Bem Zabriskie, vou dar a minha opinião, mais uma vez é algo pessoal e devido às minhas experiências, continuo a dizer, segue o teu instinto, com o que vou dizer não quero influenciar em nada as tuas decisões.
Primeiro sobre a tua ex-namorada: esquece-a. Não voltes a falar com ela a menos que ela te diga algo ou demonstre querer falar como pessoas civilizadas. Sim, magoaste-a, eu percebo ela estar "lixada" com a situação. Mas acho que fazer o que ela faz também não é saudável e não leva a nada. Afinal tu foste homem o suficiente para dizer-lhe como estavam as coisas, podias ter escondido e ela nem saber e tu simplesmente ires-te afastando até vocês se separarem amigavelmente. MAs assumiste e disseste. Mais uma vez, percebo ela estar lixada, mas vocês já acabaram e ela começou uma nova vida, por isso, mesmo que ela não queira voltar a falar contigo, ao menos que não venha com insultos.
Sobre os "amigos", que amigos? Aqui também percebo eles ficarem chateados por tu a magoares, mas um amigo aconselha, diz-te as coisas na cara mas sem te mandar passear nem insultar, muito menos deixa simplesmente de falar contigo. Por isso, afasta-te dessas pessoas, da tua ex, dos amigos dela, todos. Pessoas assim não valem a pena. Erraste? Sim. Mas acho que quando alguém erra, deve-se aconselhar e fazer-lhe perceber o erro e como não voltar a fazê-lo, não simplesmente metê-lo a um canto. E é isso sobre este assunto.
Eu também quando me separei, também tive alguns episódios de desilusão, especialmente com amigos nossos, lembro-me que eu e o meu ex eramos muito amigos de um outro casal, praticamente falávamos todos os dias, iamos sair fora, até tinhamos planeado negócio juntos. Separei-me do meu ex, se não fosse eu a telefonar-lhes para saber como estão, não sabia nada deles, a partir de certa altura disse "eu porque estou sempre a telefonar se eles não me dizem nada", pois deixei de telefonar, nunca mais soube nada spbre eles. Pois esses eram os "amigos" que eu ali tinha. Separei-me, nem quiseram saber se estava bem, se precisava de alguma coisa, nada, nem se preocuparam. Depois era só eu que telefonava e isso afectou-me, a partir de certa altura dei-me conta que estava a preocupar-me por pessoas que não demonstravam um mínimo de interesse por mim, pois acabou. Tchau tchau, espero que sejam felizes, mas pessoas assim, não obrigado.
Sobre o rapaz. Acho que devias continuar com o silêncio. Se ele tem interesse em ti, como parece ter, que venha falar contigo. Que não sejas sempre tu a estar a ir atrás dele. Se não queres que seja um silêncio "total", manda-lhe uma mensagem, algo curto, a perguntar que tal está, podes até demonstrar uma certa preoupação pelo silêncio, mas sem dramas, sem "porque não falas comigo??" e coisas do género, algo light, se está tudo bem com ele e que já não tens notícias faz algum tempo. Se ele não disser nada a isso, não voltes a dizer-lhe nada até demonstrar algum interesse por ti.
Depois quando cá estiver, encotnra-te com ele e meter tudo em pratos limpos, cara-a-cara. Porque por email é sempre estranho e a pessoa pode não responder, pode ignorar, etc etc. Mas em pessoa, podem falar doutra maneira, mas afectuosa e sempre vês a reacção na cara dele.
Por exemplo, essa questão de que ele é uma pessoa frágil e tem pouca confiança em si próprio, eu entendo isso, porque eu tenho econtrado pessoas que são do mesmo género e há uma frase que explica isso muito bem "as pessoas tratam as outras como se tratam a si próprias", isto é, ele poderá estar a ignorar-te porque é como se trata a si próprio, sem respeito, sem atenção, então é o que dá às outras pessoas.
Mas quando falam sobre isso, dá-lhe a entender que as pessoas que gostam dele também sofrem. Dá-lhe a entender, de maneira subtil que é chato estar à espera de resposta de alguém, nem precisas de o mencionar a ele, simplesmente diz aquilo que não gostas. Digo não o mencionar a ele directamente porque a pessoa pode entender isso como um "ataque", então diz, afinal estás a falar dos teus gostos e mais cedo ou mais tarde, especialmente se isso é para ser uma relção, essas coisas têm de ser faladas, para evitar conflitos no futuro.
Porque o que vejo que andas a sofrer com a ex, porque estás a tentar resolver coisas que não valem a pena e com pessoas que são "tóxicas", não vale a pena, esquece-os e passa para outras pessoas que valham realmente a pena.
Com o rapaz, acho que deves esperar mais tempo e se ele não disser nada, saber que está, se ele nada disser outra vez, então não digas nada até ele dizer alguma coisa, porque se não estás em constante espera e quanto mais mensagens mandares, mais esperas.
Enfim, já me alonguei demais, espero que te corra tudo bem.