras associações ou plataformas online. É uma forma de manter as várias discussões activas com outras perspectivas. Sair um pouco da bolha LGBTQIA+ e começar a lidar com assuntos LGBTQIA+ + assuntos que se intersectam. Mais pessoas inscritas = mais assuntos = mais debates = mais actividade = mais inclusão = mais pessoas inscritas (e por aí fora).

                  Fiquei a matutar a questão do factor novidade e do objectivo de chegar a públicos mais jovens. Cheguei à conclusão que, devido às minhas dúvidas e opiniões expostas acima, uma coisa não significa a outra. Também sei que não há como argumentar contra a importância de chegar a um público mais jovem que precise de apoio e de um espaço seguro, porque realmente é necessário, nisso eu concordo. Mas isso consegue-se, imagino eu, fazendo uma limpeza e reorganização do fórum (como tem sido feita) e cuidando dos pontos anteriores que eu creio que causam também, em parte, esta inactividade. Assim tanto se poderá criar e manter um espaço para novas pessoas como para pessoas que, como eu, andam por aqui há (12) anos. Ninguém precisaria de se sentir na obrigação de mudar de casa, bastaria apenas fazer umas obras, arrumar a casa e deixar a porta aberta.
                  Acho que o problema não é o fórum em si, muito sinceramente.
                  « Última modificação: 9 de Janeiro de 2018 por سامانتا »
                    «Open your eyes, open your mind,
                    proud like a god, don't pretend to be blind.
                    Trapped in yourself, break out instead,
                    beat/feed the machine that works in your head»
                    - Guano Apes

                    Um novo Fórum para a rea...?
                    #11

                    Offline Skar

                    • *****
                    • Associad@
                    • Membro Júnior
                    • Género: Masculino
                    Sobre o fórum em geral:
                    O fórum tem input de novos membros e utilizadores anónimos. Acho que se houve fraca acumulação de utilizadores foi por falta de respostas/interacção por parte dos voluntários da REA. Recentemente um grupo de voluntários ligados a grupos locais têm dinamizado o chat e o fórum e talvez isso se vá revelar o impulso offline/online necessário para gerar uma comunidade.

                    Antes disso, eu e o kinglouis19 investigamos e começamos a montar um novo site e fórum.

                    O que é que essa plataforma traria de novo (de forma mais específica)?
                    [...]
                    O que é que exactamente se pretende para o novo fórum que a plataforma em que está construído não deixa que se concretize?
                    Sobre o discourse como plataforma:
                    vantagens: site móvel e apps para tlm, interface moderna e mais fácil de usar, notificações instantâneas.
                    desvantagens: o chat, fórum e site estão ligados e qualquer mudança implica bastante trabalho técnico. Tendo em conta o trabalho já desenvolvido diria 6 meses de um pouco do meu tempo livre para montar um chat e o fórum.
                    Diferenças específicas ( lista de funcionalidades aqui https://www.discourse.org/features )

                    • uma página com scroll infinito por tópico
                    • notificações instantâneas
                    • respostas colapsadas por baixo do post a que respondem
                    • site adapta-se conforme o dispositivo (site móvel é diferente do para pc)
                    • links em posts expandem-se automaticamente com um sumário ou conteúdo embebido
                    • login via outras redes sociais opcional



                    É fazível e trabalhei no assunto durante uns meses, cheguei a ter o fórum a funcionar mas a direcção perdeu o interesse em deixar o projecto exclusivamente nas mãos dos voluntários. Andaram à procura de financiamento sem resultado mas o fórum não é uma prioridade para esta, parece-me. Se o fórum se reanimar sou capaz de querer desenvolver esta possibilidade mesmo sem garantias de que seja usada, mas talvez alguém com mais fé se adiante.

                      Um novo Fórum para a rea...?
                      #12

                      Offline سامانتا

                      • *****
                      • Associad@
                      • Membro Ultra
                      • Género: Feminino
                      • pretty in scarlet
                      O que é que essa plataforma traria de novo (de forma mais específica)?
                      [...]
                      O que é que exactamente se pretende para o novo fórum que a plataforma em que está construído não deixa que se concretize?
                      Sobre o discourse como plataforma:
                      vantagens: site móvel e apps para tlm, interface moderna e mais fácil de usar, notificações instantâneas.
                      desvantagens: o chat, fórum e site estão ligados e qualquer mudança implica bastante trabalho técnico. Tendo em conta o trabalho já desenvolvido diria 6 meses de um pouco do meu tempo livre para montar um chat e o fórum.
                      Diferenças específicas ( lista de funcionalidades aqui https://www.discourse.org/features )

                      • uma página com scroll infinito por tópico
                      • notificações instantâneas
                      • respostas colapsadas por baixo do post a que respondem
                      • site adapta-se conforme o dispositivo (site móvel é diferente do para pc)
                      • links em posts expandem-se automaticamente com um sumário ou conteúdo embebido
                      • login via outras redes sociais opcional
                      (...)

                      Skar, obrigada pela ideia técnica mais concreta! Vou dar uma olhada no site para entender melhor tudo o que poderá envolver.
                        «Open your eyes, open your mind,
                        proud like a god, don't pretend to be blind.
                        Trapped in yourself, break out instead,
                        beat/feed the machine that works in your head»
                        - Guano Apes

                        Um novo Fórum para a rea...?
                        #13

                        Offline codename:none

                        • *****
                        • núcleo lgbti braga
                        • Membro Ultra
                        • Género: Feminino
                        • "You'll never walk alone"
                        Sobre o discourse como plataforma:
                        vantagens: site móvel e apps para tlm, interface moderna e mais fácil de usar, notificações instantâneas.
                        desvantagens: o chat, fórum e site estão ligados e qualquer mudança implica bastante trabalho técnico. Tendo em conta o trabalho já desenvolvido diria 6 meses de um pouco do meu tempo livre para montar um chat e o fórum.
                        Diferenças específicas ( lista de funcionalidades aqui https://www.discourse.org/features )

                        Gosto do que vejo que o fórum se podia tornar. Haveria forma de "migrar"?
                          Somos de Braga, deixamos a porta aberta!
                          O núcleo da rede ex aequo de Braga já abriu! Para saber mais sobre o que andamos a tramar, explora o fórum ou manda MP :)

                          Um novo Fórum para a rea...?
                          #14

                          Offline Skar

                          • *****
                          • Associad@
                          • Membro Júnior
                          • Género: Masculino
                          Gosto do que vejo que o fórum se podia tornar. Haveria forma de "migrar"?
                          Sim. Já trabalhei um pouco nisso e é possível migrar seja o que for. Involve algum trabalho mas está dentro dos 6 meses de que falei.

                            Um novo Fórum para a rea...?
                            #15

                            Offline سامانتا

                            • *****
                            • Associad@
                            • Membro Ultra
                            • Género: Feminino
                            • pretty in scarlet
                            Depois da explicação de Skar já entendo melhor o que se pretende com uma nova plataforma e reconheço os benefícios da mesma (no caso do Discourse). Não há nada para contra-argumentar aí, consigo ver que pode trazer um novo impulso - e mais positivo - ao fórum.

                            No que toca a recomeçar um fórum desde o zero, continuo a discordar. Acho que é essencial uma remodelação como um convite de boas-vindas a novas pessoas mas não deixo de sentir que começar algo do zero é descartar tudo o que todas as outras pessoas aqui disseram desde sempre. Sendo possível a migração de conteúdo para a nova plataforma, acho que faria muito mais sentido continuar a reorganizar tópicos e sub-fóruns e então levar tudo guardado em caixas para a mudança. Não me parece que seja justo alguém sentir-se na obrigação de ficar em arquivo e recomeçar do zero a não ser por sua própria escolha - eu sei que não me sinto à vontade com isso, pelo menos.

                            Por fim, continuo a achar que, como disse anteriormente, o problema da inactividade do fórum não se deve apenas ao fórum em si. Há uma data de factores que devem ser tratados e cuidados para evitar que isto volte a acontecer desta maneira, esteja o fórum hospedado aqui ou noutro lado qualquer. O Discourse, ou qualquer outra plataforma, pode dar um novo impulso, mas manter o ritmo pede uma base mais sólida do que uma plataforma online.

                            Obrigada por terem trazido este debate a público, é justo que toda a gente possa sentir-se envolvida nesta discussão.  :)
                              «Open your eyes, open your mind,
                              proud like a god, don't pretend to be blind.
                              Trapped in yourself, break out instead,
                              beat/feed the machine that works in your head»
                              - Guano Apes

                              Um novo Fórum para a rea...?
                              #16

                              Offline codename:none

                              • *****
                              • núcleo lgbti braga
                              • Membro Ultra
                              • Género: Feminino
                              • "You'll never walk alone"
                              Depois da explicação de Skar já entendo melhor o que se pretende com uma nova plataforma e reconheço os benefícios da mesma (no caso do Discourse). Não há nada para contra-argumentar aí, consigo ver que pode trazer um novo impulso - e mais positivo - ao fórum.

                              No que toca a recomeçar um fórum desde o zero, continuo a discordar. Acho que é essencial uma remodelação como um convite de boas-vindas a novas pessoas mas não deixo de sentir que começar algo do zero é descartar tudo o que todas as outras pessoas aqui disseram desde sempre. Sendo possível a migração de conteúdo para a nova plataforma, acho que faria muito mais sentido continuar a reorganizar tópicos e sub-fóruns e então levar tudo guardado em caixas para a mudança. Não me parece que seja justo alguém sentir-se na obrigação de ficar em arquivo e recomeçar do zero a não ser por sua própria escolha - eu sei que não me sinto à vontade com isso, pelo menos.

                              Por fim, continuo a achar que, como disse anteriormente, o problema da inactividade do fórum não se deve apenas ao fórum em si. Há uma data de factores que devem ser tratados e cuidados para evitar que isto volte a acontecer desta maneira, esteja o fórum hospedado aqui ou noutro lado qualquer. O Discourse, ou qualquer outra plataforma, pode dar um novo impulso, mas manter o ritmo pede uma base mais sólida do que uma plataforma online.

                              Obrigada por terem trazido este debate a público, é justo que toda a gente possa sentir-se envolvida nesta discussão.  :)

                              Não acrescentaria mais :)
                                Somos de Braga, deixamos a porta aberta!
                                O núcleo da rede ex aequo de Braga já abriu! Para saber mais sobre o que andamos a tramar, explora o fórum ou manda MP :)

                                Um novo Fórum para a rea...?
                                #17

                                Offline Atomic

                                • *****
                                • Membro Ultra
                                • Género: Masculino
                                • Everything changes when you grow old...
                                  • Somos Blergh
                                Gostava de dar um curto update no seguimento da assembleia geral.

                                Sondaram se as opiniões dos associados e concluiu se que de facto não faz sentido começar o fórum do zero.

                                A nível de melhoramentos ao fórum atual, concluiu se que é necessário compilar o que se quer a nível se funcionalidades no fórum e realizar algum tipo de upgrade a ele mesmo. No caso de a plataforma não permitir essas alterações, aí sim migrar o fórum, mas migrar todo o conteúdo, formato e utilizadores que existem na atualidade, de modo a que não se perca a comunidade que já existe.

                                Um novo Fórum para a rea...?
                                #18

                                Offline DiogoA

                                • *****
                                • Associad@
                                • Novo Membro
                                • Género: Masculino
                                Hey. Já tinha tudo isso noutro post, mas também me parece relevante falar aqui.

                                Relativamente a soluções para o fórum, já chegamos a considerar seriamente a aplicação taptalk? 

                                Esta aplicação pode resolver muitos dos problemas que discutimos sobre o fórum na última assembleia geral.

                                É simples, intuitiva, use friendly, mobile friendly... Basicamente é uma mashup de fórum com Facebook, que pode ser mesmo aquilo que precisamos para trazer o fórum para a segunda década do século 21.

                                Se calhar era boa ideia alguns de nós testarem na e, correndo bem os testes, tentar ampliar o seu uso

                                  Um novo Fórum para a rea...?
                                  #19

                                  Offline Atomic

                                  • *****
                                  • Membro Ultra
                                  • Género: Masculino
                                  • Everything changes when you grow old...
                                    • Somos Blergh
                                  Olá DiogoA, do que sei, já é possível há vários anos utilizar o Tapatalk para vir a este fórum ;)

                                  Quando uma pessoa entra no fórum num dispositivo móvel, o próprio site sugere que uses essa aplicação.

                                  Mas obrigado pelo contributo! ^^

                                  EDIT: vi agora noutro tópico o teu post sobre não estares a conseguir usar, obrigado pela nota, nos vamos ver como isso está ;)
                                  « Última modificação: 26 de Fevereiro de 2018 por Atomic »

                                     

                                    Tópicos relacionados

                                      Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                    47 Respostas
                                    16249 Visualizações
                                    Última mensagem 1 de Maio de 2005
                                    por bluejazz
                                    REA - Os Problemas

                                    Iniciado por Mariana.Silva Geral

                                    12 Respostas
                                    4137 Visualizações
                                    Última mensagem 23 de Novembro de 2010
                                    por btsferreira
                                    2 Respostas
                                    1851 Visualizações
                                    Última mensagem 10 de Fevereiro de 2013
                                    por EuMeu
                                    0 Respostas
                                    1825 Visualizações
                                    Última mensagem 17 de Outubro de 2014
                                    por Skar
                                    9 Respostas
                                    3343 Visualizações
                                    Última mensagem 7 de Janeiro de 2018
                                    por سامانتا