rede ex aequo

Olá Visitante29.fev.2020, 07:12:01

Autor Tópico: VIH positivo  (Lida 37268 vezes)

VIH positivo

Offline delfino

• *
  • Novo Membro
Olá Caires.
Bem que história e que exemplo.
Ainda estou a assimilar toda a informação.
Esta partilha e muito importante para consciencializar algumas pessoas, o HIV não é algo que só acontece aos outros.
Espero que encontres a estabilidade necessária tanto física como emocional para superar tudo o que possa acontecer e pensa que o preconceito seja ele de qualquer tipo é uma enorme estupidez. Sei que é complicado mas não te deixei abater por isso.
Parabéns.
Um abraço

VIH positivo

Offline zarabatana

• *
    • Novo Membro
    • Género: Masculino
    Desculpa a minha ignorância, mas não tens o dever legal de informar todos os teus parceiros sexuais antes do ato, sob correres o risco de ações judiciais contra ti no caso de teres infetado alguém (mesmo que involuntariamente) que não soubesse que és seropositivo?

Abraço.  ;)

VIH positivo

Offline caires

• núcleo lgbti funchal
      • Membro Elite
      • coordenador núcleo lgbti funchal | direção rea
        • núcleo lgbti funchal
      Olá Caires.
      Bem que história e que exemplo.
      Ainda estou a assimilar toda a informação.
      Esta partilha e muito importante para consciencializar algumas pessoas, o HIV não é algo que só acontece aos outros.
      Espero que encontres a estabilidade necessária tanto física como emocional para superar tudo o que possa acontecer e pensa que o preconceito seja ele de qualquer tipo é uma enorme estupidez. Sei que é complicado mas não te deixei abater por isso.
      Parabéns.
      Um abraço

Eu partilho a minha história não só para receber algum apoio e conselhos, mas também para consciencializar. E fico contente quando sinto que isso está a acontecer.

Também espero encontrar alguma estabilidade. Já me senti estável, acredito que esta é apenas uma fase instável. Tempo resolve tudo.

Obrigado pelas tuas palavras. Abraço  :)

Desculpa a minha ignorância, mas não tens o dever legal de informar todos os teus parceiros sexuais antes do ato, sob correres o risco de ações judiciais contra ti no caso de teres infetado alguém (mesmo que involuntariamente) que não soubesse que és seropositivo?

Abraço.  ;)

Olá zarabatana. Eu já ouvi falar desses deveres legais, mas já li bastante sobre o vih e nunca me dei de caras com essas informações. Aliás, lembro-me de me terem falado disso no hospital, quando estive internado. Mas desde aí nunca mais ouvi falar nisso nem encontrei informações sobre o assunto. Mas acredito que há essa possibilidade.

De qualquer das formas, isso nem me importa porque eu nunca me iria envolver com alguém sem informá-lo... se eu quisesse, já o teria feito. Mas não fiz. É normal questionar essa hipótese quando me sinto frustrado por haver tanta discriminação da comunidade gay pelos vih+.

Mas vou informar-me melhor sobre isso, depois digo algo aqui. :P

Abraço! :)

VIH positivo

Offline zarabatana

• *
      • Novo Membro

Olá zarabatana. Eu já ouvi falar desses deveres legais, mas já li bastante sobre o vih e nunca me dei de caras com essas informações. Aliás, lembro-me de me terem falado disso no hospital, quando estive internado. Mas desde aí nunca mais ouvi falar nisso nem encontrei informações sobre o assunto. Mas acredito que há essa possibilidade.

De qualquer das formas, isso nem me importa porque eu nunca me iria envolver com alguém sem informá-lo... se eu quisesse, já o teria feito. Mas não fiz. É normal questionar essa hipótese quando me sinto frustrado por haver tanta discriminação da comunidade gay pelos vih+.

Mas vou informar-me melhor sobre isso, depois digo algo aqui. :P

Abraço! :)

Boas! Pelos vistos sempre sabes quando achas que deves contar aos teus parceiros que és seropositivo! ;)
      Como anteriormente estavas a dizer que tinhas dúvidas sobre quando partilhar o teu  segredo...
      Acho que realmente só o deves partilhar mais cedo quando sentes que tens alguma confiança na pessoa. Se reagir mal, é porque também nunca haveria hipótese de a relação funcionar, certo?

Quanto há legislação, sei que antigamente funcionava assim, mas não sei se ainda se mantém, o que é uma grandessíssima parvoíce... mas pronto. :P
      Tendo em conta que não é um assunto muito abordado na actualidade, o mais provável é a legislação manter-se inalterada.
      « Última modificação: 21 de Julho de 2015 por zarabatana »

VIH positivo

Offline caires

• núcleo lgbti funchal
        • Membro Elite
          • núcleo lgbti funchal
        Olá olá.

O zarabatana fez uma questão pertinente e, infelizmente, Portugal tem políticas que criminalizam o VIH (e isto pode incluir a transmissão do VIH, a exposição ao VIH ou a não divulgação do estado de VIH - não sei ao concreto, vou tentar informar-me melhor. Infelizmente as associações não têm informações concretas!). Portugal é quase que o único país da Europa Ocidental que tem leis específicas contra estes casos. Ou seja, provavelmente o que o zarabatana refere é, efetivamente, verdade. Mas logo que conseguir ter mais infos, informo.

Este tipo de legislações vão contra o que várias ONG defendem, que a criminalização destas situações fazem reforçar o estigma das pessoas que vivem com VIH, sendo, portanto, uma má política de saúde. Como se pode ver abaixo...

Citação de: Edwin J. Bernard, Alemanha, Diálogo entre os Países de Alto Rendimento, 16–17 Setembro 2011
        “O impacto da criminalização do VIH sobre as pessoas que vivem com VIH é, em última análise, destrutivo e divisivo, criando a sensação de que existem ‘bons’ seropositivos versus ‘maus’ seropositivos. As pessoas que se queixam à polícia, apoiadas pelo sistema de justiça criminal, acreditam que deveriam ser avisadas quando o seu parceiro sexual é seropositivo. Não interessam as incríveis dificuldades que podemos ter ao divulgar esta informação tão sensível a pessoas nas quais não confiamos; a profunda negação que muitas vezes enfrentamos inicialmente no nosso diagnóstico; as dificuldades com que deparamos ao ter de lidar com ou usar preservativos; ou o facto de quem estiver a receber tratamento eficaz ser muito menos infeciosos do que pessoas que não foram diagnosticadas ou que não podiam avisar o seu parceiro de forma alguma.”

Citação de: Ser+
        FAZER CUMPRIR MÁS LEIS DESPERDIÇA OS ESCASSOS INVESTIMENTOS GLOBAIS DE SAÚDE
        Mudanças no ambiente legal e nas políticas, juntamente com outras intervenções, poderiam baixar o número de novas infeções pelo VIH em adultos, para cerca de 1.2 milhões, até 2031, em vez dos 2.1 milhões que se esperam, senão houver mudanças estruturais mais abrangentes.
        Os recursos públicos são desperdiçados a fazer cumprir leis que criminalizam a transmissão da infeção pelo VIH e que desumanizam as populações que se encontram em situação de maior vulnerabilidade.
        Em contrapartida, as leis que protegem as populações mais vulneráveis são poderosas ferramentas de baixo custo que ajudam a garantir que os investimentos financeiros e científicos alocados ao VIH não são desperdiçados.
        Decretar leis baseadas em boas práticas de saúde pública e nos direitos humanos asseguraria que novas ferramentas de prevenção e tratamento - tais como a profilaxia pré-exposição (PrEP, em inglês), circuncisão masculina e microbicidas - chegariam àqueles que mais delas precisam.

Contudo, as pessoas seropositivas estão também protegidas na lei. Embora não haja um artigo específico contra a divulgação da serologia das pessoas (no Brasil, por exemplo, existe um artigo que criminaliza isso), em Portugal as pessoas que vejam a sua serologia divulgada por terceiros podem apresentar queixa pois pode ser considerado crime através do direito à reserva sobre a intimidade da vida privada (e outros artigos entram ao barulho numa situação destas). O mesmo acontece se a vossa serologia for divulgada pelo corpo clínico/médico de um hospital - é crime.

Ambas as situações já me aconteceram. A minha serologia foi divulgada por uma médica do Hospital a membros do meu local de trabalho, sem meu consentimento. Pensei na altura em apresentar queixa pelo tão falado "sigilo médico", mas acabei por desistir da ideia porque, sinceramente, na altura só queria pensar em mim e na minha saúde. E, por outro lado, a minha serologia tem vindo a ser cada vez mais falada e divulgada por aí fora, chegando ao ponto de pessoas virem falar comigo em anónimo só para me perguntarem: "tu tens sida?". E estou, realmente, a questionar a hipótese de começar a aprofundar estes "ataques pessoais" e começar a apresentar queixa quando tal acontecer.

E pronto, só vim cá informar isto.

Abreijos a todos.
        Be safe, use a condom! ;)
        « Última modificação: 1 de Setembro de 2015 por caires »

VIH positivo

Offline caires

• núcleo lgbti funchal
          • Membro Elite
            • núcleo lgbti funchal
          Olá olá. :-*

A semana passada foi dia de análises de sangue e consulta de doenças infeciosas.

As análises estão muito boas, estou muito feliz. As células CD4 (as que são atacadas e mortas pelo VIH para este se multiplique e reproduza) subiram substancialmente. As últimas análises apontavam para cerca de 300 e tal CD4 (30% e tal), quando agora apresentou pouco mais de 600 (40% e tal). Fiquei preocupado com as últimas análises, mas a própria infetologista disse que estas 'quebras' podem acontecer, que são normais, e que não significam a debilidade da minha saúde. E claro, a carga viral continua indetetável.

Até que acredito que este aumento de CD4 pode ser efeito do novo tratamento que comecei a fazer no primeiro trimestre deste ano, aliado a alguns hábitos de vida mais saudáveis (e refiro-me à saúde mental, ocupações, hábitos motivacionais, etc). Agora no início de outubro é só ser vacinado contra a gripe e só volto ao hospital em abril. Como podem ver, a minha vida não é assim tããão diferente da de alguém que não tem VIH. :P

Abreijos e resto de um bom verão. ;)

VIH positivo

Offline caires

• núcleo lgbti funchal
          • Membro Elite
            • núcleo lgbti funchal
          Olá olá.

Já há algum tempo que não vinha cá. :D Tinha que passar por aqui hoje, neste que é o tópico em que muitas lágrimas verti, muitas lamentações escrevi e muita da minha história contei. E hoje que é o Dia Mundial de Luta Contra a Sida.

Eu estou ótimo, ando com imensos projetos de voluntariado e ativismo, a realizar também eventos, tanto pelos direitos humanos, como LGBTI ou de VIH/Sida. De saúde estou bem, já fui vacinado contra a gripe e andei com uma faringite que já se está a ir... o normal da época.

Entretanto, desde há dois meses para cá, meti na cabeça que queria fazer algo para marcar o dia de hoje. Questionei-me bastante se não estaria a dar um passo maior do que as minhas pernas, mas como sou muito fixo e persistente naquilo que quero, lá acabei por realizar algo. Fui entrevistado pelo dezanove e contei a minha experiência e história, para quebrar mais um pouco o tabu e o preconceito. Podem lê-la aqui: http://dezanove.pt/descobri-que-tinha-vih-aos-18-anos-868616

Um bom dezembro para todxs!

VIH positivo

Offline quiquo

• Associad@
          • Membro Sénior
            Obrigado pela tua partilha, coragem e ativismo caires  :).
            Gostei muito de ler a tua entrevista e das mensagens que passaste  [smiley=sim.gif].

Abraço, parabéns e um ótimo dezembro para ti também  lol :blush!
            Francisco

P.s.: aquela imagem do escorpião deixou-me triste...enfim, campanhas terroristas.
            P.p.s.: grupo ex aequo Funchal?!!  :D
          « Última modificação: 1 de Dezembro de 2015 por quiquo »

VIH positivo

Offline caires

• núcleo lgbti funchal
            • Membro Elite
              • núcleo lgbti funchal
            Obrigado quiquo! A imagem do escorpião é apenas um exemplo, até existe uma outra da mesma campanha com uma mulher a ser devorada por uma aranha gigante (sendo a aranha a pessoa VIH+). E o pior é que estas coisas são virais e ainda são ditas como "excelentes, fantásticas, magníficas, criativas campanhas contra o VIH/Sida".  [smiley=confuso.gif]

P.p.s.: grupo ex aequo Funchal?!!  :D

Hummmm  :up 8-)  lol

VIH positivo

Sinvastatina

• Visitante
            Li o teu testemunho Caires... Parabéns para Coragem! Se Precisares de Alguma Coisa Diz!

VIH positivo

Offline mfpsantos

• **
              • Membro Júnior
              • Género: Feminino
              Caires, és das pessoas mais fortes que conheço.
              Parabéns pelo activismo, coragem e exemplo de força - e obrigada por toda a ajuda e apoio que dás.
                Marta Santos

VIH positivo

Offline Dreamer

• Associad@
                • Membro Júnior
                • Veni. Vidi. Vici.
                Ao ler esta noticia fiquei...  :(
                Decidi partilhar com vocês....

Responder
                Tem 19 anos, é madeirense e vive no Funchal. É seropositivo e dirige-se ao Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, ao Secretário da Saúde, Faria Nunes e ao presidente do SESARAM, pedindo que não o deixem morrer. Há três meses que procura remédio, em vão, na Farmácia do Hospital.
                Eis a carta que facultou ao Funchal Notícias:
                “Exmos Senhor Presidente do Governo Regional e Senhor Presidente do SESARAM. Preciso de tratamento URGENTE!!! Após exames ao sangue estou quase no limite dos meus “CD4” isto é: as minhas defesas muito baixas e a minha carga viral muito alta. PRECISO URGENTEMENTE MEDICACÃO PARA SOBREVIVER e a resposta da farmácia no Hospital é que não têm o medicamento que tanto preciso para me manter vivo e com qualidade de vida igual às pessoas Soronegativas [Chama-se soropositivo ou seropositivo, a um indivíduo portador de anticorpos no sangue que provem a presença de um agente infeccioso. O termo é mais usado para descrever a presença do vírus HIV, causador da Síndrome da imunodeficiência adquirida (SIDA/AIDS), no sangue. Tecnicamente representa a presença do antígeno viral em nível séricos (soro sanguíneo) e pode ser aplicado a qualquer outro antígeno analisado].
                Sou SOROPOSITIVO e dependo do EVIPLERA para baixar a quantidade do virus HIV no meu sangue e estar imunologicamente bem para não vir a ter e morrer com SIDA!!! Tenho contactado a farmácia do Hospital dia a dia e a resposta é sempre que não têm o medicamento que muito preciso para me manter vivo e com qualidade de vida.
                Sou SOROPOSITIVO mas tenho o direito à VIDA E QUERO VIVER!!!
                Sei que errei em ser negligente e promíscuo. FIZ MUITOS ERROS EM MINHA VIDA… VERDADE SIM!!! Hoje penso diferente e vivo mais consciente e com mais maturidade.
                Sou muito jovem e tenho medo de sofrer e morrer! Sei que tenho muito para viver mas…. POR FAVOR DEIXEM-ME VIVER!!!!
                Estou há 3 meses sem medicação e ninguém me dá uma resposta quando é que vou ter os meus medicamentos.
                Por favor senhores Presidente do Governo Regional, Secretários e presidente do SESARAM desbloqueiam a entrega da medicação.
                ESTOU A MORRER A CADA DIA QUE PASSA!!!!!!”

in: funchalnoticias.net/2016/06/03/leia-aqui-o-apelo-de-um-jovem-seropositivo-de-19-anos-que-nao-quer-morrer/
                  Não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez.
                  Jean Cocteau

VIH positivo

Offline caires

• núcleo lgbti funchal
                  • Membro Elite
                    • núcleo lgbti funchal
                  Esse artigo tem algo de errado. Eu também tomo Eviplera, no entanto nos últimos três meses apenas fiquei sem medicação durante 2 dias e desde aí tem-me sido dado medicamentos para 10 dias sempre que vou à Farmácia do Hospital Dr. Nélio Mendonça. Como é que ele está sem a medicação deste há 3 meses, e eu só fiquei sem ela durante dois dias? Há alguma coisa que não bate certo.

Isso, quanto a mim, é um testemunho exagerado e distorcido da realidade.

VIH positivo

Offline ÉssePê

• Membro Sénior
                  • Género: Feminino
                  • As pessoas não mudam. Revelam-se.
                    • My Dream's ♥
                  Concordo com o caires, acho bastante estranho mas... Não sei!  :-\
                    "Às vezes ouço passar o vento, e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido."

VIH positivo

Offline Dreamer

• Associad@
                    • Membro Júnior
                    • Veni. Vidi. Vici.
                    @caires Também achei estranho visto que o presidente encomendou uma data de medicamentos via força aerea mas... também estava no DN  (ou JN, não recordo) portanto deve ter alguma credibilidade.  :-\
                      Não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez.
                      Jean Cocteau

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                      HIV positivo

Iniciado por Somewone « 1 2 3 » Apoio

55 Respostas
                      23698 Visualizações
                      Última mensagem 28 de Junho de 2010
                      por choice
                      25 Respostas
                      14516 Visualizações
                      Última mensagem 1 de Março de 2012