rede ex aequo

Olá Visitante06.jul.2020, 03:21:05

Autor Tópico: Dicas para dizer aos pais que és trans?  (Lida 2013 vezes)

 
Dicas para dizer aos pais que és trans?
#0

Offline Coyote

  • *
  • Novo Membro
  • Género: Masculino
Boas, pessoal.
Deparo-me com um problema que me abala desde o início da minha puberdade, o desconforto com o meu corpo. Há três anos, descobri que sou transsexual F-M, embora tivesse um pouco de confusão e vergonha durante aproximadamente mais de que um ano depois desta descoberta, mas eventualmente, aceitei a minha identidade e estou mais do que determinado para iniciar transição.
Posso admitir que a minha identidade de género é uma das coisas que mais me deprime. O "nojo" que sinto pelo meu corpo só piora.

Recentemente, tenho ido a hospitais psiquiátricos que por acaso me ajudam neste problema, e muito brevemente, já poderei falar com especialistas deste assunto, o que me faz muito feliz.

Mas o problema é a minha família. O meu caso é um pouco diferente, os meus pais sabem que eu não me identifico com o meu corpo. Eles já disseram montes de vezes ao meu psicólogo que me apoiavam e que só querem o melhor para mim, mas até hoje, nunca falei com eles directamente sobre o assunto. A minha mãe diz-me que me apoia nas minhas "escolhas".

O que eu quero é dizer-lhes para me tratarem por quem eu sou. Com o meu nome, os pronomes correctos, etc., mas não sei como hei de fazer isto. Sou moderadamente ansioso, o que me para de fazer muitas coisas, incluindo desabafar com os meus pais, mas gostaria de ultrapassar isto.

Alguém tem dicas e sugestões? Como posso dizer isto aos meus pais?
    The most important thing is to enjoy your life - to be happy - it's all that matters.

    Dicas para dizer aos pais que és trans?
    #1

    Offline T-Rex

    • *****
    • Associad@
    • Membro Ultra
    • Género: Masculino
    • Hakuna Batata!
      • Um gajo trans a falar de cenas
    Olá!
    Antes de mais, bem vindo ao fórum ;)

    Eu também sou trans FTM, já iniciei a minha transição há cerca de um ano e meio (mais coisa, menos coisa) e a minha família já sabe (quase toda). Pelo o que descreves, pareces já ter uma grande parte do "trabalho" feito. Se os teus pais estão a par do teu desconforto e já expressaram apoio, neste momento só falta comunicar a tua "decisão" de avançar para a transição, não? Eles já sabem que o problema existe, agora é "só" dizeres que queres resolver o problema e que a única forma de o fazer é iniciar a transição (é mais fácil falar do que fazer, eu sei :P ). Já escolheste um nome para ti? E os teus pais sabem qual é? Se não, diz-lhes que vais começar a usar esse novo nome; se tiveres amigos que já usem o teu nome correto, diz isso aos teus pais. Diz-lhes que é importante para ti usar o nome e pronomes corretos, que é algo que te faz sentir bem. Provavelmente esta conversa será muito constrangedora mas só a tens de ter uma vez. Pensa nisso como arrancar um penso: já sabes que o vais ter de fazer, portanto quanto mais rapido o fizeres, menos dói.

    No início, provavelmente, vai ser estranho, tanto para ti como para os teus pais. Eles vão enganar-se imensas vezes, provavelmente vai demorar bastante tempo até o nome e pronomes irem ao sítio, mas há que ter paciência (no meu caso, por exemplo, a minha familia já sabe há mais de um ano e ainda me tratam mais vezes pelo meu nome de nascimento do que pelo meu nome correto!). Vai corrigindo os teus pais de vez em quando, vai mostrando que usas esse nome noutros contextos (caso o uses), sugere que eles mudem o teu nome no telemóvel deles para o nome certo, vai tentando assim coisinhas pequenas ao longo do tempo.

    Acho que são os úncos conselhos que tenho neste momento :P Se quiseres falar, fica à vontade para me contactares ;) E boa sorte!

     

    Tópicos relacionados

      Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
    340 Respostas
    56719 Visualizações
    Última mensagem 28 de Outubro de 2013
    por Bring
    7 Respostas
    4042 Visualizações
    Última mensagem 6 de Julho de 2011
    por temporary_user
    7 Respostas
    5748 Visualizações
    Última mensagem 21 de Julho de 2012
    por mia_in_chains
    20 Respostas
    3885 Visualizações
    Última mensagem 15 de Fevereiro de 2017
    por sleepy_heart
    2 Respostas
    1238 Visualizações
    Última mensagem 16 de Julho de 2016
    por lunasibe