rede ex aequo

Olá Visitante20.set.2019, 19:19:37

Autor Tópico: Um longo desabafo...  (Lida 948 vezes)

Um longo desabafo...

Offline JY

• *
  • Novo Membro
  • Género: Masculino
Não sei bem se é este o tópico adequado mas aqui vai...

Vou desabafar algo que acho que nunca disse a ninguém. Nem verbalizei para mim próprio.
Eu tenho um curso superior. Acabei há relativamente pouco tempo e tenho andado a fazer outras coisas importantes na minha vida que tenho andado a adiar ate agora, mas que já está finalmente resolvido.

Mas a verdade é que não quero trabalhar nesta área. Não pensem que é pouca vontade de trabalhar, porque não é. Toda a gente diz que gostava de ter um curso tirado na minha universidade, mas a mim tanto me faz. Honestamente, acho que pertenço um pouco à geração do “tens de tirar um curso superior” porque “se não tiveres não vais ser nada” e tirei um curso porque tinha que ser. Pensei para mim mesmo que era melhor ter do que não ter, porque pelo sim, pelo não, pode ser sempre uma alternativa. E também era bom aluno, pelo que também seria um desperdício...

E a verdade é que com o decorrer do curso fui-me apercebendo de que gostava até das matérias lecionadas mas o “estilo de vida” não é de todo o que mais gosto. E considero mesmo um “estilo de vida” porque conheci pessoas que só respiram e vivem aquilo. Completamente obcecadas. Até me faz um pouco de aflição. Já para não falar nos “narizes empinados” do tipo “sou melhor que os outros” das minhas pessoas que conheci no meu curso. Mas isso é o menos.
Mas também não mudei de curso porque realmente não sabia para qual devia mudar… Não havia nenhum que me cativasse.
Como também até entrar para a universidade nunca tive propriamente a vivência de uma profissão a sério por parte de familiares próximos, a minha escolha foi feita pelas áreas que mais gostava, mas nunca pensando muito que seria mesmo uma profissão. Sem ter propriamente uma noção de onde me ia meter…

A minha mãe, mesmo nunca lhe tendo dito nada, já me tem dito várias vezes para tirar outro curso, porque a área do meu curso não tem muito emprego. Mas eu acho que já não vou a tempo disso… E ia tirar o quê, sinceramente? Não tenho vontade de tirar outro curso de 5 anos. Quando acabasse teria quase 30 anos e acho demasiado tarde para começar uma vida. Acho mesmo que seria adiar ainda mais a minha vida…

Enfim… Parece que tudo na minha vida demora a acontecer. :(

A verdade é que eu gostava de ter uma loja. Um negócio que fosse meu… Adorava por exemplo, ter uma tabacaria, uma loja de roupa acessível ou mesmo um restaurante tipo buffet em que as pessoas pudessem comer bastante bem e ficar satisfeitas. Mas a verdade é que não tenho estrutura para ter algo assim. Acho que seria importante ter alguém sólido que me aconselhasse neste tipo de negócio. E também ter alguém que me ajudasse… Que complementasse os meus pontos fracos. Mas hoje em dia, confiar em alguém para negócios é sempre complicado. Mesmo com os ditos melhores amigos não sei se se deve arriscar. Como diz o ditado: “Amigos, amigos, negócios à parte...”.

Para tal, também devia ou alugar ou comprar um espaço. E confesso que burocracias e papelada para a abertura, não é de todo o meu forte. Leis comerciais, seguros obrigatórios, etc, etc, etc… Coisas que eu sozinho não consigo ter a percepção de tudo.

E depois aqui também entra o factor dinheiro… Que sinceramente também não tenho assim muito... Muito francamente, esta minha ideia vem daqueles novos negócios que agora surgem, como por exemplo, dos produtos portugueses, ideias estas que me fascinam. Uma outra alternativa que tenho, e que pode ser melhor são os negócios pela internet. Mas...

Por onde hei-de começar? O que devo fazer? Como funciona um negócio pela internet? Como se faz a devolução de algo pela internet? Principalmente de produtos digitais? Como se gere isto tudo?
Tudo isto que faz alguma confusão...

Eu acho que sou uma pessoa optimista e, muito verdadeiramente, acho que tenho bom gosto e quero ser empreendedor. Acho que com força de vontade se vai lá. Mas também há dias que me vou abaixo, penso que a minha vida não evolui (porque sinceramente acho às vezes que a minha vida é um novelo de lã completamente enrolado) e refugio-me na minha timidez. E também o facto de ser homossexual e a minha vida afectiva muitas vezes não ter corrido de feição, não ajuda muito.

Pode parecer um bocado parvo da minha parte estar a partilhar estas coisas, até porque há pessoas que têm problemas bem piores.
Acho que estou um pouco num beco sem saída. Mas se não for eu a fazer pela minha vida, quem será? E acho que desabafando ajuda...

Se alguém tiver alguma ideia de como posso mudar a minha vida, estou sempre aberto a novas sugestões. E a minha caixa de correio também. :)

E pronto. Precisava de deitar isto cá para fora… Pelo menos alivia-me um pouco.

PS: Peço desculpa pelo testamento.

Um longo desabafo...

Offline Dreamer

• Associad@
    • Membro Júnior
    • Género: Masculino
    • Veni. Vidi. Vici.
    Pelo que percebi queres iniciar um negocio e não tens meios para isso. Existem diversos incentivos/apoios governamentais (e não só) para jovens empreendedores.  :)

Algumas referências que te podem ajudar:

https://www.garantiajovem.pt/emprego
    https://www.iefp.pt/empreendedorismo
    http://www.iapmei.pt/
    http://rpgn.juventude.gov.pt/
      Não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez.
      Jean Cocteau

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
      84 Respostas
      15970 Visualizações
      Última mensagem 18 de Novembro de 2014
      por a human being
      6 Respostas
      2173 Visualizações
      Última mensagem 3 de Junho de 2013
      por recomeçardenovo
      3 Respostas