rede ex aequo

Olá Visitante20.set.2019, 19:28:53

Autor Tópico: Como lidas com a timidez?  (Lida 82605 vezes)

Como lidas com a timidez?

Offline _angelgirl26_

• Membro Sénior
  • Género: Feminino
    • Asas de Anjo
O que é a timidez? Como resolver?

A timidez manifesta-se através da tensão e inibição em situações sociais, que interferem e dificultam a realização de objetivos pessoais ou profissionais de uma pessoa.

Uma pessoa tímida tem dificuldade na busca de novos empregos, ao iniciar novas amizades e namoros, em situações de intimidade, quando precisa pedir informações a estranhos, quando tem necessidade de reclamar seus direitos ou falar com autoridades, enfim, a timidez surge nas mais variadas e diferentes situações da vida social.

A timidez pode variar do "ficar sem jeito" em uma situação social específica (por exemplo, dificuldade de falar em público), passando por uma timidez crônica (que aparece em todas ou quase todas - as áreas da vida do tímido), até chegar à fobia social (a mais grave de todas, impedindo a pessoa de fazer até mesmo as coisas mais simples do dia a dia).

Em uma situação social, ao invés de envolver-se na conversa, o tímido observa a situação "de fora" da mesma; não presta atenção ao que o outro diz, mas fica prestando atenção em si mesmo, em como está saindo sua voz (sempre baixa, trêmula); não sabe onde colocar as mãos (que podem estar suando ou trêmulas); não consegue encarar ninguém nos olhos, sempre desviando o olhar, ficando de cabeça baixa, olhos voltados para o chão.

O tímido procura ir a festas e reuniões sempre acompanhado, tenta nunca está só: só vai só quando não encontra desculpa para não ir. Quando alguém se aproxima dele em festas, fica vermelho, deseja desaparecer e permanece sempre quieto nos cantinhos!

Uma pessoa tímida sempre ensaia muito o que vai dizer ou procura evitar a exposição de suas idéias, pois tem medo da avaliação negativa dos outros (ele morre de medo de passar-se por tolo).

Por estar sempre tenso nas situações sociais, o tímido pode passar para as outras pessoas uma imagem de "poucos amigos", de ser alguém de "difícil acesso" ou até mesmo a imagem de ser uma pessoa arrogante. Puro engano!!!

O tímido tem muitos medos...

Ele tem medo de situações novas, de falar em público, de expor sua idéias ou a si mesmo pois teme ser avaliado, julgado ou não ser aceito pelos outros. Uma pessoa tímida é incapaz de ousar!

Quanto mais inseguro o tímido se sentir em relação a outras pessoas, quanto mais nova for a situação e quanto menos conhecida seja a pessoa com quem o tímido está se relacionando, maior será a necessidade dele de se refugiar internamente, retrair-se, pois sente-se muito ameaçado.

O tímido tem medo de gente... tem medo de não ser aceito, medo de ser rejeitado!

Possui pensamentos e sentimentos negativos sobre si próprio, sentimentos de inferioridade, sua auto estima e confiança em si mesmo são muito baixas, tem medo de errar, etc...

Quais seriam as causas da timidez?

O medo de não ser aceito e de ser rejeitado é universal!
A necessidade de se sentir aceito e receber carinho e amor é comum a todas as pessoas.

Como o tímido lida com essa necessidade?

Se crescemos num clima em que nos sentimos rejeitados e mal-amados, carregamos conosco o sentimento de desvalorização, responsável por uma baixa auto-estima: somos adultos inseguros com enormes dificuldades diante da possibilidade de um fracasso, incapazes de suportar a avaliação do outro e a nossa própria auto avaliação.

Se crescemos num clima com excesso de amor, com uma proteção excessiva, perdemos a capacidade de sustentar as frustações e caminharemos ao longo da vida tentando evitar as decepções.

O tímido permanece prisioneiro de seus temores e não aprende com as experiências, pois não se permite arriscar!!!!

Uma psicoterapia pode dar apoio emocional ao tímido e ajudá-lo a entender seus medos e suas inseguranças pessoais, propiciando uma transformação gradativa do seu "eu" .

Consequentemente, surgirão os benefícios na área amorosa, social e profissional.

É possível superar a timidez e ter uma vida normal!!

Procure ajuda para resolver a sua timidez através de um profissional psicólogo(a)!

www.ajudaemocional.com
    "Simplicidade é ter todas as flores do mundo e querer apenas uma rosa, é ter a imensidão do universo e querer apenas uma estrela, é ter o oceano e querer apenas uma gota de água, é poder ter todas as mulheres mas amar e desejar apenas uma......"

Como lidas com a Timidez?

Offline ganimedes

• Membro Total
    • Género: Masculino
    • Sou uma gota num deserto sedento
    Preciso de ajuda .....  :'( :'( Sou demasiadamente tímido!!!!!!! Que poderei fazer????  :-[
      "Vais ser a única pessoa do mundo que tem estrelas capazes de rir!"

skycraper

• Visitante
      Já num outro tópico referi o meu problema quanto à timidez... sou demasiado tímido ao ponto de não fazer muitas coisas... de fugir a muita coisa.. e por aí afim.. Embora estou com alguma ideia de que mudar completamente a vida (diga-se, mudar de cidade para estudar...), tenha me favorecido neste aspecto.. embora pouco..

Mas agora uma pergunta... o que é que o psicologo (psicoterapeuta? nao é a mesma coisa?  :-X )poderá fazer quanto a esse aspecto?.. já nos ultimos dias tenho pensado nisso (por varias razoes, nao so pela timidez.)... Mas sinceramente não vejo como poderá ele(a) ajudar me na timidez (e nos outros assuntos)..
       ??? ???

Offline Xandrinha

• Membro Ultra
        • Love is suicide
        ai eu vejo nisso tantos pontos em comum comigo mas eu nao me conssidero timida  :inq só muito raramente mas por acaso sou bastante timida no sentido de tár em sitios onde nao conheço niguem  :-X prefiro ir semrpe com alguem que eu já conheça  :P mas eu tenho o estado apatika que fico 1pouco timida e tenho o estado de alegre que sou capaz de me por num centro comercial de joelhos a gritar e a dançar e correr e ser tipo os miudinhos  lol :inq dai nao me achar 1pessoa timida e ter achado coisas em comum comigo no que a _angelgirl23_ escreveu...mas ponto nao sei nada...serei 1timida nas horas vagas ou serei 1desinibida nas horas vagas?! lol
          If I die tomorrow,as the minutes fade away,i can't remember...have I said all I can say?

http://www.newgrounds.com/portal/view/243164

Offline Emanem

• Membro Elite
          • Será loucura? Não... é paixão!

Eu considero-me uma pessoa tímida, mas normalmente consigo disfarçar mais ou menos as coisas. Houve uma fase da minha vida em que eu corava muito, foi quando andava no liceu, cada vez que um prof me solicitava eu ficava  :-[ ainda bem que foi só uma fase, muito chama mas passou. Hoje em dia ainda coro com algumas coisas, mas consigo dar a volta por cima. Quando tenho amigos muito extrovertidos tenho alguma dificuldade, mas quando estou perto de pessoas mais timidas que eu, sinto-me bem.  :P ;) Mas por causa da timidez, uma pessoa já me fez sentir muito mal, mas com o tempo e paciência tudo se resolve.
            Abraça a vida com paixão, vence com ousadia, pensa com classe! Ri, chora, ama! Melhor que tudo é viver cada segundo sem medo! O que importa mesmo é sermos felizes! :)

Offline candy cane

• Membro Vintage
            • Orquídea azul (ex nóvózélica)
              • não estou in the mood
            Pois eu sou timida.
            Se estiver com amigos e conhecer alguém novo sou capaz de ser muito faladora e engraçada só para esconder a minha timidez. Se estiver sozinha e conhecer alguém novo simplesmente não falo, e quando o faço gaguejo. Se vir que essa pessoa também é timida sinto-me muito mais à vontade e torno-me faladora de modo a fazer com que a outra pessoa se sinta à vontade.

Quanto a falar com desconhecidos, não sei porquê mas estou sempre mais à vontade a falar com idosos, tenho imensa vergonha de falar com pessoas mais novas.

Enfim, tudo o que seja falar com estranhos deixa-me pouco à vontade, falo muito pouco e quando o faço gaguejo sem parar, olho para o chão e fico muito, muito vermelha.
              Though nothing can bring back the hour
              Of splendor in the grass, of glory in the flower
              We will grieve not, but rather find
              Strength in what remains behind

Wordsworth
              | www.naoestouinthemood.blogspot.com |

Offline barthez

• Associad@ Honorári@
              • Membro Vintage
              • k os números nunca te façam eskecer as pessoas
              eu sou tímida nos primeiríssimos contactos com as pessoas :-[

então se vou a qq lado onde q n conheço ninguém e há mta gente não consigo abrir a boca p me meter nas conversas... :-\ só se tiver a sorte de alguém falar comigo é q me safo :P (mas normalmente isso n acontece, pois eu n sou de chamar muito a atenção... :()

mas de resto, n tenho probs... ;) e então se conhecer uma nova pessoa e se tiver (só eu ou eu e mais alguém conhecido) a conversar com essa pessoa, falo sempre q me farto :P

acho q o pessoal até fica a pensar "ai esta gaja n falou nada da primeira vez pq é q n continuou assim?" lol ;D ;D lol
                "people should be allowed to fall in love with whoever they want! I mean... otherwise what's the point of living?!" once and again

Offline startrek

• Membro Ultra
                • ... where the skies are blue....
                Eu sou tímido enquanto n tenho confiança com as pessoas e acabo sempre por estar a ouvir a outra pessoa a falar e a pensar deseperadamente em alguma coisa inteligente... e geralmente n me consigo lembrar de nada.... e continuo calado... :-[ :-[
                Resultado: quando estou num grupo de pessoas que conheço mal, na hora das despedidas, a pergunta que mais me fazem é..."Como era mesmo o teu nome??" lol lol lol
                  " You want revelations engraved in gold... and angels trompeting down from heaven. What if this is it instead... Me telling you i love you... rigth here in the snow... I think that´s pretty miraculous..."

from Latter Days

Offline _angelgirl26_

• Membro Sénior
                    • Asas de Anjo
                  A timidez nasceu comigo e acho q vai morrer comigo,desde sempre fui timida,em criança quando alguem dizia "olha q linda menina" eu quase q me metia debaixo das saias da minha mae :) na escola sempre tive dificuldade ,lidar com os colegas de turma,ter q ir ao quadro fazer algum exercicio pra mim era traumatizante,trabalhos de grupo onde tinha q dar a minha opiniao tambem me custava imenso.A unica disciplina onde nao tinha tantos problemas era educaçao fisica era onde me sentia mais á vontade.Apesar de ter sido uma aluna razoavel,acho q a escola pra mim foi angustiante,por isso me levou a sair da escola com 15 anos.

Mas os anos passaram-se e a minha timidez continua mas nao com tanta intensidade,ainda tenho dificuldade de estar em grupo,continuo a nao falar por iniciativa propria,so se alguem falar pra mim ou me perguntar alguma coisa,mas ja nao é como era dantes.

Nunca pedi ajuda de nenhum profissional,se calhar devia ter pedido desde pequena,o que me tem ajudado é este meio de comunicaçao,a internet,acho q é a melhor maneira para um timido comunicar,nao tem de se mostrar,nao tem de falar,nem tem de ficar corado :) a mim ajudou-me imenso,mas quanto a ficar corada isso sempre .... :-[ :)

"Simplicidade é ter todas as flores do mundo e querer apenas uma rosa, é ter a imensidão do universo e querer apenas uma estrela, é ter o oceano e querer apenas uma gota de água, é poder ter todas as mulheres mas amar e desejar apenas uma......"

Offline timmy

• Membro Vintage
                    Relamente deve ser complicado...

Em relação a mimm, acho k é mais por fases... actualmente considero-me bastante extrovertido... mas em certas ocasiões.... (muito raras diga se de passagem) prefiro estar no meu cantinho... até rodeado de gente k n conheço falo, falo, falo :P lol

Mas nem sempre fui assim, lembro me k na preparatória so falava c kem conhecia bem, n fazia perguntas aos profs com vergonha nem nada.... dps k fui pó secundário... foi a minha perdição... e dsd então n  tenho parado :P tá cada vez piorrrrr.... lol :devil

Offline barthez

• Associad@ Honorári@
                      • Membro Vintage
                      • k os números nunca te façam eskecer as pessoas
                      n te imagino nada assim Timon lol lol :-X ;)
                        "people should be allowed to fall in love with whoever they want! I mean... otherwise what's the point of living?!" once and again

nakedboy

• Visitante
                        Eu sou extremamente timido! :-[ :-[ :blush
                        A minha timidez vai ao ponto de estar com uma pessoa e pouco lhe falar, o k provoca situações mto embaraçosas, pk tomam-me como antipático :'( O k no fundo não sou.
                        Fujo quase sempre das coisas novas, ou akelas em k terei + protagonismo. :-\

Agente L

• Visitante
                          Uma vez cheguei a ir a um psicólogo depois de uma conversa com os meus pais sobre os malefícios psicológicos de crescer numa escola que durante anos não foi mista (e quando passou a ser, a minha turma ainda ficou na mesma durante anos, com pouquíssimas variações lá mais para o final) em adição a alguma timidez que já parece ser de família.

No final da consulta o psicólogo disse que eu provavelmente não precisava daquilo para nada, e que provavelmente estaria numa relação em coisa de um mês - ele estava errado, e como... mas pelo menos foi honesto o suficiente pra não e$premer a situação, valha-me isso... :P

Em termos de relações, tem sido uma situação a roçar o caricato pela rareza ou "quases" que não me permiti ou tive coragem de ultrapassar... será que engraço tanto com quem está em relações com amizades minhas por não ter de me preocupar com o interesse ou falta del que essa pessoa possa ter por mim por já estar comprometida, ou tenho simplesmente um azar danado?... -_-;

Talvez as coisas se tenham passado assim por eu ter alguma expectativa de que o tipo sabia ao que eu lá ia (foram os meus pais q marcaram a consulta na altura, supos que talvez algo tivesse sido dito sobre o motivo da mesma de antemão... provavelmente não foi a melhor maneira de abordar a questão...), e não ter desenvolvido muito sobre isso na consulta mesmo... O que mais me fica na memória da consulta foi quando a certa altura ele me perguntou sobre os meus pais e dei uma resposta meio a despachar...

Se fosse hoje as respostas ao teraupeuta sobre os pais seriam diferentes e mais bem desenvolvidas, mas lembrar-me disso hoje em dia dá um bocado que pensar... sim, não gosto da sensação de estar a sob avaliação, mesmo que seja da maneira mais informal possível, não me é fácil dirigir a palavra a alguém ou manter contacto olhos-nos-olhos, especialmente se não conhecer bem a pessoa, e a minha maneira de ser provavelmente foi o que levou a ganhar interesse por alguns hobbys que quase dispensam o contacto com outras pessoas, como a leitura... mas hoje em dia pergunto-me se parte do problema não será no fundo eu não querer saber dos outros, pelo menos não activamente... as pessoas falam comigo, perguntam como vou, mas quase nunca me ocorre perguntar o mesmo sobre elas a não ser que já tenha um contacto mais regular, e mesmo assim não é garantido...

Por vezes é quase como se tivesse desenvolvido uma barreira invisível, e até já houve quem me tivesse descrito assim...

Mas no entanto, felizmente, não é sempre assim, bem pelo contrário, e até dou comigo a falar muito e a mandar bocas quando estou com amig@s... talvez seja um mecanismo de defesa, mas eu gosto desses momentos, ou pelo menos da maneira como me sinto quando estou com tal inspiração... tomara conseguir perceber exactamente o que os desencadeia pra poder aproveitar melhor...

Desconfio que tem algo a ver com o movimento - sair pra dançar é-me bastante terapeutico, de certa maneira... pena é que quase só me dou com chat@s que não gostam de sair, excepto pra ir ao cinema, o q é giro às vezes, mas basicamente está-se 2 horas sentado sem dizer nada pra não incomodar os outros espectadores, por melhores que sejam as bocas q nos ocorram pra comentar as cenas... =P

Offline [Marcus]

• Membro Sénior
                            • Anti Social
                              • Naruto Yaoi forum
                            Ja resolvi isso,olho para a pessoa e perguto:O que é hem?? òó

Offline X-girl

• Membro Total
                            n xou timida, mx xim calada. o k mto boa gente confunde c timidez. qd tiver k flr falo... o pexoal n tem k tar xpr a xpera k eu teja xpr bla bla bla bla bla... e ha akele pexoal k n xe cala, mx n hora de fzr alguma cs tipo "conxtrangedora" fica-xe lg por ai...
                            N confundam xer calada com timida.

parecer o q se é, é um crime. parecer o q n se é, é um sucesso

Offline David_SF

• *
                              • Novo Membro
                              Eu também sou muito tímido enquanto não conheço bem as pessoas à minha volta... Depois de algum tempo, habituo-me e fico na boa!

De qualquer modo, o que me ajuda muito em novas situações... é o meu namorado!  [smiley=enamorado.gif] Ele é extrovertido e ensina-me muito sobre auto-estima e confiança!

Offline timmy

• Membro Vintage
                                n te imagino nada assim Timon lol lol :-X ;)

lol "águas passadas n movem moinhos" ::) pá frente é k é o caminho... axo k tdo mudou qdo passei a ter mais confiança em mim próprio e me comecei a sentir melhor cmg msm (tanto fisica cm psicologicamente)... Axo k o facto de uma pessoa tirar um bocadinho para se mimar... é um bom caminho... (se bem k a timidez é mto mais k isto.... mas varia de pessoa p pessoa, as razões da minha eram falta de confiança)

Offline nature_lover

• Membro Total
                                  Bem a timidez por vezes pode tornar a vida de uma pessoa mto difici. Eu tenho alguma mas mas enfrento-a a cada dia....pois é uma luta constante. Não é impossivel ultrapassa-la mas dá luta!!  ;)
                                    O beijo é um procedimento inteligentemente desenvolvido para a interrupção mútua da fala quando as palavras tornam-se desnecessárias.

Offline ..::Handle_it::...

• Membro Sénior
                                    • M*I*G*U*E*L
                                    n sou mto timido...só kas pessoas k n devo.  ;D
                                      ...::Gaudium est miseris socios habere poenarum::...

Offline Planta xerófila

• Membro Elite
                                      timidez tem a ver c auto.estima?! :-\ sei q a associaçao imediata parece logica, mas vista em profundidade será q é mesmo assim?... eu acho q nao, mt sinceramente...

e x-girl, bem assinalado... nc tinha pensado nisso, mas de facto timida so sou mesmo em situaçoes ditas "hostis" em q n conheço bem as pessoas, calada sou regra geral, excepto qd estou parva e eléctrica ::)
                                        A cynic is one who knows the price of everything and the value of nothing.

O c antes do e e do i não[/u] leva cedilha!!!!

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                        290 Respostas
                                        34332 Visualizações
                                        Última mensagem 20 de Maio de 2014
                                        por Lightning
                                        Como combatem o nervosismo?

Iniciado por rage « 1 2 ... 10 11 » Saúde e Bem-estar

215 Respostas
                                        51594 Visualizações
                                        Última mensagem 5 de Setembro de 2018
                                        por Sekh
                                        290 Respostas
                                        38330 Visualizações
                                        Última mensagem 19 de Janeiro de 2012
                                        por Ace_of_Spades
                                        17 Respostas
                                        6164 Visualizações
                                        Última mensagem 2 de Outubro de 2016
                                        por carolinalg