rede ex aequo

Olá Visitante07.jul.2020, 04:50:20

Autor Tópico: Por que razão são homossexuais?  (Lida 2644 vezes)

Por que razão são homossexuais?

Brooklyn Nights

• Visitante
A pergunta pode parecer um bocado estranha, mas eu vou tentar explicar.

Em primeiro lugar, não acredito que a homossexualidade seja uma escolha (ou uma opção), mas também não acredito que as pessoas nasçam gays ou heterossexuais. Na minha opinião, a sexualidade é algo que se vai construindo ao longo da vida, particularmente ao longo da adolescência. Uma criança de dois anos não faz ideia do que seja o amor entre duas pessoas (amor a nível romântico e sexual), nem faz ideia sequer do que seja o sexo (no que respeita à distinção entre masculino e feminino), por isso, não faz sentido dizer que uma criança é heterossexual a partir do momento que nasce e que, caso venha a tornar-se homossexual, isso seja uma opção ou estilo de vida dessa pessoa. Não faz sentido assumir que uma criança seja automaticamente atraída por pessoas do sexo oposto logo a partir do momento que nasce.

Por isso eu acho que a homossexualidade é algo que pode ser estimulado ou condicionado por diversos factores (sociais, ambientais, etc...) e a minha pergunta é quais os factores que acham que condicionaram a vossa vida e que fizeram com que se sentissem atraídas por pessoas do mesmo sexo.

No meu caso, posso referir pelo menos dois:

• Primeiro, a maior parte das pessoas que gozavam comigo na escola quando era mais novo eram do sexo feminino, e eu acredito que isto tenha levado a que crescesse em mim um certo "medo" ou "ódio" por raparigas. Isto não significa que não tenha conhecido ao longo da minha vida muitas raparigas impecáveis com quem me dava muito bem, e estarei sempre grato por tê-las conhecido, mas a verdade é que muito poucas raparigas gostavam de mim quando era mais novo, daí a tendência para que em determinados momentos da minha vida me juntasse mais aos rapazes e começasse a olhar para eles de outro modo.
  • Um outro factor foi o facto da minha mãe sempre desencorajar-me a arranjar uma namorada. A minha mãe tinha um bocado de medo que uma potencial rapariga de quem eu pudesse gostar depois me partisse o coração ou me traísse de alguma maneira, o que posteriormente levaria a que eu andasse deprimido e tal e não me concentrasse devidamente noutras coisas, como nos estudos.

Eu sei que isto tudo pode parecer um bocado estranho, mas é aquilo em que acredito, e gostava de saber se mais alguém pensa assim. :)

Offline mtuga

• *
    • Novo Membro
    Acho importante distinguir "orientação sexual" de qualquer atração intrínseca que se possa ter.

"Orientação sexual" é uma categoria social (limitadora) de um espectro diverso de sexualidade. Acredito que somos condicionados, não só a nos identificarmos de uma certa maneira, como construímos e moldamos a nossa atração em volta de noções sociais preestabelecidas.
    Muito disto está relacionado com as construções de género e a maneira como são encaradas à nossa volta.

Esse caminho que percorremos ao longo da nossa descoberta sexual muitas vezes está enraizado de uma tal forma que não conseguimos racionalizar, e por conseguinte estabelecer quaisquer alterações.

Para além dos atributos físicos arbitrários que gostamos, existe uma percepção conjunta de estes com ideias de género, que englobam também características de diferentes expressões de género.

Pessoalmente acho difícil o trabalho de dissociação. Existe ainda uma escala de intensidade sexualidade, porque nem todos temos de nos identificar de uma certa maneira (e existem pessoas assexuais e gray-a). 

A nossa tendência como seres sociais é procurar uma posição definida que seja fácil de categorizar, e isto pode ter um papel de contributo para o nevoeiro que é a sexualidade humana. Daí achar importante que se passe a mensagem que ninguém se deve sentir mal por não ter a certeza do que gosta (nem como se identifica). Especialmente para aqueles que estão a passar por isso.

Offline searching_the_love

• Membro Total
      • Género: Masculino
      Bem, para começar não é de todo uma opção... Quem diz isso gosta de justificar a homossexualidade como "culpa" de quem o é. Logo para elas a "culpa" é nossa, porque escolhemos ser homossexuais. Mas basta explicar que não tem lógica nenhuma, porque seria bem mais fácil ser heterossexual e ter a vida facilitada.

De resto, acredito que há pessoas que já nascem homossexuais (isto é, quando começam a despertar sexualmente, nem consideram o sexo oposto porque simplesmente não os atrais) e há outras pessoas que através das experiências sexuais e sociais que têm, descobrem-se homossexuais (ou bis). Porque conheço várias pessoas que foram casadas, felizes, tiveram filhos e tudo, com um parceiro do sexo oposto, mas mais tarde na vida, são homossexuais.

Já o meu caso, por exemplo, não me lembro de nada na minha vida que me fizesse ser homossexual (ser discriminado por raparigas, ter alguma experiência homossexual muito sexo que moldasse o meu comportamente sexual, etc etc), simplesmente quando me comecei a interessar pela parte sexual da vida, só me atraíam rapazes e ainda hoje é assim. Não me aconteceu questionar-me e experimentar ir com raparigas, porque simplesmente não sentia nada por elas.

Mas, não é de maneira nenhuma uma escolha, simplesmente acontece e já está.

Aries

• Visitante
        Poderia enumerar mil e uma situação que na minha infância e ambiente em que cresci me pudesse ter influenciado de alguma forma. mas .... não acredito nisso. somos aquilo que somos. cresci num ambiente tão religioso que sabia e tinha bem ciente que a homossexualidade era errada era algo detestavel. e fui crescendo tendo os meus namoricos com rapazes. sempre que tocavam nalgum assunto mais sexual como é normal nos namoros eu simplesmente sentia aversão. repudiava qualquer contacto ou até mesmo conversas mais íntimas ... quando de um dia. para o outro comecei a olhar para pessoas do mesmo sexo mesmo crescendo e vivendo com uma idéia de que a homossexualidade era tão errada foi quando tudo fez sentido na minha cabeça. tudo aquilo que achava simplesmente ... horrível com pessoas do sexo oposto de um dia para o outro quando consegui ver o mundo com outros olhos fez sentido.

simplesmente comecei a olhar para o meu passado e percebi tudo aquilo que sempre fui mas nem sabia o que era o que poderia ser !

portanto não enumero situação alguma pois acho que mesmo elas existindo não influenciam de todo aquilo que somos. simplesmente somos e acabou

Offline imystp

• Membro Sénior
          • Género: Feminino
          • "If u never try, u'll never know"
          A personalidade e o caracter são algo que o ambiente em que te enquadras, influenciam. A orientação sexual é algo que nasce contigo. Devido a vários casos que fui conhecendo de irmãos gays, eu pondero mesmo a hipótese que possa ser algo genético... mas isto para mim da genética é apenas uma teoria.
          No meu ponto de vista é algo que vais entendendo/descobrindo e aceitando com o tempo. Não é algo que aparece tipo uma doença... está implicito ao que és desde que nasces. Excepto essa malta estúpida que vai pelas modinhas apenas, tu não és homossexual num dia e uns tempo depois deixas de ser... Se o és, se-lo-ás toda a vida...

"Porque razão sao homossexuais?".. essa pergunta tem uma resposta semelhante á "Porque razão se deu o BigBang?".. ou seja, nao tem resposta.

Offline random_dude

• Associad@
            • Membro Total
            É normal procurarmos razões concretas para justificarem o facto de fugirmos à norma involuntariamente, seja qual for o assunto. Divergimos e tentamos procurar as causas que nos levaram a isso.
             Eu passei muito tempo nesta fase (e só mais tarde me apercebi que estava nela). Será que gosto mesmo? O que é que me levou a isto? Será que foi aquele acontecimento? Será que foi por ter sido gozado? Será que...? Esta fase terminou quando percebi que não precisava, nem queria nenhuma resposta.
            Ainda que ache que a sexualidade não seja estática, é algo que nos é inerente e, por vezes, leva mais tempo a manifestar-se ou apenas se manifesta após determinadas situações.
            Devido à complexidade e à sensibilidade do tema será complicado algum dia termos certezas absolutas das causas (sociais ou genéticas) que nos conduzem a uma sexualidade não heterossexual mas, em todo o caso, para mim [homossexual] responder a esta questão é uma futilidade científica.

Stabilo

• Visitante
              Eu acho que não existe uma razão para (se) ser homossexual. Há teorias que falam em acontecimentos traumáticos na infância, mau clima familiar mas datam dos anos 60... a meu ver pode haver uma explicação genética (todavia não hereditária) embora não considere que explique tudo... Além de que ver pelo prisma da genética implica que fôssemos portadores de alguma mutação ou algo do género. Nao se preocupem com o porquê. Afinal para quê?  Ninguém procura saber porque tem os olhos castanhos...:)
              « Última modificação: 17 de Fevereiro de 2015 por Stabilo »

Offline miss_g

• Associad@
                • Membro Vintage
                • Género: Feminino
                Eu acho que não existe uma razão para (se) ser homossexual. Há teorias que falam em acontecimentos traumáticos na infância, mau clima familiar mas datam dos anos 60... a meu ver pode haver uma explicação genética (todavia não hereditária) embora não considere que explique tudo... Além de que ver pelo prisma da genética implica que fôssemos portadores de alguma mutação ou algo do género. Nao se preocupem com o porquê. Afinal para quê?  Ninguém procura saber porque tem os olhos castanhos...:)

Disseste tudo ;)
                  "A mulher que procura ser igual ao homem tem falta de ambição"

- Timothy Leary

• Membro Total
                  Sobre a parte da genética... Isso é muito difícil de explicar, porque há muitos casos que acabam porr ebater qualquer das teorias que foram surgindo.

Por exemplo, uma teoria que surgiu é a do "síndroma do irmão mais novo", isto é, que os irmãos mais novos são os que são homossexuais. Porque segundo a teoria, estes como convivem com um irmão mais velho, é o que querem, inconscientemente, para a sua vida futura, ter um companheiro como o que o irmão mais velho era.
                  Depois as pessoas dizem "mas então como explica os homens homossexuais que são irmãos mais velhos? Ou filhos únicos?" e a teoria fica um pouco ridícula...

Isso e explicar gémeos, que são iguais em tudo, um ser homossexual e o outro heterossexual...

E por fim, também explicar as tais pessoas que grande parte da vida foram heterossexuais e depois passam a homossexuais, (não falo daqueles que são homossexuais e escondem, casando-se e fingindo ser felizes e depois andam por fora a pular a cerca, falo dos que foram mesmo hetero, felizes e sem necessidades de andar por fora a colmatar frustrações).

Offline Forbidden

• Membro Ultra
                    Sobre a parte da genética... Isso é muito difícil de explicar, porque há muitos casos que acabam porr ebater qualquer das teorias que foram surgindo.

Por exemplo, uma teoria que surgiu é a do "síndroma do irmão mais novo", isto é, que os irmãos mais novos são os que são homossexuais. Porque segundo a teoria, estes como convivem com um irmão mais velho, é o que querem, inconscientemente, para a sua vida futura, ter um companheiro como o que o irmão mais velho era.
                    Depois as pessoas dizem "mas então como explica os homens homossexuais que são irmãos mais velhos? Ou filhos únicos?" e a teoria fica um pouco ridícula...

Isso e explicar gémeos, que são iguais em tudo, um ser homossexual e o outro heterossexual...

E por fim, também explicar as tais pessoas que grande parte da vida foram heterossexuais e depois passam a homossexuais, (não falo daqueles que são homossexuais e escondem, casando-se e fingindo ser felizes e depois andam por fora a pular a cerca, falo dos que foram mesmo hetero, felizes e sem necessidades de andar por fora a colmatar frustrações).

Eu acho que quando dizem que e genetico, e porque e biologico, nao tem a ver com irmaos nem nada... eu pelo menos nao vejo por esse prisma.

Eu posso estar muito enganado, mas acho que ninguem passa de hetero a homo, nem de homo a hetero; podem e descobrir-se bissexuais, isso acredito! Alias, dizem que a maioria das pessoas tem possibilidade de ser bissexual...

Offline Esfuminho

• Membro Total
                      Bem já vou ouvir por ir contra os "born this wayses"  ::)
                      Não acredito muito na cena da nossa orientação sexual ser definida à nascença, acho que a sexualidade é uma coisa fluida e as pessoas têm mais ou menos capacidade de fugir ao que as atrai mais (daí haver um espectro tão grande de preferências sexuais diferentes). Há pessoas que genuinamente manifestam interesses homossexuais ou heterossexuais em fases diferentes da vida (e não, nem todas estão dentro do armário)... aquela cena da escala de kinsley parece-me um bom principio.
                      Há pessoas que gostam de coisas diferentes durante a vida e há pessoas que gostam sempre do mesmo.
                      Não, não acredito que sejamos todos bissexuais. Apenas acho que se, de facto, a genética tem peso sobre a nossa preferência sexual, deve ser mesmo muito pouco quando comparada com factores sociais, experiências de vida e essas cenas todas.

Ultimamente, parece-me haver uma grande concentração em tentar "desculpar" as orientações sexuais que não a heterossexualidade como "ah e tal eu nasci assim não posso fazer nada em relação a isto"... quando não há absolutamente nada para desculpar, as acusações à homossexualidade e bissexualidade são baseadas em argumentos falaciosos.

No meu caso, considero-me homossexual, de momento não sinto atracção por raparigas mas não garanto que nunca venha a sentir.
                      Voçês garantem a 100% que nunca sentiram ou virão a sentir atrações por pessoas de sexos diferentes?  ;)
                      (Se me expressei mal ou ofendi alguém peço desde já desculpa).

• Membro Total

Eu acho que quando dizem que e genetico, e porque e biologico, nao tem a ver com irmaos nem nada... eu pelo menos nao vejo por esse prisma.

Eu posso estar muito enganado, mas acho que ninguem passa de hetero a homo, nem de homo a hetero; podem e descobrir-se bissexuais, isso acredito! Alias, dizem que a maioria das pessoas tem possibilidade de ser bissexual...

Pois eu conheço pessoas que passaram de homo a hetero e vice-versa e nunca se sentiram bisexuais (isto é: nunca gostaram de raparigas e rapazes ao mesmo tempo. Sim, porque isso é que é ser bisexual).

Offline muntyak

• *
                          • Novo Membro
                          Acredito que a sexualidade humana seja fluida, mas não tão fluida assim ao ponto de uma pessoa passar a sentir atracção por um género pelo qual nunca tinha sentido antes. Acredito que de facto a orientação sexual é definida ainda no útero, por factores genéticos ou biológicos (relacionados com a gravidez ou outros). Os argumentos dos factores externos (ambientais, familiares, sociais, etc.) não me convencem porque há quase tantas excepções como regras, como a questão dos irmãos mais novos, a questão de pais/mães ausentes, etc. Já tentei procurar e encontrar factores familiares, experiências infantis, etc. que fossem comuns a muitas pessoas homo/bissexuais, mas nunca cheguei a uma conclusão. Há homos/bis que tiveram pais/mães sempre presentes e afectivos, outros que tiveram pais ausentes ou com falta de afectos em toda a infância, irmãos mais velhos que são LGB e os mais novos não, pessoas que sofreram decepções com o sexo oposto e outras que não, pais superprotectores vs pais distantes, etc. e nunca consegui correlacionar nada entre este tipo de factores e orientação sexual. Cada vez mais estudos apontam para um factor genético determinante, embora não se exclua a possbilidade de factores ambientais (lembro-me que saiu um estudo a comprovar isto há pouquíssimos meses). Quanto às pessoas que aparentemente nunca sentiram atracção pelo sexo oposto e mais tarde na vida descobrem-na, acho que não se tornaram homossexuais, talvez possa haver um factor qualquer (hormonal?) que leve a que um marcador genético se manifeste apenas tarde na vida. Não posso afirmar muito sobre isto, são apenas especulações.
                            Love, light, liberty

Offline Forbidden

• Membro Ultra

Pois eu conheço pessoas que passaram de homo a hetero e vice-versa e nunca se sentiram bisexuais (isto é: nunca gostaram de raparigas e rapazes ao mesmo tempo. Sim, porque isso é que é ser bisexual).

A minha definição de bissexual e mais ampla: qualquer pessoa que ao longa da vida tenha sentido um forte atração por alguém dos dois sexos. Nao precisa de ser ao mesmo tempo, nem nada parecido, na minha opiniao. Ha bissexuais que podem sentir muito mais atraçao por um dos generos, e praticamente esquecer o outro.

Offline Odra

• Membro Vintage
                              • Welcome to the Town of Gay! ;D
                              Oh pah, vocês a complicar e eu com uma resposta tão simples: sou homossexual porque sou homem, e gosto de homens. Tal como se gostasse de homens e de mulheres seria bissexual e se gostasse de mulheres seria heterossexual.
                                Estamos a fazer um jogo. Lançam-se os dados e quem obtiver maior pontuação faz uma pergunta aos restantes jogadores. Utilizaremos um dado com 20 lados. /roll 1d20

Nível de originalidade: o mais alto de todos!
                                lol

• Membro Total
                                Ha bissexuais que podem sentir muito mais atraçao por um dos generos, e praticamente esquecer o outro.

Desculpa mas por essa definição eu não diria que são bissexuais... Mas cada um que se defina como se sentir melhor.

Offline Odraude

• Membro Total
                                  • Sometimes home can be another person
                                    • Tumblr
                                  Eu apoio as teorias biológicas relativamente à determinação da orientação sexual. Pensa-se ser uma combinação entre factores genéticos e a composição do ambiente uterino.

Como se sabe, uma simples característica do fenótipo (cor de cabelo, ou cor de olhos por exemplo) é definida por um conjunto complexo de genes. E estes são casos simples que lidam com a física da cor...
                                  Um caso mais complexo como a orientação sexual, é compreensivelmente muito mais difícil de resolver. E honestamente todas as questões que se acham ter resposta na influência da composição do ambiente uterino estão destinadas a manter-se em mistério por muito tempo. (A origem da vida é uma delas). [smiley=confuso.gif]
                                  A complexidade de factores, moléculas e interacções físico-químicas é demasiado grande e complexa para a ciência e tecnologia de hoje em dia as resolver.

Por outro lado, apesar de não haver qualquer prova substancial que sugira a influência da educação ou das experiências infantis na orientação sexual, eu aceito que estas possam ter impacto na orientação da nossa atracção emocional...que também é importante. :)
                                    "Honesty is such a lonely word"

Hart

• Visitante
                                    O ser humano é influenciado por fatores biológicos, culturais e sociais.
                                    Geneticamente, é possível que alguém possa ter uma maior inclinação para ser homossexual (e os genes são MUITO fortes), pelo que podemos afirmar que há pessoas que nascem homossexuais.
                                    No entanto, esta influência genética pode ser alterada (estimulada ou inibida) pelos fatores socioculturais. Assim, mesmo que um indivíduo tenha a propensão genética para ser homossexual, pode acabar por não o ser (ou pelo menos a levar um estilo de vida que não combine com a sua orientação) devido a uma multiplicidade de fatores (por exemplo, a homossexualidade é punida com pena capital nalguns países do médio oriente).

No fim, eu sempre soube que não era heterossexual. Quando andava na primária, quando nos livros apareciam aquelas imagens a comparar os corpos dos rapazes e das raparigas, sempre prestei mais atenção aos dos moços... Entre outras pequenas coisas
                                     Apesar de ter tido crushes em raparigas (umas 2 ou 3, não entendo porque motivo), sempre me senti SEXUALMENTE mais atraído pelos homens. Nunca tive experiências com raparigas, pelo que não sei se posso considerar-me homossexual ou bissexual... Mas a verdade é que adoro homens desde sempre, e isso nunca há de mudar :)
                                    « Última modificação: 25 de Março de 2015 por Hart »

Offline BrokenAngel

• Membro Ultra
                                      • ---AloneAgain---
                                        • Silent Words in the Darkness
                                      No jardim-escola .....  :P ........ já sabia o que queria...... Por isso não acho que seja algo social ou de "ambiente"... Claro que só "percebi" mais tarde... Mas, na altura, já sabia que gostava delas de cabelo curto... mesmo que fossem a educadora...  :P

Nasci assim... defendo a teoria que se nasce com a sexualidade definida... Pode é ser descoberta mais tarde pelos tais motivos sociais... Há sempre a tendência social para um namorado ou uma namorada... a relação hetero "perfeita" e aceitável... O não se ser gozado... O reprimir... O não entender....
                                      Muitas pessoas, só já a entrar na adultez (ou mais tarde), percebem e identificam uma data de sentimentos... Pessoalmente, não considero essas pessoas bissexuais só porque já estiveram com pessoas do sexo oposto... são apenas pessoas que "andaram enganadas"... Mesmo pessoas que retraem a homossexualidade e mantêm relações hetero, não deixam de ser homossexuais... A sexualidade, para mim, não é "o que se come", mas sim "a fome que se tem"... (analogia marada)
                                        E quando o futuro não está nas nossas mãos? Deixamo-nos ir? Tentamos ser donos? Resignamo-nos?

Silent Words in the Darkness 

Offline JPinheiro09

• **
                                        • Membro Júnior
                                        Eu desde pequeno que sempre tive aquele "gostar" por rapazes. Só mais tarde é que vim a entender o que realmente significava esse sentimento. Não há bem maneira de explicar como "nasce" este sentimento ou o que lhe queiramos chamar. Apenas se sente.

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                          24 Respostas
                                          11885 Visualizações
                                          Última mensagem 11 de Julho de 2011
                                          por joanatavares
                                          1549 Respostas
                                          223492 Visualizações
                                          Última mensagem 17 de Abril de 2015
                                          por carolinalg
                                          0 Respostas
                                          1104 Visualizações
                                          Última mensagem 3 de Outubro de 2009
                                          por MT
                                          2 Respostas
                                          1609 Visualizações
                                          Última mensagem 27 de Maio de 2011
                                          por BrunoMCP
                                          5 Respostas
                                          1381 Visualizações
                                          Última mensagem 6 de Fevereiro de 2015
                                          por indecisiveness