Na primária (ainda a relativamente pouco tempo) estudei num colégio de freiras no norte de Portugal. Lembro me que na altura de primária o menino vestia bata azul e a menina bata cor de Rosa. Se a menina não levasse a bata num dia não acontecia nada. Se um menino não levasse bata a freiras castigavam e o menino andava todo o dia de bata rosa quando não tinha culpa nenhuma, uma vez que se não levou a "farda" para a escola a culpa era dos encarregados de educação.
Quando passava para o secundário nesse mesmo colégio deixavam de usar bata e passavam a usar polo. No entanto se uma menina fazia asneira levava um raspanete, se um menino fazia asneira levava um castigo.
Lembro-me que quando era castigo, tinhamos uma orelha puxada e vestiamos uma bata de auxiiar e faziamos serviços de limpeza no colégio. Detestava o castigo, o puxão de orelhas era horrivel, vestir a bata, na altura que já temos o nosso "estilo" a definir era o pavor.
Se ficava de castigo no colégio, por medo ou vergonha guardava para mim, e tentava que ninguem em casa imaginasse o castigo como medo que fosse pior. Acredito que as freias abusavam, não era castigo, era humilhação.
Na altura admito que era mal comportado e rebelde, talvez por na maioria do ano não ter os meus pais em casa uma vez que trabalham no estrangeiro e eu morava com a minha tia em tempo de aulas.
Tinha más notas, faltava ás aulas faltava ao respeito a professores e empregadas e andava com más companhias, julgava-me eu rebelde. A minha tia colocou-me de castigo. só podia ir de casa para a escola e da escola para casa. Em casa todas as tarefas domésticas eram minhas. Apesar de ser rapaz tinha que usar uma bata de sopeira com um avental branco, de proposito ou não levou e a uma loja vizinha onde me comprou e vez experimentar a bata e o avental. Aos 16 anos, morri de vergonha.
Todos os dias usava isso, se me portasse bem ninguem via porque era so em casa, se o comportamento nao fosse o melhor tinha de receber visitas ou levar o lixo la fora como se fosse o normal, morria de vergonha.
Não me impedia de receber amigos ou namorada, tinha era de os receber assim o que nao acontecia por minha vergonha. Detestava ao 16 justificar a minha namorada o fato de a receber de bata e avental por estar de castigo.
Hoje em dia gosto de usar um boa bata ou avental mesmo que seja frente de terceiros.
Sera que não é a sociedade que nos "mina" os gostos?