rede ex aequo

Olá Visitante30.mai.2023, 11:35:54

Autor Tópico: Tens dúvidas, receios e medos em vir às atividades? Lê-me  (Lida 3068 vezes)

Tens dúvidas, receios e medos em vir às atividades? Lê-me

Offline caires

• núcleo lgbti funchal
  • Membro Elite
  • Género: Masculino

Estás na indecisão e com medos, e não sabes se deves vir? É normal termos receios. Não te preocupes. :)
Preparámos uma série de questões para ti... e respondidas por nós, tudo para te esclarecer e te incentivar a vires às nossas atividades.

Acho que as reuniões vão ser uma seca.  ::)
O objetivo principal do núcleo é proporcionar reuniões dinâmicas, de partilha, divertidas e que permitam o envolvimento de todes es jovens presentes. Abolimos o conceito de educação-formal, onde temos uma figura de topo distante, na maioria das vezes um professor ou uma professora. As reuniões seguem o modelo de educação não-formal, onde todes temos um papel relevante e quem coordena não é visto como superior, mas como parte da reunião e parte integrante do grupo.

Está bem, mas não deixa de ser uma reunião...
Sim, mas não é uma reunião chata. As reuniões são geralmente associadas a um conjunto de pessoas que discutem algo de uma forma bastante formal e rígida. Mas não é o caso, estaremos reunidos para falar descontraidamente sobre os temas propostos. As reuniões começam com uma dinâmica onde, de um modo geral, nos conhecemos um pouco melhor e quebramos o gelo entre todes. Depois entramos no tema propriamente dito, com uma breve apresentação e com uma dinâmica de exploração do tema. A meio da reunião temos um pequeno intervalo e, no regresso, fazemos um energizer para voltar a interligar as pessoas participantes e para estimular a coesão do grupo. Feito isto, voltamos à temática e, perto do final, salientam-se as principais conclusões do tema alcançadas por todes es membros.

Mas porque dividem as reuniões por temas?
Um dos objetivos do núcleo é ser um grupo de trabalho, ativismo, apoio, partilha, convívio e informação, mas sempre através da educação não-formal, tal como já referimos. Por isso as reuniões são com temáticas para que possamos chegar às questões que mais abalam a juventude lésbica, gay, bissexual, trans, intersexo e apoiante. Assim será mais fácil responder àquilo que mais te preocupa.

Mesmo assim, acho que as reuniões não são bem o que eu procuro.
O núcleo lgbti funchal tem outras atividades além das reuniões: os encontros, que podem ser sessões de cinema, jogos, convívios, jantares e encontros de tema livre. É só teres atenção ao que vamos fazendo. Consulta o nosso mais recente plano de atividades e pode haver alguma atividade agendada que gostes. E se não houver, podes sugerir atividades que queiras fazer connosco.

Isso quer dizer que além das reuniões, vocês também têm encontros? O que isso significa?
Sim, o núcleo lgbti funchal divide a sua ação em: reuniões, encontros e atividades para a população em geral. Às reuniões e aos encontros apenas são admitidas pessoas entre os 16 e 30 anos de idade, enquanto que as outras atividades qualquer pessoa pode aparecer e informamo-lo sempre que assim o é. A diferença entre as reuniões e os encontros é que as reuniões são temáticas e de debate, enquanto que os encontros são atividades de convívio e que não respeitam à estrutura de uma reunião, que mencionamos anteriormente.

Que mais posso fazer além de participar nas atividades?
É importante assegurarmos a continuação do núcleo. Se achas que o que procuras é fazer voluntariado e coordenar o núcleo connosco, é só entrares em contacto. Uma adição à coordenação é sempre bem vinda!  ;D

Vou pensar nisso... E se eu encontrar alguém conhecido nos encontros e restantes atividades? :-X
Isso pode acontecer. Mas lembramos-te que todas as pessoas presentes nas nossas atividades estão em pé de igualdade, independentemente da orientação sexual e/ou identidade ou expressão de género. Estaremos nestas atividades não só pelo convívio, mas também para conhecer e aprender mais, inserindo-te num ambiente inclusivo.

Tenho vergonha e tenho medo que os encontros exijam muito de mim.  :wor
A vergonha é algo comum em muitas das pessoas que estarão na reunião. No entanto nós lá estaremos para te ajudar a quebrar o gelo e a te inserires no restante grupo.

Mas tenho dificuldades de integração.
As reuniões são também estruturadas a pensar em jovens que nem sempre se consigam integrar bem. Por isso, se nunca vieste a uma atividade, pedimos-te que apareças 20min antes do início da reunião. Aí podemos criar um diálogo entre pares, onde falamos descontraidamente contigo, sobre a rede ex aequo e para percebermos o que procuras no grupo e em que te podemos ajudar. Além disso, as reuniões são feitas através de dinâmicas onde se inserem quebra-gelos e energizers que ajudam imenso na descontração, integração e criação de ligações sociais.

E se eu não quiser participar em algumas dinâmicas ou me quiser ir embora?
Podes não participar em algumas das dinâmicas, se achares que não te sentes confortável ao fazê-las. Tudo faremos para te colocar à vontade e a tua decisão será respeitada. Se quiseres abandonar o encontro, também podes fazê-lo.

Tenho receio que não seja um ambiente tolerante...
A função das pessoas que coordenam o grupo local é garantir que o espaço onde as reuniões se realizam é seguro para poderes ser tu próprie, sem medos e sem vergonhas. Por isso conta com a nossa palavra. Não te preocupes: estarás num ambiente de integração, de compreensão, de respeito, de tolerância e inclusivo!  ;)

Posso levar qualquer pessoa comigo?
Podes. Desde que seja uma pessoa entre os 16 e os 30 anos de idade e que se identifique com a missão da rede ex aequo. Se for uma atividade para a população em geral, já sabes que qualquer pessoa pode vir.

E se essa pessoa não tiver 16 anos?
Se alguém com menos de 16 anos quiser participar nas atividades da rede ex aequo, terá que trazer consigo uma autorização do encarregado de educação.

Está bem. Mas não sei como lá chegar... [smiley=confuso.gif]
As atividades serão realizadas no Espaço Paulo Martins, bem no centro da cidade do Funchal. Podes lá chegar a pé, através de taxi, carro próprio ou através dos autocarros de todas as companhias de transporte público da Madeira. No entanto, verifica sempre no site ou no fórum se o local da atividade é lá.

Não consigo orientar-me bem e acho que não vou conseguir localizar o edifício. :-\
O edifício onde nos vamos reunir é muito fácil de localizar e tens as coordenadas até lá e até mesmo a explicação de como lá chegar nas questões anteriores. O Espaço Paulo Martins localiza-se na mesma rua que a Sapataria Porto e está mesmo em frente da Burguer House - Hamburgueria das Madalenas. E não há espaço para confusões! :P Temos imagens que ilustram até onde te deves dirigir e lá estaremos à tua espera:

E se não encontrar o local, o sítio for outro ou precisar de falar convosco?  :blush
Contacta-nos através de mensagem privada, para @caires. Também podes contactar-nos através do 927 605 869 ou e-mail para funchal@rea.pt.

Parece-me bem. Vou experimentar uma reunião e/ou encontro convosco! Lá estarei.  :blush
Contamos contigo!
« Última modificação: 1 de Agosto de 2017 por caires »

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
    284 Respostas
    77325 Visualizações
    Última mensagem 9 de Julho de 2019
    por viernev
    22 Respostas
    12927 Visualizações
    Última mensagem 8 de Dezembro de 2013
    por gaymen