Outras Conversas > Atualidades, Política e Sociedade

Bitcoin e outras moedas virtuais

(1/2) > >>

Atomic:
Olá pessoal! O bitcoin é uma moeda virtual de valor altamente especulativo que iniciou uma tendência que ninguém previa que fosse acontecer! Há custa desta moeda já muita gente fez muito dinheiro sem esforço e à custa disso muitas outras já foram criadas. O que acham deste fenómeno? Até quando acham que isto vai durar? Acham que ainda vale a pena investir? Acham que é uma moda?

Curtia muito saber as opiniões do pessoal do fórum sobre este assunto!

codename:none:
Lembro-me muito vagemente da hype que isso gerou na altura. E lembro-me também muito vagamente de alguém me ter dito que eram tipo simoleons, a moeda dos Sims lol
Não investiria nisso agora, mas gostava muito de saber o que realmente despoletou isto tudo. De repente começou-se a ouvir falar disto e fiquei sem perceber muito bem o que se passou.

Kidrauhl:
Haverá muitas mais bitcoins pois os mecanismos regulatórios dos Estados nacionais estão completamente obsoletos. Não concordo com o termo "especulativo" aplicado à bitcoin, especulação é o que fazem os bancos e demais instituições financeiras com dinheiro real. A bitcoin é um escape a esse sistema determinado pelos Estados, é uma mera moeda virtual pela qual se troca dinheiro real e que serve para fazer transacções. Se os Estados fossem inteligentes legalivazam a bitcoin e recolheriam a receita fiscal que seria aplicada.

Atomic:
Especulação é um termo que é usado em relação a quem compra e vende um certo ativo para fazer dinheiro à base disso, tendo por base as expectativas de que o valor de algo vai subir ou descer. Regra geral um especulador é alguém que investe em algo a curto prazo para fazer algum dinheiro e é um pouco o que se tem passado com a bitcoin. Há muito pouca gente na atualidade a usar a bitcoin para de facto fazer compras diretamente. A espéculação não é exclusiva na moeda e na sua grande parte até é feita mais frequentemente no mercado da bolsa de valores, na compra e venda de ações quando alguém prevê que o valor de uma certa ação vai subir ou descer.

Queria só com isto clarificar o termo especulativo, continuem a discutir à vontade :P

Odraude:
É importante as pessoas terem noção dos riscos, e perceberem o quão volátil é investir em algo desta natureza. Além de ser impossível prever se a taxa de crescimento que existiu no passado será novamente atingida ou ultrapassada, já existem mais de 1384 moedas virtuais (em contraste com as 180 moedas não virtuais :o), o que aumenta ainda mais a incerteza no investimento...Também  é natural que os governos não tenham interesse em que as moedas virtuais fiquem, visto estarem completamente alheias ao seu controlo e regulamento. Mas também é necessário existirem serviços que permitam este tipo de pagamento e suponho que o governo também tenha algum controlo nisso.
Acho que o que se torna digital e entra nas redes, fica sujeito a literalmente tudo ao ponto de se perder o controlo facilmente.

Por outro lado... o nosso dinheiro já é digital  [smiley=desconfortavel.gif], ou já tem um carácter virtual...
É um tópico que dá pano para mangas...

Uma atualização relevante: "On December 6, 2017, approximately 4,700 Bitcoins (US$64 million at the time of the hack) were stolen from NiceHash allegedly by a spear phishing attack" ...

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

Ir para versão completa