rede ex aequo

Olá Visitante04.abr.2020, 16:01:10

Autor Tópico: Concurso EdSex= : Promover a Igualdade Através da Educação Sexual  (Lida 643 vezes)

 
Concurso EdSex= : Promover a Igualdade Através da Educação Sexual
#0

Offline bluejazz

  • *****
  • Associad@ Honorári@
  • Membro Vintage
  • Género: Feminino
    • Homofobia
Olá,

A Casa Qui - Associação de Solidariedade Social lançou no passado dia 17 de Maio, Dia Internacional da Luta Contra a Homofobia e a Transfobia, o 1º EdSex= : Concurso de Boas Práticas de Promoção da Igualdade de Género na Educação Sexual.

https://www.youtube.com/watch?v=rvDD8YyuwPM


Este concurso, que se encontra a decorrer de 17 de maio a 30 de setembro de 2017, pretende distinguir escolas, turmas ou grupos de alunos e alunas, na zona Centro de Portugal (NUTS II), que se destacaram pelas suas iniciativas e práticas escolares na promoção da igualdade entre mulheres e homens, no combate à violência no namoro e à discriminação por motivo da orientação sexual ou da identidade/expressão de género enquadradas no âmbito da Educação Sexual.

1º Prémio – 300€ + Construção do Selo/Certificação para Futuros Concursos

2º e 3º Prémios – Conjunto de Livros

Viagem a Coimbra e Sete Dias de Verão de Bruno Magina e Joana Santos (Ilustração);

Cenas de Uma Adolescente e + Cenas de Uma Adolescente de Maria Bravo;

A Minha Família é a Melhor do Mundo. E a Tua? de Sofia Neves, Joana Miranda e Luís Romano (Ilustração).

Os livros contemplados no 2º e 3º Prémios são livros que promovem a igualdade de género e a diversidade dentro do enquadramento daqueles que são os objetivos do projeto e da Educação Sexual. Os seus autores e autoras compõem igualmente a equipa júri deste concurso.

O Projeto EdSex= : Promover a Igualdade através da Educação Sexual tem como objetivo conhecer de que forma a Lei de Educação Sexual em Meio Escolar (Lei nº 60-2009 de 6 de agosto de 2009) se tem vindo a constituir, na zona Centro de Portugal, como ferramenta privilegiada para a promoção da igualdade, através do reconhecimento e da implementação das seguintes finalidades da Educação Sexual (artigo 2.º, alíneas f), h) e l)):

- o respeito pela diferença entre as pessoas e pelas diferentes orientações sexuais;

- a promoção da igualdade entre os sexos;

- a eliminação de comportamentos baseados na discriminação sexual ou na violência em função do sexo ou orientação sexual.

Pretende-se a capacitação da Casa Qui com conhecimento do terreno através de um estudo de diagnóstico, construir redes de colaboração e sensibilização com a comunidade escolar através de ações de sensibilização e produzir o primeiro guião de boas práticas na temática da Igualdade de Género destinado exclusivamente à área curricular da Educação Sexual.

Este projeto é financiado pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego/Portugal 2020 no âmbito do Objetivo Temático 3 – Promover a inclusão social e combater a pobreza e qualquer tipo de discriminação do Eixo Prioritário 3 – Promover a inclusão social e o combate à pobreza, com a tipologia de intervenção 36: combate às discriminações e estereótipos, Tipologia de Operação 3.16 - Apoio financeiro e técnico a organizações da sociedade civil sem fins lucrativos.

Mais informação em: www.casa-qui.pt/edsex.

Sobre a Entidade Promotora

A Casa Qui trabalha no apoio a vítimas de violência, especialmente jovens, e no acompanhamento psicológico a pessoas envolvidas em processos relacionados com a temática lésbica, gay, bissexual, trans ou intersexo, sejam crianças, jovens, adultos ou seus familiares, com o objetivo de garantir que esta população recebe respostas adequadas na área da educação, da saúde mental e da ação social, que lhes permitam uma verdadeira igualdade de oportunidades. Este trabalho é efetuado através do seu Gabinete de Apoio à Vítima para Juventude LGBTI e do seu Serviço de Psicologia (Clínica Social).

A Casa Qui presta igualmente consultoria a entidades privadas e públicas e efetua ações de sensibilização ou de formação com o objetivo de promover a igualdade de género e combater a violência de género, nas quais se incluem também as questões da orientação sexual e identidade/expressão de género.
    "I cannot be, as Bourdieu suggests, a fish in water that 'does not feel the weight of the water, and takes the world about itself for granted'" - Felly Simmonds

     

    Tópicos relacionados

      Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
    Igualdade de Género/Questões de Género

    Iniciado por sarinha « 1 2 3 » Geral

    50 Respostas
    13007 Visualizações
    Última mensagem 26 de Março de 2017
    por TiagoJoao
    1164 Respostas
    171667 Visualizações
    Última mensagem 20 de Março de 2014
    por Spektrum
    8 Respostas
    4836 Visualizações
    Última mensagem 15 de Setembro de 2010
    por Cariño28
    3 Respostas
    2191 Visualizações
    Última mensagem 13 de Setembro de 2009
    por dandy
    0 Respostas
    304 Visualizações
    Última mensagem 25 de Março de 2019
    por Fernando Pinheiro