rede ex aequo

Olá Visitante23.mar.2023, 00:57:57

Autor Tópico: FtM - Cirurgias em Portugal  (Lida 4985 vezes)

FtM - Cirurgias em Portugal

Offline Louppos K.

• *
  • Novo Membro
  • Género: Masculino
Olá a tod@s!
Para não voltar a tópicos muito antigos, abri este novo.

Sou um rapaz FtM e iniciei o processo de transição já há mais de dois anos. Nesta altura, quero avançar para as cirurgias e já tenho toda a burocracia da praxe tratada (i.e. a bem-dita da aprovação da Ordem), mas é então que aparece a pergunta: afinal, quem em Portugal está a operar?
Isto pode soar a pura ignorância minha, mas pensava que só havia duas opções por cá: ou Coimbra (e os seus tempos de espera) no SNS, ou o Dr. Décio no Hospital de Jesus. Fiquei muito surpreendido ao ler num dos blogs do T-Rex que havia outros médicos a operar homens trans, pelo menos, no que diz respeito a mastectomias...  ???

Alguém tem mais informações que me possa dar?

Offline T-Rex

• Associad@
    • Membro Ultra
    • Hakuna Batata!
      • Um gajo trans a falar de cenas
    Hey! Antes de mais, bem vindo ao fórum ;)

Em relação às cirurgias de reconstrução genital, neste momento apenas o Dr Décio é que as está a fazer. Além dele, há Coimbra que é um mistério, e saiu em julho deste ano uma notícia de uma faloplastia feita no hospital de S.João (Porto), mas pouco se sabe sobre isso (como é que ficou o resultado, quem é que operou, etc).

Para a mastectomia há um leque mais alargado de cirurgiões que podem faze-la. Em teoria, qualquer cirurgião plástico decente consegue fazer isso sem grandes problemas. Além do Dr Décio, sei que o Dr Joaquim Moreira da Costa (hospital da Trofa) e a Dra Augusta Cardoso (hospital da Arrábida e hospital de Gaia) já fizeram mastectomias a pessoal FTM (eu fui operado pela Dra Augusta). Não tenho conhecimento sobre cirurgiões em outros pontos do país porque não me dei ao trabalho de procurar :P

Offline Louppos K.

• *
    • Novo Membro
    Yo! Obrigado pelas boas vindas e pela resposta!  :D

É, aparentemente a própria Ordem está estupefacta com a existência de cirurgias de reatribuição sexual no São João: https://www.publico.pt/sociedade/noticia/hospital-de-sao-joao-comecou-a-fazer-cirurgias-de-mudanca-de-sexo-1737885  ???

Vou voltar à carga com mais uma pergunta: como é que soubeste o nome do pessoal que andava a fazer mastectomias?  Eu ando a fazer pesquisas em motores de busca e não encontro nada... Sobre o estrangeiro, informações não faltam, mas aqui em Portugal parece que está tudo no segredo dos deuses!  :-X

Offline safir

• Direção
      • Membro Júnior
      • Género: Outro
      • Close your eyes, I'll sing your favorite song
      Aqui a informação é algo escassa...  [smiley=desconfortavel.gif]

Basicamente o que se sabe é através de pessoas que vamos conhecendo (de vários sítios) e também pelas nossas próprias aventuras  lol.
        I wrote you this lullaby
        Hush now baby, don't you cry
        Anything you want could not be wrong

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
        9 Respostas
        6417 Visualizações
        Última mensagem 18 de Julho de 2015
        por T-Rex
        2 Respostas
        2205 Visualizações
        Última mensagem 11 de Abril de 2016