rede ex aequo

Olá Visitante29.out.2020, 10:34:10

Autor Tópico: Como compreender/ajudar alguém que esteja numa depressão?  (Lida 1573 vezes)

 
Como compreender/ajudar alguém que esteja numa depressão?
#0

Offline searching_the_love

  • ***
  • Membro Total
  • Género: Masculino
Olá a todos outra vez, novo tópico aqui por estes lados.

É o seguinte, eu tenho um amigo, que conforme vou falando com ele vou percebendo que está numa situação muito chata, não tem força para fazer as coisas, parece que anda sempre em baixo, num ciclo de tristeza, não lhe interessa grande coisa, sente-se mal no seu corpo, sente-se sozinho mesmo com amigos, sem contar com os problemas que tem na vida que ajudam a agravar a situação.

Eu não posso dizer que o compreendo, porque embora seja algo negativo e seja dificil estar a passar por algumas coisas, não estou "naquele" estado em que estou-me a marimbar para tudo (embora por vezes pense que para lá caminho), mas gostava que as pessoas que passaram por uma situação similar se pudessem expor como se pode sair desta situação, o que se pode falar com esta pessoa para que veja o lado positivo das coisas? Porque eu sei que ele tem psicólogo, mas mesmo assim vejo-o muito em baixo.

A verdade é que gostava de o ajudar, mas não sei como, cada vez que conversamos, parece-me que só me saem lugares comuns e sei que isso não ajuda... Fora que de psicólogo não tenho nada. Por isso, se puderem ajudar de alguma maneira, agradecia.

    Como compreender/ajudar alguém que esteja numa depressão?
    #1

    Offline nevertoolatetobehappy

    • *****
    • Associad@ Honorári@
    • Membro Elite
    • Género: Masculino
    • Be yourself. Be happy. Be nice.
      • Tiny Ripple Hope
    Olá searching_the_love,

    A resposta à tua pergunta implica conhecer bastante bem não só o teu amigo como também estar a par da complexidade do caso de depressão dele, pelo que acho que no tu devias em primeiro lugar perceber qual a gravidade da depressão (e para fazer isso, precisas de praticar escuta activa e de "saber classificar" os episódios depressivos, lendo artigos de depressão e falando com especialistas na área).

    Passada esta fase de conhecimento, na final da qual já terás algumas estratégias para saber lidar com a depressão, aquilo que podes fazer é ser uma influência positiva na vida do teu amigo: saber quando/como ouvir e quando falar, ser muito paciente, saber quando insistir na ajuda e quando reencaminhar para o psicólogo dele (pois como tu bem dizes não és psicólogo e tens de perceber quando não o estás a conseguir ajudar), sair com ele evitando que ele se isole, e finalmente possibilitares que ele faça coisas que lhe tragam momentos de felicidade, mesmo que a ti não te digam nada...

    Em suma, espelha nas tuas acções a tua preocupação pelo bem-estar dele (para ele ver em ti alguém em quem confiar, independentemente do estado depressivo em que está) e informa-te sobre a temática de depressão no geral e da depressão dele em particular.

    Abraço,
    Tiago.
    « Última modificação: 23 de Setembro de 2014 por nevertoolatetobehappy »
      "Our deepest fear is not that we are inadequate. Our deepest fear is that we are powerful beyond measure. It is our light not our darkness that most frightens us."

      Como compreender/ajudar alguém que esteja numa depressão?
      #2

      Offline MSpyker

      • *
      • Novo Membro
      • Género: Masculino
      Infelizmente talvez possa ajudar-te... vivi e ainda vivo a recuperar de uma depressão muito grave com episódios de bipolaridade :P

      Não é fácil acredita. E o primeiro passo é saberes se estás preparado para o ajudar. O pior que podemos fazer a alguém que está deprimido e precisa de ajuda é desistir a meio ou ignorar porque "ele nunca vai sair dali por mais que tente". A depressão é muito desvalorizada mas é dos estados mais graves que existem. Muitas vezes nem nos apercebemos que alguém ao nosso lado está deprimido pois já levam anos de máscaras na sociedade que conseguem fingir a felicidade (foi o meu caso).

      Como foi dito, aproxima-te dele e conhece bem o interior dele. O que ele gosta mesmo de fazer, o que o deixa feliz. O que lhe faz soltar uma gargalhada verdadeira. Requer que saibas ouvir muito bem e ter muita paciência. Um deprimido não é bom para passear sem alguma actividade ou emoção. Sabe bem falar num banco ou sentir pura adrenalina. Precisa de sentir uma injecção de hormonas pelo sangue para sentir felicidade pois, como sabes, cerebralmente, estão a ser inibidas. Quando digo adrenalina, digo jogos movimentados. Futebol, basquetebol, bowling, kart...

      Vai ser normal veres o teu amigo bem e feliz e do nada desatar a chorar. São episódios normais de uma depressão. Não há controlo do humor e a pessoa nem sabe o porquê de estar a chorar por vezes. Simplesmente entra um vazio súbito. Nesses momentos deixa-o desabafar mas tenta sempre mostrar-lhe o lado positivo.

      Eu posso dizer que estava no fundo dos fundos, especialmente depois de ser tido deixado pelo meu namorado, mas encontrei uma pessoa extraordinária que, não só me ajuda diariamente, como me fez sentir pela primeira vez que sou importante e capaz de ultrapassar tudo. Acordo, tomo banho com o meu gel de banho, meto cera no cabelo, faculdade, tarde vou ao ginásio, estudo, trato da casa, faço jantar e cama. E melhorei!

      E sim infelizmente os problemas são reais e ninguém os pode substituir na vida do teu amigo mas podes ajudar se ele desejar.

      Final advice for now, NUNCA grites com uma pessoa deprimida. NUNCA imponhas o teu ponto de vista subindo tom ou querendo que seja assim. Fá-lo compreender porque deve ser assim e não IMPONDO. É o pior que podes fazer ;) Se alguém já se sente na prisão, então ali fica na forca.

      Vê bem isso com o psicólogo pois ele até pode precisar de um psiquiatra também. E fica atento ao que ele diz ou faz no dia - a - dia. Ideias suicidas são muito más de se ver na cabeça mas piores de se ver na prática. E é tão fácil sentir essa ideia na pele :)

        Como compreender/ajudar alguém que esteja numa depressão?
        #3

        Offline searching_the_love

        • ***
        • Membro Total
        • Género: Masculino
        Obrigado pelas respostas, ajudam bastante, especialmente como actuar com ele, a verdade é que eu sou bom ouvinte, então ao menos isso já tenho feito, ouvir e aconselhar o melhor que posso.

        Aquilo que contaste MSpyker é muito parecido ao que tenho sentido da parte dele, por isso obrigado pela tua contribuição, ajuda mesmo muito.

          Como compreender/ajudar alguém que esteja numa depressão?
          #4

          Thought

          • Visitante
          É uma pergunta complicada, nunca é fácil ajudar uma pessoa deprimida, mas ouvir é muito importante como algumas pessoas referiram e além disso é importante estarmos despidos de preconceito em relação à doença

            Como compreender/ajudar alguém que esteja numa depressão?
            #5

            Offline Dééé

            • *****
            • Orador(a)
            • Membro Total
            • Género: Feminino
              • Foto Débora A.
            Oi

            Vou tentar ajudar, mas não prometo conseguir. Pois tenho uma tia que teve uma depressão e chegou mesmo a ter de ser internada e de facto como disseste e bem não é fácil e mesmo que digamos que percebemos não percebemos na realidade pois é daquelas coisas que acho que só quem passa é que sabe o que na realidade é ter de viver daquela forma.
            Mas pronto, dito isto, toda a família se tem dedicado inteiramente a esta tia e quando sabemos que está nas suas crises lá vamos todos dar uma volta à nossa vida de forma a termos tempo para ela e para a ajudarmos da melhor forma.

            O que tentamos fazer é do género "ok, sim tens esse problema e então? é o fim do mundo?" entendes? às vezes é parvo e custa-nos ser brutos para estas pessoas, mas por vezes tem de ser pois é a forma de essa pessoa "cair em si" e dar-nos realmente ouvidos e tentar tipo melhorar não sei se me faço entender xD isto é dificil explicar, pois também depende muito de pessoa para pessoa.
            (eu sou contra comprimidos por exemplo, porque a pessoa fica bem durante o tempo que está sobre o efeito daquilo e quando passa por vezes fica pior), tenta levar o teu amigo a lugares, calmos, tranquilos sem grandes confusões e sitios onde ele fique longe do problema que o fez ou está a fazer entrar nessa depressão e depois tenta abrir-lhe portas e formas de ele recuperar uma vida ativa e saudavel, tarefas que goste de fazer e o façam sentir-se bem e realizado. Ouve-o sempre, mesmo que seja sempre mais da mesma conversa, que vá dizer tudo aquilo que já sabes de cor e tenta sempre dar conselhos e opçoes de saida diferentes dos anteriores.
            O que fazia muitas vezes com a minha tia por vezes era faze-la ver que não era tao grave assim, e que podia resolver a situaçao com relativa facilidade, dando lhe exemplos de pessoas em situaçoes bem mais degradantes e graves do que a dela...pois deixava-a a pensar muitas vezes em como realmente não era o fim do mundo.

            Espero que tenha ajudado um pouco, mas sim, não é nada fácil...é bem complicado lidar com pessoas em depressão!
              "Enfrentar preconceitos é o preço que se paga por ser diferente!"

               

              Tópicos relacionados

                Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
              4 Respostas
              5721 Visualizações
              Última mensagem 22 de Outubro de 2006
              por Thumbnail
              22 Respostas
              8184 Visualizações
              Última mensagem 19 de Outubro de 2007
              por Van~
              2 Respostas
              1843 Visualizações
              Última mensagem 10 de Outubro de 2011
              por Lambuças
              2 Respostas
              4359 Visualizações
              Última mensagem 24 de Dezembro de 2016
              por Dreamer
              7 Respostas
              1846 Visualizações
              Última mensagem 12 de Junho de 2015
              por Minions