rede ex aequo

Olá Visitante22.set.2019, 08:59:47

Autor Tópico: A homossexualidade como uma "escolha" de um caminho possível  (Lida 939 vezes)

A homossexualidade como uma "escolha" de um caminho possível

calico cat

• Visitante
Olá,

O que acham da ideia da homossexualidade ser uma "escolha" da pessoa em relação aos universos masculino e feminino? Eu explico-me para não me começarem já a dar na cabeça.

Somos colocados em situação, isto é, num determinado contexto histórico, numa determinada família, numa determinada cultura. Face às variáveis dessa situação, e particularmente face às representações do que é ser homem ou ser mulher, temos vários caminhos possíveis. Nós "escolhemos" um deles, ou seja inclinamo-nos para determinado comportamento em detrimento de outros comportamentos possíveis.

Lembro-me de que na escola secundária havia uma rapariga bonita, que vim depois a saber que era lesbica. Uma vez vi o rapaz mais bonito da turma a fazer-me a ela, tendo ela adoptado uma postura defensiva. Será que não tinha já feito uma "escolha" face ao universo masculino?

Penso que a homossexualidade é multifactorial. Não acredito nas teorias que dizem que é exclusivamente de origem biológica - ou genética ou lá o que é.

(Por favor, não reduzam os comentários a este tópico à frase "a homossexualidade não é uma escolha!". Ninguém o diz que é, pelo menos não é uma escolha consciente e deliberada. A questão é outra.)
« Última modificação: 20 de Maio de 2016 por calico cat »

bothersome

• Visitante
    Acho que é mais tipo: Tu percebes que es Gay, e automaticamente descartas logo as outras hipóteses! Não é por ser escolha, mas sim porque já nos conhece-mos...

Eu por exemplo... Nunca tive nada de nada com gaja... E eu sou dos gajos que mais daria para ser Hetero e problema resolvido... Porque não tento nada com gaja? Porque sei que não haverá interesse, e eu próprio sei que não gosto da "personalidade" de gaja a nível relacional... Dai eu ser gay, porque tenho interesse em homem tanto pela masculinidade como pela personalidade.

A homossexualidade como uma "escolha" de um caminho possível... Nop!
    No meu caso é mais isto:

A homossexualidade como uma "tortura" de um caminho sem escolha!

Offline carolinalg

• Moderação Geral
      • Membro Elite
      • Género: Feminino
      • call it Magic... call it true...
      A partir do momento em que percebi quem eu era e do que/de quem gostava, descartei automaticamente
      Responder
      logo as outras hipóteses!
      E não digo isto por embirrância da minha pessoa para com as normas que a sociedade criou, mas sim porque já sei de sobra que não consigo sentir nada por um homem.

PS: Além do mais que eu acho mesmo que a orientação sexual não se escolhe. Caso contrário, eu teria mil vezes escolhido não sofrer tanto tempo até me descobrir como sou hoje!
      Fará esta minha resposta algum sentido na cabeça da calico cat?
      « Última modificação: 20 de Maio de 2016 por carolinalg »
        - carolinalg -

calico cat

• Visitante

Fará esta minha resposta algum sentido na cabeça da calico cat?

Faz. Faz todo o sentido. Mas o que eu queria dizer era outra coisa, mais a montante. O que queria dizer tem a ver com uma leitura de uma escritora muito conceituada.

Mas pronto, deixa lá.

Offline carolinalg

• Moderação Geral
          • Membro Elite
          • Género: Feminino
          • call it Magic... call it true...
          Desculpa, calico cat, mas como não a mencionaste no post, não podia adivinhar!  8-)
            - carolinalg -

Offline TK

• Associad@
            • Membro Sénior
            É uma questão interessante e de certa forma a experiência que partilhas faz-me algum sentido.

Na minha perceção, cada vez mais vejo a sexualidade como algo fluído. Embora me considere lésbica e não me veja numa relação com um homem, a minha atitude perante o assunto é "se um dia surgir esse interesse, porque não?". Mas concordo que, ao contrário de mim, a maioria das pessoas não vê isso desta forma e opta por uma atitude de "se sou gay/hétero" tenho q ser consistente e mostrá-lo nas minhas atitudes e comportamentos (e então surgem aquelas situações como a que exemplificaste de uma lésbica que reage na defensiva à aproximação de um rapaz).

Penso que tudo isto tem muito a ver com comportamentos de reação às expectativas e crenças, por vezes de pais e familiares e mesmo da sociedade em geral, que acham que a homossexualidade é só uma fase e que pode, por vezes, gerar em nós aquela sensação de "eu tenho que provar que não é verdade, tenho que mostrar que a minha homossexualidade é real e não apenas fruto de uma fase ou confusão" e, assim, o não darmos abertura para estar com alguém do outro sexo e colocarmo-nos à partida na defensiva garante esta consistência e coerência (sendo que aqui, estes comportamentos reativos são de facto uma escolha e aquilo que aqui leio como a "escolha" da homossexualidade como um caminho possível).

Faz-vos sentido? :)
              Força, coragem e nunca desistas! No final, tudo terá valido a pena! ;)

"nah.... i choose love. every single time" - Camila Cabello

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
              134 Respostas
              22955 Visualizações
              Última mensagem 29 de Abril
              por carolinalg
              1200 Respostas
              104065 Visualizações
              Última mensagem 26 de Dezembro de 2017
              por سامانتا
              67 Respostas