rede ex aequo

Olá Visitante20.set.2019, 19:16:15

Autor Tópico: Como lidas com a timidez?  (Lida 82602 vezes)

Como lidas com a timidez?

Offline bugkill3r

• Orador(a)
  • Membro Elite
  • Género: Masculino
    • a banalidade da diferença
Eu já tive muitos problemas com a timidez, e acabei por adoptar uma estratégia tal como fazer de contas que sou das pessoas mais extrovertidas, fazendo brincadeiras, palhaçadas etc

Exactamente como eu, acho que a mnha timidez me força muita vez a ser extrovetido para o disfarçar

singapura

• Visitante
Que me desculpem as pessoas que têm vindo a participar neste tópico porque aquilo que vou escrever não tem, evidentemente, nada a ver com elas, tem a ver com uma situação concreta que vivi.

A Agustina Bessa-Luis é uma escritora brilhante. Nela admiro a enorme lucidez e capacidade de análise. Num dos seus livros escreve:

"É sabido que os piores carácteres de mulheres pertencem ao tipo introvertido. O ciume, ou seja, a avidez de apropriar-se de todos os valores culturais e humanos, empolga-as até à crueldade, ás vezes."

Por vezes encontramos nas pessoas tímidas e reservadas grandes doses de recalcamento, de inveja e de compensação.

But than again ...  isso não é verdade em todos os casos, como é evidente.

Offline Angie

• Membro Total
    • Género: Feminino
    Já tive a minha fase de bicho-do-mato!!  ;D ;D ;D

Não saía de casa, não queria saber de me encontrar com ninguém. Aos poucos, isso foi passando e acabei entrando na fase "palhaça", pois sempre tinha que fazer alguma graçola, mesmo que esta não tivesse graça nenhuma!!  :o :o :o

O pior mesmo é ficar vermelha como um pimento!!  :-[ :-[ :-[ Eu sinto o rosto queimar e penso " danou-se!! Já está!!"  :-\ :-\ :-\
    Mas espero um dia que isso passe, pois sinto-me muito desconfortável com isso.

De resto, se não meterem conversa comigo ás vezes eu acho melhor... :devil :devil :devil
    Angie.

singapura

• Visitante
      O que escrevi em cima está longe de ser um ataque pessoal. Tê-lo-ia escrito em qualquer outro fórum onde fosse colocada a questão.

A timidez também tem o reverso da medalha (ás vezes).

Offline candy cane

• Membro Vintage
        • Orquídea azul (ex nóvózélica)
          • não estou in the mood
        Não lido...  :-[
          Though nothing can bring back the hour
          Of splendor in the grass, of glory in the flower
          We will grieve not, but rather find
          Strength in what remains behind

Wordsworth
          | www.naoestouinthemood.blogspot.com |

Offline candy cane

• Membro Vintage
          • Orquídea azul (ex nóvózélica)
            • não estou in the mood
          Que me desculpem as pessoas que têm vindo a participar neste tópico porque aquilo que vou escrever não tem, evidentemente, nada a ver com elas, tem a ver com uma situação concreta que vivi.

A Agustina Bessa-Luis é uma escritora brilhante. Nela admiro a enorme lucidez e capacidade de análise. Num dos seus livros escreve:

"É sabido que os piores carácteres de mulheres pertencem ao tipo introvertido. O ciume, ou seja, a avidez de apropriar-se de todos os valores culturais e humanos, empolga-as até à crueldade, ás vezes."

Por vezes encontramos nas pessoas tímidas e reservadas grandes doses de recalcamento, de inveja e de compensação.

But than again ...  isso não é verdade em todos os casos, como é evidente.

Eu li o teu segundo post e entendo que isto não é nenhum ataque pessoal, mas gostava que me explicasses porque é que, na tua opinião, encontramos nas pessoas tímidas e reservadas grandes doses de recalcamento, de inveja e de compensação.  :inq
            Though nothing can bring back the hour
            Of splendor in the grass, of glory in the flower
            We will grieve not, but rather find
            Strength in what remains behind

Wordsworth
            | www.naoestouinthemood.blogspot.com |

singapura

• Visitante
            novoselic, eu tive o cuidado de dizer por vezes...

Não sei, acho que tem a ver com muitas variáveis. Tem a ver com a forma como se tenta compensar a timidez, por exemplo. Remeto-te para a frase da Agustina porque a resposta à tua pergunta está lá.

Beijinhos

The_scientist19

• Visitante
              Lido mal...
              nunca sei se deva falar ou não...sinto-me estupido em conversas de ocasião...acho que chego a corar :-[
              isto ser tímido é uma treta...

Maniuk

• Visitante
                Eu desde sempre associei o facto de ser timido com o educação! As pessoas dizem que sou mto educado e simpatico! mas senti-me mto mal assim! e as vezes reprimem-me por ser timido, logo educado!

miaou

• Visitante
                  ola pessoal..

eu nao sou timida, pelo contrario, e isso nao tem nada a ver com a educaçao cc, até pq a minha foi muito tradicional, catolica, violenta, o q podia ter feito d mim uma pessoa fexadissima e nao foi o q ocorreu. e tb sou bem educada mm sendo extravertida. isso nao impede o facto d eu ter uma grande faxada, d ser por vezes um clown (palhaço) triste, e da minha falta d timidez ser a mais grande prova da minha timidez.. e todos sabem q atras do comico, do homem ou da mulher d grande prestança existe sempre uma pessoa muito muito fragil.. a verdadeira força d caracter nao s nota a primeira vista e é muitas vezes vcs, timidos, q a tem, pensem bem nisso.. vcs vivem em autarcia, enquanto eu seria incapaz d lidar cmg propria a so.. q dificil falar disto tudo.. um so conselho : nao vos obrigais a serem o q nao sao, é o erro q cometem geralmente..

[smiley=enamorado.gif]

sophia

Offline mIsS

• Membro Elite
                    • my smile
                     Quando no início não conheço sou super timída mesmo  :-[ , mantenho-me calada e observo tudo! Quando sou levada a intervir pela primeira vez, a voz treme, as mãos não param no mesmo sítio, coço o nariz ... aii!! ::)  :P  Logo que me sinto à vontade tudo isso desaparece e aí então vê-se todo o meu à vontade ....
                     Considero-me uma pessoa muito acessível a uma boa conversa, a uma boa discussão, a um desabafo, a um apoio...enfim a tudo  :)
                      Gosto que me ensinem a ver o que me rodeia com outros olhos, não importa se é bom ou mau, isso eu decido.

Offline Angelina_Jolie

• *
                      • Novo Membro
                      • JuSt BeAuTiFuL
                        • Just...
                      mt mal...faz com k me esconda em vez de agir na altura certa...e dps...  :-X

Offline vEnOmOuX

• Membro Ultra
                          • vEnOmOuX
                        fico muito nervosa..
                        ansiosa..
                        gaguejo..
                        troco-me toda..

[e cá para mim chamo-me  "palerma"]   :P
                          One, two, Freddy's coming for you!
                          Three, four, better lock your door!
                          Five, six, grab your crucifix!
                          Seven, eight, better stay up late!
                          Nine, ten, never sleep again!

Offline the end

• Membro Ultra
                          eu sou extremamente timido.... em varias situações n sei o que dizer, começo a suar das maos e so digo estupides.... sera k havera alguma maneira de me controlar e ser mais sociavel?????
                            Yes I can!

Offline T160

• Membro Total
                            Ui.......... a timidez......

mui complicado mm...

Nesse aspecto a minha representação virtual e o "eu próprio" somos completamente diferentes.... :-\ E n vejo maneira disso mudar..  ::)
                              Ninguem é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar!

Offline neoro_girl

• *
                              • Novo Membro
                              • entweder fickst du oder du gehst von oben weg..=P
                              eu sou timida mas pronts isto vai com cada pessoa...acho ka ja fui mt maix :-[
                                =)

Como lidas com a Timidez?

Offline Francisco

• Membro Sénior
                                • don't know when or where, but i´m going
                                A minha timidez é muitas vezes interpretada como indiferença. Às vezes (mtas vezes) não falo mais com as pessoas por timidez, mas sei que há pessoas que pensam que as estou a ignorar, ou que não quero saber, ou k não as curto. It's just the way I am... I can't help it  :-\
                                Ai como eu te entendo, Aicul... :-[
                                Tb eu sou axim!

Eu tb sou timido mas, muitas vezes, essa timidez é encarada como frieza, má-disposição... Já me chegaram a dizer que tinha cara de "despede hóspedes". mas é apenas a minha maneira de ser... procuro ir mudando, ser mais sociável mas não é fácil [smiley=desconfortavel.gif]

Por isso, por vezes, faço o contrário, brincalhão, extrovertido... e a coisa até passa :-[ :-X

* xiko   :blush
                                  No one can make you feel inferior without your consent.Anna Eleanor Roosevelt

Offline gajuh_maluko

• Membro Elite
                                  • "what is essential is invisible to the eyes.."
                                    • o curral da mula...
                                  eu sou timido enquanto nao estou a vontade com as pessoas...

.. no inicio sou muito introvertido, fechado, calado, ha ate kem me chame de antipatico.. pk.. pura e simplesmente sou timido demais para começar a falar.  :-\ :-\

.. mas com o tempo vou ganhando a confiança das pessoas... e ai.. pronto estragou-se tudo.. começo so a dizer disparates.. baboseiras.. brinco com tudo e mais alguma coisa... enfim..  lol lol lol lol

... depois.. segurem-me..  lol lol lol lol lol
                                    ≈  gајυн_маιυĸо  ≈

Offline bfly

• Membro Total
                                    situações que me mortificam:
                                    - ir a um café  sozinha ao qual nunca fui e pedir um simples café <- simplesmente para esquecer
                                    - ir a um secretaria/tesouraria/outros tratar de qualquer coisa
                                    - perguntas sobre a minha infância
                                    - discussões orais sobre trabalhos (este aqui não dá mesmo jeito NENHUM)
                                    - etc etc

mas por outro lado, há dias em que n tenho qualquer problema em começar a falar com alguém que não conheço de lado nenhum durante horas e sou bastante socializável de tempos a tempos, sem nenhum motivo aparente.

A minha timidez é muitas vezes interpretada como indiferença. Às vezes (mtas vezes) não falo mais com as pessoas por timidez, mas sei que há pessoas que pensam que as estou a ignorar, ou que não quero saber, ou k não as curto. It's just the way I am... I can't help it  :-\

sim, isso também me costuma acontecer, provavelmente por começar a olhar para as paredes quando elas estão a falar lol
                                    felizmente raramente coro, ou se corar não dou por conta...

Offline gajuh_maluko

• Membro Elite
                                      • "what is essential is invisible to the eyes.."
                                        • o curral da mula...
                                      situações que me mortificam:
                                      - ir a um café  sozinha ao qual nunca fui e pedir um simples café <- simplesmente para esquecer
                                      - ir a um secretaria/tesouraria/outros tratar de qualquer coisa
                                      - perguntas sobre a minha infância
                                      - discussões orais sobre trabalhos (este aqui não dá mesmo jeito NENHUM)
                                      - etc etc

... i vao dois...

.. a mim acontece-m tal e qual..

.. detesto ir sozinho a sitios onde nunca fui...  cafes.. secretarias... etc... fico sempre a pensar.. e agora e pa onde? e depois?  :-\ :-\ :-\

.. detesto ter de falar a frente da turma.. tipo... apresentar um trabalho.. nem pensar  :´ :´ :´

... aki ha uns anos de tamanha timidez ate deixei de participar nas aulas e comecei a engasgar-me a ler em voz alta.. nunca mais recuperei..  :-\ :-\ :-\ qdo tenho de ler em voz alta.. e a desgraça... kero ler tudo a pressa e dps na sai nada de jeito..  :-\ :-\ :-\ :-\
                                        ≈  gајυн_маιυĸо  ≈

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                        290 Respostas
                                        34332 Visualizações
                                        Última mensagem 20 de Maio de 2014
                                        por Lightning
                                        Como combatem o nervosismo?

Iniciado por rage « 1 2 ... 10 11 » Saúde e Bem-estar

215 Respostas
                                        51594 Visualizações
                                        Última mensagem 5 de Setembro de 2018
                                        por Sekh
                                        290 Respostas
                                        38330 Visualizações
                                        Última mensagem 19 de Janeiro de 2012
                                        por Ace_of_Spades
                                        17 Respostas
                                        6164 Visualizações
                                        Última mensagem 2 de Outubro de 2016
                                        por carolinalg