rede ex aequo

Olá Visitante07.set.2019, 22:04:07

Autor Tópico: Vamos revolucionar o fórum da rede ex aequo?? :D:D  (Lida 7101 vezes)

 
Vamos revolucionar o fórum da rede ex aequo?? :D:D
#0

Offline miss_g

  • *****
  • Associad@
  • Membro Elite
  • Género: Feminino
Pessoal, ontem estava a comentar com um moderador daqui do forum que me deixava mesmo triste o facto de neste momento o fórum estar com pouca afluência de membros (decerto concordam cmg).

Por isso, a questão que coloco é:

O que podemos fazer para dinamizar o forum? Para trazer mais gente e para recuperar membros antigos?

Bora la por isto a mexer  ;D ;D
 :-*
    "A mulher que procura ser igual ao homem tem falta de ambição"

    - Timothy Leary

    Vamos revolucionar o fórum da rede ex aequo?? :D:D
    #1

    Offline random_dude

    • *****
    • Associad@
    • Membro Total
    • Género: Masculino
    Talvez reacender os tópicos de debates mais polémicos e publicar mais notícias lgbt ou de relevo (para que possam ser debatidas). Ainda ontem foram discutidas no Prós e Contras as barrigas de aluguer, por exemplo. Temas controversos para a nossa sociedade, infelizmente, não faltam.

      Vamos revolucionar o fórum da rede ex aequo?? :D:D
      #2

      Aries

      • Visitante
      Não sou propriamente dito membra a muito tempo mas não me parece que seja a voltar a falar e puxar temas antigos que façam os antigos membros voltarem.
      provavelmente o que faz as pessoas afastarem se do forum acaba por ser talvez sempre o mesmo . não atacando a associação pois eu francamente gosto.
      mas muitas pessoas só frequentam o forum para falar com A B ou C.

      talvez dinamizar mais a associação fazendo com que chegue aos ouvidos de antigos membros seja melhor do que só expandir o forum de forma "interna" se é que me faço entender.

      se eu estiver na rua a ir para um lugar qualquer e vir algo que seja associado ao forum talvez pense " ao tempo que já lá não vou tenho de ir ver como aquilo está

      sei lá.

        Vamos revolucionar o fórum da rede ex aequo?? :D:D
        #3

        Offline bookerdewitt

        • ***
        • Membro Total
        • Género: Feminino
        Isto vai soar mal, mas é a minha interpretação dos factos:

        Apesar do fórum ter sido algo com alguma relevância na comunidade LGBT há uns tempos atrás, as coisas mudaram e não acho que seja porque o fórum tenha mudado, mas sim porque as pessoas utilizavam e utilizam o fórum para "falar" com pessoas LGBT mas do que me tenho vindo a aperceber é maioritariamente para o engate, o que me entristece. Portanto não acho que as pessoas estejam muito interessadas no debate de ideias ou tópicos ou que isso vá dar algum "boost" ao fórum (a julgar pela maioria das pessoas). Entretanto as pessoas deixaram de usar o fórum porque hoje em dia têm acesso a todo um catálogo no facebook, grinders, tinders e afins...Acho que quem quer debater ou quem procura ajuda continua a manifestar-se...os outros migraram para sitios que fossem mais directos às suas necessidades.





          "Don’t you want to be alive before you die?"

          Vamos revolucionar o fórum da rede ex aequo?? :D:D
          #4

          Offline carolinalg

          • *****
          • Moderação Geral
          • Membro Elite
          • Género: Feminino
          • call it Magic... call it true...
          Isto vai soar mal, mas é a minha interpretação dos factos:

          Apesar do fórum ter sido algo com alguma relevância na comunidade LGBT há uns tempos atrás, as coisas mudaram e não acho que seja porque o fórum tenha mudado, mas sim porque as pessoas utilizavam e utilizam o fórum para "falar" com pessoas LGBT mas do que me tenho vindo a aperceber é maioritariamente para o engate, o que me entristece. Portanto não acho que as pessoas estejam muito interessadas no debate de ideias ou tópicos ou que isso vá dar algum "boost" ao fórum (a julgar pela maioria das pessoas). Entretanto as pessoas deixaram de usar o fórum porque hoje em dia têm acesso a todo um catálogo no facebook, grinders, tinders e afins...Acho que quem quer debater ou quem procura ajuda continua a manifestar-se...os outros migraram para sitios que fossem mais directos às suas necessidades.

          Quem sabe, possamos abrir tópicos novos de discussão e criar um horário específico (uma hora por semana/mês (Questionar a DIREÇÃO! ou os MODERADORES DE CHAT!) no chat para a discussão de um tópico ou tema em particular.

          Vá lá. Este fórum não tem piada se a malta vier para aqui engatar :u
            - carolinalg -

            Vamos revolucionar o fórum da rede ex aequo?? :D:D
            #5

            Offline bookerdewitt

            • ***
            • Membro Total
            • Género: Feminino
            Isto vai soar mal, mas é a minha interpretação dos factos:

            Apesar do fórum ter sido algo com alguma relevância na comunidade LGBT há uns tempos atrás, as coisas mudaram e não acho que seja porque o fórum tenha mudado, mas sim porque as pessoas utilizavam e utilizam o fórum para "falar" com pessoas LGBT mas do que me tenho vindo a aperceber é maioritariamente para o engate, o que me entristece. Portanto não acho que as pessoas estejam muito interessadas no debate de ideias ou tópicos ou que isso vá dar algum "boost" ao fórum (a julgar pela maioria das pessoas). Entretanto as pessoas deixaram de usar o fórum porque hoje em dia têm acesso a todo um catálogo no facebook, grinders, tinders e afins...Acho que quem quer debater ou quem procura ajuda continua a manifestar-se...os outros migraram para sitios que fossem mais directos às suas necessidades.

            Quem sabe, possamos abrir tópicos novos de discussão e criar um horário específico (uma hora por semana/mês (Questionar a DIREÇÃO! ou os MODERADORES DE CHAT!) no chat para a discussão de um tópico ou tema em particular.

            Vá lá. Este fórum não tem piada se a malta vier para aqui engatar :u

            Eu não tenho absolutamente nada contra o engate mas tenho-me vindo a aperceber que é basicamente a utilidade principal que têm vindo a dar ao fórum e como disse existem outros métodos para isso agora, por isso é que há pouca gente inscrita.Se calhar para ti perde a piada mas se uma pessoa escavar bem lá no fundo acho que o acto de engatar é o que motiva a maior parte das pessoas a vir para o fórum porque para debater a maior parte dos assuntos aqui abordados não é necessário um fórum LGBT...existem muitos outros fóruns de debate e apoio na net que são transversais a qualquer tipo de orientação sexual...Este fórum tem mais utilidade de date line que outra coisa.

            Spoiler (clica para mostrar/esconder)
              "Don’t you want to be alive before you die?"

              Vamos revolucionar o fórum da rede ex aequo?? :D:D
              #6

              Offline carolinalg

              • *****
              • Moderação Geral
              • Membro Elite
              • Género: Feminino
              • call it Magic... call it true...
              Bookerdewitt,

              Entendo. Entendo o que queres dizer. E não sei que te responda. :/

              Por acaso, conheci a minha namorada aqui. Mas detesto o engate. Uma coisa é quando acontece assim puff!, naturalmente.
              Outra coisa é o aproveitamento errado desta "casa" para curtes, one night stands, sei lá.
              Um bocado fora.
                - carolinalg -

                Vamos revolucionar o fórum da rede ex aequo?? :D:D
                #7

                Offline bookerdewitt

                • ***
                • Membro Total
                • Género: Feminino
                Pois a questão é que respondendo muito sinceramente à sugestão de miss_g , eu acho que não há grande solução...os poucos que estão de facto interessados em conversar/debater assuntos lá vão dinamizando alguns tópicos, ainda que poucos. Um dos indicadores mais berrantes que provam o uso que o pessoal dá ao fórum é quando te mandam msgs e tu resp e a dada altura referes que tens namorad@ ou moras longe da terra delas e o pessoal deixa de resp e falar ctg, na sua maioria, o que é completamente LAME. A mim só me dá o riso às vezes e acabei por migrar para fóruns a sério
                  "Don’t you want to be alive before you die?"

                  Vamos revolucionar o fórum da rede ex aequo?? :D:D
                  #8

                  Offline miss_g

                  • *****
                  • Associad@
                  • Membro Elite
                  • Género: Feminino
                  Pois a questão é que respondendo muito sinceramente à sugestão de miss_g , eu acho que não há grande solução...os poucos que estão de facto interessados em conversar/debater assuntos lá vão dinamizando alguns tópicos, ainda que poucos. Um dos indicadores mais berrantes que provam o uso que o pessoal dá ao fórum é quando te mandam msgs e tu resp e a dada altura referes que tens namorad@ ou moras longe da terra delas e o pessoal deixa de resp e falar ctg, na sua maioria, o que é completamente LAME. A mim só me dá o riso às vezes e acabei por migrar para fóruns a sério

                  Eu entendi te perfeitamente também. Mas acho q devemos pegar em pontos positivos q isto tem e dinamiza los afim de afundar as questões mais negativas q o forum possa ter.. Por isso e q criei este tópico para ver se conseguiamos pensar em algo diferente e interessante :)
                    "A mulher que procura ser igual ao homem tem falta de ambição"

                    - Timothy Leary

                    Vamos revolucionar o fórum da rede ex aequo?? :D:D
                    #9

                    Offline bookerdewitt

                    • ***
                    • Membro Total
                    • Género: Feminino
                    Sim miss_g e eu concordo  :)

                    Tinha receio de passar uma de péssimista por isso é que disse "isto vai soar mal", até porque tento ver o lado positivo das coisas sempre que posso. Só que dadas as circunstâncias, não faço a mínima ideia como :\
                    « Última modificação: 18 de Março de 2015 por bookerdewitt »
                      "Don’t you want to be alive before you die?"

                      Vamos revolucionar o fórum da rede ex aequo?? :D:D
                      #10

                      Aries

                      • Visitante
                      Entende-se perfeitamente o teu ponto de vista
                      e sim nota se nitidamente que muitas pessoas só dão uso ao forum para engate. mas felizmente nem toda a gente.
                      Mas quanto a isso também temos de ver outro factor

                      o forum é destinado principalmente a jovens com idades entre os 16 e 30 anos !
                      muitos desses jovens rodeados de preconceito e pouca oportunidade de conhecerem alguém e poderem expressar o que sentem e criar alguma relação.
                      não digo que seja certo a procura desesperada de alguém usando o forum pois acaba por "manchar" um pouco a missão e os reais valores da associação.
                      no entanto temos de torcer um bocadinho o braço e tentar compreender o muita gente acabar por gostar de conhecer outras pessoas e até quem sabe pra eventuais futuros relacionamentos.

                      é uma "casa" LGBT ... muito mais fácil encontrar alguém como nós aqui ! embora eu seja contra o engate . temos de compreender a faixa etária de muitos usuários e desconhecendo o meio social em que vivem vir aqui procurar um certo ... carinho???! desde que não o façam de forma desesperante . compreendo lol

                      quanto ao. dinamizar o fórum ... há meios e métodos. exigiria um esforço talvez até de todos . e pouca gente preocupada com isso na realidade. :)

                        Vamos revolucionar o fórum da rede ex aequo?? :D:D
                        #11

                        aleal

                        • Visitante
                        Talvez o fórum esteja a atravessar uma fase em que necessita de se consolidar neste ou naquele ponto. Mas não é só reacendendo discussões antigas que se vai afastar a visão afunilada que alguns membros têm da utilidade do fórum. Quem frequenta o chat sabe que há meia dúzia de membros que assentaram praça e, muito embora não infrinjam as normas do chat, são a prova de que o seu objectivo principal foi-se perdendo com o tempo, tornando-se num espaço em que alguns com confiança suficiente para falarem livremente deixam de integrar aqueles que timidamente fazem umas primeiras incursões no chat. Não deixam de o fazer na totalidade,  porque continuam a existir moderadores no chat; mas o que é um "bem-vindo [nick]" no meio da torrente de conversas aleatórias que normalmente se sucede? Não estou a falar por experiência própria, e sei que é difícil coordenar uma conversa de 20 pessoas totalmente diferentes entre si.
                        Para mim, a rea sempre foi uma "casa" onde conseguiam gerir muito bem esta heterogeneidade de forma a convergirmos todos para a missão essencial da associação. Essa convergência de interesses perdeu-se. Já não são o fórum e o chat com os seus membros que fazem companhia a quem se sente sozinho ou precisa de falar... Eles tornaram-se num meio de extrair alguém para esse fim (e outros fins, pelos vistos).
                        Spoiler (clica para mostrar/esconder)
                        .

                        Cabe agora a todos nós fazer a diferença, já que sempre fomos diferentes mas todos iguais.

                          Vamos revolucionar o fórum da rede ex aequo?? :D:D
                          #12

                          Offline my_alterego

                          • *****
                          • Associad@
                          • Membro Total
                          • Género: Masculino
                          Concordo com o que foi escrito aqui... Com a chegada de outras redes sociais o fórum acabou por se tornar mais secundário. O fórum tem de continuar a ter a vertente de apoio vincada que o caracteriza porque isso é o que o torna único. Algo que poderia eventualmente ajudar seria a reorganização dos temas e subtemas talvez, às vezes está tudo bastante fragmentado, o que torna a busca de um ou outro tema mais cansativo. É a minha opinião... Além disso, sinto que há pouca gente a querer falar dos temas fraturantes, do ativismo... Mas quanto a isso pouco se pode fazer.
                            The purpose of our lives is to be happy
                            Dalai Lama

                            Vamos revolucionar o fórum da rede ex aequo?? :D:D
                            #13

                            Offline carolinalg

                            • *****
                            • Moderação Geral
                            • Membro Elite
                            • Género: Feminino
                            • call it Magic... call it true...
                            Acham mal se abríssemos novos tópicos de discussão aqui?

                            Não sei... :x

                            alguma sugestão?
                              - carolinalg -

                              Vamos revolucionar o fórum da rede ex aequo?? :D:D
                              #14

                              Aries

                              • Visitante
                              Mesmo que se iniciem novos temas por muito convidativos que sejam acaba por não adiantar de muito pois exigiria que os antigos membros dessem uma vista de olhos ao que se passa aqui.
                              e certamente muitos deles já cá não entram a muito tempo.

                              daí eu ter falado em sugestões externas.
                              acabaria por se divulgar mais a existência da associação o seu objectivo.
                              e talvez ao fazer essa dinamização antigos membros poderiam sentir aquele gosto e espírito com que a associação se iniciou.

                              na sei ... digo eu.

                                Vamos revolucionar o fórum da rede ex aequo?? :D:D
                                #15

                                Colibri

                                • Visitante
                                Concordo com a maior parte das coisas aqui ditas e apesar de neste momento não ter ideias de como se possa processar tal "revolução"...
                                Contem comigo.

                                  Vamos revolucionar o fórum da rede ex aequo?? :D:D
                                  #16

                                  Offline WhySoSerious

                                  • *
                                  • Novo Membro
                                  • Género: Feminino
                                  Bem, eu já tive aqui uma conta muito ativa há uns anitos atrás, mas entretanto cansei-me a apaguei-a. Criei está só mesmo para quando vejo um tópico que me dá vontade de intervir, mas a verdade é que mal a uso.
                                  Sinceramente, acho que o fórum entrou numa onda muito down. Por mim falo, venho cá mais ler desabafos e não sei que quando as coisas me correm mal e tenho reparado que o pessoal faz o mesmo. Talvez por ter uma vertente muito de "apoio", atraía situações mais negativanegativas e a verdade é que isso não é muito chamativo. Acho que está a falhar a componente dinâmica. Podíamos criar mais encontros, mais cafés, mais visitas a não sei onde, mais partilha de manififs e coisas viradas para nós. Acho que a sociedade esta mais aberta a nós e isso faz com que paremos de nós esconder atrás de Nicks, de computadores e consequentemente de usar isto.
                                  Eu, quando passei a ser mais assumida, deixei o fórum porque (até pode ser a mim), mas o ambiente parece me um bocado frouxo aqui...

                                  Tópico do Porto é dos mais apagados, nunca tem mensagens novas...! Se houvesse mais dinamismo, certamente vinha cá mais vezes.

                                    Vamos revolucionar o fórum da rede ex aequo?? :D:D
                                    #17

                                    Offline T-Rex

                                    • *****
                                    • Associad@
                                    • Membro Ultra
                                    • Género: Masculino
                                    • Hakuna Batata!
                                      • Um gajo trans a falar de cenas
                                    O declínio da participação no fórum é um problema do qual estamos (a equipa de moderação e outros voluntários da associação) bem conscientes. Temos debatido em várias ocasiões sobre isso e tentado arranjar soluções. Alegra-me ver os próprios utilizadores a tentar também solucionar isto e a dar sugestões :)

                                    Um problema, como já disseram aqui, é a falta de dinamismo. Não há muitas discussões que "puxem" as pessoas e isso acaba por deixar muita gente desinteressada. O grande problema é que acaba por se gerar aqui uma "pescadinha de r*** na boca": não há tópicos de discussão ativos, portanto quem vem cá perde o interesse e deixa de participar, tornando os tópicos de discussão ainda menos ativos, o que por sua vez afasta ainda mais pessoas... e por aí fora.

                                    Por mim falo, venho cá mais ler desabafos e não sei que quando as coisas me correm mal e tenho reparado que o pessoal faz o mesmo. Talvez por ter uma vertente muito de "apoio", atraía situações mais negativanegativas e a verdade é que isso não é muito chamativo.
                                    Também tenho reparado nesta tendência. Por um lado é um bocado expectável, uma vez que este fórum é dos poucos sítios onde um jovem lgbti pode expôr os seus receios/duvidas/desabafos/etc de forma anónima e segura. Isso é ótimo para prestar apoio, para quem precisa dele, mas para quem anda mais à procura de discussões e debates, torna-se enfadonho. No entanto, nada nos impede de criar ou contribuir para outros tópicos além destes de apoio; se calhar é uma questão de ultrapassar este mindset de "este fórum é aborrecido, portanto não vou postar". Postem, criem tópicos sobre temas que vos interessam, quem sabe se passado algum tempo o fórum começa a ser mais populado com discussões interessantes.

                                    Podíamos criar mais encontros, mais cafés, mais visitas a não sei onde, mais partilha de manififs e coisas viradas para nós. Acho que a sociedade esta mais aberta a nós e isso faz com que paremos de nós esconder atrás de Nicks, de computadores e consequentemente de usar isto.
                                    A questão de marcar encontros e cafés é complicada, uma vez que tal só pode ser feito em cidades que não tenham grupo local ativo. Em cidades com grupo local, isto depende da equipa de coordenação desse grupo, é uma questão que ultrapassa o fórum. A minha sugestão é mandarem emails para os grupos locais a sugerir atividades que gostariam de ver acontecer.

                                    Mesmo que se iniciem novos temas por muito convidativos que sejam acaba por não adiantar de muito pois exigiria que os antigos membros dessem uma vista de olhos ao que se passa aqui.
                                    Não acho que a dinamização do fórum tenha de passar, necessariamente, por trazer de volta velhos membros. Isso decerto ajudaria um bocado, mas não há nada que impeça membros mais recentes de também contribuirem para as discussões. Se calhar uma estratégia mais viável seria arranjar formas de meter os membros mais recentes a participar mais.

                                    Algo que poderia eventualmente ajudar seria a reorganização dos temas e subtemas talvez, às vezes está tudo bastante fragmentado, o que torna a busca de um ou outro tema mais cansativo.
                                    Isso é algo que já foi sendo falado. Na minha opinião, faz todo o sentido re-organizar o fórum (até porque a estrutura do forum é, basicamente, a mesma desde a sua génese!). Não sei bem é como proceder a essa reorganização. Sugestões?

                                    Vamos revolucionar o fórum da rede ex aequo?? :D:D
                                    #18

                                    Offline JDelgado

                                    • *****
                                    • Membro Elite
                                    • Género: Masculino
                                    • Simply lost
                                      • Facebook
                                    Vocês ja repararam que a própria associação ja desistiu do forum?
                                    Todos os dias se vem publicações no facebook, mas não se vem essas mesma publicações no forum
                                    Não se vé nada escrito e divulgado sobre os vários projectos da associação, não se ve nada sobre a ações do projecto educação onde forma e feitas e como é que correu, não vê nada sobre como correm algumas actividade da associação, por exemplo sobre a ida a serra das estrela nada foi dito.
                                      Mesmo na mais escura da escuridão, haverá sempre uma luz a brilhar para nos guiar.
                                      Basta saber encontra-la

                                      Vamos revolucionar o fórum da rede ex aequo?? :D:D
                                      #19

                                      Offline T-Rex

                                      • *****
                                      • Associad@
                                      • Membro Ultra
                                      • Género: Masculino
                                      • Hakuna Batata!
                                        • Um gajo trans a falar de cenas
                                      JDelgado, não deves andar muito atento ao fórum :P

                                      Tudo o que é projeto, evento, etc da associação passa pelo fórum. Sobre o exemplo concreto da ida à Serra, foram abertos tópicos no subfórum Geral (o tópico entretanto foi arquivado para não "entupir" o fórum, tal como qualquer outro tópico de eventos passados) e nos subfóruns de cada uma das cidades.

                                      Em relação ao facebook, há mais publicações lá do que aqui devido à natureza muito mais "instantânea" dessa plataforma em relação ao fórum. Além disso, o facebook funciona mais como plataforma de divulgação da asociação e dos seus projetos, coisa que não acontece no fórum.