rede ex aequo

Olá Visitante11.jul.2020, 17:37:05

Autor Tópico: Que fazer?  (Lida 794 vezes)

Que fazer?

Offline waz1

• *
  • Novo Membro
  • Género: Masculino
  Boas...
Venho aqui criar este tópico para saber o que devo fazer.. e para ter opiniões vou contar a minha história..
então é assim.. eu sempre fui gozado... desde que entrei na escola ( primária ) até hoje.. em dia o sou, sempre fui tímido, nunca tive amigos, se tive foi no máximo conhecidos, nunca tive ninguém com quem contar os meus problemas a não ser os médicos ( essa parte já vou falar ), nunca tive namorada nem nada que se pareça, nunca beijei nem nada disso.. e na primária eu até que me dava mais ou menos com os meus colegas apesar de ser sempre o mais gozado e isso.. até que cheguei ao quinto ano e mudo de escola e deparo-me com 1 realidade diferente, começaram a aparecer os problemas, não conhecia ninguém, tive numa turma problemática em que eram só rebeldes ( na escola também ) e eu como era o mais caladinho, tímido, retraído sempre fui gozado.. até que apanhei depressão la para o 6º ano e até hoje ainda tenho.. 7 anos depois. Eu sempre fui seguido por 1 psicólogo, e 1 psiquiatra.. o problema é que a depressão nunca passou só amenizou... e tenho fases em que estou bem e fases em que estou cheio de melancolia/raiva/pensamentos negativos em que não me consigo controlar emocionalmente e aos meus impulsos. Acham que devo perguntar ao meu psicólogo que terapia ele me está a fazer? Devo-lhe dizer para fazer psicoterapia ( TCC )? Como posso resolver o problema dos maus tratos na escola e na vida em sociedade em geral? Como posso ultrapassar esta depressão e não levar a vida tão a sério e aumentar a auto-estima e confiança? Como posso parar de andar em ciclos de pensamentos em que por vezes até estou a mudar mas depois volto a estaca 0 e basicamente nunca saiu do lugar e nunca evoluo? Como posso ter uma vida socialmente activa? Como posso controlar estes ataques de raiva/melancolia que acontecem por simples inveja e por me terem rebaixado abaixo de um animal ao longo destes anos todos? É que já nem sei distinguir o que é 1 piada de 1 ofensa.. e eu nestes 7 anos passei muito tempo no computador.. visto que era o meu porto de refúgio.. e agora percebi que quero mudar e tenho medo que seja demasiado tarde.. :\ E o meu maior problema é que nunca consigo seguir conselhos.. ou seja tal como expliquei acima.. eu sigo no início mas depois vem os ataques e isso.. e volto a estaca 0.
   Tenho imensa necessidade em rotular/generalizar as pessoas.. especialmente do sexo oposto e também imensa necessidade em desabafar...e espero que não me crucifiquem por ser hetero... e por ter dito isto cá..
Vi agora que coloquei na secção errada do fórum.. espero que não haja mal...
« Última modificação: 23 de Abril de 2015 por waz1 »

Que fazer?

Offline T-Rex

• Associad@
    • Membro Ultra
    • Hakuna Batata!
      • Um gajo trans a falar de cenas
    Olá, waz1! Antes de mais, bem vindo ao fórum ;)

O meu conselho é continuares com o acompanhamento psicológico e seres totalmente honesto com os psis que te seguem. Se pensas que ter psicoterapia poderá ajudar, sugere isso aos teus psis. Explora todas as hipóteses que tens disponíveis. Se sentes que os psis que tens agora não te estão a ajudar, podes tentar ser seguido por outros profissionais.

Não é demasiado tarde para mudares. Pode ser um processo demorado e lento, mas não estás condenado a ficares da forma que estás.

Que fazer?

Offline waz1

• *
    • Novo Membro
    Olá, waz1! Antes de mais, bem vindo ao fórum ;)

O meu conselho é continuares com o acompanhamento psicológico e seres totalmente honesto com os psis que te seguem. Se pensas que ter psicoterapia poderá ajudar, sugere isso aos teus psis. Explora todas as hipóteses que tens disponíveis. Se sentes que os psis que tens agora não te estão a ajudar, podes tentar ser seguido por outros profissionais.

Não é demasiado tarde para mudares. Pode ser um processo demorado e lento, mas não estás condenado a ficares da forma que estás.
    O problema é que só tenho esta opção no meu concelho/centro de saúde.. se tiver que mudar terá de ser para um privado... e para isso não há €€ que aguente :/

Que fazer?

Offline FenrichJin

• *
      • Novo Membro
      Ei,

Antes de mais, queria dizer-te que te compreendo relativamente bem, até porque das pessoas mais próximas que tenho, duas também têm depressão. Também tenho alguma experiência na área, já que estou agora a passar pela especialidade da Psiquiatria.

E o que eu te queria aconselhar era o seguinte:
      1 - Foca-te/Agarra-te àquilo que gostas de fazer em termos de passatempo -- seja jogar, falar na net, ir ao ginásio, aprender outras línguas, doesn't matter. Aproveita as actividades que te dão prazer, mesmo que por curto prazo, para estares motivado e conseguires ultrapassar os momentos piores.

2 - Tenta arranjar verdadeiros amigos (já que presumo que pela família não tenhas grande suporte) com quem possas falar de tudo, e em quem possas contar quando estás mesmo em baixo. Eu sei que isso é tudo menos fácil, já que eu também sempre fui um pouco como tu, tímido, "o diferente", com dificuldade em falar com os outros, etc. Mas basicamente, e pelo menos no meu caso foi assim, encontrar pessoas verdadeiramente dispostas a apoiar-te e tudo mais  é mais fácil pela internet. Os meus dois maiores amigos foi através da PS3, enquanto jogava na net, que os encontrei. E portanto, a minha mensagem para ti é "Never give up"; Existe sempre alguém que poderá estar lá para ti e ser teu verdadeiro amigo.

3 - Planeia a tua vida em termos de o que queres ser/fazer para teres um futuro pelo qual ansear. I mean, uma profissão de que te orgulhes ou uma área de estudos que te fascine e que te possa lift the mood and keep you going quando pensas que nada vale a pena.

E pronto, acho que é isto. Também não deixes de ser acompanhado pelo psiquiatra e psicólogo se achas que eles te dão um momento útil para desbafares e sentires-te melhor ou assim. E tenta evitar isolares-te. Tenta jogar com amigos, ou assim. Vais ver que com o tempo, e sem  te aperceberes, vais acabar por melhorar, graças a tudo isto ;)

E sempre que precisares de ajuda ou de falar, nós cá estaremos para te apoiar! :)

Fica bem,

FenrichJin

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
        14 Respostas
        4132 Visualizações
        Última mensagem 2 de Dezembro de 2010
        por Bc
        51 Respostas
        14489 Visualizações
        Última mensagem 6 de Junho de 2009
        por C0XINHA