rede ex aequo

Olá Visitante23.jan.2023, 06:52:09

Autor Tópico: Contacto com Pessoas Trans  (Lida 1754 vezes)

 
Contacto com Pessoas Trans
#0

JoãoSalvado

  • Visitante
Boa tarde a todos,

Tem sido cada vez mais difícil lidar com a minha situação relativamente à identidade de género. Tenho tentado procurar grupos de apoio e tentado encontrar pessoas com as quais falar sobre o problema, sem grande sorte.

A situação familiar também não tem ajudado. Para exemplificar, tentei, a propósito do Carnaval, ir este ano vestido de rapariga. Supostamente no Carnaval "ninguém leva a mal", e assim teria uma desculpa para aliviar este stress interior. Infelizmente, dado ter uma família muito conservadora, essa ideia foi por água abaixo.

Sinto que não consigo expressar-me livremente porque desde sempre fui tratado com o "filho predilecto" da família, aquele que deveria dar o exemplo. E sempre tentei corresponder. Fui o primeiro em gerações a licenciar-me, e sempre me comportei da melhor forma perante a família. Durante anos vivi agarrado à ideia de ter de ser exemplar, e agora deparo-me com esta realidade trans, algo completamente oposto ao que sempre defendi. Se a minha família soubesse, seria um desastre e tudo para que trabalhei durante tantos anos iria por água abaixo.

Falar com a minha psicóloga não ajudou muito. Dado sofrer de POC (Perturbação Obsessivo-Compulsiva), ou OCD como é mais conhecida, foi já muito complicado ela aceitar eu ser pansexual (eu disse que era bissexual porque duvido um pouco que soubesse o que um "pansexual" é) visto que ela pensava que era mais uma obsessão, algo que não se confirmou. Falei-lhe depois sobre identidade de género, e ela simplesmente disse estar muito focado nos estereótipos da sociedade.

Fizeram-me em tempos a pergunta "Poderias viver como mulher para o resto da vida?" Eu não soube como responder. Na altura identificava-me como bigénero, e tenho muito receio do que poderia sofrer se a resposta fosse sim. No presente, sinto cada vez mais esse desejo, de ser mulher, presente em mim. Mas nunca tenho coragem de avançar.

Em termos de corpo, não desprezo o meu. Simplesmente sinto falta dos elementos do corpo feminino (seios, vagina, etc.) Em termos sexuais, sinto que me sentiria mais realizado com uma vagina. Em termos sociais (o elemento que mais tem força), desprezo o papel social associado ao homem, algo que, apesar de saber estar errado considerar nos dias que correm, é ainda presente no meu meio familiar/social.

Foi-me em tempos recomendado o grupo GRIT, mas ao consultar o blog verifiquei que não tem actualizações desde 2011, por isso não sei se ainda se encontra em funcionamento.

Um evento em que gostava imenso de participar seria o Encontro de Jovens Trans em Lisboa, mas como tenho grandes dúvidas sobre mim mesmo nem sei se me seria permitido participar. Seja como for não sei quando se realizará no presente ano (2017).

No fundo, gostava imenso de criar novas amizades com pessoas transgéneras com as quais pudesse partilhar as minhas dúvidas e ideias sem medo de ser julgado.

Obrigado a todos, tenham um bom dia.  :)

« Última modificação: 28 de Janeiro de 2017 por JoãoSalvado »

    Contacto com Pessoas Trans
    #1

    Offline Sinvastatina

    • **
    • Membro Júnior
    • Género: Feminino
    • Vegetariana, Praticante de Yoga, Adoro ler.
    Ola JoãoSalvado, posso recomendar-te o GRIT da ILGA que fica na rua dos Fanqueiros. O Grupo Reúne-se às segundas. O Próximo Encontro vai ser em Fevereiro. Aparece, és sempre bem vinda.   Costumo Participar e o grupo ,é composto por pessoas bem dispostas e com abertura.
    Posso fornecer-te o contacto se quiseres da pessoa que dinamiza esse grupo.

    Beijinho
    Aranelle.

      Contacto com Pessoas Trans
      #2

      JoãoSalvado

      • Visitante
      Ola JoãoSalvado, posso recomendar-te o GRIT da ILGA que fica na rua dos Fanqueiros. O Grupo Reúne-se às segundas. O Próximo Encontro vai ser em Fevereiro. Aparece, és sempre bem vinda.   Costumo Participar e o grupo ,é composto por pessoas bem dispostas e com abertura.
      Posso fornecer-te o contacto se quiseres da pessoa que dinamiza esse grupo.

      Beijinho
      Aranelle.

      Muito obrigada Aranelle!

      Gostaria imenso de participar no próximo encontro. Tenho de tentar ver a data para Fevereiro a ver se não estou de serviço.

      Como faço para saber os requisitos para participar? Não consigo encontrar ainda as informações nem no site da ILGA nem no Blog do GRIT. De momento ainda não têm a data indicada.

      Uma vez mais muito obrigada.  :blush

      Um grande abraço,

      João Salvado

         

        Tópicos relacionados

          Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
        Pessoas que Ficam e Pessoas que Passam...

        Iniciado por Imperatrix « 1 2 ... 5 6 » Outras Conversas

        106 Respostas
        33089 Visualizações
        Última mensagem 19 de Julho de 2009
        por _tiago_
        99 Respostas
        33545 Visualizações
        Última mensagem 31 de Maio de 2011
        por SuedeGirl
        0 Respostas
        1564 Visualizações
        Última mensagem 23 de Julho de 2013
        por Simão
        7 Respostas
        2035 Visualizações
        Última mensagem 26 de Outubro de 2016
        por Sofia Ribeiro
        Contacto

        Iniciado por nbefree Lisboa

        4 Respostas
        1313 Visualizações
        Última mensagem 19 de Novembro de 2017
        por nbefree