rede ex aequo

Olá Visitante23.jan.2023, 05:05:06

Autor Tópico: ter medo de estragar uma amizade...  (Lida 2498 vezes)

 
ter medo de estragar uma amizade...
#0

Offline searching_the_love

  • ***
  • Membro Total
  • Género: Masculino
O que é um gajo faz quando se sente atraído por um amigo mas não sabe se lhe diga por não saber se ele sente algo minimamente parecido ao que eu sinto e ainda por cima ter medo de estragar a amizade que existe...?

Alguma sugestão? O meu "radar de detecção de sinais que ele até gosta de ti" simplesmente não funciona, e eu sou um "coninhas" de primeira, simplesmente não tenho "game" nenhum e coragem para contar não existe, é assim para o zero.

E é isso.

    ter medo de estragar uma amizade...
    #1

    Offline searching_the_love

    • ***
    • Membro Total
    • Género: Masculino
    Não falem todos ao mesmo tempo... Não consigo ler tanta mensagem...  ::)

      ter medo de estragar uma amizade...
      #2

      Mónicaf

      • Visitante
      Já pensaste falar sobre isso com um/a amigo/a que tenham em comum? Eu vivi uma situação parecida... decidi avançar, não fui correspondida, mas a amizade manteve-se, se calhar porque não "era a minha amizade mais próxima", hoje já n sinto nada, teve de ser. :p
      No teu caso não sei se acontecerá o mesmo, porque depende da maneira de cada um e de como lidam com a situação, mas como já referi, tenta falar com alguém próximo dos dois.


      Um abraço e espero ter ajudado *

      (não sou lá muito boa com as palavras, ahaha)

        ter medo de estragar uma amizade...
        #3

        Offline heaven

        • ***
        • Membro Total
        • Género: Feminino
        Posso falar por experiência, já passei por isso, decidi dizer e....sinceramente? fiz mal, não estraguei a amizade porque ainda hoje somos amigas, mas se somos próximas? não, e na altura que contei (tendo em conta que isto foi há muitos anos e eramos adolescentes) eramos proximas, e ela afastou-se MUITO de mim, por medo, ou o que seja. Portanto, my advice: pensa duas vezes, it might not be worth it at all.

          ter medo de estragar uma amizade...
          #4

          Offline Esfuminho

          • ***
          • Membro Total
          • Género: Masculino
          mmm depende do contexto; estamos a falar de alguem que tb gosta de rapazes e será, muito provavelmente, mais compreensivo com a situacao mesmo que nao corresponda os sentimentos? ou é hetero (e a coisa pode ser um bocadito mais complicada?)
          Depende muito da vossa confianca um com o outro. Uma vez que o conheces bem se calhar consegues dizer que tipo de reacao ele terá a uma situacao dessas... se não tenta descobrir isso primeiro! Inventa umas situaçoes hipoteticas e tenta descobrir como ele reagiria.

          Estive numa situação igual uns anos atrás: gostava muito do meu melhor amigo e acabei por lhe contar, ele reagiu na boa e ainda hoje somos melhores amigos não fez absolutamente diferenca nenhuma e até ajudou a ultrapassar isso porque deixei de estar ali tanto tempo a pensar se ele tambem gostava de gajos. Antes de lhe contar testei muito antes para tentar perceber qual seria a reação caso ele não gostasse de mim.

            ter medo de estragar uma amizade...
            #5

            Offline carolinalg

            • *****
            • Moderação Geral
            • Membro Elite
            • Género: Feminino
            • call it Magic... call it true...
            Tenta esperar mais um tempo e analisa os seus comportamentos. Averigua se também poderá gostar de rapazes... averigua se é 'fóbico' e poderá reagir mal quando lhe contares... 'apalpa' o terreno e depois, well, se vires que não há nada grave que te impeça, avança e conta-lhe. :)

            Boa sorte!

              ter medo de estragar uma amizade...
              #6

              Offline searching_the_love

              • ***
              • Membro Total
              • Género: Masculino
              Obrigado a todos pelas respostas! :)

              Ele é homossexual, por isso aí não vai haver problema, o meu receio é que aconteça aquilo que a heaven contou, que ele, mesmo de maneira inconsciente, se afaste e a amizade que temos se torne estranha.

              Porque é um rapaz que já conheço há algum tempo e sempre tive atracção por ele, mas ele (que eu tenha notado) nunca me pareceu interessado. Claro que agora como somos mais próximos, temos uma vivência diferente e eu não sei se estou a interpretar mal os sinais e penso que (na minha cabeça sonhadora) ele poderá gostar de mim... Porque já algumas vezes ele fez algumas coisas que eu fiquei "será que fez por amizade ou por me querer conhecer melhor, querer estar comigo?"

              Ainda não contei a amigos próximos, por causa da pressão, visto que somos todos amigos e estamos várias vezes juntos, não sei, para mim seria estranho.
              Acho que teria sido bem mais fácil se logo no início, quando o vi, tivesse dito logo a amigos em comum o quão giro o achei, a partir daí logo se via, mas pronto, calei-me e agora estou assim meio relutante em dizer, por aquilo que descrevi acima.

              Porque eu já contei a amigos que tenho, mas que não o conhecem (logo estão "afastados" da situação directamente) e às duas pessoas que contei a reacção foi a mesma: "diz-lhe! conta-lhe! Faz-te a ele! arrisca!" etc etc... Em suma: pressão. Mas para mim parece um pouco mais complicado, porque gosto muito dele como amigo. Aliás essa é um das razões porque estou tão "apanhado" por ele, porque a nossa amizade é boa e logo a relação poderá também ser (obviamente sei que pode não resultar, mas não se deve pensar nisso né?).

              Eu vou observar melhor e tentar perceber, mas que é estranho é... Porque ainda por cima ele é introvertido como eu, não é de se fazer a alguém, mesmo que goste, eu sou igual, então aqui, quem sabe (mais uma vez na minha cabeça sonhadora), se calhar ele até gosta de mim mas está igualmente relutante em dizer pelas mesmas razões que eu: ser rejeitado ou a amizade ficar estranha.
              « Última modificação: 31 de Julho de 2016 por searching_the_love »

                ter medo de estragar uma amizade...
                #7

                Freedom97

                • Visitante
                Se ele é homossexual, então não vais ter problemas de rejeição ou perda de amizade, creio eu. Se lhe disseres que estás interessado nele e se ele responder que também gosta de ti, então tudo bem, mas se ele disser que não sente o mesmo, então simplesmente responde que respeitas os sentimentos dele e que só queres que continuem a ser amigos. Sinceramente não acho que ele vá acabar com a amizade que têm só porque lhe disseste que gostavas dele, mesmo que ele não corresponda. Isto vem tudo um bocadinho da ideia que dois rapazes gays e solteiros não podem ser amigos porque senão todos vão dizer que são namorados, mas isso não é verdade, desde que se respeitem um ao outro, podem perfeitamente ter uma amizade normal como qualquer outra. E se ele de facto não gostar de ti, acredita que o sentimento vai desaparecer depressa, porque já não tens aquela pressão dentro de ti que tinhas antes.

                  ter medo de estragar uma amizade...
                  #8

                  Offline rk

                  • ****
                  • Membro Sénior
                  • Género: Masculino
                  Diz-lhe. Ja estive apaixonado por um amigo hetero, disse lhe e nao afastou a nossa amizade. Portanto tambem nao afastará a tua ;)

                    ter medo de estragar uma amizade...
                    #9

                    Offline filsim

                    • ***
                    • Membro Total
                    • Género: Masculino
                    "Porque eu já contei a amigos que tenho, mas que não o conhecem (logo estão "afastados" da situação directamente) e às duas pessoas que contei a reacção foi a mesma: "diz-lhe! conta-lhe! Faz-te a ele! arrisca!" etc etc..."

                    Bem se os amigos em comum dizem isto é porque deve ser bom sinal, o que tu vês com uma "pressâo" pode ser uma motivação e um apoio para algo que possa ser reciproco mas nenhum queira avançar.

                    Pensa nisso, da minha parte aconselho a que sejas direto e o que tiver que ser será ao menos será algo que não te arrependes no futuro ;)

                      ter medo de estragar uma amizade...
                      #10

                      Offline searching_the_love

                      • ***
                      • Membro Total
                      • Género: Masculino
                      Mais uma vez obrigado a todos pelas respostas e conselhos, ajudam muito. :)

                      Entretanto tenho tido a oportunidade de estar com ele mais vezes e entre muita conversa lá lhe disse, o que ele disse que não está interessado, que naquele momento não tem muita vontade de ter relação nenhuma e está à procura do homem perfeito que o faça sair desse estado (que obviamente não sou eu), assim que continuamos amigos e ao menos vou tirando esta fantasia da cabeça.

                      E não, ele não se afastou, pelo contrário, continua a demonstrar vontade em ir sair comigo, o que me faz muito bem e ajuda a que não fique esquisito entre nós. Fico muito feliz de ter um amigo assim. :)

                        ter medo de estragar uma amizade...
                        #11

                        Bc

                        • Visitante
                        Olá.... Realmente eu iria dizer para lhe contares as tuas intenções.... Como ele reagiu bem tudo vai acabar bem...vais saber lidar melhor assim...,:) e mantem a amizade intacta....ainda bem que resolveste tudo....:)

                        Enviado do meu VFD 600 através de Tapatalk


                           

                          Tópicos relacionados

                            Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                          228 Respostas
                          63863 Visualizações
                          Última mensagem 6 de Abril de 2021
                          por unfold
                          33 Respostas
                          19286 Visualizações
                          Última mensagem 21 de Abril de 2010
                          por caires
                          Medo de uma relação

                          Iniciado por eldarion « 1 2  Todas » Apoio

                          25 Respostas
                          7530 Visualizações
                          Última mensagem 21 de Outubro de 2010
                          por MRPEC
                          11 Respostas
                          4377 Visualizações
                          Última mensagem 22 de Janeiro de 2014
                          por ClaudiaDionisio
                          13 Respostas
                          4312 Visualizações
                          Última mensagem 11 de Agosto de 2013
                          por paulosabino